Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.Sempre tive essa curiosidade: como impressoras e fotocopiadoras conseguem reproduzir imagens de um computador para o papel? Procurei me informar e descobri que, dvd player,tv de led, playstation tem uma placa de vídeo como forma de converter um arquivo em uma imagem.Mas, essa regra também se aplica ás impressoras? Estou mandando uma foto de placa principal de uma impressora, para vocês elucidarem melhor. Um abraço.

placa de impressora.jpg

• Membro VIP
Postado

@O Pequeno Príncipe impressora não tem placa de vídeo.

Na realidade o processo de impressão é muito simples. A impressora recebe do computador as informações de posicionamento e quantidade de cor que deve ser despejada em cada área do papel.

Os equipamentos evoluíram muito mas, conceitualmente, ainda é a soma de ciano, magenta, amarelo e preto no papel que nos permite a composição de todas as outras cores.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De fato não é video no sentido literal. Mas sim, tem relação mínima com o video. Como disse o amigo@XDRZ , ela recebe coordenadas e cores ponto a ponto (no video pixel a pixel) e deposita a combinação das 3 cores - bem igual ao pixel do video.

O que me fez lembrar.. (pra variar)...

Certa feita em determinada situação,  havia necessidade e escassez de monitor de video. Mas o cara tinha uma impressora. Num é que o maluco direcionava a tela pra impressora? Algo como pressionava print screen que é de onde veio o termo. Nem preciso dizer que era só texto e p&b e impressora matricial né. Trem doido...

• Membro VIP
Postado

@if. Só tem uma informação importante. Os monitores trabalham com 3 cores para composição das demais (Vermelho, Verde e Azul) e a impressora com 4 cores (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto).

Existe um processo de conversão das cores quando vamos para o mundo do papel e é por isso que as empresas ao desenvolver suas identidades visuais definem cor específica para meio digital e cores específicas para impressão.

• Membro VIP
Postado

Ok amigo @XDRZ . Como mencionei, de fato a "conexão" entre impressora e video é apenas conceitual. 

Uma dúvida que sempre tive: como a impressora imprime o branco - não "em branco - eu quero a cor branca mesmo 😁 . Não vale dizer que ela sabe que o papel é branco e não imprime na área branca pois posso colocar um marrom escuro pow! 😁

O que - pra variar - me fez lembrar da infância... havia uma rodinha de papel colorida com as cores do arco iris. Quando a professora rodava ela ficava toda branca. Achava aquilo a maior bobeira kk. Mas é um experimento infantilizado e válido pra mostrar que a cor - aliás, a luz branca é a soma de todas as cores.

• Haha 1
Postado

Complementando, tenho um conhecido que usava a técnica de imprimir para ver a tela por não ter monitor.

Quanto ao caso das cores: a usada no monitor chama-se cor luz, e das tintas/impressoras etc chamam de opacas, ou pigmento...

Fato é que o tal "disco de newton" citado, sempre me causava confusão porque aquela bagaça não ficava branca? não deveria ser a soma de todas as cores? mas sempre ficava um "amarronzado... as vezes claro se o branco estivesse entre as cores...

mas com o tempo cresci e aprendi o que se passava:

O branco não é a soma de todas as cores... (não é tão simples assim), se misturar um monte de tinta gouache, por exemplo, ficará marrom/cinza... etc... tudo menos branco...

Pelo simples motivo de que a soma de todas as cores funciona apenas com as chamadas "cores luz", ou seja produzidas através de luz...

como os LEDs... os pixels de seu monitor (a grosso modo dizendo, na verdade este processo é mais complexo).

Por isso se você conseguir apontar a luz de 3 LEDs fortes (azul, vermelho e verde) para um mesmo ponto, obterá uma luz branca...

desta forma cada incremento (0 até 255) no sistema RGB (cores luz primárias - vermelho azul e verde) teremos uma luz cada vez mais forte e branca. (soma das cores gera mais luz).

vide imagem de exemplo anexa do sistema (0 até 255).

Note também que citei que as cores primárias são diferentes do que conhecemos nas aulas de educação artísticas... nas cores luz as primárias são (vermelho, azul e verde).

Aí você me pergunta: mas e o arco-íris não tem 7 cores? e ele não é feito de luz? não seriam estas as cores primárias?

Não... na verdade a decomposição da luz feita através de um prisma, revela só metade do experimento... somente a parte que aprendemos na escola...

mas esta experiência vai além.

Depois disso, com a adição de filtros pode-se decompor mais ainda a luz branca, e só sobraram as do (RGB)

e através das combinações de diferentes níveis delas podemos obter todas as outras.

Outra informação: o pixel do seu monitor não é simplesmente um quadradinho que muda de cor, ele na verdade tem "subpixels" dentro dele, que nada mais são que 3 segmentos (um azul, um verde, e um vermelho) e com a soma das tonalidades dele, você já sabe né? podemos fazer as demais cores. (joguem um pinguinho de agua na tela de seu PC, ou use uma lupa forte para ver isso de perto (vide imagem anexa). W-enlargement-subpixel-no-antialias.png?

Basicamente é isso.

Além do básico ainda tem bastante na teoria das cores...

cores.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!