Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava analisando os equipamentos CFTV e de internet todos são bivolt com 50/60Hz, vale mais a pena usar um inversor que possuo de 1000w da Leboss (não é senoidal) 220v 50Hz, comprar um nobreak barato ou montar um sistema que envolva a bateria com controlador de carga e regulador de tensão? (O único equipamento que não é 12v é o roteador que é 9v)

(Equipamento para ser ligado: 8 câmeras + fonte 12v, 1 modem, 1 roteador e 1 DVR)

Consumo atual médio de dia: 55w

Consumo atual médio de noite: 80w

• Membro VIP
Postado

... mas não sem antes testar com o inversor que já possuis...

49 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

vale mais a pena usar um inversor que possuo de 1000w da Leboss (não é senoidal) 220v 50Hz

Postado

A ideia é o sistema não parar quando faltar luz?

Se você usar o inversor, fará a carga da bateria como?

Apesar da não ideal, me parece uma energia melhor se vier 100% do inversor comparando a energia que você receberia de um nobreak barato.

• Curtir 2
Postado

@BCP seria mais eficiente ou por que seria mais barato/fácil?

@.if tenho ele já faz alguns meses, usei poucas vezes em viagens, você se referiu a testar já no equipamento?

@Thiago Miotto exato,  não parar quando faltar luz, o roteador, modem e DVR reiniciam diariamente sozinhos.

Seria com controlador de carga e uma fonte (que provavelmente adiante mudaria para painel solar)

Qual seria o ideal para você?

(Creio que ambos não sejam senoidais)

------- CORREÇÃO -----------

Todos os equipamentos são 12v 

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

você se referiu a testar já no equipamento?

sim amigo. Como o consumo é relativamente baixo, você pode manter seu 

12 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

controlador de carga e uma fonte

o tempo todo na bateria. Há vantagens e desvantagens com relação a um nobreak. Uma ligeira vantagem é que não daria microinterrupções como um nobreak. (Não comento desvantagens)

Postado

@.if literalmente se fosse fazer através do inversor seria no esquema de nobreak (ele funcionando diretamente 24h no inversor)

Não sei se ficaria melhor com um carregador inteligente, um controlador de carga ou deixar ser alimentada por 13.8v diretamente

O inversor se não me engano vai de 10v-14v

:v se tiver ideias aceito

IMG_20201115_085954.jpg

Tava pensando aqui.... Posso simplesmente colocar uma fonte de 13.8v com a corrente equivalente a 10% da bateria + corrente do equipamento? (Sem controlador de carga ou coisa do tipo)

• Coordenador
Postado
15 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

@BCP seria mais eficiente ou por que seria mais barato/fácil?

------- CORREÇÃO -----------

Todos os equipamentos são 12v 

Minha escolha seria por ser mais fácil/pratica mesmo...

• Coordenador
Postado

A duração dependerá muito da bateria que vem no nobreak, com pouca carga como é o seu caso ai, pode chegar de 30 a 45 mim.

Agora se precisar de mais tempo, precisará de colocar baterias externas o que já começa sair do simples e abre um leque de opções.

EX: Se precisar de mais tempo, as vezes seria mais fácil/prático comprar um carregador de baterias automotiva e ligar seus aparelhos direto nos 12V...

O preço nesse caso é o da bateria e de um carregador inteligente...

Carregador de bateria automotiva

Para usar o inversor que você já possui, o tempo de duração seria bem menor pois teria o desperdício de transformar 12V em 110/220Vac e depois converter novamente para 12V!...

Postado

@BCP @BCP imaginei o mesmo porém para tal precisaria de um regulador de tensão para não acontecer de passar de 12v com a flutuação da bateria né

O único problema que vejo de não usar o inversor é ter que comprar redutores e alimentadores de tensão (as câmeras costumo deixar 12.5v para não falhar quando o infravermelho é ligado).

Não queria bem o nobreak por que literalmente também vai ter desperdício já que é quase o esquema de um inversor/transformador ligado...

Não me importo muito com o trabalho gostaria de algo bom que dure bastante.

Esse carregador citado poderia deixar 24h ligado ?

(Tem equipamentos que são de 0.5A outros de 1, o mais pesado creio que seria as câmeras que geralmente são 1A cada e são 😎

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

:v se tiver ideias aceito

2 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

o nobreak por que literalmente também vai ter desperdício

4 horas atrás, BCP disse:

o desperdício de transformar 12V em 110/220Vac e depois converter novamente para 12V!...

Neste caso talvez valha a pena você pensar numa linha 12v direto da bateria pra tudo e um carregador nela. Aliás... ideia que já me ocorreu... mas não fiz 😁

Postado

3 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

@BCP @BCP imaginei o mesmo porém para tal precisaria de um regulador de tensão para não acontecer de passar de 12v com a flutuação da bateria né

O único problema que vejo de não usar o inversor é ter que comprar redutores e alimentadores de tensão (as câmeras costumo deixar 12.5v para não falhar quando o infravermelho é ligado).

Não queria bem o nobreak por que literalmente também vai ter desperdício já que é quase o esquema de um inversor/transformador ligado...

Não me importo muito com o trabalho gostaria de algo bom que dure bastante.

Esse carregador citado poderia deixar 24h ligado ?

(Tem equipamentos que são de 0.5A outros de 1, o mais pesado creio que seria as câmeras que geralmente são 1A cada e são 😎

Se nada passa de 1A você pode usar regulador de tensão 7812 para cada um

Postado

@.if Acho que vai ser a ideia mesmo...

