Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não precisa reinventar a roda... 

Se tratando de apenas 3 bandas, o circuito baxandall é a melhor saída:

images?q=tbn:ANd9GcTKtJ124MFdIoVbMDdYXob

Já o circuito postado pelo @aphawk também é interessante pois é ampliavel, colocando mais potenciômetros em paralelo com outros valores se tem cortes de frequência em outras faixas. 

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, aphawk disse:

Olha!

Estou impressionado com o circuito e só acreditei depois que o sujeito mostrou as respostas em frequência da simulação.

Há cerca de 43 anos eu projetei um circuito desses. Não havia PC com aplicativo fácil, que simulasse o SPICE.

A primeira coisa que me veio a cabeça, antes de descobrir as respostas da simulação, é que "esse circuito não deve funcionar". Simplesmente porque a fonte do sinal que entra nos filtros não possui baixa impedância, o que faz com que a impedância da fonte interaja com a resposta em frequências dos filtros. O outro detalhe é que a impedância de entrada do transistor é baixa, também interferindo na resposta em frequências.

Mas qual não foi a minha surpresa, ao ver que as curvas mostravam o contrário. Ainda assim considero temerário usar este circuito, por causa da variação da impedância de entrada do transistor. Mas ....🥴

Agora observe o segundo circuito, o do @Renato.88 . Ele acrescentou o transistor Q1 e não foi à toa. Apesar de não possuir ganho de tensão maior que 1, ele reduz a impedância da fonte de sinal para valor insignificante, a ponto de não influenciar a resposta em frequências. Mas ainda ocorre o mesmo problema do primeiro circuito, que é a impedância de entrada de Q2, que depende do transistor. O hie é função da corrente de coletor, mas não somente deste termo.

Para finalizar admito que o cálculo desses filtros não são elementares. Em cada um deles, graves, médios e agudos, vai se chegar a um polinômio de segunda ordem, tanto no numerador, como no denominador, em função do valor literal de cada componente, cabendo ao projetista resolver um sistema linear, em que cada coeficiente é formado pelas relações entre os componentes. É literalmente "O Samba do Crioulo Doido" (Ref 1)  Isso caso se considere NULA a impedância de entrada do sinal e infinita a impedância de entrada do estágio seguinte. Como estão os circuitos, a equação da resposta em frequência fica ainda mais complexa e difícil de se sintetizar, ou mesmo de se chegar a ela.

Os cálculos dos dois circuitos ficam ainda mais difícil, devido ao fato de serem circuitos com realimentação. Nestes casos ainda deve-se considerar o circuito equivalente CA para pequenos sinais dos transistores. 

Com o advento dos amplificadores operacionais e aplicativos de simulação de circuitos, facilmente se obtém impedância NULA de saída do sinal, impedância infinita (prática) de entrada do circuito posterior e impedância nula do sinal realimentado.

Aí só restando o cálculo dos filtros.

(1) Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_do_Crioulo_Doido

O Samba do Crioulo Doido é uma canção satírica composta pelo escritor e jornalista Sérgio Porto, sob pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, em 1966, para o Teatro de Revista, em que procura ironizar a obrigatoriedade imposta às escolas de samba de retratarem nos seus sambas de enredo somente fatos históricos.

A expressão do título é usada, no Brasil, para se referir a coisas sem sentido, a textos mirabolantes e sem nexo.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

@MOR ,

O circuito original eu ví numa revista inglesa de eletrônica fazem mais de 20 anos ... cheguei a montar e funcionava bem mesmo sendo tão simples, ficou sendo parte de meu amplificador para fone de ouvido por bastante tempo , que nada mais era que um Lm386 para cada canal ...

Perdi um bom tempo procurando a mesma topologia e não tenho certeza se os valores eram os mesmos... que bom que você simulou e funcionou hehehe !

Com certeza esses valores foram determinados empiricamente... é um pesadelo matemático calcular isso sem os programas de hoje em dia !

Paulo

Postado

Lembro que quando tinha 14 anos eu era louco por ter um equalizador destes,mas não tive capacidade de montar um,pois não sabia como fazer a placa.

Postado
5 horas atrás, MOR disse:

Agora observe o segundo circuito, o do @Renato.88 . Ele acrescentou o transistor Q1 e não foi à toa. Apesar de não possuir ganho de tensão maior que 1, ele reduz a impedância da fonte de sinal para valor insignificante, a ponto de não influenciar a resposta em frequências. Mas ainda ocorre o mesmo problema do primeiro circuito, que é a impedância de entrada de Q2, que depende do transistor. O hie é função da corrente de coletor, mas não somente deste termo.

O circuito que eu postei, é de uma daquelas revistas "Saber Eletrônica", dos anos 80. Eu tenho esse número aí e ja montei esse circuito.

Me lembrei dele porque variáveis desse tipo de equalizador eram muito comuns nos Receivers e 3 em 1 da época, porém na maioria das vezes sem o botão dos médios.

Eu particularmente prefiro aqueles equalizadores feitos com vários amplificadores operacionais.

Agora uma versão disso bastante estranha era encontrada em algumas vitrolas antigas fabricadas pela CCE:

imagem106.thumb.gif.907ad08afaae021ab7877fb708e1a8f9.gif

Já que o circuito se dá bem com baixa impedância, colocavam ele bem ali no fio do alto falante e jogavam numa realimentação lá na entrada do amplificador.

• Haha 1
Postado

Apenas para se ter uma ideia da complexidade das equações, seguem algumas fotos.

Foto1 - Circuito Duplo T.

O filtro T de cima, caso Rg fosse igual a zero e R0 fosse igual a infinito,  seria um filtro passa altas frequências de segunda ordem.

O filtro T de baixo, nas mesmas condições do T de cima, seria um filtro passa baixas frequências.

Agora. Considerando-se Rg diferente de zero e R0 diferente de infinito (e de zero), A resposta em frequências dá uma expressão imensa, praticamente impossível de se resolver.

Duplo_T.thumb.jpg.0266451f79bee3ee041812d5dd67518d.jpg

A expressão V0 / vi ficaria assim:

V0sVg-1.thumb.jpg.4689e211ac1242fcb445407a64d2c5f7.jpg

V0sVg-2_crop.thumb.jpg.c2addde6c6f8df0363ebf94e1ce858a9.jpg

Este circuito eu não consegui resolver. Só cheguei a expressão. 

Para resolver teria que determinar o valor de cada uma das 8 expressões que formam os coeficientes de S e resolver estas oito equações... E olhe que a expressão V0 / Vi refere-se apenas aos componentes. Se incluirmos os transistores e as realimentações, aí nem pensar.

Um detalhe que simplificaria (um pouco) os coeficientes. Repare que no circuito da postagem #3 do Renato, há valores idênticos refletidos nos T'. Por isso é que se faz com valores idênticos refletidos. Para simplificar a expressão. E por isso que se faz Rg = 0 e R0 = infinito. Para simplificar bastante a expressão V0 / Vi.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!