Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre jogos no Linux: é viável?


Visitante
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Boa noite a todos.

Ultimamente tenho tendo problemas sérios com o Windows, o último sendo muito grave (PC se recusa a desligar). Postei um tópico sobre o assunto, mas não houve solução. 

Uso Linux em minhas outras máquinas, em específico Ubuntu, Pop OS e Parrot OS. (Infelizmente nenhuma máquina boa o suficiente pra jogar)

Tenho muito carinho pelo mundo Linux, então não teria problema em instalar como meu sistema principal. Porém meu PC é muito focado em games, e tenho algumas perguntas:

 

1. Tenho setups de jogos Windows em .exe, os jogos irão instalar ou precisam ser .deb e tar.gz?

 

2. A maioria dos meus jogos estão na Epic Games, ela pode ser instalada normalmente no Linux?

 

3. Jogo muito o jogo Valorant, mas pelo que pesquisei, o programa anti trapaça dele (Vanguard) impede a instalação dele no Linux. Isso é verdade? Pode ser contornado de alguma forma?

 

4. Os jogos estão em outro HD, diferente do SSD de boot. Posso apenas dar clique duplo no .exe para rodar (obviamente após instalação dos programas necessários)? Os jogos da Epic e da Steam estão em HD separado também, dá pra recuperar a biblioteca e evitar baixar tudo de novo? Soma quase 1.5TB...

 

5. Vcs recomendam algum sistema em específico? Penso em ir de Ubuntu ou Linux Mint, mas estou aberto a recomendações!

 

(Obs: vi um tutorial de como deixar o Linux pronto para jogar no canal do YouTube Diolinux. Vídeo desse ano👍)

 

Obrigado 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Theodoro19 disse:

1. Tenho setups de jogos Windows em .exe, os jogos irão instalar ou precisam ser .deb e tar.gz?

Não pois o formato .exe só é lido no Windows.

 

2 minutos atrás, Theodoro19 disse:

2. A maioria dos meus jogos estão na Epic Games, ela pode ser instalada normalmente no Linux?

https://itsfoss.com/epic-games-lutris-linux/#:~:text=Lutris is an open source,Epic Games Store using Lutris.

Aparentemente sim, tente instala-la e veja se consegue rodar seus jogos sem problemas.

https://diolinux.com.br/2019/07/veja-como-instalar-epic-games-store-no-linux-forma-simples-e-fácil.html

 

3 minutos atrás, Theodoro19 disse:

3. Jogo muito o jogo Valorant, mas pelo que pesquisei, o programa anti trapaça dele (Vanguard) impede a instalação dele no Linux. Isso é verdade? Pode ser contornado de alguma forma?

Isso não vou saber te dizer :X

 

4 minutos atrás, Theodoro19 disse:

4. Os jogos estão em outro HD, diferente do SSD de boot. Posso apenas dar clique duplo no .exe para rodar (obviamente após instalação dos programas necessários)? Os jogos da Epic e da Steam estão em HD separado também, dá pra recuperar a biblioteca e evitar baixar tudo de novo? Soma quase 1.5TB...

 

5. Vcs recomendam algum sistema em específico? Penso em ir de Ubuntu ou Linux Mint, mas estou aberto a recomendações!

4- Não pelo mesmo motivo citado no item 1.

 

5- Eu já (e só) cheguei a utilizar tanto o Ubuntu quanto o Linux mint, ambos achei excelentes mas nunca cheguei a testa-los em jogos, recomendo que faça você mesmo o teste ou espere até alguém mais experiente nesse assunto te auxiliar 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa noite,

 

Não quero te desanimar mas esse Diolinux fala muita boboseira. Vive em um mundo de fantasias LINUX,  Não adianta para jogos ele AINDA não esta legal. Existe sim jogos que rodam no linux porém com restriçoes e não são todos. Se queres montar uma estação de games esquece de linux.

 

Não estou falando que é ruim, porém ele não é intuitivo e ficar quebrando a cabeça tentando ajustar algo pra que? As vezes o usuário só quer jogar.

E me desculpa ser franco, se tens as perguntas acima sobre o linux, demostra que sabes muito pouco deste S.O então terá que aprender bastante coisa.

 

Abraços 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Haha 2
  • Confuso 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto De fato, tenho mais perguntas que respostas.