@Thiago Miotto No caso para as câmeras vou precisar de 1A porém 12.6v ... Qual deveria usar ?

Já nos outros equipamentos precisaria de 12v que creio que seria esse 7812, teria que usar dissipador ? 

E tem 1 dos equipamentos que se não me engano é o DVR consome 1.5A valeria usar ainda o 7812?

@BCP Tava me esquecendo :v ... esse carregador daria para manter a bateria e os equipamentos ?

----------------------------------------------

Ainda fica a questão de que isso tem que identificar quando a bateria esta fraca para não continuar usando né?

Postado
16 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

Já nos outros equipamentos precisaria de 12v que creio que seria esse 7812, teria que usar dissipador ? 

Certo. 

16 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

E tem 1 dos equipamentos que se não me engano é o DVR consome 1.5A valeria usar ainda o 7812?

Não. 

Eu ligaria direto na bateria, os 14V da flutuação não vão queimar seu equipamento, pois existe uma tolerância. 

Sem contar a resistência dos cabos longos. 

O 7812 vai atrapalhar, já que quando a bateria estiver sozinha ele não funciona direito. 

Postado

@Renato.88 quando subi muito a tensão da fonte as câmeras não quiseram ligar (Por volta de 13v)... Por isso achei o ideal ser 12.6v (Que é o que deu mais certo e não houve problema)

3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Certo. 

Isso seria para o dissipador também ?

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

O 7812 vai atrapalhar, já que quando a bateria estiver sozinha ele não funciona direito. 

Então não deveria usar o 7812 em nenhum equipamento e ligar tudo direto na bateria ? Teria alguma outra coisa ? 

E sobre o desarme da bateria eu deveria fazer ou quando chega-se em tensão baixa os equipamentos sozinhos parariam e não queimariam por baixa tensão ?

Postado
8 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

quando subi muito a tensão da fonte as câmeras não quiseram ligar (Por volta de 13v)... Por isso achei o ideal ser 12.6v (Que é o que deu mais certo e não houve problema)

Nesse caso precisa de um regulador mais sofisticado, o 7812 não serve. 

Isso seria para o dissipador também ?

Me referi justamente ao dissipador. 

Então não deveria usar o 7812 em nenhum equipamento e ligar tudo direto na bateria ? Teria alguma outra coisa ? 

Como já disse acima, precisa usar outro tipo de regulador. 

O ideal são os módulos chaveados que aceitam uma variação grande na entrada mesmo se for próxima a tensão de saída. 

E sobre o desarme da bateria eu deveria fazer ou quando chega-se em tensão baixa os equipamentos sozinhos parariam e não queimariam por baixa tensão ?

Na tensão baixa, o que estraga é a bateria. 

Os equipamentos vão simplesmente se desligar. 

6 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

Só considerando.. não seria melhor só assim?:

Essa última opção é a mais simples. 

Porém, se for pra montar tudo isso é melhor um no break. Já tem tudo pronto e o desperdício de energia é praticamente o mesmo. 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso precisa de um regulador mais sofisticado,

... como p.ex. 2 diodos 1n4001 em série 😁

Há só a questão dos 9V que poderia ser um 7809 ou de novo uns 8 1n4001 em série 😁

vai ter um desperdício de energia em temperatura e transformação

Ao meu ver, além dele haveria o desperdício de $$$... Mas isso não é da minha conta 😁

...

😁

Postado

@Renato.88

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso precisa de um regulador mais sofisticado, o 7812 não serve. 

Entendi, sendo assim o preço vai aumentando e o projeto vai ficando mais complicado de ser feito...

Na tensão baixa, o que estraga é a bateria. 

Os equipamentos vão simplesmente se desligar. 

Eles não sofreriam problemas por não serem alimentados corretamente ? (Ficar forçando e provavelmente prejudicando alguma peça por falta de tensão)

Porém, se for pra montar tudo isso é melhor um no break. Já tem tudo pronto e o desperdício de energia é praticamente o mesmo. 

Acho que seria o melhor custo x beneficio pois só faltaria um carregador... que sai 1/3 do preço do nobreak ou menos... Porém ai creio que precisaria um carregador de saída 14A correto? (Já que envolveria os 10% de carga lenta da bateria + a corrente dos equipamentos funcionando)

Obs: A bateria atualmente seria uma de 7A (Estacionaria até eu conseguir ou mais estacionarias ou pegar uma veicular)

4 horas atrás, .if disse:

... como p.ex. 2 diodos 1n4001 em série 😁

No caso de usar só os diodos quando a bateria chegar por volta de 11v ele iria entregar por volta de 8v supondo que era 9v... (Porém hehe o projeto seria todo em 12v)

4 horas atrás, .if disse:

Ao meu ver, além dele haveria o desperdício de $$$... 😁

Como assim? Em questão da energia ou do projeto? (Lembrando que só faltaria o carregador que é o único que não possuo)

Então em resumo seria melhor ligar tudo direto na bateria com um regulador de tensão (Provavelmente compraria um montado só para encaixar tudo)

(Seria 1A de cada câmera totalizando 8A + 2A do DVR + 1A do roteador + 0.5A do modem, totalizando 12,5A)

Não sei se seria bom compra 1 regulador só para 12v (Que funcione os 3 equipamentos que funcionam em 12v fixos) e outro para as 8 câmeras onde a tensão fique 12.6v

Qual componente seria o ideal ? (2 já pré-montado com regulagem ou para todos cada 1 um diodo ou o 7812 + 1 pré-montado)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...