Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Estou iniciando o estudo da eletrônica. Montei um carregador de plihas de NIMH.

O carregador contém um fonte de energia de 5V e 450ma, Um chip TP 4056 com proteção e um slot para duas pilhas (essas contendo 1350mah, 1,2 V cada). Quando coloquei para carregar para fazer teste, ficou umas duas horas, a pilha esquentou muito.

Esse aquecimento é normal? Tenho que baixar a corrente?

Desde já agradeço.

Postado

Não sei se ajudo mas... o que me chamou a atenção, de cara, é que se a bateria é para 1,2v, carregá-la com essa tensão toda não me parece boa ideia. Esses módulos TP4056 são feitos para carregar baterias de 3,7v ~ 4,2v, por exemplo as 18650. E para ser exato o TP4056 deve ser conectado a um fonte de 5v e não a um carregador. Acho (mas isso é chute) que nem esse carregador nem esse módulo servem para a sua bateria.

Também não sei se é importante, já que o limite do carregador é 450mA, mas esses módulos vêm com resistor de 1,2k no limitador de corrente, limitando-a a 1A. Dá para abaixar isso aí trocando esse resistor por outro de, digamos, 2,4k. E aí a corrente máxima para a bateria seria de 500mA.

Olha o resistor aí:

top4056.png.e458c8d38451cd410b3e40a13af552de.png

O datasheet indicando diferentes valores para esse resistor tá anexo, dá uma olhada na tabela, nos valores de Ibat e Icc.

TP4056.pdf

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, MatheusVCP disse:

Esse aquecimento é normal? Tenho que baixar a corrente?

não e sim...😁

Coloque 3 pilhas... em série

Postado

@MatheusVCP ,

Tudo errado , meu amigo ...

Esse carregador é para baterias de lítio, com tensão de 3,7V !

voce colocou pilhas de Ni-Mh, com tensão de 1,2V, então o que vai acontecer é você destruir essas pilhas logo logo ...

Ni-Mh de 1350 mA precisa de uma corrente máxima de cerca de 135 mA para carregar com segurança. E ainda assim o TP4056 não vai fazer nenhuma limitação para uma curva de carga porque ele é feito parta Li-Ion !

Paulo

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!