Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu procurei na internet mas apenas encontrei tutoriais sobre como usar o sensor ultrassônico com Arduíno, o que não é o que quero. Quero construir um sensor ultrassônico do zero, saber os materiais que preciso e etc. Alguém sabe como?

• Membro VIP
Postado

Se estiver falando do hcsr-04, não tem como escapar de conversar com ele com algo inteligente qualquer ou arduino

Mas se for só pra sentir a presença de algo, pode tentar com lm567 que apesar dos projetos com ele serem pra infra vermelho, nada impede de usar a criatividade e usar com ultrasom

ir2BSENSOR2BCIRCUIT.png

este mais 'acessível' é até mais simples e minimalista

tuned2BIR2Bsensor.png

https://makingcircuits.com/blog/how-to-build-a-tuned-infrared-ir-detector-circuit/

Apesar de ter transdutores pra freq +alta mas nada impede de testar alto-falante e microfone no lugar dos óticos.

• Curtir 3
Postado

@Isadora Ferraz O que eu preciso especificamente é um sensor ultrassônico que identifique objetos à frente e que seja programável, eu vou construir um robô para a OBR mas os sensores são muito caros, com esse sensor que você me mandou eu consigo programar ele e me sair bem na OBR? 

Postado

@Lucca Rodrigues Certo. Mas, eu também ia montar sensores de cor (pois o preço desses é de R$ 25 e eu preciso de 5). E esses, eles são suficientes para a OBR ou é melhor comprar também? Eu ia usar uma das imagens abaixo. Montar os sensores seria legal por conta do prêmio maker da OBR, ganhar ele fazendo os próprios sensores é mais fácil. Desculpa pela repetição de imagens, não estou conseguindo excluir.image.png.8cb6c3af0c70c5219c4224a0a570c86f.png

image.png

Postado

@Dragon_Extreme Vai de sua decisão.

Entre comprar o sensor ou fazer meu próprio, na maioria dos casos eu prefiro comprar, é mais barato e da menos trabalho.

Nenhum desses circuitos que você enviou é difícil de fazer, tampouco caro, mas também depende de onde você compra os componentes.

Mas pare pra pensar... Usar o sensor pronto e montar um circuito que você encontrou na internet e não sabe como funciona, apenas que funciona, da no mesmo, certo? Que sentido tem ganhar esse tal "prêmio maker" se não foi você que projetou esses circuitos?

Ao meu ver, você só estaria soldando componentes que você comprou seguindo as imagens que você encontrou, então esse prêmio, caso ganhasse, seria mais comprado do que merecido.

• Curtir 1
Postado

@Lucca Rodrigues Você tem razão em relação ao prêmio maker e em relação aos sensores. Não irei mais pensar dessa forma pois realmente é injusto querer um prêmio que exige criatividade roubando ideia dos outros. Mas, aproveitando o assunto, como vocês projetam circuitos eletrônicos? Por exemplo, como você configura capacitores, indutores, etc para fazerem algo que você deseja? E onde vocês aprendem a fazer isso?

• Membro VIP
Postado

Um bom e barato começo...

(2x no mesmo dia e na mesma manhã... mereço + que comissão kk)

Wtf OBR?

Mas amigo, você não vai muito adiante sem usar algo inteligente que pode ser arduino mesmo. Afinal ele tá aí pra isso pow. E sim você pode comprar tudo que for o melhor e ao seu alcance. Não  se apegue só ao tal prêmio. O aprendizado é o seu maior prêmio.

A dica prática é: pesquise sobre o tema, ache circuitos sobre, se puder melhore, personalize de acordo com o dados de entrada. O tal OBR pode não se importar desde que você domine todo o funcionamento e faça alguma personalizaçãozinha.

Não pesquisei mas com um conhecimento meio que avançadinho, você pode até usar uma câmera + arduino esp32 pra esta façanha. Simples (minimalista), barato, versátil e talvez até original (não pesquisei). E o mais legal (pero no mucho): você ficaria só na moleza do software

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado
3 horas atrás, Dragon_Extreme disse:

Ok. Mas, em qual matéria de engenharia elétrica vocês aprendem sobre como construir sensores?

Na disciplina de Instrumentação.

mas ela é mais voltada aos processos de aquisição de dados como conversão analógico<->digital, precisão, exatidão, amostragem e estatística. Os princípios físicos para os sensores aprendemos em outras disciplinas de maneira bastante difusa.

A parte de juntar tudo é o conceito de engenharia em si, um sensor ultrassônico precisa emitir um sinal ultrassônico, em qualquer disciplina que abordasse eletromagnetismo (ou na propria disciplina que é chamada desta forma) tivemos alguma noção sobre ondas, e portanto sobre ultrassom, entendendo a que frequencia precisamos operar desenvolvemos um oscilador que produzirá esta frequencia usando os conhecimentos de eletronica analogica (ou digital), depois desenvolvemos um amplificador com os conhecimentos desta mesma disciplina para excitar um transdutor, que foi dimensionado utilizando mecânica dos fluidos e eletricidade basica (ou grandezas elétricas em algumas instituições), ainda em mecânica dos fluídos entendemos como o som se propaga no ar em que o sensor vai operar e entendemos como devemos interpretá-lo ao retornar para outro transdutor, com base no tempo que ele levou de ida e volta (que pode ser medido de forma micro controlada ou analógica (não pergunte como é completo demais pra responder) seu circuito final (que pode ser analogico ou digital) irá gerar um sinal de saída com precisão e exatidão suficientes para ser utilizado no seu sistema à jusante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!