Sei usar Linux, uso como principal no meu laptop, mas nunca tentei rodar aplicativos e jogos do Windows nele. Não tentei apps do Windows porque prefiro as alternativas Linux, e não testei os jogos porque meu laptop não deve nem rodar Rocket League direito, é uma batata quando se trata de jogos. 

Obrigado por avisar sobre o Diolinux, realmente ele vive em um mundo de fantasias Linux, só nunca encarei isso negativamente. 

 

@GabrielLV Obrigado pelas respostas! 

23 minutos atrás, GabrielLV disse:

Eu já (e só) cheguei a utilizar tanto o Ubuntu quanto o Linux mint, ambos achei excelentes mas nunca cheguei a testa-los em jogos, recomendo que faça você mesmo o teste ou espere até alguém mais experiente nesse assunto te auxiliar 👍

Pelo que pesquisei, o mais otimizado nesse aspecto é o Pop OS, mas acho ele "feio" na minha opinião. Por isso aceitaria correr por alguns perrengues, mas pegar o Ubuntu ou o Mint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não ajudarei muito, pois não tenho experiência em jogatina em PC (prefiro consoles).

 

10 horas atrás, Theodoro19 disse:

1. Tenho setups de jogos Windows em .exe, os jogos irão instalar ou precisam ser .deb e tar.gz?

 

EXE é um formato binário, que interage diretamente com o sistema operacional através de sua ABI (Application Binary Interface). Binários costumam usar recursos de bibliotecas para não terem que reinventar a roda. Essas bibliotecas podem ser embutidas diretamente no binário (compiladas estaticamente) ou serem carregadas sob demanda pelo sistema operacional (compiladas dinamicamente). É possível também misturar os dois tipos: algumas bibliotecas são compiladas estaticamente, outras dinamicamente.

 

No Linux, não existe requerimento de arquivos binários terem extensão EXE ou qualquer outra. É praxe não terem extensão alguma. Basta que tenham no sistema de arquivos a permissão de execução. A ABI do Linux é complemente diferente do Windows, de forma que os binários não são compatíveis, a menos que use-se algum emulador como o Wine.

 

TAR, incluindo os vários compressores usados, como Gzip (gz), Bzip2 (bz), etc, é igual a ZIP, RAR, 7Z, etc. Serve para juntar arquivos. Dentro pode haver qualquer coisa.

 

DEB e RPM, para ficar nos dois mais populares, são formatos de empacotamento. Pense num TAR que carrega informações adicionais (metadados). Pode-se colocar qualquer coisa dentro também. Geralmente, quanto falamos de programas, empacotam binários e trazem informações de quais eventuais bibliotecas requerem para funcionar. Assim o gerenciador de pacotes trata-se de instalar o que for necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Marcos FRM disse:

os binários não são compatíveis, a menos que use-se algum emulador como o Wine.

Pode-se dizer que o Wine é um emulador? Todos os sites que pesquisei sobre ele disseram que ele apenas "converte" a linguagem .exe para que Linux entenda...

@Marcos FRM Obrigado por me explicar sobre as extensões a fundo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Theodoro19 disse:

1. Tenho setups de jogos Windows em .exe, os jogos irão instalar ou precisam ser .deb e tar.gz?

Se seus jogos não são executáveis nativos no GNU/Linux, vai precisar do Wine + Winetricks para executá-los. Há também programas que facilitam a configuração desses dois programas para o usuário, como o Playonlinux, o Lutris e o próprio Steam Play/Proton. Os jogos que estão em .deb ou .rpm são feitos para serem instalados usando o gerenciador de pacotes de sua distribuição, e o formato .tar.gz, apesar de ser usado bastante para arquivar código fonte, pode também carregar os binários já compilados do jogo.

 

12 horas atrás, Theodoro19 disse:

2. A maioria dos meus jogos estão na Epic Games, ela pode ser instalada normalmente no Linux?

O cliente da Epic Games pode ser instalado usando Wine + Winetricks, Playonlinux (POL), Lutris, Steam Play. Entretanto, prefira a Steam, pois possui cliente nativo e, atualmente, já lança os jogos não nativos para GNU/Linux através do Steam Play, mesmo que alguma configuração ainda possa ser necessária.

