Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera comprei uma AREZ-DUAL-RX580-O8G novinha, instalei ela tranquilo, tenho um fan de intake e um de exaustão no gabinete e nunca tive problema com temperaturas antes (apesar de que já comprei 3 fans novos e to esperando entrega), tenho uma fonte AeroCool Strike-X 600w Plus Bronze com PFC ativo, antiga, mas que não me deixou na mão esse tempo todo e foi analisada há 1 ano atras por um amigo eletricista que atestou o funcionamento perfeito dela. Meu problema é o seguinte a temperatura dela está alcando níveis bem altos, joguei com ela no Escape From Tarkov sem problema de fps, mas alcançando uma máxima de 89C, 1C mais baixo do que o limite de fábrica, realizei um undervolt, um overclock de 1400Mhz na gpu e 2200Mhz de memória, e fiz um fan curve bem agressivo, testei no heaven e elá se mostrou completamente estável, no tarkov ela diminuiu para 78C max e rodando tranquilo, mas ainda não me sinto muito confortável já que os fan estão rodando próximos de 100% sempre que em load. O problema mesmo foi quando fui jogar Red Dead Redemption 2 com ela e depois de uns 30min ela estabilizou em 83C, mas pouco tempo depois aparentemente desligou, a tela ficou preta e tive que reiniciar o PC, alguém tem alguma sugestão ou ideia de qual pode estar sendo o problema?, minha placa anterior era uma GTX 1050Ti, o máximo que ela chegava em load era 74C e com os fans no automático chegando à uns 60%, queria sugestões de como abaixar as temperaturas dessa RX 580 pra conseguir jogar estável sem colocar a placa em risco.

Postado

@Kishign Talvez seja a pasta térmica, as vezes a padrão vem mal passada ou é de qualidade fraca. Se você entender abre e troca, se não chama um técnico, esse tipo de coisa eles cobram micharias.

obs: tenha cuidado, se ele vier com conversinha querendo botar defeito e cobrar mais já pode dispachar.

Postado
agora, Vinícius_Gabriel disse:

@Kishign Talvez seja a pasta térmica, as vezes a padrão vem mal passada ou é de qualidade fraca. Se você entender abre e troca, se não chama um técnico, esse tipo de coisa eles cobram micharias.

To esperando a chegada de uma MX-4 que comprei recentemente, ***** que não queria abrir ela pra não perder a garantia, recebi a placa ontem

Postado
5 minutos atrás, Kishign disse:

comprei uma AREZ-DUAL-RX580-O8G novinha

@Kishign Faz um teste em outro setup, de um amigo por exemplo, se o erro persistir acione a garantia da Kabum.

• Curtir 1
Postado
agora, Vinícius_Gabriel disse:

@Kishign Como comprou na Kabum, o melhor é entrar em contato com eles e ver no que da.

Sim sim, to esperando o atendimento abrir às 9h pra entrar em contato com eles e ver como faço. Valeu por tentar ajudar!

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Kishign disse:

Sim sim, to esperando o atendimento abrir às 9h pra entrar em contato com eles e ver como faço. Valeu por tentar ajudar!

Melhor coisa, e posta um feedback aqui, pra podermos ter ideia do ocorrido como um todo.

Postado

@Kishign Se seu gabinete é bem ventilado (recomendo mínimo de três ventoinhas, duas de intake e 1 de exhaust, então acione a garantia. Observe que quando manipulamos placas de vídeo não devemos pressionar o dissipador. Pressioná-lo pode descolar o adesivo térmico que tem entre a GPU e o bloco, o que causa perda acentuada de desempenho de arrefecimento. Se tiver feito isso, só trocando a GPU para não perder a garantia.

Postado

@Kishign

Vou ir pouco na contramão sobre o aquecimento, mas não estou dizendo que é para descartar a possibilidade.

Abordando por outro lado, o desligamento acontece apenas no Red Dead Redemption 2? Uma pesquisa de leve me levou a relatos do pessoal falando que pode ser o jogo em si o problema. Com a GTX 1050Ti acontecia o mesmo neste jogo?

