Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar valor de capacitor de entrada de um circuito pré amplificador


Posts recomendados

Bom pessoal, to pensando em montar esse circuitinho da imagem,com o intuito de ligar um baixo e uma guitarra na sua entrada (em momentos diferentes, é claro kkkk).Gostaria apenas de dar um ganho a mais no sinal que sai de ambos, para ligar em um amplificador de fones que eu montei.

O problema é que esse capacitor de entrada me parece muito pequeno para passar as frequências mais baixas do contrabaixo,e é aí que está o problema, eu gostaria de aumentar o capacitor de entrada, trocando o cap de 100n por um de 10uf. Posso fazer isso,ou vai trazer algum malefício ao circuito? lembrando que gostaria de usar uma guitarra e um baixo no mesmo circuito.

PS. Não consegui simular muito bem esse circuito no Multisim, ele dá algumas interferências nas ondas quadradas e triangulares, porém em todos circuitos de amp op que não usam fonte simétrica ele dá essa característica. (espero que seja bug do software).

pre amp tl 071  pronto.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teoricamente você está certo e não causa problema elétrico algum. Também não vislumbro mentalmente nem por 'ouvido' alguma melhoria em b.f. pois a impedância é quase bem alta. Talvez aumentar o da saída, sei lá.  Mas na prática se eu fosse você testaria como está. Afinal é pra fone de ouvido que não é muito exigente. Mas se seu ouvido for exigente, o que pode ajudar é você projetar ou copiar ou comprar pronto um equalizador duns 5 canais.

Ah sim... não sou do ramo sonorização, portanto não vá por mim não...🙂

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

problema é que esse capacitor de entrada me parece muito pequeno para passar as frequências mais baixas do contrabaixo,e é aí que está o problema, eu gostaria de aumentar o capacitor de entrada, trocando o cap de 100n por um de 10uf. Posso fazer isso,ou vai trazer algum malefício ao circuito?

Poder trocar, até pode. Mas não faz muita diferença Devido a alta impedância do circuito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Felipe Alves 2207 disse:

@Renato.88 Mas essa alta impedância atrapalha a passagem de frequências mais baixas ?

Pelo contrário, ajuda. 

O que eu quis dizer é que com um sinal de Alta impedância a corrente no circuito diminui. 

Isso faz com que os sinais de baixa frequência passem mais fácil pelos capacitores sem distorções. 

Podendo colocar valores de capacitância mais baixos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal achei um vídeo no qual o autor ensina a fazer o tal calculo para achar o valor do capacitor de entrada,e a formula que ele ensina é : c=1/2πxFxRin = no meu caso ficou c=1/6,28x10x2.200.00= 138.16 o problema é que eu não sei em qual unidade de medida saiu esse resultado se é pico farad,nano farad, alguém sabe me dizer em qual é kkkkk ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

Bom pessoal achei um vídeo no qual o autor ensina a fazer o tal calculo para achar o valor do capacitor de entrada,e a formula que ele ensina é : c=1/2πxFxRin = no meu caso ficou c=1/6,28x10x2.200.00= 138.16 o problema é que eu não sei em qual unidade de medida saiu esse resultado se é pico farad,nano farad, alguém sabe me dizer em qual é kkkkk ?

O resultado sai sempre em farad. 

Assim como o resistor que deve ser colocado em ohms. 

O resistor ali é de 1M, logo deveria ser colocado 1000000 na fórmula. 

Fica assim:

C=1/(6,28x10x1000000) 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Revivendo o post antigo kkkk, pessoal eu montei esse circuito mas o infeliz não funcionou, ainda não achei exatamente defeito, mas no meio do divisor de tensão não está chegando a metade dos 9 volts,gostaria de saber se isso pode estar ocasionando o defeito. obs: não testei nos instrumentos pois estou sem acesso a eles,pluguei o celular com o sinal de 1khz no volume máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a simulação no LTspice, então fique com o arquivo que está em anexo F5Rua4D.gif.

 

 

 

vviSrc1.png

 

 

 

Monte o circuito com capacitores cerâmicos comuns para as capacitâncias baixas e multicamadas para as capacitâncias altas. Para as altas pode usar eletrolíticos bipolares também, mas só use eletrolíticos comuns se garantir na simulação que a tensão não alternará de polaridade sobre eles.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

Amp.zip

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!