Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LED RGB ritimico com transistor


Posts recomendados

Ola, sou novo por aqui, e nessa área de eletrônica.

Estou com um projeto para consertar uma caixa de som, e ela possuía leds ritimicos.

Estou usando transistores TIP41C para os leds acenderem, porém forca mais o som e fica com chiados, e estou usando alguns resistores também pra tentar fazer as cores ascenderem em tons diferentes (Verde=agudo,Azul=médio,Vermelho=grave), porém nao esta saindo legal, não brilha todas as cores, ou fica entre azul e vermelho, ou verde e azul, e assim vai...

e quanto mais aumenta o som mais forte o led fica, porém o som fica pior.

Alguém poderia me dar uma ajuda aqui, algum esquema n sei.

adicionado 1 minuto depois

Esqueci de acrescentar, são fitas de led 12v.

 

adicionado 45 minutos depois

No caso isso seria chamado de Led organ

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Publique seu esquema.

11 horas atrás, GabriNardari disse:

transistores TIP41C para os leds acenderem, porém forca mais o som e fica com chiados

Pra não influenciar o som, você deve colocar resistores de maior valor na base do tip.

 

E pra incorporar isso...

11 horas atrás, GabriNardari disse:

Verde=agudo,Azul=médio,Vermelho=grave

você deve fazer filtros o que não é totalmente fácil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Nada contra você usar filtro LC. Apesar de mais simples, o L (indutor) é mais difícil de achar valor prático.

Obviamente os valores você achou pela fórmula da ressonância...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_passa-faixa

né? NÉ?!

E olha que bacana isso do livro do Gabriel Torres (que pode se sentir a vontade em não se sentir a vontade em ver publicado aqui kk)

H5WoJWP.png

onde você encontra aquelas informações muuuiiito mais!

 

Uma alternativa é com RC mesmo:

Filtro-passa-banda-passivo.png

http://www.learningaboutelectronics.com/Artigos/Calculadora-de-filtro-passa-banda.php

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou calculando os valores usando as calculadoras deles, porém n estou entendendo estas frequência de corte que ele esta dando. Pro passa-baixo queria q os leds acendessem ate 250Hz e o passa-alto que ascendessem a partir de 4KHz, e entre essas frequências o passa-faixa. O passa-baixo com um resistor 560 e capacitor de 47uF esta dando conta, porém o passa alta não pega certas frequências que deveria pegar, uso com um resistor 100 e capacitor 100uF. E fiquei meio apresentando problemas no passa-faixa, como ligo aquele esquema no transistor?? Ele precisaria retornar ao amplificador certo?? porém tem uma parte desconectada. 

Calculadora de Filtro Passa-Baixa - Opera 23_07_2020 18_07_54 (2).png

Calculadora de Filtro Passa-Baixa - Opera 23_07_2020 18_11_24 (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me dar uma ajuda com estas frequências de corte da calculadora??

N estou entendendo muito bem, já pesquisei no Google e td, mas ainda não entendi muito bem, seria a frequência em que para de funcionar??

Lembrando, sou novo com estas coisas, estou indo na tentativa enquanto não entendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que você precisa 1º entender (e eu relembrar kk) o conceito de ressonância. E precisa mêsmô adquirir o livro do @Gabriel Torres. Olha mais um trechinho...

 

Ressonância
A ressonância em circuitos LC é um fenômeno que ocorre quando conseguimos equilibrar as
reatâncias de um circuito, ou seja, quando X L = X C . Podemos dizer também que o circuito
está sintonizado.

 

Algo me diz que não entendeu nada, né? Não a toa aquilo está no capítulo 8, ou seja tem + 7 introdutórios à ele.

 

Mas façamos uma analogia boba... imagine alguém empurrando uma criança num balanço num parque (bons tempos). Se empurrar fraquinho a criança mal sai do lugar e se for forte d+ ela pode dar a volta. Também tem que empurrar na hora certa  e com carinho. A diversão está em sincronizar as empurradas com a cadência do balanço. Este 'momento' é a tal freq de ressonância onde há um vai e vem equilibrado de correntes entre o L e o C. Se bem que isso tá + relacionado a um oscilador LC mas fica aí...

 

50 minutos atrás, GabriNardari disse:

seria a frequência em que para de funcionar??

Não exatamente. Seria a frequencia em que as 'resistências' do capacitor e indutor são iguais. Ou seja abaixo dela o indutor leva o sinal a terra e acima, o capacitor leva. Isso pro circuito LC paralelo...

parallel-lc-resonant-circuit-l.jpg

(não se assuste pois você não vai ver isso no livro do Gabriel kk)

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Então supondo que a frequência de corte do passa-baixa seja de 250Hz, então o resistor só conduziria energias ate este valor e o resto seria descartado pelo capacitor para o terra?? E no passa-alta a frequência de corte seria 4KHz, então o capacitor só deixaria energias acima disso passar e as abaixo seriam descartadas ao terra pelo resistor. Isto que estas calculadoras mostram certo?

adicionado 1 minuto depois
agora, GabriNardari disse:

Certo. Então supondo que a frequência de corte do passa-baixa seja de 250Hz, então o resistor só conduziria energias ate este valor e o resto seria descartado pelo capacitor para o terra?? E no passa-alta a frequência de corte seria 4KHz, então o capacitor só deixaria energias acima disso passar e as abaixo seriam descartadas ao terra pelo resistor. Isto que estas calculadoras mostram certo?

