Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor opção de osciladores para teclado simples (polifônico)


Blumer Celta

Posts recomendados

Boa tarde,

Tenho diversas revistas antigas com projetos de tecladinhos tipo este deste vídeo:

 

Mas o problema destes teclados (nunca montei um), mas acho que se tocar mais de uma tecla por vez vai virar um som desafinado, pois vai somar resistores inadequados ao circuito. (no vídeo parece que acontece isso quando ele dá uma rápida tocada em duas teclas ao mesmo tempo.

Ou seja: este tipo de teclado só pode produzir adequadamente um som por vez.

 

Para corrigir o circuito (penso eu) deveriam ser empregador diversos osciladores em um mesmo circuito (se for copiar o do vídeo, teríamos que repetir o mesmo circuito para cada tecla usando um 555).

E isso pode ficar meio caro...

Tenho algumas revistas antigas que mostram circuitos semelhantes (sem usar o 555) usam outros componentes comuns.

Mas as vezes é tão trabalhoso montar vários componentes comuns que sai mais fácil usar vários 555 juntos...

 

O que acham? (sem usar arduinos da vida) algo mais básico mesmo...

por outro lado se colocar tanto 555 junto talvez precise de muita bateria? eu pensava numas 16 teclas...

 

Alguma dica?

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, o CI 555 só pode gerar uma forma de onda quadrada por vez. Por meio de uma filtragem, a frequência fundamental representa o único tom que chega ao alto-falante (som monotônico).

 

 

 

Para produzir sons com múltiplos tons, terá que fazer um mixer de áudio, por exemplo GbhmuXl.gif:

 

 

 

https://www.electroschematics.com/simple-mixer-circuit-schematic-common-base/

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Blumer Celta disse:

por outro lado se colocar tanto 555 junto talvez precise de muita bateria?

Não, o consumo do 555 é mínimo. 

E ao juntar as saídas, deve montar uma porta OR gigante. Isso se faz com vários diodos e um resistor, na saída ligue um amplificador. 

 

Me lembro de ter visto um teclado desses feito com portas lógicas. Talvez nele tivesse alguma matemática que permitisse tocar duas notas ao mesmo tempo. 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!