Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se o técnico viu/copiou minhas fotos?


Posts recomendados

Recentemente mandei meu computador pra formatar (não perdi quase nenhum arquivo) e depois trocar a memória ram, agora quando fui abrir o app fotos do Windows 10 tem várias fotos com a data errada. Uma q eu tirei em 2017 aparece sozinha como a mais recente, como se fosse de junho de 2020. O q pode ser isso? Será q foi a formatação ou alguém mexeu nos meus arquivos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso ocorre porque o Windows registra a data com que o arquivo surgiu no PC, e não a data com que ele foi originalmente criado.

 

Exemplo, a foto é de 2015 (como mostrado pelo próprio título da imagem), porém o Windows informa que ela foi "criada" em 2020.

 

image.png.135e45bd1bebd5e6ea686820c9e0e68e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, joão_Victor97 disse:

@GabrielLV Sim, eu sei... Mas o engraçado é que o PC foi formatado em agosto e a foto aparece como de junho. Já outras permanecem normais. o que será? 

As vezes isso depende das propriedades inseridas no próprio arquivo, por exemplo:

 

image.thumb.png.5ab50d0b4bf2af37fa88532b015b395a.png

 

Observe que os wallpapers possuem a data de 2000, sendo que são imagens de um anime de 2014.

 

image.png.051ec5e1c8dada588e294244ddc2ffce.pngimage.png.7e521b117c7e8fb4665c5c22ff31a943.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o que o @GabrielLV diz, vale menção de que o Criado/Modificado/Acessado em do Windows é a coisa mais imprecisa do mundo pra mim.

 

image.png.5d598ab10dc14f9193ee4f5757641554.png

 

A data de captura da foto é a informação que vai ter alguma precisão nesse ponto, Date taken ou Tirada em.

E no caso dessa minha foto aleatória isso não apenas aparece ali no campo, como o próprio nome reforça isso, IMG_20200930_220437_717.jpg.

 

Mas o nome pode ser qualquer coisa, é irrelevante pra esse fim também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O campo "Modificado" é para ser mantido em todas as cópias feitas pelo Windows Explorer.

 

Note que os campos Criado/Modificado/Acessado são propriedades do sistema de arquivos e independem das informações EXIF que as câmeras (e alguns programas de edição) adicionam dentro do arquivo (campo "Tirada Em" da guia "Detalhes").

 

O kernel atualiza a data "Modificado" sempre que o arquivo é aberto para escrita (mesmo que o aplicativo nada escreva). Exemplo:

 

C:\Users\marcos\Downloads>dir

11/01/2014  14:05             6.664 aaa.txt

C:\Users\marcos\Downloads>copy /b a+

02/10/2020  08:30             6.664 aaa.txt

 

(ver: https://devblogs.microsoft.com/oldnewthing/20130710-00/?p=3843)

 

Acho que a API Win32 permite aos aplicativos definirem como bem entenderem os três campos:

 

https://docs.microsoft.com/en-us/windows/win32/api/fileapi/nf-fileapi-setfiletime

 

Lembro de ter lido que a partir do Vista o campo "Acessado" não é mais atualizado imediatamente, algo nessa linha... (pesquisa necessária: fsutil behavior query|set disablelastaccess).

 

Ou seja: depende da boa vontade do aplicativo realizando a cópia manter ou não as datas. A única com importância é a "Modificado".

 

NirCmd (linha de comando) permite mudar os campos "Criado" e "Modificado" para valores arbitrários:

 

http://www.nirsoft.net/utils/nircmd.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Recentemente meu notebook apagou totalmente, e mandei para um técnico dar uma olhada, ele me disse que era a placa-mãe e que fez a troca. Quando voltou, tudo estava ok, mas quando entrei na parte de arquivos, no acesso rápido constavam várias fotos acessadas (que eu sei que não acessei). Quando fui reclamar com ele, ele disse que isso era um mecanismo do Windows 10 que fazia isso com as fotos, mas não acreditei muito nessa justificativa. Vcs acham que realmente é possível o Windows 10 mostrar essas fotos como sendo as últimas acessadas mesmo sem alguém ter clicado nelas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba ao trocar a placa-mãe a recomendação seria reinstalar o windows. você consegue ver se foi feito isso?
Talvez se foi, ele reinstalou os programas que tinham, ou que você disse que tinha e alguns deles puxaram acesso as fotos, aí o windows disse que houve acesso.
Ou foi algo da 1ª rodagem de algum programa mesmo. Mas sempre nessa, se o windows foi reinstalado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o w10 mostra os arquivos abertos recentemente, seja música, foto, bloco de notas ou outros arquivos QUE FORAM ABERTOS POR ALGUÉM, assim como mostra no meu:

 

VRAUQ.thumb.png.49cbb7689c6eb194efe37f179ab00b9c.png

 

 

O que eu não sei dizer é se é possível ver a data e o horário que foi aberto, porque no meu não mostra, mas talvez possa ser a minha build do w10 que não mostra. Mas se ele acessou, acredito que isso pode dá um baita problemão para o técnico, caso que você queira processar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!