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Não exatamente. Seria a frequencia em que as 'resistências' do capacitor e indutor são iguais. Ou seja abaixo dela o indutor leva o sinal a terra e acima, o capacitor leva

Ou isto que você disse só funciona para sistemas LC e não RC??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu esquema tá muito errado amigo. Talvez (só talvez) você esteja montando menos errado na prática.

 

1 hora atrás, GabriNardari disse:

Então supondo que a frequência de corte do passa-baixa seja de 250Hz, então o resistor só conduziria energias ate este valor e o resto seria descartado pelo capacitor para o terra?? E no passa-alta a frequência de corte seria 4KHz, então o capacitor só deixaria energias acima disso passar e as abaixo seriam descartadas ao terra pelo resistor

Sim amigo é tipo isso sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabriNardari, eu também mal comecei a entender os transístores, talvez eu esteja errado mas tenho a impressão de que o erro acima está em pensar que a saída do transistor é na base, quando a saída é no coletor.

 

Olha só o exemplo abaixo:

 

x0mSp.png.452c946d0673d5fdeb53535512cf9a13.png

 

É fácil: quando o interruptor SW1 está aberto, o positivo chega na lâmpada LAMP1 mas o negativo não. O negativo "sobe" pelo emissor do transistor e fica ali, parado.

 

Agora, se ligar aquele interruptor, fechando o circuito, o positivo "cutuca" a base do transistor e aí, sim, ele deixa o negativo passar, chegar à lâmpada, fazendo que que ela acenda.

 

O que tem que ir na base desses seus transístores é a saída dos filtros. Os LEDS ficam no positivo direto e com o negativo cortado pelo transistor. Aí, quando determinado filtro deixar a energia passar, essa energia bate na base do transistor, que, por sua vez, abre o negativo para passar para o LED e aí ele acende. Se for o filtro que deixa passar graves, quando tocar um grave, esse LED acende. E assim com os outros filtros.

 

Mas tem uma coisa: corrente de som é alternada. Ou seja, um hora é positiva e na outra, negativa. Por isso é que o cone do altofalante fica indo e vindo... Isso não vai prejudicar muito seus LEDs mas é uma coisa que você tem que saber.

 

Cara, pelo pouco que conheço mas vendo o que você está fazendo, se posso dar palpite, baixe o livro do Gabriel, que a Isadora falou... não pule nenhum capítulo e num instantinho você vai entender isso tudo rapidinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

erro acima está em pensar que a saída do transistor é na base, quando a saída é no coletor.

Nem sempre a saída para a carga é no coletor, dependendo do que se deseja fazer pode ser no emissor também.

Foi por isso que eu disse acima:

Em 23/07/2020 às 04:47, Renato.88 disse:

Os transistores estão invertidos... 

Na base se coloca a entrada do sinal, no caso o seu som. 

Mencionei apenas sobre a base, pois o emissor pode servir para acionar a carga quando precisamos de uma configuração chamada "seguidor de emissor" muito usada em fontes de alimentação e amplificadores de áudio do tipo linear.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Renato.88 disse:

Nem sempre a saída para a carga é no coletor, dependendo do que se deseja fazer pode ser no emissor também.

Foi por isso que eu disse acima:

Mencionei apenas sobre a base, pois o emissor pode servir para acionar a carga quando precisamos de uma configuração chamada "seguidor de emissor" muito usada em fontes de alimentação e amplificadores de áudio do tipo linear.

Desculpe, eu que inverti na hora de fazer o esquema, mas as ligações dos transistores estão certas863229452_Filtros-schematic(1).thumb.png.d46650b1ae8ea9432ea9a78718bf9b9e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GabriNardari disse:

Então supondo que a frequência de corte do passa-baixa seja de 250Hz, então o resistor só conduziria energias ate este valor e o resto seria descartado pelo capacitor para o terra?? E no passa-alta a frequência de corte seria 4KHz, então o capacitor só deixaria energias acima disso passar e as abaixo seriam descartadas ao terra pelo resistor. 

É, na teoria é isso.

Mas na prática (agora que estou vendo o seu circuito de maneira correta) não é bem assim.

 

O transistor aciona o Led com apenas 0,7V ali da base para o emissor, isolar as tensões de acordo com sua faixa de frequência usando apenas um resistor e um capacitor não funciona, precisa de mais alguma coisa.

 

Já deve ter percebido que os Leds não acompanham o som da maneira que deseja.

 

Para um melhor aproveitamento, os filtros (principalmente o passa-faixa que é mais crítico) precisam de um elemento ativo, trabalhando numa realimentação pra fazer o corte (ou não).

Pode ser um transistor ou um amplificador operacional:

 

121613_2004_projetofilt12.png?w=376

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!