 

13 horas atrás, Theodoro19 disse:

3. Jogo muito o jogo Valorant, mas pelo que pesquisei, o programa anti trapaça dele (Vanguard) impede a instalação dele no Linux. Isso é verdade? Pode ser contornado de alguma forma?

É jogo da Riot, e infelizmente possuem um péssimo histórico de compatibilidade. O League of Legends ainda consegue ser executado com várias configurações automatizadas pelo Lutris, mas acho que o Valorant com seu antitrapaça  invasivo está fora de questão. Outros sistemas antitrapaça invasivos como o Easy Anti Cheat ou o BattleEye permanecem incompatíveis.

 

13 horas atrás, Theodoro19 disse:

4. Os jogos estão em outro HD, diferente do SSD de boot. Posso apenas dar clique duplo no .exe para rodar (obviamente após instalação dos programas necessários)? Os jogos da Epic e da Steam estão em HD separado também, dá pra recuperar a biblioteca e evitar baixar tudo de novo? Soma quase 1.5TB...

Tudo em .exe terá que ser executado pelas camadas de tradução mencionadas anteriormente. No caso da Steam acho que tem como indicar o volume a ser montado mesmo que os jogos estejam configurados para o cliente Windows e já disparar o lançamento destes pelo Proton/Steam Play. Para os jogos da Epic provavelmente isso será possível após instalar o cliente Epic pelo Wine+Winetricks/POL/Lutris/Proton.

 

13 horas atrás, Theodoro19 disse:

5. Vcs recomendam algum sistema em específico? Penso em ir de Ubuntu ou Linux Mint, mas estou aberto a recomendações!

Ubuntu e Mint facilitam bastante a configuração inicial, mas qualquer distribuição que tenha atualizações rápidas pode ser usada para jogos, principalmente se possuir uma GPU AMD. Já o driver proprietário da NVIDIA não é muito compatível com versões muito novas do kernel Linux, mas você provavelmente não terá esse problema se estiver usando as versões disponíveis no repositório de sua distribuição.

 

Sites indicados:
https://www.gamingonlinux.com/

https://www.phoronix.com/scan.php?page=home

https://www.protondb.com/

https://www.winehq.org/

https://appdb.winehq.org/

https://lutris.net/

https://www.playonlinux.com/en/

Fóruns, Reddits, Wikis e Comunidades Steam de vários jogos possuem dicas para executá-los no GNU/Linux, mesmo sem suporte oficial.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Theodoro19 disse:

Pode-se dizer que o Wine é um emulador? Todos os sites que pesquisei sobre ele disseram que ele apenas "converte" a linguagem .exe para que Linux entenda...

@Marcos FRM Obrigado por me explicar sobre as extensões a fundo!

 

Wine Is Not an Emulator. 🤭 Para mim é como se fosse. Não conheço os detalhes técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Davi Silva Santos disse:

Outros sistemas antitrapaça invasivos como o Easy Anti Cheat ou o BattleEye permanecem incompatíveis.

Lembrando que o BattlEye pode ser implementado em jogos nativos no GNU/Linux, e aparentemente funciona de maneira diferente da versão Windows. Executar a versão Windows de jogos com esses sistemas através do Wine e programas baseados nele ainda causa vários problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
17 horas atrás, Theodoro19 disse:

Tenho setups de jogos Windows em .exe, os jogos irão instalar ou precisam ser .deb e tar.gz?

Diretamente não. Através do Wine sim. E aí pode ou não funcionar. Use sempre a Steam (para os jogos que estão lá) e o Lutris (para os demais) para fazerem o trabalho difícil por você.

 

17 horas atrás, Theodoro19 disse:

A maioria dos meus jogos estão na Epic Games, ela pode ser instalada normalmente no Linux?

Pode ser instalada através do Lutris. Contudo, não cheguei a rodar jogos por lá para testar. Ocorre também de alguns games terem scripts específicos (e aí basta buscar pelo nome do jogo e mandar instalar).

 

17 horas atrás, Theodoro19 disse:

Jogo muito o jogo Valorant, mas pelo que pesquisei, o programa anti trapaça dele (Vanguard) impede a instalação dele no Linux. Isso é verdade? Pode ser contornado de alguma forma?

