Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Kit AMD Ryzen congelando


Posts recomendados

Olá pessoal, acompanho o fórum há muito tempo mas até então não havia participado com tópicos. A história é longa mas tentarei resumir o mais breve possível para entenderem e, caso consigam, me ajudar rs.

 

No ano passado montei um PC do zero, com peças novas e de qualidade, abaixo as configs:

-Mobo B450 Asus Rog Strix

-Ryzen 5 3600x

-m.2 corsair mp510 960gb

-Fonte Corsair 650CX

- 2x 8gb 3200Mhz Corsair

-water cooler Corsair HS45

-RTX 2070 MSI Gaming

 

Acontece que desde que montei, o pc congelava, dava tela azul e as vezes nem reiniciava. Eu precisava trocar memoria/M.2 de lugar ou até mesmo desligar alguns componentes para que a placa-mãe reconhece itens novos e conseguisse dar um boot, até que o pc entrou em loop e não dava mais boot, nem formatando. Pois bem, fiz um teste com o meu processador no pc de outro amigo e ele não acontecia o problema de loop de reinicialização, com isso solicitei um RMA na AMD e foi atendido, enviei o produto supostamente defeituoso e fui reembolsado, dai comprei um Ryzen 5 2600.

 

Com o novo processador também tenho problemas, o pc volta e meia congela com 100% de uso de disco e dá tela azul. Passa alguns dias ou até semanas funcionando perfeitamente, e do nada congela e fica nesse problema por alguns dias.

Já testei tudo que podia, levei o pc em uma assistência para testar alguns componentes, e minha única suspeita seria a placa-mãe ou o M.2.

 

Procedimentos que já fiz para tentar resolver o problema:

-Formatação, atualização de BIOS, atualização de todos os drivers disponíveis, instalação e atualização limpa do Windows 10 com a última versão, CrystalDisk com 95% de saúde do M.2, algumas configurações no windows que encontrei no youtube sobre possíveis problemas de 100% de uso no disco com as últimas versões do windows, o Vcore do processador se mantem nos 1.30v na BIOS, temperaturas razoáveis (cpu 50 graus, gpu proximo disso também).

 

Realmente não sei mais o que posso fazer, 2 amigos possuem kits parecidos, e não tem esse problema (b450 TUF com 3600x e outro 2600, ambos somente com SSD convencional e HD). Tenho conhecimento sobre peças e componentes, só não possuo os equipamentos para aferir tensão, corrente e temperatura dos mesmos.

 

Agradeço eternamente à quem se dispos até o final por pelo menos ler meu depoimento, e agradecerei ainda mais à quem me dar uma luz.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim, testei uma GTX 1050 anteriormente CrystalDisk com 95% de saúde no M.2, memórias e fonte tb testei do outro kit do amigo. Somente os cabos que não testei trocá-los ainda.

@GusGraf Já coloquei eles em 1,3 e 2,4. Nada mudou.

@PedraX Clear CMOS e atualização da BIOS para última versão. Modelo do gabinete é um Thermaltake Scorpion, atualmente deixo ele aberto e deitado por conta do peso da GPU:

image.thumb.png.781ac680b86f30ad9e97c4676297d873.pngimage.png.e1b32679eda78b63953d519df52c1646.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Soares Romano Deitado é muito perigoso. Um objeto minúsculo que caia no interior do gabinete pode causar uma catástrofe. Peso da GPU é normal. Se estiver paranoico com isso compre uma GPU riser e seja feliz, mas não deixe o gabinete aberto.

Obs.: você está usando duas GPUs ou isso é um cooler auxiliar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Soares Romano disse:

Pois bem, fiz um teste com o meu processador no pc de outro amigo e ele não acontecia o problema de loop de reinicialização, com isso solicitei um RMA na AMD e foi atendido

Pera aí, eu entendi direito? Você testou seu processador em outro PC, não teve problema, e aí você acionou a garantia mesmo assim? :confused: Tentou testar o processador do seu amigo no seu PC?