Postado
1 hora atrás, LNPott disse:

Melhor coisa, e posta um feedback aqui, pra podermos ter ideia do ocorrido como um todo.

Abri uma solicitação pela Kabum, qualquer coisa atualizo por aqui, coloquei a 1050Ti de volta.

adicionado 1 minuto depois
50 minutos atrás, Noah Gustavo disse:

@Kishign Qual a marca/modelo do seu gabinete? Ele é bem ventilado?

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Kishign Se seu gabinete é bem ventilado (recomendo mínimo de três ventoinhas, duas de intake e 1 de exhaust, então acione a garantia. Observe que quando manipulamos placas de vídeo não devemos pressionar o dissipador. Pressioná-lo pode descolar o adesivo térmico que tem entre a GPU e o bloco, o que causa perda acentuada de desempenho de arrefecimento. Se tiver feito isso, só trocando a GPU para não perder a garantia.

Meu gabinete é um Aerocool Cylon, meio budget, mas até então não foi um problema, to com 1 fan frontal de intake e 1 traseiro de exhaust, encomendei mais 3 e to aguardando, pretendo colocar 3 de intake frontal e 1 traseiro de exhaust.

adicionado 3 minutos depois

@Lost Byte Aconteceu somente com a RX 580 e no Red Dead, mas realmente a máxima que observei no RDR2 com o undervolt e fancurve custom foi de 83C, no Escape From Tarkov atingiu 89C, mas a placa não chegou a desligar, ainda assim acho uma temperatura ridiculamente alta tendo em vista que tava com o undervolt feito.

adicionado 5 minutos depois

@Eder Neumann Não testei sem ele, é plausível, mas ela segurou por uns 20-30min sem artefato nenhum, tinha testado no Escape From Tarkov e no Heaven com as mesmas settings e não chegou à desligar, apesar de ter atingido 89C no Tarkov e por voltar de 78-80 no Heaven. Meu incomodo maior não é nem a placa ter desligado uma vez, mas a temperatura muito alta.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Kishign disse:

@Eder Neumann Não testei sem ele, é plausível, mas ela segurou por uns 20-30min sem artefato nenhum, tinha testado no Escape From Tarkov e no Heaven com as mesmas settings e não chegou à desligar, apesar de ter atingido 89C no Tarkov e por voltar de 78-80 no Heaven. Meu incomodo maior não é nem a placa ter desligado uma vez, mas a temperatura muito alta.

tste no furrmark

Postado
40 minutos atrás, Kishign disse:

Meu gabinete é um Aerocool Cylon, meio budget, mas até então não foi um problema, to com 1 fan frontal de intake e 1 traseiro de exhaust, encomendei mais 3 e to aguardando, pretendo colocar 3 de intake frontal e 1 traseiro de exhaust.

Se tinha 2 e adquiriu mais 3, então vai ficar com 5. Instale 3 no frontal, um atrás e um no tampo superior, bem no fundo dele. 

@Kishign Se sua GPU já está superaquecendo, não recomendo furmark. Esse programa vai fazê-la atingir uma temperatura ainda mais alta do que em jogos. Não vejo razão para estressar algo que você vai poder trocar sem dor de cabeça alguma na garantia.

Postado

Realizei o teste no furmark por 10 minutos e os resultados foram esses: temperatura estabilizada 1 grau abaixo do máximo de fábrica dela (90) 89C, rodei com o undervolt e esse overclock mínimo de +40Mhz na GPU e +200Mhz na memória, e com a curva de fan personalizada bastante agressiva, ficou em 100% durante a maior parte do teste, não chegou a desligar nem a apresentar artefatos, mas acho essa temperatura absurdamente alta, provavelmente pasta térmica de má qualidade ou mal aplicada, acionei a garantia da Kabum. A opinião de vocês é bem vinda!

furmark_000000.jpg

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se tinha 2 e adquiriu mais 3, então vai ficar com 5. Instale 3 no frontal, um atrás e um no tampo superior, bem no fundo dele. 