Verdade. Isso é uma barreira que impede diversos jogos de Windows de rodarem no GNU/Linux. Diversos jogos de Windows que atualmente não funcionam por meio do Wine poderiam funcionar se não fosse pelo anti-cheat, que muitas vezes é invasivo e depende de acesso de nível zero ao kernel do Windows para funcionar. Eu, pessoalmente, já evitaria esse tipo de jogo de qualquer jeito, porque pedir acesso direto ao kernel é bem invasivo.

 

Não acho que isso será resolvido em um futuro próximo. É uma limitação e você deve estar ciente. 

 

17 horas atrás, Theodoro19 disse:

Os jogos estão em outro HD, diferente do SSD de boot. Posso apenas dar clique duplo no .exe para rodar (obviamente após instalação dos programas necessários)? Os jogos da Epic e da Steam estão em HD separado também, dá pra recuperar a biblioteca e evitar baixar tudo de novo? Soma quase 1.5TB...

A biblioteca da Steam você até pode conseguir aproveitar para os jogos que rodam através do Proton... Mas melhor não tentar isso. E, como mencionado anteriormente, os outros jogos só funcionam através do Wine. 

 

17 horas atrás, Theodoro19 disse:

Vcs recomendam algum sistema em específico? Penso em ir de Ubuntu ou Linux Mint, mas estou aberto a recomendações!

Ubuntu ou Linux Mint são as melhores opções, principalmente para iniciantes. Tem Pop!OS e Manjaro também.

 

Procure sempre por sistemas que facilitam a instalação de drivers proprietários se sua placa de vídeo for Nvidia.

 

17 horas atrás, Theodoro19 disse:

(Obs: vi um tutorial de como deixar o Linux pronto para jogar no canal do YouTube Diolinux. Vídeo desse ano👍)

Esse vídeo é muito legal.

 

17 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Não quero te desanimar mas esse Diolinux fala muita boboseira. Vive em um mundo de fantasias LINUX....

Devemos ter cuidado com toda e qualquer fonte de conteúdo. O Diolinux está incluído nisso, assim como o Baboo ou qualquer outro. 

 

Pessoalmente acho o Diolinux uma ótima fonte de conteúdo em termos nacionais.

 

17 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Não adianta para jogos ele AINDA não esta legal. Existe sim jogos que rodam no linux porém com restriçoes e não são todos. 

O meu Ubuntu está bem legal para jogos. E minha fantasia está tão real que migrei de uma vez para o GNU/Linux, sem precisar de dual boot, e continuei tendo basicamente a mesma experiência em jogos. 

 

Bem, explicando: quase todos os meus jogos estão na Steam e, por lá, considerando a minha biblioteca com mais de 200 jogos, dá para contar nos dedos os que não funcionam. O amigo @Atretador tem experiência semelhante usando o Manjaro... 

 

Vale a pena consultar o ProtonDB: https://www.protondb.com/. A maioria dos jogos de Windows (não nativos) na Steam funciona e funciona muito bem, sem qualquer tipo de ajuste, bastando clicar e jogar. Se considerar que diversos jogos marcados como "Silver" também funcionam normalmente, as porcentagens devem ser ainda maiores... Eu diria que está muito legal para jogos, por experiência própria, apesar de não ser possível executar tudo.

 

18 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Se queres montar uma estação de games esquece de linux.

Se quiser montar uma estação para jogos, vale a pena considerar o GNU/Linux. Afinal, é de graça e pode vir a funcionar muito bem, apesar de ter restrições. Cabe ao usuário avaliar. "Esquecer" é um termo muito forte e precipitado.

 

18 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Não estou falando que é ruim, porém ele não é intuitivo e ficar quebrando a cabeça tentando ajustar algo pra que? As vezes o usuário só quer jogar.

Na Steam o que preciso fazer é simplesmente ativar o Proton para todos os jogos nas configurações. E aí clico em jogar. Ainda preciso testar jogos na Epic, Origin e outras, utilizando os scripts prontos do Lutris.

 

6 horas atrás, Theodoro19 disse:

Pode-se dizer que o Wine é um emulador? Todos os sites que pesquisei sobre ele disseram que ele apenas "converte" a linguagem .exe para que Linux entenda...