Pra mim, também tá com cara de problema na placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Soares Romano disse:

esse é o suporte que vem junto com a GPU para dar apoio no peso dela, caso o gabinete fique em pé. Vou ajeitar ele depois e colocar de pé.

Ah, é um GPU Riser? Ok...

52 minutos atrás, Bruno Soares Romano disse:

Desculpe, escrevi errado, o loop acontecia com o processador na placa-mãe dele, mas com o processador dele na minha placa-mãe deu certo!

Ok, agora estamos falando de algo que eu reconheço. No início do ano passado montei 6 PCs para uma empresa. O último deles me deu muita dor de cabeça. Acionamos a garantia de duas MBs e nada. A loja aceitou o acionamento de garantia e devolveu os valores. Quando finalmente peguei uma MB que tinha diagnóstico avançado e um VRM mais resistente, testei a CPU nela e não ligou, testei outra CPU e funcionou. Nas ocasiões prévias eu havia usado MBs novas, então não tinha como saber o que estava acontecendo. Depois de testar essa CPU nelas elas não ligavam com outras CPUs, mas eu não havia testado outras CPUs ANTES de testar com essa. Nessa MB mais robusta ela não queimou com o curto interno da CPU, que era o real problema. Acionei a garantia da AMD sem problemas. 

A CPU não só danificou as duas placas mãe, inutilizando-as, mas danificou também um módulo de memória novinho que queimou junto desde o primeiro teste. Sua CPU, por estar com curto interno, pode sim ter danificado sua MB. Recomendo muito que acione a garantia da fabricante da MB ou até use a MB de seu colega para fazer um teste de bancada com todos os seus componentes se quiser ter a certeza de que não vai acionar a garantia em vão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods caramba, isso faz muito sentido. Se o processador deu curto na placa, ai sambou de vez. Minha duvida é: existe a possibilidade de eu queimar os componentes dele usando minha placa-mãe? porque se for o caso, prefiro acionar diretamente a garantia do que arriscar os itens de outras pessoas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Soares Romano A CPU geralmente é quem queima outros componentes. A MB tem várias proteções integradas, a CPU não, e o socket da CPU é extremamente delicado por ter acesso diretamente ao chipset, então uma tensão errada ali e pufff, foi-se um chipset. 
Se os componentes do seu amigo forem novos também, estiverem na garantia, não vejo problema, pois ao acionar a garantia eles não tem como diagnosticar por qual via que um transistor dentro de um chip torrou, a menos que você fale é claro. O risco em si é pequeno, pois caso contrário você já teria danificado seus próprios componentes e pelo que diz estão todos funcionando corretamente.

Em 20 anos montando PCs essa foi a primeira vez que eu vi isso acontecer. Inclusive foi o que me fez retornar ao CDH depois de anos longe da comunidade de hardware. Fiquei perplexo com o que ocorrera e achei que era alguma falha dos Ryzen, por isso quis perguntar em todas as mídias que pude. Claro que não foi, mas sim um problema pontual que tive com aquele componente específico. Pesquisando mais a fundo vi relatos similares em outros. Ainda sim, em tanto tempo de trabalho, nunca vi um componente queimar outro que não fosse fonte queimando basicamente qualquer outra coisa, essa foi a primeira vez. Relatos anedóticos já ouvi de montão, mas informação sólida ou em primeira mão, primeiríssima vez.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Cara, isso já me ajudou um bocado, ja solicitei a garantia na Kabum, segundo o site minha Mobo tem garantia até 03/2021. Inclusive o processador também foi comprado com eles. A princípio eu queria enviar os dois componentes juntos para que eles avaliassem, mas falaram que a garantia era diretamente com a AMD e por isso deveria ser solicitado através do RMA deles. Acredito que a garantia da Kabum seja somente naquele tempo determinado para compras online.

 

De qualquer forma, se preferir posso fechar o tópico pois para mim já tive bastante informação para que eu consiga tentar resolver. Caso consiga uma solução com as dicas que me passaram, eu volto aqui para atualizar.

 

Agradeço a todos que tiraram um tempo para me ajudar, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!