Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar som vintage?


Posts recomendados

Tenho um system da gradiente de 1991, todo de plástico pra tirar um som melhor eu ligo no PC, e escuto música, com um programa de equalização. As caixas acústicas são originais. Queria saber de quem tem equipamentos mais antigos. Aqueles dos anos 80, eu tinha comprado naquela época um Philips, que eu acabei jogando fora. Vale a pena comprar um dessa época, hoje em dia? Geralmente os que a gente encontra, tá todo mexido, geralmente tá precisando trocar os capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, BCP, você me ajudou muito no reparo do meu gradiente, obrigado! Eu tenho um Kenwood, que na época em que comprei, 2003, achei que era um aparelho pra durar, inclusive o painel é prateado, estilo antigo. Não demorou muito e o cd parou de funcionar, questão de uns 2 anos. Sorte de quem pôde comprar um system gradiente dos anos 80. Eram feitos pra durar muito, apesar de serem menos eficientes, eram robustos, tinham um som melhor, as caixas eram de 3 vias, grandes. Sou de São Paulo, tem uma rua , se chama Sta Ifigênia. Era o paraiso da eletronica e aparelhos de som que vendiam systems. Podia ver aqueles Aiko, Akai, Gradiente, Polivox. Eu ficava só sonhando em ter um daqueles. Meu primo ganhou um da Sony , na época, nossa, com aquele rack com vidro temperado. Algum tempo atrás, perguntei do som pro meu primo. Ele falou que queimou um dos canais, e levou num técnico. Ele falou que não tinha conserto, mas acho que meu primo devia ter experimentado outro técnico, afinal era um aparelho feito aqui mesmo, ainda mais uma marca grande dessas , iria ter  peças pra reposição. Meu primo acabou deixando encostado. Meu tio viu no porão e jogou no lixo. Até as partes que estavam boas, como o toca discos, tape deck. Que desperdício, como era modular, era só colocar um amplificador ou receiver de outro modelo. Eu vi em outro tópico que postei, que o sr tem um amplificador gradiente, se não me engano um model 246. Teve que fazer uma revisão? Faz quanto tempo que o sr adiquiriu?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

😲  Vixi! seu tio jogou fora o som!!! Que pena!

 

O Gradiente 246 eu ainda tenho e a uns dois anos atrás, quando testei ele, ele funcionou perfeitamente, ainda não precisei de abri-lo, no momento ele esta encostado por falta de espaço na sala! 

Não lembro ao certo quando ganhei ele, (Natal), acredito que foi por volta de dezembro 1981 ou 82!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, meu tio não perguntou se podia. Acho que na época que ele comprou, pagou bem caro, creio que mais que um equivalente da gradiente ou polivox. O Sr tem toca discos também? Tanto receiver como toca discos em bom estado, quem tem vende bem caro. Eu tenho um Gemini, manual tive que comprar um pré junto.Todo mundo fala mal desta marca,dizem que é descartável. Se quebrar não acha peça pra consertar. Pode até ser , mas comparando com os novos toca discos que vendem atualmente, ele é melhor. Tem antiskating e contra peso, além de ajuste fino de rotação.Estou com ele faz 14 anos. Por ser totalmente manual, é mais difícil quebrar o mecanismo. Esses novos tem um peso no braço acima do recomendado, cerca de 5 gramas, estraga o vinil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O toca cd do meu kenwood , foi uma decepção, ele toca DVD também, Imaginei que fosse um aparelho que durasse pelo menos 10 anos, rsrs. Agora o mecanismo do Mini Disc que tá começando a falhar, eu tenho uma pequena coleção que praticamente não toquei, durante esse tempo todo. Tenho cerca de 100 lps. Tem lp que eu tenho, e que toquei com agulha velha, acabou ficando cheio de chiados. Também tenho lp dos anos 70 em perfeito estado, parece novo, parece que eu to tocando cd. Eu tenho épocas que eu escuto música direto, e tem épocas que eu fico sem escutar, fica encostado. Ouvi falar que toca discos semi automáticos é que dão menos manutenção, mas acho que os manuais é que não quebram fácil, pois só tem um circuito que faz ele girar controladamente o motor. Agora também tem o spotify, onde a gente encontra milhares de discos. Eu não sou audiófilo, acho que tem que ter uma grana boa pra ser um. Uma vez eu postei no extinto HT fórum, e uma pessoa me disse que pra começar, eu precisaria pelo menos um toca discos garrard,  um aplificador cambridge e caixas com crossover de 3 vias. É uma coisa que só quem tem bastante dinheiro pode ter. Uma coisa só não resolve, tem que ter o conjunto, não é?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlosst Hoje existem toca discos com qualidade excelente:

Audio-Technica

https://www.amazon.com.br/Toca-Discos-Audio-Technica-Automático-At-Lp60XUSB-Bk-Preto/dp/B07N3X7KPW/ref=asc_df_B07N3X7KPW/?tag=googleshopp06-20&linkCode=df0&hvadid=379802926772&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=11104592540319299464&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=m&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001541&hvtargid=pla-767240157244&psc=1

 

Pioneer PLX 500:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1621551865-toca-discos-pioneer-dj-plx-500-_JM?searchVariation=61537000193#searchVariation=61537000193&position=4&type=item&tracking_id=467feece-31a9-4003-a7eb-90d049365d37

 

Por eu ser DJ, utilizo 2 pioneer PLX 1000, mas para uso doméstico, o 500 vai bem.

 

Então existem novos com qualidade, mas se for pelo valor sentimental, possuo um gradiente DD-100Q, que lutei para deixá-lo em condições. Até o chip principal precisei importar.

No final, acho que gastei o mesmo que se tivesse comprado um zero.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

@Carlosst Hoje existem toca discos com qualidade excelente:

Audio-Technica

https://www.amazon.com.br/Toca-Discos-Audio-Technica-Automático-At-Lp60XUSB-Bk-Preto/dp/B07N3X7KPW/ref=asc_df_B07N3X7KPW/?tag=googleshopp06-20&linkCode=df0&hvadid=379802926772&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=11104592540319299464&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=m&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001541&hvtargid=pla-767240157244&psc=1

 

Pioneer PLX 500:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1621551865-toca-discos-pioneer-dj-plx-500-_JM?searchVariation=61537000193#searchVariation=61537000193&position=4&type=item&tracking_id=467feece-31a9-4003-a7eb-90d049365d37

 

Por eu ser DJ, utilizo 2 pioneer PLX 1000, mas para uso doméstico, o 500 vai bem.

 

Então existem novos com qualidade, mas se for pelo valor sentimental, possuo um gradiente DD-100Q, que lutei para deixá-lo em condições. Até o chip principal precisei importar.

No final, acho que gastei o mesmo que se tivesse comprado um zero.

 