Wine significa "WINE is not an emulator". Ele é uma camada de compatibilidade, não um emulador. O que ele faz é traduzir a linguagem para outra que seu sistema GNU/Linux pode entender e executar. É basicamente um tradutor. Por isso o impacto no desempenho tende a ser leve na maioria dos jogos. Se fosse um emulador, o desempenho seria bem prejudicado. 

 

Um emulador reproduz parte de um ambiente para rodar aplicativos dele. O Wine não faz qualquer emulação de CPU e, portanto, não é um emulador. 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Obrigado! 
Acima temos ótimas explicações sobre alguém que realmente usa o

linux diariamente. 
Seria válido perguntar suas dúvidas de quem realmente conhece sobre esse sistema.

 

Kairan, obrigado! Aprendi bastante com suas explicações

 

abraços 

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acho que decidi! Vou fazer dualboot do Windows, (que consegui reparar felizmente), com o Linux Mint Cinnamon. Isso é bom pois posso continuar a rodar Valorant e qualquer jogo que não rodar bem! Como é um início para mim com essas ferramentas*, acho que será uma excelente maneira! 

Obrigado à todos que ajudaram e foram ajudados! Estou feliz com os resultados!

*(Proton, Steam Play. Lutris... Wine já usei anteriormente para rodar programas como MS Office, então sei o básico. Mesmo assim não o suficiente para games)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, Theodoro19 disse:

Galera, acho que decidi! Vou fazer dualboot do Windows, (que consegui reparar felizmente), com o Linux Mint Cinnamon. Isso é bom pois posso continuar a rodar Valorant e qualquer jogo que não rodar bem! Como é um início para mim com essas ferramentas*, acho que será uma excelente maneira! 

Obrigado à todos que ajudaram e foram ajudados! Estou feliz com os resultados!

*(Proton, Steam Play. Lutris... Wine já usei anteriormente para rodar programas como MS Office, então sei o básico. Mesmo assim não o suficiente para games)

 

depois nos conte sua experiência! estou curioso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Theodoro19 Como a sua placa de video é a nvidia, com driver proprietário, voce pode dar umas sofridas as vezes. Quando eu usava nvidia eu tinha umas dores de cabeça com jogos precisando ficar pulando de versão de kernel/driver da GPU, agora que estou com uma placa com driver opensource, tudo que eu jogo hoje em dia roda com performance excelente.

 

Se esta na steam, é só abrir a steam -> configurações -> steam play -> habilitar para todos os jogos

 

Screenshot_20200908_211222.thumb.png.0a0ac8ebdb13983fd2786310cdbd0a25.png

 

99% dos seus jogos devem funcionar só nisso.

 

Você só vai ter problemas com jogos com anti-cheat, pessoalmente, abri mão destes. Afinal, não quero bloat vasculhando meu kernel, como valorant que é literalmente um spywere.

 

Outros jogos, você pode usar o Lutris, instala o lutris, pesquisa o jogo nele e clicka em instalar/play

image.thumb.png.c8ee1d3a766b285ec313e042bbb7d771.png

 

E ele vai configurar tudo para você automatico.

 

 

 

Instale Manjaro, é bem pratico (ao meu ver, bem mais fácil que um Ubunto/fedora da vida). Ja vem com Steam instalada, basta dar um "sudo pacman -S lutris wine" ou pesquisar no pamac 

Screenshot_20200908_211332.thumb.png.d1c1edf9ea673da0c39f091add4f9072.png

 

 

tem coisas que voce pode simplesmente clickar no .exe e vai abrir normal tambem, com o wine instalado.

 

 

 

Depois que acostuma, é difícil querer voltar para o Windows.

 

https://atretek.wordpress.com/2019/07/07/manjaro-instalacao-e-overview/

 

 

Pode dar adeus a updates surpresa que travam seu PC por horas de instalação, ou até mesmo brickam lhe forçando a uma reinstalação completa.image.png.0a2f1c7677d0353aaa1c68e76748a977.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera! Instalei o Mint ontem, e hoje rodei alguns jogos. Os resultados foram surpreendentes!

