Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

estou para comprar um computador com uma rx 5600 xt, ryzen 5 3600,  16 gb ram 3200mhz,ssd240gb , hd 1tb, a fonte que escolhi é uma de 450w(Fonte Gigabyte 80 plus bronze) gostaria e saber se ela é suficiente para dar conta do computador tranquilamente sem causar problemas futuramente

• Curtir 1
Postado

@Matheus Resendes Só para a sua placa de vídeo a AMD recomenda fontes de energia de 550 Watts, capacidade suficiente para segurar a potência da placa com margem de segurança, levando em consideração que existe outros componentes eu recomendaria uma de 600w no mínimo!!

• Membro VIP
Postado

Não querendo ser polêmico mas eu não concordo, @Nothoryus. A tendência de hardwares futuros é diminuir o desperdício de energia, hoje 500W segura tranquilamente um i9-9900K com uma 2080 TI se for usar tudo em stock, os fabricantes jogam o consumo de watts recomendados pra cima para margens como overclock, por exemplo.

• Curtir 1
Postado

@Ornitotheus Eu concordo com você, porém o que eu passei acima são recomendações da própria fabricante do hardware, isso não é uma opinião minha, a Amd recomenda para essa placa de vídeo uma fonte de 550w

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Você tá certo, é como eu pontuei, os fabricantes jogam os watts pra cima para ter margens em situações, se você quer a prova real do consumo do seu setup, é só usar o Power Supply Calculator e listar tudo do seu setup, inclusive a frequência do processador e a tensão, isso dará o valor aproximado, inclusive a RX 5600 XT tem um TDP de 150W, contra 250W da 2080 TI, que pode ser usada com uma fonte de 500W bem construída.

• Amei 1
Postado

@Matheus Resendes Dica: se vai gastar 4000 reais em componentes e quer que eles durem (se deseja preservar seu investimento), tente pegar uma fonte com maior qualidade. Quem determina a durabilidade de todos os componentes do PC é a fonte, pois ela vai filtrar a energia que chega e protegerá os componentes de anomalias elétricas, quais são a principal causa de perda de componentes hoje. Pessoalmente tenho indicado fontes 80+ gold, que além de protegerem bem ainda economizam energia elétrica e se pagam com o tempo. Seja como for, recomendo que se fixe em modelos tier C ou superior dessa lista abaixo, preferencialmente tier A:

https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

A que mais tenho indicado ultimamente é a XFX TS 650W 80+ gold, que custa hoje 616 reais na loja combatinfo.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Bem pontuado pelo @WOZ Dods, também recomendo a Core Reactor da XPG, usei recentemente e achei incrível, apesar de 80+ Gold, a Teclab mostrou no review que ela poderia ser facilmente 80+ Platinum.

• Curtir 2
Postado

@Nothoryus As fabricantes de CPUs e GPUs tem que recomendar a potência mínima de fontes se baseando no fato de que o mercado hoje tem grande volume de fontes de baixa qualidade. Fontes de baixa qualidade raramente são capazes de fornecer toda a potência rotulada, muitas vezes explodindo quando se tenta fazê-lo (daí o termo "produto bomba" que o Clube do Hardware criou 10 anos ou mais atrás). Se você utiliza uma fonte de qualidade, pode se ater apenas ao consumo real dos componentes, para isso usamos ferramentas de cálculo de consumo como a que o @Ornitotheus exemplificou acima.

• Curtir 3
Postado

@carbonii Bom primeiramente você deve perguntar para a fabricante da placa de vídeo (AMD) se ela enlouqueceu e não perguntar pra mim que apenas citei o que a FABRICANTE indica correto. levando em conta o que a FABRICANTE recomenda que é uma Fonte de 550w apenas para a GPU eu aí sim recomendei uma de 600w para o hardware todo, se você não sabe ler, re-leia novamente que talvez você venha a entender o que quis dizer ok, sem mais forte abraço!!

Postado
10 minutes ago, Nothoryus said:

@carbonii Bom primeiramente você deve perguntar para a fabricante da placa de vídeo (AMD) se ela enlouqueceu e não perguntar pra mim que apenas citei o que a FABRICANTE indica correto. levando em conta o que a FABRICANTE recomenda que é uma Fonte de 550w apenas para a GPU eu aí sim recomendei uma de 600w para o hardware todo, se você não sabe ler, re-leia novamente que talvez você venha a entender o que quis dizer ok, sem mais forte abraço!!

Você está equivocado.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Nothoryus Caríssimo, a indústria tem muito a levar em consideração. Recomendo que releia o que escrevi (se tiver lido) e reavalie sua postura. Realmente não é difícil de entender, especialmente depois de ler tópicos de extrema qualidade e referências no cenário de hardware brasileiro como os disponíveis aqui no fórum, muitos deles com a contribuição de pessoas expert no referido assunto. Recomendo que leia, que reavalie sua postura. Fabricantes e empresas grandes tem que nivelar pelo pior, não pelo melhor, e se você preza seu computador não vai se ater ao pior tenho certeza. 

Bora ler e aprender? Todos aqui aprendem muito com o setor de fontes e energia, é o melhor!

adicionado 2 minutos depois

@carbonii Na verdade tem muita gente que usa meu caro. A questão é necessidade, e precisar ninguém precisa, especialmente gente minimamente informada não é? Por isso temos fóruns e outras mídias de informação tão importantes no setor de hardware, afinal é tão comum pessoas se prenderem a conceitos retrógrados ou desinformados que somente com a transmissão de conhecimento de mídias sérias podemos evitar que pessoas continuem usando estabilizadores, ou comprando fontes de 700W para montagens que sequer requerem 400. Por isso quem lê e se informa, como a maioria aqui da comunidade, está sempre de parabéns.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods Poxa mas uma de 600w ? Uma ótima fonte, com construção boa de 500~550watts é muito mais do que o suficiente para essa configuração... eu entendo "gastar" na fonte pois é ela que é a "garantia de vida" de um computador certo, mas 600watts ainda mais para quem está com o orçamento apertado não é uma boa escolha.

adicionado 0 minutos depois

Uma BOA fonte de 600watts é mais do que 500R$... fica complicado para quem está com o orçamento no limite.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
Em 05/10/2020 às 10:00, Nothoryus disse:

@Ornitotheus Eu concordo com você, porém o que eu passei acima são recomendações da própria fabricante do hardware, isso não é uma opinião minha, a Amd recomenda para essa placa de vídeo uma fonte de 550w

Essa informação deve ser interpretada com cautela. Não há muita aplicação prática:

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...