Era a minha intenção, mas não consigo colocar fan na parte superior porquê o conector de energia do CPU na placa-mãe fica no caminho, vou testar com os fans novos quando chegarem pra ver se o espaçamento é suficiente, mas acho improvável.

Postado
2 horas atrás, Kishign disse:

Era a minha intenção, mas não consigo colocar fan na parte superior porquê o conector de energia do CPU na placa-mãe fica no caminho, vou testar com os fans novos quando chegarem pra ver se o espaçamento é suficiente, mas acho improvável.

É só repassar o cabo dele. Esse cabo pode ser passado pela frente da placa-mãe se não ficar bom passando em outra opção, ficando embaixo da GPU nessa posição. Em alguns casos é necessário retirar a placa-mãe para fazer a passagem de cabos e instalação das ventoinhas, pois muitos gabinetes não tem espaçamento adequado.

@Eder Neumann Acho que uma GPU a 89º já seria mais que suficiente para determinar superaquecimento meu caro. Não atingiu o limite térmico ou desligou porque está fazendo throttling. Testar o limite térmico de um componente até esse desligar NÃO é indicado em qualquer circunstância, e a durabilidade do componente pode ser prejudicada. Se tem garantia, por que não acionar?

Postado

@Kishign Eu faria só mais um teste com a tampa lateral do gabinete aberta, só para ter certeza que não é má ventilação.

Como você usava uma 1050, que consome bem menos talvez o gabinete não esquentava tanto, já a RX580 consome bem mais, e se o gabinete não é bem ventilado, vira um forno.

Eu faria esse teste tirando a tampa só como desencargo de consciência mesmo.

Postado

@WOZ Dods Vou fazer isso então, valeu pela dica, quando os fans chegarem vou refazer o cable management do pc.

@Noah Gustavo Realizei o teste já amigo, cheguei até a trocar os fans de posição pra ver, mas é questão da placa mesmo, acho que o único dado válido é que o crash dela realmente se deu pelo RDR2, tava jogando agora pouco e ela desligou com 79 graus, mas como to com um undervolt, uma curva de fan bem violenta e o frame capado pra não forçar ela demais, e o furmark atingindo 89 graus não me sinto confortável com ela, ainda to esperando uma resposta da Kabum, mas espero conseguir receber outra dela. Caso a próxima ainda apresente temperaturas altas, ou eles se recusem e essa persista aí o jeito vai ser trocar a pasta dela.

• Curtir 1
Postado

Se fosse GPU antiga eu recomendaria troca da pasta térmica por uma cerâmica e esse quebra galho do tópico abaixo. Placa nova tem que devolver. Se outra vier com o mesmo problema, devolve novamente, se repetir a terceira, pede dinheiro de volta que é seu direito pelo CDC e compra uma melhor com a correção.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Acho que uma GPU a 89º já seria mais que suficiente para determinar superaquecimento meu caro. Não atingiu o limite térmico ou desligou porque está fazendo throttling. Testar o limite térmico de um componente até esse desligar NÃO é indicado em qualquer circunstância, e a durabilidade do componente pode ser prejudicada. Se tem garantia, por que não acionar?

Eu não disse que não há algo de errado com a VGA, eu me referi aos desligamentos repentinos que a causa deles não parece ser a VGA.

O aquecimento precisa ser tratado sem sombra de dúvida. Não comentei antes pois estava com pressa aqui hehehehe

• Curtir 2
Postado

@Eder Neumann Ainda acho que a culpada é a GPU. Ela foi o denominador comum no aparecimento do problema. Antes dela não havia problema. Se outro fator estiver influenciando, não será fácil descobri-lo até que ela tenha deixado de ser um fator.

A fonte pode ser um problema, Aerocool nunca fez uma fonte decente que eu sequer tenha ouvido falar, e esta em especial já tem bastante tempo de uso. Só que quando temos um componente agindo de forma tão anômala (GPU), é melhor que esse seja eliminado antes de partirmos para outros.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...