Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou usando um Athlon 5150 com cooler box e sem VGA dedicada, tenho registrado temperaturas muito baixas nele, algo em torno de 19ºC em idle e maxima de 32ºC em uso total, testado com Prime95, Visto que ele tem um limite de 75ºC. este processador está com uma temperatura muito baixa, é normal? ou tem alguma coisa de errada? pois está muito frio pra um processador!

Edit: Temperaturas testadas com HWMonitor! No calor infernal do RJ kk

• Membro VIP
Postado

Eu já vi vários reclamando de temperaturas elevadas, mas de baixas temperaturas é a primeira vez. Se ele funciona normalmente, não há problemas, muito pelo contrário.

• Haha 4
Postado
1 minuto atrás, Ornitotheus disse:

Eu já vi vários reclamando de temperaturas elevadas, mas de baixas temperaturas é a primeira vez. Se ele funciona normalmente, não há problemas, muito pelo contrário.

Pois é, tô achando impressionante, forco a CPU e a APU ao máximo e bate maxima de 32ºC, tô com medo de ser algum erro do HWMonitor ou algum bug de sensor, ou até mesmo algo com a fonte, mas beleza!

Postado

@TechTrOn

Se tá batendo 19ºC de mínima, então ele deve tá num local com temperatura na casa dos 10ºC, pois não tem como um eletrônico operar mais frio que o ambiente.. A não ser que use algo exótico pra refrigeração..

Não sendo o caso, essa leitura tá errada..

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, RS Faria disse:

@TechTrOn

Se tá batendo 19ºC de mínima, então ele deve tá num local com temperatura na casa dos 10ºC, pois não tem como um eletrônico operar mais frio que o ambiente.. A não ser que use algo exótico pra refrigeração..

Tô achando muito estranho, aqui na minha cidade ta 34ºC de temperatura, processador nesse exato momento ta operando a 23ºC, tô usando cooler box girando a 2576 RPM e com uma pasta térmica Thermal Silver da implastec, não é é uma marca reconhecida já vi críticas dela

4 minutos atrás, RS Faria disse:

@TechTrOn

Mas no caso, quando estressa a CPU, o HWMonitor mostra temperaturas altas,comparando se tivesse em idle, então não sei se pode ser erro de leitura mesmo, pois se tivesse errado, talvez nem subisse assim a temperatura

Postado
3 minutos atrás, TechTrOn disse:

Tô achando muito estranho, aqui na minha cidade ta 34ºC de temperatura, processador nesse exato momento ta operando a 23ºC, tô usando cooler box girando a 2576 RPM e com uma pasta térmica Thermal Silver da implastec, não é é uma marca reconhecida já vi críticas dela

Bom, não tem como ficar mais frio que o ambiente, sem usar algo diferenciado, tipo nitrogênio líquido.. Tem leitura errada aí.. Já olhou na BIOS??

Postado
agora, RS Faria disse:

Bom, não tem como ficar mais frio que o ambiente, sem usar algo diferenciado, tipo nitrogênio líquido.. Tem leitura errada aí.. Já olhou na BIOS??

Ai que entra um porém, na BIOS não marca a temperatura exata, mas lá tem algo como +38ºC, algo assim, isso na BIOS, sem nem o Windows ter iniciado

Unico programa que eu conheço pra medir temperaturas é o HWMonitor e o AIDA64, porém no AIDA64 não aparece as temps do processador, apenas de 1 HD.

Postado
agora, RS Faria disse:

@TechTrOn

Tenta o HW Info ou o AMD Overdrive.. Esse último, não sei se funciona direito, com essa APU que usa..

Vou testar esses 2 ai, acabei de testar com outro programa aqui chamado Open Hardware Monitor e ele está apresentando as mesmas temps do HWMonitor

image.thumb.png.fd72b3c51c768fcff68c2b2dd2819e6f.pngAqui está a temperatura com os 2 programas abertos, agora vou registrar com o HWInfo

Postado

image.png.c4549e90c46887fa05fd7749b9a00e56.png
image.png.66f970fa829e8c64c5b94c92b868addb.png
Com o HWInfo já registrou temperaturas diferenciadas, mais coerente com a realidade, também ta dizendo que a APU ta a 25ºC

Irei fazer um tópico a parte, perguntando sobre essa variação de clock de memória da onboard, pois ingame ele fica 800mhz do nada desce pra 233mhz e volta pra 800mhz

image.png.25fb20a6d22effcf360e9dad7f1444c0.png
@RS Faria Acabou de aparecer aqui a temperatura do processador, está a mesma do HWMonitor e o outro programa lá, creio que o da outra imagem seja a temperatura do socket

• Coordenador
Postado
45 minutos atrás, TechTrOn disse:

Erro de leitura. Seria fisicamente impossível o processador operar com temperatura abaixo do ambiente. As Leis da Termodinâmica impedem que isso ocorra.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Os processadores Athlon e FX não mostram a temperatura absoluta.
O sensor de temperatura é digital, a temperatura é um valor calculado a partir de uma fórmula.
O inconveniente dessa arquitetura é o sensor mostrar temperaturas bem abaixo do normal quando o cpu está ocioso.
As temperaturas são mais confiáveis com o cpu em load, a partir de 35 C - 40 C.

O AMD Overdrive já foi descontinuado, mas ainda pode ser baixado aqui.

O Overdrive mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.
A soma da temperatura do processador (HwMonitor Package) com a margem térmica resultará na temperatura limite, creio que seja de 70 C.

Postado
53 minutos atrás, EdsonSM disse:

Os processadores Athlon e FX não mostram a temperatura absoluta.
O sensor de temperatura é digital, a temperatura é um valor calculado a partir de uma fórmula.
O inconveniente dessa arquitetura é o sensor mostrar temperaturas bem abaixo do normal quando o cpu está ocioso.
As temperaturas são mais confiáveis com o cpu em load, a partir de 35 C - 40 C.

O AMD Overdrive já foi descontinuado, mas ainda pode ser baixado aqui.

O Overdrive mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.
A soma da temperatura do processador (HwMonitor Package) com a margem térmica resultará na temperatura limite, creio que seja de 70 C.

image.png.5542e435681724127abe7ebda0da5386.png
Sem suporte 😕

• Curtir 1
Postado

Pois é, isso é chato mesmo.

O mais importante é manter uma folga com relação a temperatura limite especificada pela AMD de 76 C.

Apenas complementando a temperatura CPU da bios se refere ao socket do cpu.

Essa temperatura não deve ser confundida com o processador (package).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...