Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, montei esse pc recentemente e como podem ver pelas configurações é até quem um bom setup, porém em alguns jogos não estou sentindo que meu computador está levando como deveria.
Unturned com os gráficos no máximo roda a 20 fps (mas eu até que ignorei porque é um jogo mal otimizado)
por outro lado, no CS:GO, com as configurações todas no alto estou conseguindo uma média de 120 fps, diminui as configs e não aumentou os quadros por segundo, monitorei com o Afterburner e descobri que a minha GPU oscila bastante, as vezes tá em 0, as vezes 100, e isso não depende do estado do jogo, a temperatura também está bem baixa. alguém tem alguma ideia do que pode ser? estou estranhando pois em vídeos de benchmark a RX 570  passa fácil dos 200fps no cs:go

, Screenshot_1.thumb.png.acbad2e4dcc5da8c1f96bf2c49952136.pngScreenshot_2.thumb.png.7c5250a17ad881dce2dff1f160c5bccb.png

Postado

Não tenho um grande conhecimento sobre os XEON, mas tenho três palpites.

Primeiro, falta memória no sistema;

Segundo, como já disse não conheço os xeon, eu não descartaria um possível gargalo.

Terceiro, já ouvi falar que o MSI não funciona corretamente com as RX

Normalmente quando a placa de vídeo varia de 100% para 0%, é por que algum outro componente não conseguiu aguentar o ritmo dela, e como quando tu reduziu a qualidade gráfica também não aumentou o frame rate, provavelmente é isso de fato.

Postado

@Ragbrun eu não entendo muito sobre isso... mas gargalos gerados pelo processador só ocorrem quando ele fica no limite? o meu não passa dos 30% no cs. Na parte das memórias, o sistema roda em um quad channel de 16gb ddr3 1600mhz.
Não uso estabilizador e a fonte é de ótima qualidade...
já quanto a série xeon, são processadores de servidor, o pessoal geralmente fala que não são confiáveis mas por puro preconceito, não vejo problema algum desde que a arquitetura da placa-mãe e das memórias sejam compatíveis com o xeon

Postado
7 minutos atrás, Yohannan A. Braga disse:

eu não entendo muito sobre isso... mas gargalos gerados pelo processador só ocorrem quando ele fica no limite?

Não se o jogo não for capaz de usar tudo o que o processador tem a oferecer, é o caso do CS:GO que usa uma engine antiga otimizada para poucos núcleos, logo seu processador nunca vai chegar a 100% de uso com ele. Xeon costumam ter foco em desempenho multi-core alto, mas são fracos com poucos núcleos.

• Curtir 2
Postado
13 minutos atrás, Yohannan A. Braga disse:

eu não entendo muito sobre isso... mas gargalos gerados pelo processador só ocorrem quando ele fica no limite? o meu não passa dos 30% no cs. Na parte das memórias, o sistema roda em um quad channel de 16gb ddr3 1600mhz.

Tem dois tipos de gargalo de CPU: quando a CPU tá toda em 100%, que é o caso mais comum e quando só um ou dois núcleos estão em 100%, que é resultado de um jogo antigo ou mal otimizado, que não usa direito a CPU, comum todo.. Se habilitar o monitoramento por núcleo, deve ver alguns núcleos sendo BEM utilizados e o resto com folga..

Sobre o uso de GPU oscilando, é uma falha do Afterburner, que dá pra corrigir nas configurações do programa.. Habilite a opção "Enable unified GPU usage monitoring", como mostrado abaixo..

image.thumb.png.1dc15b296e25ec491540ff59bf2653cb.png

Foi alguém do Fórum, que passou essa dica, mas não lembro quem, pra dar o devido crédito.. 

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @Felipe Barbosa Melo entendo... parece ser o caso.

como o @Ragbrun mesmo disse, já que eu alterei a qualidade gráfica e nada de ganhos de fps, é natural pensar que o processador que está sendo o responsável, e não a gpu.

adicionado 4 minutos depois

@RS Faria Ah entendi, parece ser isso mesmo o pessoal disse que o CS:GO usa uma engine que prioriza poucos núcleos, e o meu processador como sendo um Xeon é mais focado no multi-thread, sendo fraco no single.

essa do Afterburner eu não sabia! vou testar aqui, agradeço pela dica!

Postado
6 minutos atrás, Yohannan A. Braga disse:

Ah entendi, parece ser isso mesmo o pessoal disse que o CS:GO usa uma engine que prioriza poucos núcleos, e o meu processador como sendo um Xeon é mais focado no multi-thread, sendo fraco no single.

essa do Afterburner eu não sabia! vou testar aqui, agradeço pela dica!

Posso dar um exemplo de um jogo que gosto: Borderlands 2, que usa DX9, como CS:GO

Borderlands2_2016_10_23_12_58_29_422.png

Veja o uso por núcleo na imagem e veja o desbalanço.. Deve ser o mesmo que acontece aí..

A do Afterburner, também não sabia.. Créditos ao @rodrigo.dcvieira pela dica

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1463148-uso-de-gpu-oscilando-muito-entre-0-e-100/?do=findComment&comment=7843580

• Curtir 2
Postado

@RS Faria  De fato... talvez eu deva desativar o hyper threading? mas não sei se vale o esforço ter que desativar só pra jogar cs:go eu nem sou tão bom assim kk, e eu ativei a opção de unified gpu usage e realmente o problema de oscilação foi resolvido, agora consta por volta de 50% de uso sem oscilar...

Screenshot_4.thumb.png.7fba3b6a6f6b7a7d94e2367d130f1e93.pngScreenshot_5.thumb.png.b665355aedb4dbe7f641f7f82c5baed8.png

Postado
17 minutos atrás, Yohannan A. Braga disse:

De fato... talvez eu deva desativar o hyper threading? mas não sei se vale o esforço ter que desativar só pra jogar cs:go eu nem sou tão bom assim kk

Acho que pra teste, até seria válido.. Não imagino que faça grande diferença..

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, Yohannan A. Braga disse:

talvez eu deva desativar o hyper threading? mas não sei se vale o esforço ter que desativar só pra jogar cs:go

Dá pra tentar pelo gerenciador de tarefas, definindo a afinidade do processo do jogo com apenas os núcleos impares (CPU1, CPU3, CPU5...), pois os CPU pares são os threads virtuais ligados ao thread físico anteriores. Em casos onde o primeiro núcleo é definido como CPU0, é o contrário.

EDIT: tente deixar apenas uns 2 ou 4 CPUs ativados, já que o jogo não é muito bem otimizado para multi-core.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Yohannan A. Braga disse:

@GuilhermeGB No meu caso então como meu primeiro núcleo começa com CPU 0, os ímpares são os vírtuais e os pares os reais certo? então eu posso deixar ativado por exemplo somente os
CPU 0 , CPU 2, CPU 4, CPU 6?

Screenshot_6.png.ae76a9a2e37a3f06a8d1b4c7c80f68da.png

Isso. O MSI Afterburner estava começando contar pelo CPU1 no seu print, então achei que seriam os impares.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!