Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com uma necessidade de um regulador de tensão para controlar um cooler de notebook, eu até tenho um regulador aqui, mas é de 12v zalman fanmate 2,

o problema é que o note tem um defeito de manter o cooler no rpm máximo o tempo todo, o que incomoda bastante, então resolvi comprar ou fazer um controlador para manipular a rotação dele.

Procuro uma dica para alterar o fanmate para 5v , um esquema para fazer um controlador de 5v, onde moro não existem lojas de componentes;

• Membro VIP
Postado

Se o consumo do seu regulador não for muito alto, você pode tentar um regulador step up e transformar 5 em 12. Outra alternativa é usar 2 carregadores 5V em série =10V deve funcionar. Outra (envolve risco e alguma habilidade) é você conectar direto à bateria do note

Mas me lembrei que tem um forum dedicado a aquecimento. Se você e/ou moderador achar que deve, mova-se pra lá...

https://www.clubedohardware.com.br/forum/155-refrigeração-e-superaquecimento/

Postado

obrigado por responder, mas meu problema não é refrigeração, o problema é o barulho, a maquina quase nao esquenta.

vou explicar melhor o problema: o cooler trabalha com 5 volts e eu gostaria de poder variar manualmente essa tensão, penso que entre 3 e 5 volts ja resolveria, não posso travar ele em rotação baixa porque posso precisar aumentar quando estiver jogando.

• Membro VIP
Postado

Pelo menos nos diga, ou forneça algum link onde se possa consultar a corrente demandada por esse seu cooler de notebook, quando alimentado com 5 Volts. Projetar em eletrônica sem saber um mínimo de dados é mais difícil..

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, wagner2029 disse:

variar manualmente essa tensão, penso que entre 3 e 5 volts

Coloque diodos em série. Cada um perde 0.5...0,7V

Como-reduzir-Tens%C3%A3o-usando-Diodos-3

• Coordenador
Postado

Seu notebook deve estar com o controle da ventoinha do CPU desligado, ai ela sempre vai ser acionada no máximo...

Ative o controle dela na bios do note que você não precisará fazer alteração nenhuma nos circuitos.

Postado
21 horas atrás, wagner2029 disse:

cooler no rpm máximo

Verifique se o NB sofreu alteração, e o cooler foi ligado diretamente na USB, de forma interna, e com isto recebe 5 V direto, e fica na rotação máxima.

O chip controlador de rotação na placa-mãe pode ter danificado, e foi feita esta alteração.

A melhor forma de resolver este defeito, seria verificar na placa-mãe, o chip controlador de rotação do cooler, que funciona com feedback de temperatura do sistema de refrigeração.

Em outras palavras, reparar a placa-mãe do NB.

Porém, caso queira mesmo um sistema manual de controle de rotação, pelo próprio usuário, pode colocar um variador de tensão de 0 a 5 V, pegando a alimentação da USB. A construção deste pequeno circuito é simples, encontra na internet.

Tem circuito tipo pwm ( buck converter dc / dc), a venda, é uma plaquinha pequena. Até porque se pretende embutir esta plaquinha internamente no NB, tem de fabricar espaço, porque o NB é projetado de forma compacta, não dando chance de colocar mais nada ali dentro.

• Curtir 1
Postado

@BCP ele não tem essa opção na bios, o que faria esse trabalho é um programa da sony, mas já reinstalei o windows 3 vezes, atualizei a bios, tentei o windows 8.1, instalei várias versões do sony controler center e nada adiantou.

@Reset2020 não sofreu alteração, essa série de note tem esse problema cronico da ventoinha, existem vários foruns de outros paises onde usuarios reclamam desse problema. Ele está com a tela estragada e eu já desisti de procurar uma tela rpa ele, então vou usar conectado em um monitor, então um fio pendurado não será problema, ainda mais porque vou instalar uma placa de video externa nele.

@faller 0,39 A

@mick 07 sony svd11215cvb

@Isadora Ferraz nessa solução eu poderia colocar uma chave para anular a redução e ligar o cooler no máximo né?Eventualmente eu posso precisar ligar ele no maximo.

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, wagner2029 disse:

nessa solução eu poderia colocar uma chave para anular a redução e ligar o cooler no máximo né?Eventualmente eu posso precisar ligar ele no maximo.

Sim amigo. Talvez mais cara que um controle pwm com 555, você pode até colocar uma chave rotativa de quantas posições quiser sendo que uma delas sua chave pra anular a redução (curto nos diodos)

ch60_chave_0_3-500x500.jpeg

Vai que você tem aí alguma sucatinha de liquidificador...

23 minutos atrás, wagner2029 disse:

reinstalei o windows 3 vezes, atualizei a bios, tentei o windows 8.1,

Pra teste, tenta o linux mint. Nem precisa instalar... roda pelo pendrive

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim amigo. Talvez mais cara que um controle pwm com 555, você pode até colocar uma chave rotativa de quantas posições quiser sendo que uma delas sua chave pra anular a redução (curto nos diodos)

ch60_chave_0_3-500x500.jpeg

Vai que você tem aí alguma sucatinha de liquidificador...

Pra teste, tenta o linux mint. Nem precisa instalar... roda pelo pendrive

O problema é que essa maldição da sony faz umas porcarias proprietarias e quando dá problema nem eles conseguem resolver, já instalei uns 6 programas para controle de cooler diferentes e nenhum deles sequer reconhece o controlador do cooler e essas porcarias da sony  que gerenciam o cooler só funcionam no windows, eu ja desisti de tanto forum estrangeiro que fucei e só achei reclamação sem solução.

Gostei da solução do liquidificador, vou procurar algum estragado, vai coombinar com a placa de video e os monitores de notebook que estou esperando chegar, comprei uma placa controladora para reaproveitar telas de notebook em pc, vai ficar tudo montado sem gabinete mesmo, acho que vou pendurar na parede.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!