 

Jogos que rodei do .exe (Jogos sem cliente)

 

GTA V Windows FPS (Máximo, 1440x900) = ~70FPS

GTA V Mint FPS (Máximo, 1440x900) = ~70FPS

 

Detroid - Become Human Windows (Médio-Mínimo, 1440x900) = ~70FPS

Detroid - Become Human Mint (Médio-Mínimo, 1440x900) = ~60FPS

 

Crysis 1 Windows (Máximo, 1440x900) = +250FPS

Crysis 1 Mint (Máximo, 1440x900) = ~120FPS

 

Portal 2 Windows (Máximo, 1440x900) = 300FPS (Só vai até 300 kk)

Portal 2 Mint (Máximo, 1440x900) = 300FPS

 

Jogos que precisam de cliente:

 

Steam:

Counter Strike : Global Offensive Windows (Máximo, 1440x900) = 100FPS

Counter Strike : Global Offensive Mint (Máximo, 1440x900) = 120FPS

 

Battle.net:

Call of Duty - Modern Warfare (Recomendado, 1440x900) = ~70FPS Windows

Call of Duty - Modern Warfare (Recomendado, 1440x900) = ~60FPS Mint 

 

Epic:

The Witcher 3 - Wild Hunt (Médio, sem anti-aliasing, 1440x900) = ~90FPS Windows

The Witcher 3 - Wild Hunt (Médio, sem anti-aliasing, 1440x900)= ~80FPS Mint

 

Just Cause 4 (Médio-Mínimo, 1440x900) = ~60FPS Windows

Just Cause 4 (Médio-Mínimo, 1440x900) = ~70FPS Mint


Origin:


Assassin's Creed - Oddysey (Mínimo, 1440x900) = 60FPS Windows

Assassin's Creed - Oddysey (Mínimo, 1440x900) = 60FPS Mint


Battlefield V (Recomendado, 1440x900) = 45FPS Windows

Battlefield V (Recomendado, 1440x900) = 60FPS Mint

 

 

Tentei cobrir o máximo de jogos que pude, deixei os jogos de cliente baixando durante a noite.

Em conclusão, os jogos rodam em maioria igual o Windows. Tirando o BF5, as melhorias ou pioras acontecem fora dos 60FPS do monitor, logo a experiência é quase igual! No Mint a única coisa que foi perceptível foi alguns frame-drops altos em alguns jogos, mas como não testei baixar correções pelo Lutris como o @KairanD sugeriu aqui, pode ser que seja corrigível.

21 horas atrás, KairanD disse:

Ocorre também de alguns games terem scripts específicos (e aí basta buscar pelo nome do jogo e mandar instalar).

 

adicionado 3 minutos depois

Ahh, e adicionando: O Valorant não rodou mesmo. Ao tentar instalar, ele dá erro desconhecido, e tentando rodar o .exe do Windows já instalado com os mesmos argumentos de atalho (--launch-product=valorant --launch-patchline=live) o jogo chega a abrir, mas não autoriza a iniciar uma partida, falando "Riot Vanguard não está em execução. Se esta é a sua primeira vez jogando, reinicie o computador e tente novamente"

adicionado 9 minutos depois
15 horas atrás, Atretador disse:

Instale Manjaro, é bem pratico (ao meu ver, bem mais fácil que um Ubunto/fedora da vida). Ja vem com Steam instalada, basta dar um "sudo pacman -S lutris wine" ou pesquisar no pamac 

@Atretador  Desculpa, só vi agora... Se visse antes iria levar em consideração sim! Obrigado pela explicação!

 

Só uma pergunta:

15 horas atrás, Atretador disse:

 

image.thumb.png.c8ee1d3a766b285ec313e042bbb7d771.png

Como você colocou o site do CDH em tema escuro? É alguma extensão? Interessei kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Theodoro19 disse:

 

Como você colocou o site do CDH em tema escuro? É alguma extensão? Interessei kkk

Pode usar isso aqui tambem 

https://chrome.google.com/webstore/detail/dark-reader/eimadpbcbfnmbkopoojfekhnkhdbieeh?hl=pt-BR

 

dai pretea tudo

 

 

@Theodoro19 Com o lutris voce pode fuçar em algumas coisas para melhorar, ou piorar, performance. Como Esync, versao de Vulkan, versao do Wine, forçar proton em aplicacao fora da steam, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2020 às 15:46, KairanD disse:

Procure sempre por sistemas que facilitam a instalação de drivers proprietários se sua placa de vídeo for Nvidia.