adicionado 17 minutos depois

Realmente existem toca discos novos com muita qualidade. Se fosse comparar o dinheiro que gastei no meu Gemini na época, hoje daria pra comprar esse Áudio Technica. Pesquisei sobre a marca, vi que é japonesa. você é um profissional,  por isso vale a pena comprar um equipamento durável. Eu vi outro anúncio :        https://m.kabum.com.br/produto/114435/toca-discos-audio-technica-acionamento-por-correia-bivolt-plug-tipo-c-prata-at-lp60x-gm?gclid=EAIaIQobChMIlM3ey-SE7AIVyAiRCh1FNQpvEAQYAiABEgL5c_D_BwE  , é um beltdrive também, acho que só porque é prata é mais barato. você gastou tudo isso pra restaurar o Gradiente, por isso postei esse tópico. Vi um vídeo de um técnico em eletrônica que fez restauração num equipamento, ele trocou todos os capacitores. Acaba saindo caro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S FerreiraEram essas maletas que me referi no post anterior, as chamadas "vinil killers". Tem algumas mais caras que a Audio Technica que você me mostrou o link. Tem pessoas que compram por causa da praticidade, pois tem modernidades no conjunto, como alto falantes. Na reportagem, fala desse problema, pois um som grave seria desastroso, pois vibraria toda a maleta. Mas é uma questão de pesquisar, pois a maioria das pessoas que compram, não sabem o que estão comprando. Vitrolas desse tipo existem há muito tempo, não é? Ví vídeos de vitrolas dos anos 60. Eu tenho vinis grossos, e pesados, eles eram menos frágeis do que os de agora, gravações da Philips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a vantagem é somente pelo fato de ser possível adquirir alguns bons produtos por preços mais baixos mas muitas vezes os vendedores anunciam itens como "raridade" e com preços altos como se o eventual comprador fosse montar uma coleção ou museu. Fora isso acho que não é uma boa solução a menos que você seja um técnico e esteja disposto a trocar capacitores eletrolíticos, potenciômetros antigos, VU meters e por aí vai. Outra coisa, as caixas de som evoluiram muito. Por experiência própria posso dizer isso. Já tive caixa de som vice-top de linha da Yamaha que nem se compara com alguns modelos atuais até da Pioneer ou JBL que nem são top.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mauricio QuimasTem razão na maioria das coisas que você falou, principalmente do fato que as pessoas que tem pra vender, cobram um preço muito caro, e que precisa ser um técnico pra comprar um equipamento usado e muito antigo. Apesar de tudo, esses equipamentos eram feitos pra durar muito tempo, pela robustez , e eram fabricados com componentes muito bons. De lá pra cá, as coisas foram sendo cada vez mais descartáveis, (digo dos equipamentos semi profissionais, é claro). Hoje em dia vem produtos, placas da China, que são só montados aqui e a empresa coloca o seu nome. Não quero dizer que todos os produtos da China são porcaria. É uma questão de preço, pra se obter a qualidade, pois marcas , como placa mães de PCs vem da China;  Asus, Gigabyte, entre outros. Em relação a caixa acústica, existem monitores da Edifier. Morei no Japão por quase 8 anos, e muita coisa era montada ou fabricada na China e vendidas no país, também Taiwan, ou Tailândia, por exemplo. Eram produtos muito bons. Os produtos de menos qualidade com preços menores são exportados pra países mais pobres, a um preço menor. Em relação a preço de mão de obra, não tem como se competir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP e @Mauricio Quimas Tinha achado numa loja aqui perto de usados esse som:

1408092306_Capturadetelade2020-09-2817-37-59.png.2fa525b6b39449d3afdc6b907ec72512.png

É um Sharp SG 165. O som não tá perfeito, quando liga solta cheiro de queimado. O que mais me chamou a atenção do 3x1 foi o toca discos. Ouvi falar que é um Garrard 6300. Eu liguei ele e acendeu o Dial do rádio. Experimentei o toca discos e ele não roda, não faz nada. Acompanha 2 caixas originais e muito bom estado. com 3 vias e sub woofer com aquele amortecimento macio. O vendedor me pediu 80,00. rs Ele tinha adquirido através de um rolo. Até 5 anos atrás funcionava normal, quando o dono foi experimentar novamente, sentiu o cheiro. Em questão ao som eu estou no escuro, principalmente o toca discos, que pode ta com o motor queimado, ou um cinto arrebentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Carlosst Tem que liga-lo desmontado para ver onde esta o aquecimento, pode ser nos saídas ou no trafo de energia.

O motor desses toca discos eram quase que indestrutíveis e muito silenciosos, dificilmente ele estará com defeito.

O problema ai pode ser a polia de borracha que esta gasta, solta ou ainda, o switch liga/desliga com defeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Hoje liguei pra 2 técnicos experientes. O primeiro disse me que não pega mais 3x1. O segundo, me falou que no mínimo sairia 460,00 reais, pois trocaria todos os capacitores eletrolíticos, após isso iria ver onde está o defeito. Segundo ele, é da fonte ou saídas , assim como o sr falou. Somando, então, sairia no mínimo 540,00 reais. O grande problema desses 3x1, é que não se encontra esquema também. Se o trafo estiver ruim, aí ferrou de vez. Só pra fazer um outro igual, seria os olhos da cara. Como eu disse, é como andar no escuro. rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carlosst disse:

