Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou com uma placa para conserto (estou começando a fazer reparos em placas diversas) mas tentei de tudo q é forma achar o problema dessa e não encontro, o problema é q ela n liga a parte de 12v e quando arrumo a peça q esta quebrada ela explode de novo acredito q seja tensão errada, a ferramentaria q tenho é uma estação de solda e um multimetro. conseguem me ajudar com esse problema?

a unica coisa q achei dela foi um manual.

https://drive.google.com/file/d/16gTbFV-ql0cfvSQqq2RKljFR8idDxIEO/view?usp=sharing

Imagem dela por cima

https://drive.google.com/file/d/16h7F5iKIjsJAk2d-vCpyhi5zsGeBKPNs/view?usp=sharing

20200623_143551.jpg

• Membro VIP
Postado

Qual ponte? onde está? tire foto do outro lado. (não vejo compartilhados sem logar no google e não quero logar)  qual modelo do ar? pesquisou esquema?... não desista. Colocou arame no lugar do fusível? por isso explode. Dica: ligue algo em série pra testes preliminares.. p.ex. uma lâmpada incandescente. 

• Curtir 3
Postado

o modelo da ponte é DB156, disseram q ela ia conseguir substituir a DB06S que tinha antes, Está na parte de traz onde da pra ver uma parte queimada da placa, o forum não permitiu colocar mais fotos no post inicial, O modelo é AQV24PSBTXXAZ, Tentei mas não encontrei nada alem desse manual q vem com as peças q tem na placa mas n diz nada sobre as ligações dela, se bem q eu também n entendi muito bem o resto, não sei como fazer esse negocio de arame no fusível, qual fusível seria esse?

adicionado 4 minutos depois

https://imgur.com/a/nBrfgr3 Aqui estão as fotos completas e mais uma da ponte retificadora que explodiu

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Charles Fernando disse:

não sei como fazer esse negocio de arame no fusível, qual fusível seria esse?

😅Agradeço... tava precisando rir um pouco mesmo. Mas não me leve a mal hein...🙂

Seguinte... o que você leu foi um exemplo do que NÃO FAZER. Tem gente que liga direto um "arame"=um fio grosso no lugar do fusível quando queima e aí... acontece algo como o título do seu tópico, entende? Entende também a dica da lâmpada em série?

Ah sim... geralmente tem um fusível de vidro em algum lugar qualquer do equipamento

0072930.jpg

E o modelo seria o do produto, marca etc. Talvez ajude a te ajudarem.. sei lá. E pra constar, não conheço nem sou do ramo de ar condicionado, ok?

Pra publicar fotos/imagens/figuras eu uso:

https://imgur.com/upload

carregue, clique na imagem pra ver no navegador, clique direita, copiar endereço e cole na postagem. Dura pouco mas talvez suficiente

• Membro VIP
Postado

bateu na trave... outa forma:você deve visualizar a imagem no seu navegador de modo a aparecer https://i.imgur.com/vsmcXvc.jpg

na barra de endereço, selecione tudo, copie e cole 🙂

vsmcXvc.jpg

Neste caso a trilha foi seu fusível. Era pra ter um fusível antes mas...

A ponte pode estar em curto ou CE101, C101 ou o que está ligado neles. Geralmente trafo e mosfet que também pode estar em curto. Meça continuidade CE101 na placa mesmo

Postado

ce101 deu 233, n bipou

a proposito trabalho com TI.

adicionado 0 minutos depois

Mas se é pra frente porque ela explodiu atras? n faz sentido pra mim..

adicionado 6 minutos depois

Na verdade a lampada em serie eu n entendi mt bem porque como liga ela na placa? eu n tenho nenhum led..

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

😅Agradeço... tava precisando rir um pouco mesmo. Mas não me leve a mal hein...🙂

Seguinte... o que você leu foi um exemplo do que NÃO FAZER. Tem gente que liga direto um "arame"=um fio grosso no lugar do fusível quando queima e aí... acontece algo como o título do seu tópico, entende? Entende também a dica da lâmpada em série?

Ah sim... geralmente tem um fusível de vidro em algum lugar qualquer do equipamento

0072930.jpg

E o modelo seria o do produto, marca etc. Talvez ajude a te ajudarem.. sei lá. E pra constar, não conheço nem sou do ramo de ar condicionado, ok?

Pra publicar fotos/imagens/figuras eu uso:

https://imgur.com/upload

carregue, clique na imagem pra ver no navegador, clique direita, copiar endereço e cole na postagem. Dura pouco mas talvez suficiente

no caso desse modelo, me parece ser Cerâmico o fusível,ele é de 30A e 250V, mas o invólucro é parecido

Postado
29 minutos atrás, Charles Fernando disse:

eu n tenho nenhum led..

No caso a lampada serie é com Lampada Incandescente 60 Watts.

33 minutos atrás, Charles Fernando disse:

Na verdade a lampada em serie eu n entendi mt bem porque como liga ela na placa?

a lampada é ligada em SÉRIE com a placa.

38 minutos atrás, Charles Fernando disse:

ce101 deu 233, n bipou

ce101 pelo jeito é um capacitor, você tirou ele da placa para medir? o certo é medir com capacímetro.