 

Em 08/09/2020 às 21:15, Atretador disse:

Como a sua placa de video é a nvidia, com driver proprietário, voce pode dar umas sofridas as vezes. Quando eu usava nvidia eu tinha umas dores de cabeça com jogos precisando ficar pulando de versão de kernel/driver da GPU, agora que estou com uma placa com driver opensource, tudo que eu jogo hoje em dia roda com performance excelente.

Edit: Tava querendo trocar de placa de vídeo, queria ir para algo tipo GTX 1660S ou uma RTX 2060S. Vendo os comentários de vcs, pesquisei qual placa da AMD fica entre essas em desempenho.

Comprei uma MSI RX 5500 XT 8GB, que estava em uma boa promoção (quase 1000 conto de desconto). Pelo que a internet disse, fica entre a 1660 e a RTX 2060, que era o desempenho que queria (Full HD High-Ultra 60FPS).

Se tiver algum problema ao rodar ela no Mint, posto um tópico! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 09/09/2020 às 12:54, Theodoro19 disse:

Em conclusão, os jogos rodam em maioria igual o Windows. Tirando o BF5, as melhorias ou pioras acontecem fora dos 60FPS do monitor, logo a experiência é quase igual!

Pois é! Aqui a experiência que tenho é exatamente a mesma. Aliás, notei diferença em apenas um jogo, e estranhamente foi a favor do Ubuntu: eu sofria com algum stutter no Wolfenstein: The New Order ao rodar no Windows 10 e no Ubuntu isso milagrosamente desapareceu. Sim, o Ubuntu rodou um jogo de Windows melhor que o Windows 10... E não faço ideia do porquê. 

 

Em 09/09/2020 às 12:54, Theodoro19 disse:

No Mint a única coisa que foi perceptível foi alguns frame-drops altos em alguns jogos, mas como não testei baixar correções pelo Lutris como o @KairanD sugeriu aqui, pode ser que seja corrigível.

Isso pode ser alguma configuração mesmo. Buscando pelo nome do jogo e usando o script dedicado para instalar, ao invés de ir direto pela loja, pode resolver. 

 

Aliás, como sua placa é Nvidia, faça o seguinte: abra o menu do driver de vídeo e vá em: X Server Display Configuration --> Advanced --> Force Composition Pipeline. Salve e veja se resolveu. 

 

Em 09/09/2020 às 12:54, Theodoro19 disse:

Ahh, e adicionando: O Valorant não rodou mesmo. Ao tentar instalar, ele dá erro desconhecido, e tentando rodar o .exe do Windows já instalado com os mesmos argumentos de atalho (--launch-product=valorant --launch-patchline=live) o jogo chega a abrir, mas não autoriza a iniciar uma partida, falando "Riot Vanguard não está em execução. Se esta é a sua primeira vez jogando, reinicie o computador e tente novamente"

O Valorant você não vai conseguir jogar e dificilmente isso vai mudar tão cedo. Mesmo que ele funcione, o anti-cheat funcionando a nível de kernel no Windows vai barrar. Isso não acontece com todo jogo que tem anti-cheat, mas apenas nesses mais invasivos, e é o maior problema que temos atualmente para jogar no GNU/Linux. Fora isso, quase todos os jogos rodam. Para os que não rodam, a solução mais fácil infelizmente é conviver com o dual boot...

 

2 horas atrás, Theodoro19 disse:

Edit: Tava querendo trocar de placa de vídeo, queria ir para algo tipo GTX 1660S ou uma RTX 2060S. Vendo os comentários de vcs, pesquisei qual placa da AMD fica entre essas em desempenho.

Comprei uma MSI RX 5500 XT 8GB, que estava em uma boa promoção (quase 1000 conto de desconto). Pelo que a internet disse, fica entre a 1660 e a RTX 2060, que era o desempenho que queria (Full HD High-Ultra 60FPS).

Com a minha GTX, não tive esses problemas com drivers relatados pelo @Atretador, mas ter uma placa de vídeo AMD pode facilitar as coisas sim... Creio que a RX 5500XT esteja no nível da GTX 1660. Mas, sim, é mais que suficiente para o que você deseja. Se quiser uma experiência ainda melhor, sempre recomendo monitor com Freesync (ou G-Sync, como a Nvidia chama agora). Quem usa não volta atrás. 

