Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente mudamos a internet aqui de casa, e como melhorou. A internet antiga era de 4Mbps, essa nova é de 300Mbps. Consigo assistir lives em 1080p60FPS sem travar (antes era só a 480p no máximo, e isso quando a net tava boa). Enfim, é uma internet muito boa, muito rápida, porém... Estou com um pouco de suspeita sobre algumas coisas, vou explicar.

Logo no dia que o técnico veio instalar, depois de toda a instalação ele diz para a minha mãe "Só vai funcionar os 300 megas se o computador for compatível", eu nunca tinha escutado falar disso antes, então achei que era enrolação, mas parece que existe mesmo um limite de velocidade para os dispositivos, tanto que hoje eu fui verificar uma opção de network no gerenciador de tarefas e lá consta mesmo que meu PC tem "100Mbps" de velocidade. Conferi nos outros 2 PCs e essa informação também consta.

Screenshot_26.png.8eb33400263f767c1cc22147cc3e46b3.png

Outra coisa interessante também é que eu testei em vários dispositivos, tanto os conectados direto no roteador da Vivo e outros conectados em um aparelho que eu uso para espalhar o sinal a cabo, e a velocidade máxima que eu consegui em testes de internet foi lá pra 98Mbps de download e upload, vamos arredondar para 100Mbps então.

Eu pensei que estaria tudo bem, ora, se no meu PC só pega 100Mbps, tem pelo menos 200Mbps para os outros PCs e celulares, certo? Então, o que acontece é o seguinte, algumas vezes, quando eu faço algum tipo de download usando o que eu acredito ser o máximo que meu PC consegue pegar (ou seja, os 100Mbps, com uma velocidade de download de 11MBps), a internet dos outros 2 PCs diminui de velocidade, o ping em jogos aumenta bastante e tal. A internet vem para o roteador da Vivo, e desse roteador vai para outro aparelho chamado "8 Port Nway Switch", que é onde meus 3 PCs estão conectados, então talvez o que esteja acontecendo é que, esse aparelho é capaz de pegar apenas 100Mbps e distribuir entre os 3 computadores, e quando eu baixo algo na velocidade máxima, esse único PC suga todos esses 100Mbps que o roteador é capaz de entregar, deixando a internet dos outros 2 lenta? Se for isso que acontece, então teoricamente os dispositivos Wi-Fi, que estão conectados direto no roteador da Vivo, não sofreriam essa lentidão? Inclusive eu testei em outras velocidades de download, se eu deixar 5MBps os outros computadores parecem não sentir alteração nenhuma na internet.

Bom, essa é minha dúvida galera, não quero parecer que estou reclamando de barriga cheia, eu só to com dúvida se o que tá sendo entregue é realmente 300Mbps ou se eu to sendo de certa forma enganado e poderia ter contratado 100Mbps que a velocidade seria a mesma na prática. Eu também não sei direito como funciona essa coisa de redes, apesar de ser familiarizado com computadores a bastante tempo, então vim pedir ajuda aqui. Já deixo um obrigado pra quem responder, qualquer coisa eu posto mais informações se for necessário. Valeu o/

Postado

@Hyze

Tem tempos já, que placas-mãe vem com rede integrada 10/100/1000 Mbps, por padrão.. Se nenhum PC aí, for mais antigo que 2010, eu acho, isso não seria problema..

A Vivo não ia colocar um roteador capado aí.. O jeito seria testar, sem esse switch, pra ver se é isso mesmo..

Postado

@RS Faria Então, mesmo no PC mais potente aqui em casa a opção é de 100Mbps. Hoje mais cedo eu pesquisei pra ver se era possível alterar esse limite, testei no PC mais antigo, que é de 2011, só que a internet não funciona após mudar para a opção de 1Gbps, e se eu sigo os passos do tutorial não faz diferença na velocidade. Vou tentar depois no computador mais recente.

Mas o que eu queria saber mesmo é se tem algum método pra testar se tá chegando esses 300Mbps, ou melhor, se a rede em geral fica "sobrecarregada" por um único PC estar usando 100Mbps... Pra mim não tem problema esses 3 computadores usar só 100Mb dividido entre eles, desde que o resto da internet esteja de boa para quem está conectado no Wi-Fi direto no roteador da Vivo.

Postado
Em 16/07/2020 às 23:35, Hyze disse:

a internet dos outros 2 PCs diminui de velocidade

20 horas atrás, Hyze disse:

Pra mim não tem problema esses 3 computadores usar só 100Mb dividido entre eles

voce quer igual desse video, onde a velocidade do pc e do celular por exemplo nao se interferem

Para conseguir isso, voce precisa obrigatoriamente jogar fora o SWITCH e usar somente as saidas da ONU, ONU é o nome dado ao modem de fibra optica.

Ligue todos os pcs nas lan da ONU e faça teste de velocidade simultaneo, se tu tem 300 megas tu precisara de 3 computadores ligados e fazer o teste simultaneo nos tres. Assim tu tira a prova real.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!