Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho em mãos um resistor, fora do circuito, só sei o valor da resistência mas não sei a potência (Watts).

Como posso medir, descobrir a potência deste resistor ?

Postado

Sim, o tamanho é uma referência, porém eu tenho resistor do mesmo tamanho sendo que um é de 0,5W e o outro é de 1W, então, o tamanho não me dá certeza da potência.

Há alguma forma de medir com um instrumento ou uma técnica para descobrir os watts do resistor?

• Membro VIP
Postado

A potência de um resistor é na verdade o quanto de potência que o mesmo pode aguentar dentro das especificações do mesmo.

Não dá de medir mas dá de estimar pelo seu tamanho, pela área dissipável etc.. Resistores em geral toleram sobrecarga de potência numa boa. Se determinado resistor puder dissipar 1 Watt, digamos, pode dissipar 1,5 Watts sem maiores problemas a não ser sobreaquecimento.

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, faller disse:

Se determinado resistor puder dissipar 1 Watt, digamos, pode dissipar 1,5 Watts sem maiores problemas a não ser sobreaquecimento.

Pra pouco período de tempo. Pra contínuo o risco é considerável. Geralmente projeta-se resistores pra operar no máximo em sua metade da potência.

De fato não tem como medir. Antigamente havia um "padrão" algo como...

resistores-dissipacao.gif

Pouco depois já vi resistor que se dizia 1/2W mas com tamanho de 1/8W. Ele tinha o corpo rosado brilhante. A princípio confiava pois os métodos de fabricação estavam evoluindo. Atualmente a tecnologia melhorou ainda mais mas paralelamente a ganância também. Portanto quando o quesito potência for importante em projetos novos, se possível faça associação de resistores e coloque 4x mais potentes.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Pouco depois já vi resistor que se dizia 1/2W mas com tamanho de 1/8W.

Comprei, faz algum tempo, uns resistores assim, Isadora. do tamanho de 1/4w e de um marrom avermelhado, só que fosco, parecendo cerâmica, que o vendedor jurou que era para 2w...

Talvez off-topic mas me lembrei de um tópico sobre como descobrir a corrente máxima de transformadores...

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Comprei, faz algum tempo, uns resistores assim, Isadora. do tamanho de 1/4w e de um marrom avermelhado, só que fosco, parecendo cerâmica, que o vendedor jurou que era para 2w...

Sim, uma vez fui consertar uma TV e tinha esses resistores. No esquema da TV estava mesmo escrito que era 2W.

De uns tempos pra cá, realmente mudou. O resistor menor apresentado como 1/16W na tabela aí em cima costuma vir marcado como 1/8W nos esquemas de aparelhos eletrônicos. 

• Curtir 1
Postado

Obrigado Faller pelo esclarecimento.  Tenho preocupação em relação ao uso prolongado pois o resistor fica bem aquecido no circuito.   Fui testando outros resistores que não fossem grandes pois o circuito todo esta acondicionado em uma caixa pequena e achei tres tipos que não estavam aquecendo do tamanho de 1/8W como mostra na figura.  Indo a loja de componentes eletrônicos fui questionado sobre a potência e fiquei sem resposta.

Fazendo o cálculo do resistor dentro do circuito cheguei ao resultado de 5W aproximadamente, mas o tamanho de um resistor neste valor é grande e preciso que seja de pequeno tamanho que não ocupe espaço.

Então eu tenho nas mãos os resistores e sei os valores em ohms, mas não tenho como obter a potência para pedir na loja...

• Membro VIP
Postado

Existe uma outra variável que é o método de construção desse resistor.

Só para citar alguns dos tipos..

Resistor de carvão

image.png.e26ce97e70cf093475836b0db36979de.png

Resistor de filme metálico

image.png.13c0f36a2448ee3c7628f15111f9cef5.png

Resistor de fio

image.png.60e1ac7de0907c9212cb407bd7115a75.png

Cada um desses tipos de resistor pode ter, para um mesmo valor ohmico, diferentes tamanhos e diferentes capacidades de dissipação em Watts.

Então você pode também considerar essa variável na escolha do elemento a usar.

Postado

Obrigado pela dica Faller.  Voltei a loja de componentes e havia no catálogo um resistor cerâmico de pequeno tamanho e com a potência de dissipação desejada, infelizmente não tinham no estoque...   Agora é procurar no mercado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!