 

Em 08/09/2020 às 19:14, Mr. Caio Augusto disse:

depois nos conte sua experiência! estou curioso

Agora é sua vez de testar também! Haha :P

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, KairanD disse:

Aliás, como sua placa é Nvidia, faça o seguinte: abra o menu do driver de vídeo e vá em: X Server Display Configuration --> Advanced --> Force Composition Pipeline. Salve e veja se resolveu. 

Obrigado pela dica @KairanD. Infelizmente vendi a minha placa para encomendar a outra, estou usando no meu PC uma antiga placa ATI de 1997. Mas pelo menos dá vídeo, que é o propósito dela...

Estou na espera da placa nova mesmo, em 3 dias úteis chega e daí já posso instalar!

9 minutos atrás, KairanD disse:

Sim, o Ubuntu rodou um jogo de Windows melhor que o Windows 10... E não faço ideia do porquê. 

Também achei muito curioso o BF5 rodando melhor no Mint, também não sei o porquê mas suponho que seja por ter menos processos em segundo plano e sistema com gráficos mais leves...

 

12 minutos atrás, KairanD disse:

O Valorant você não vai conseguir jogar e dificilmente isso vai mudar tão cedo.

Dei uma pesquisada nós últimos dias, assisti vários vídeos gringos e percebi que o Vanguard, anti-cheat do Valorant, é considerado um dos mais intrusivos de todos.

OK, isso é bom para detectar e banir hackers, porém chega a um nível que qualquer coisa vira hack. Houve até relatos de pessoas banidas do jogo por estarem rodando o Afterburner (ridículo)

16 minutos atrás, KairanD disse:

Creio que a RX 5500XT esteja no nível da GTX 1660

Sim, pelo que pesquisei ela está no mesmo nível, porém traz mais VRAM. De resto, é exatamente igual.

 

17 minutos atrás, KairanD disse:

Se quiser uma experiência ainda melhor, sempre recomendo monitor com Freesync (ou G-Sync, como a Nvidia chama agora). Quem usa não volta atrás. 

Já usei anteriormente desses, gostei muito! Porém meu monitor é a única peça do meu setup que não vou desapegar, pois é de família. Pretendo trocar apenas quando quebrar, mas ele tem uma boa resolução e brilho, considerando que é de 2006...

 

20 minutos atrás, KairanD disse:
Em 08/09/2020 às 19:14, Mr. Caio Augusto disse:

depois nos conte sua experiência! estou curioso

Agora é sua vez de testar também! Haha :P

Concordo! Vale a pena tentar, vai que você gosta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Theodoro19 disse:

Dei uma pesquisada nós últimos dias, assisti vários vídeos gringos e percebi que o Vanguard, anti-cheat do Valorant, é considerado um dos mais intrusivos de todos.

OK, isso é bom para detectar e banir hackers, porém chega a um nível que qualquer coisa vira hack. Houve até relatos de pessoas banidas do jogo por estarem rodando o Afterburner (ridículo)

Isso deu uma polêmica muito grande mesmo entre usuários de Windows. O anti-cheat desse jogo é, literalmente, um malware. É insano ter acesso direto e liberado ao kernel e ficar rodando mesmo com o jogo fechado. E esse acesso é algo até engraçado, porque se o servidor do anti-cheat for invadido, podem sair injetando malware em todos os computadores que têm essa coisa instalada...

 

Estou bem contente ficando longe desse jogo, porque mesmo no Windows eu não jogaria (odeio a Riot, de qualquer forma). 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Agora eu quero testar aqui também, fiquei bem curioso... acho que vou morder a língua... acho não, tenho certeza hahahaha.

 

Mas continuo não gostando do diolinux 🤭

 

Acho que vale a pena testar aqui para se ter um segundo sistema, além disso aprender.

Eu só não posso usar como sistema principal pois sempre estou me antenado no sistema para ajudar a galera aqui do fórum. 

 

Tive um macBook Air e não gostei da experiencia, apesar do computador ser lindo não vale a pena.

 

Linux eu usei uma vez o Ubuntu e kali para rodar uns scripts de força bruta em um estudo de uma rede wifi que estava verificando.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!