Postado
13 minutos atrás, Charles Fernando disse:

@Phenom_X4 Não tenho capacimetro

Tem como medir com multimetro?

se não tem como medir determinadas peças, vai sair mais caro, pois você terá que troca-las as cegas, ou seja sem medição, troque também o Varistor va101 que está na trilha queimada da ponte retificadora.

placa Samsung.png

adicionado 8 minutos depois
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Qual ponte? onde está? tire foto do outro lado. (não vejo compartilhados sem logar no google e não quero logar)  qual modelo do ar? pesquisou esquema?... não desista. Colocou arame no lugar do fusível? por isso explode. Dica: ligue algo em série pra testes preliminares.. p.ex. uma lâmpada incandescente. 

acho que está estressada, rsrsrs

adicionado 19 minutos depois
24 minutos atrás, Charles Fernando disse:

@Phenom_X4 Não tenho capacimetro

Tem como medir com multimetro?

se pretende entrar nessa, o equipamento certo é essencial.

talvez se seu multímetro possuir medição para capacitância, possa quebrar um galho inicialmente. mas não fará milagres.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Charles Fernando disse:

ce101 deu 233, n bipou

Mas se é pra frente porque ela explodiu atras? n faz sentido pra mim..

adicionado 6 minutos depois

Na verdade a lampada em serie eu n entendi mt bem porque como liga ela na placa?

Tinha que dar valor nenhum ou a medição se assemelharia a da um diodo. Ele ce101 está em paralelo com um mondcoiz c101, ponte, etc. Uma delas que pode estar dando tal valor que é indício do problema

Já ouviu a frase: 'a corda arrebenta do lado mais fraco' ? É +- isso. O problema pode estar em qualquer lugar mas arrebentou na trilha. O fusível se safou ou porque você ou alguém fez a cagadinha do 'arame', lembra disso?

A lâmpada faria o papel do fusível com a vantagem de não queimar: se tiver curto circuito, ela simplesmente acende.

E capacímetro não deve te ajudar em nada nesta sua etapa e pra este defeito.

Por gentileza, mesmo se pretendes fazer curso técnico, considere adquirir...

😁

... uma boa introdução, já que você está...

7 horas atrás, Charles Fernando disse:

começando a fazer reparos em placas diversas

...e...

4 horas atrás, Charles Fernando disse:

• Membro VIP
Postado

.. está evoluindo

vOY2Vc4.jpg

Aquilo é um NTC que o livro do Gabriel explica o que é. Nele tem também este circuito de exemplo que mostra sua função:

s4DMJmY.png

(transcrevi sem autorização dele kk. ,, @Gabriel Torres,,, autorizo a apagar)

Bem... .. a grosso modo um resuminho bobo...na parte teórica: ele tem R alta quando frio. Na prática: quando a corrente lhe percorre, esquenta e diminui a R. A jogada é pra não dar picão de corrente inicial ao carregar os C's.

No seu caso, apesar de eu não estar conseguindo ver onde está ligado, não tem relação direta com o problema de queimar a ponte. Meça o valor dele: geralmente na casa dos ohms. Corra atrás daquele 233 R que achou. Pode ser o ci IC01 também.

Ah o lance da lâmpada foi só pra te dar uma "luz". Pode ser algo resistivo, p.ex. ferro de soldar, de passar (pra algo bem mais potente hein), etc...

[Off.. topic... Moris... qualquer coincidência é mera semelhança kk... e é sério... não tinha visto este circuito!!]

• Membro VIP
Postado

Agora entra outro nível da sua evolução: a leitura e interpretação de datasheets. Ou pelo menos passar os olhos por ele.. mas precisa pelo menos saber onde está sua alimentação e dar uma olhadela no seu circuito

https://www.digchip.com/datasheets/parts/datasheet/373/TOP253PN-pdf.php

Assim hás de perceber que os pinos D e S estão +- entre vcc e gnd: o provavelmente estão nos mesmo pontos onde achou aquele 233R

Sim o ntc pode ser normal. Mas vale a mesma dica: localize informações sobre ele na net. Google algo como termistor ntc

Nada pessoal se eu 'soltar suas mãos' daqui ok? Mas vou te acompanhando.

• Curtir 1
Postado

718 deu no multimetro então ele não é, certo? acho q sim

Achei o datasheet do sck 222 que é aquela resistencia verde quebrada, Mas ele está como 10222 porque eu não sei, será o errado? é o unico que tem o numero 222

Postado
3 horas atrás, Charles Fernando disse:

Como meço o IC01?

adicionado 9 minutos depois

deu 30.5 na escala ohms, agora no teste de continuidade ele bipou e deu o valor de 0.33 isso é o resultado do NTC

se o ntc está variando de valor assim, pode trocar...

só lembrando que os componentes devem ser tirados da placa para medição.

Postado
3 horas atrás, Phenom_X4 disse:

se o ntc está variando de valor assim, pode trocar...

só lembrando que os componentes devem ser tirados da placa para medição.

Ta mas, como eu sei qual componente tirar então? olhometro? já tirei  ntc mas ele n funciona com temperatura? então como testo ele, n tenho como colocar 25 c como ta no data sheet dele

Postado
2 horas atrás, Charles Fernando disse:

olhometro?

é mais ou menos isso... fazendo uma analise visual da placa...

eu teria verificado todos os componentes em torno daquela ponte retificadora estourada. Os componentes que participam da malha dela tem que serem medidos.. só assim você vai identificar o componente comprometido.

3 horas atrás, Charles Fernando disse:

25 c como ta no data sheet

isso é 25C°? se for... a maneira que conheço é tirar o ntc medir a resistencia dele com um ohmímetro e verificar se está proximo do valor nominal dele olhando no datasheet.

• 5 semanas depois...
Postado

Alguém sabe onde compro esse NTC SCK 222? na verdade a numeração no datasheet é 10222

Fui até a cidade vizinha procura, que é mais o centro de peças eletrônicas mas não tinha. foi o único q não encontrei

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!