Se o trafo estiver ruim, aí ferrou de vez. Só pra fazer um outro igual, seria os olhos da cara. Como eu disse, é como andar no escuro. rsrs

se você realmente gosta do aparelho e do seu visual as vezes vale a pena pedir para fazer o trafo, tem uns caras na internet que fazem uns transformador bem caprichados para amplificadores valvulados

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann  Eu gosto do visual sim , o meu primeiro som, foi um Philips AH 928, ele tinha um tape deck revolucionário na época, controlado por processador, as funções eram feitas com um leve toque. O toca discos automático. Eu viajei pro Japão, e antes levei no técnico pra revisão . Quando voltei , ele tava todo zoado. Meus primos pequenos detonaram o som. Nessa época, todo mundo tava abandonando o vinil. Eu trouxe um Sharp com toca CDs. Acabei jogando o Philips com as caixas também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu consegui o esquema do Sharp sg 165 , a saída é de CI , não sei se é TDA ou stk.eu sei que o modelo Sg 220 é STK 345 .Consegui também o do Philips, e para minha surpresa , vi que é transistorizado. Poxa, na época que joguei, não tinha ideia do que eu tinha. Mesmo sendo quase 10 anos mais novo, ele tinha sistema de amplificação tradicional. Só o que eu nunca gostei desse som, era as caixas acústicas, ele era de uma via apenas. Era um woofer com um cone no centro pra reproduzir agudos e médios. Na época que comprei, na verdade eu queria um National, pois eu conhecia o de um amigo, só não comprei porque não se vendia mais, mas esse Philips era bem melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! Eu comprei esse toca discos já usado no final de 1980, como comentei um pouco acima, o braço dele é super leve e a seleção de 45 RPM e 33 RPM é feita somente encostando nos sensores, os ajustes são separados para cada rotação e um outro recurso dele muito bom é a alavanca de subir e descer o braço, ela bem mais suave que a do Garrard, porém a falha dele é de não ter aquele braço para a troca de discos automática e não tem retorno do braço para o descanso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP A Philips inovou em algumas coisas, esse toca discos estava muitos anos a frente de qualquer um na época. Sinto falta também do retorno do braço, para descanso. O meu som está no quarto, e eu me deito na cama para ouvir. Tem vezes que dá uma preguiça de levantar pra retornar o braço manualmente, principalmente, quando eu bebo uma vodca. Costumo escutar um lado de cada vez, quero dizer, um lado num dia e o outro em uma outra hora ou no dia seguinte. O seu da Philips, pelo menos para o prato. Creio que se eu deixo toda vez a agulha no final do disco rodando direto, acho que vai danificando precocemente. Não sei se isso tem sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
18 horas atrás, Carlosst disse:

 Creio que se eu deixo toda vez a agulha no final do disco rodando direto, acho que vai danificando precocemente. Não sei se isso tem sentido.

Sim, mesmo não reproduzindo nenhum som, é considerado como horas de uso, e isso vai diminuindo a vida útil da agulha sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCPUma dúvida básica. Meu toca discos da Gemini é o modelo XL120 MKIi, quiseram imitação barata da Technics. rsrs Será que a cápsula é de cerâmica? Esses tipos de cápsulas não são antigas, para toca discos simples? Comprei o TD em 2006. Acho difícil, mas não tenho certeza, só sei que a agulha que compro é de safira e não de diamante. O sr sabe qual a vida util de cada modelo de agulha?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não consegui visualizar direito a cápsula que esse toca disco seu usa, mas uma das diferenças das agulhas é que as para cápsulas magnéticas elas possuem o coletor de som na sua parte traseira (geralmente não visível) e as de cerâmicas possuem o coletor de som no meio da haste da agulha. (Parece com um apoio de borracha).

Para as cápsulas magnéticas não existem agulhas de safira, só existe as de diamante, como as sua agulha ai é de safira, a cápsula do toca disco deve ser a de cerâmica mesmo.

Já o tempo de duração é difícil de mensurar, no geral é só por estimativa mesmo e seria algo em torno de 150 a 250 horas para as de safira e para as de diamantes algo em torno de 300 a 500 horas, mas isso depende muito dos ajustes do braço... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!