Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, bom dia!

Ontem a noite tentei montar minha nova máquina e encontrei os seguintes problemas:

1 - Ao ligar a máquina, não da vídeo/bios não aparece

2 - botões de reset e desligar não funcionam, apenas ligam

3 - Não tem nenhum alerta sonoro vindo do buzzer

Alguma luz em onde posso começar a olhar? Em resumo minha configuração é uma ASUS tuf Gaming plus x570 / Sapphire Nitro Plus 5700Xt / Ryzen 7 /Fonte Corsair XT650M

Se precisarem de qualquer informação extra só falar!

Postado

@Eder Neumann Aqui vai as imagens, se precisar de alguma outra só falar!

828095997_WhatsAppImage2020-11-17at09_20.14_2.thumb.jpeg.dbcf4c6e2e1f64715f8b15254582bb66.jpeg

828095997_WhatsAppImage2020-11-17at09_20.14_2.thumb.jpeg.dbcf4c6e2e1f64715f8b15254582bb66.jpeg

882387721_WhatsAppImage2020-11-17at09_20.14_3.thumb.jpeg.d362eeb3ffc2ca9fc33d1b119263c509.jpeg

1494544479_WhatsAppImage2020-11-17at09_20.14_4.thumb.jpeg.af7a5e894d179de20f3abfdf7926e95d.jpeg

1404723826_WhatsAppImage2020-11-17at09_20.14_5.thumb.jpeg.a6cacaf0fae322210e769498da73b6dc.jpeg

WhatsApp Image 2020-11-17 at 09.20.14.jpeg

Minha configuração completa:

Memória Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - CMK16GX4M2B3200C16

Fonte Corsair 650W 80 Plus Gold Semi Modular TX650M CP-9020132

Gabinete Gamer AZZA Celesta 340 Lateral de Vidro LED RGB, CSAZ-340

placa-mãe Asus TUF GAMING X570-PLUS/BR DDR4 Socket AM4 Chipset AMD X570

HD Western Digital Blue, 2TB, 3.5´, SATA 6.0Gb/s - WD20EZAZ

SSD WD Black SN750 500GB, M.2 2280, Leitura: 3470MBs e Gravação: 2600MBs, WDS500G3X0C

Cooler para Processador DeepCool Frostwin, LED Blue 92mm, Intel-AMD, DP-MCH4-FT-LEDV2

AMD Ryzen 7 3700X 3.6GHz 8-Core

Kit 3 Cooler FAN Redragon, 360mm, RGB - GC-F009

Placa de Vídeo Sapphire AMD Radeon NITRO+ RX 5700 XT, 8G, GDDR6 - 11293-03-40G

Postado

Está fazendo isto pela primeira vez?  Se sim, então fica mais difícil

São amplas as possibilidades, a fonte está ligando?  Se não, o resto nada funciona.

Pelo menos o cooler do processador liga? 

Nunca ouvi falar que os botões de desligar(??) e reset que não funcionam ficarem ligados, como sabe que não funcionam!!!  

Comece com desconectando tudo da placa-mãe, mantenha a fonte, o processador e cooler, teclado e video, sem memória, ao ligar se os leds do teclado piscam significa que a bios está checando o sistema. se ligar e não aparecer a bios, placa de video ou a placa-mãe ou processador ou ambos ruins.

Postado

@LNPott Esqueci de comentar, tiramos a placa de vídeo para verificar as conexões e conferir se estava tudo certo.

@Dyzucco É a minha primeira vez, porém meu pai que acabou me dando uma força na montagem já fez isso faz um bom tempo. Liguei novamente aqui para testar, placa-mãe liga, fonte liga, coolers do processador e fans ligam normalmente. Pelo que vi funcionou, mas não tenho sinal de video nem checagem do sistema. Mais tarde vou fazer sua sugestão e retorno pra falar! Alias, a parte botão de ligar talvez tenha explicado errado. Eu consigo ligar pelo botão do painel frontal normalmente, porém para desligar só consigo fazer pela fonte.

Postado

@Dyzucco Sem memória nenhum PC liga meu caro. Teste de bancada não funciona assim. Para fazer o teste sugerido é necessário desconectar todos os componentes "não essenciais", isso quer dizer armazenamento e periféricos em geral, e desligar também os cabos desnecessários (em especial do painel frontal e USBs), com a placa-mãe preferencialmente fora do gabinete (para excluir a possibilidade de curto). A placa-mãe deve ser ligada então via jumper. A questão de mouse e teclado não pauto justamente porque um mouse e teclado em curto podem prevenir o funcionamento da placa-mãe.

@Gabacard Se ele dá sinal de que ligou, mas não dá imagem e você tem que desligar forçado é porque há alguma falha de inicialização da placa-mãe. Isso é muito comum se houver algum erro na instalação de componentes. Faça os testes abaixo:

1. Primeiramente verifique se as memórias estão conectadas nos slots A2 e B2. Se não estiverem, faça o reset da BIOS (pelo jumper com a fonte desconectada da tomada) e tente novamente. Se não funcionar, teste apenas com um módulo e depois com o outro. Se um deles tiver sofrido impacto acidental, pode bem ter morrido.
  2. O próximo problema que pode ser observado é a instalação da CPU, mas para verificar isso você deverá ter pasta térmica adicional para reaplicar se for necessário. Geralmente vem um tubinho que dá para duas ou três aplicações. Precisará também de isopropanol se possível, se não tiver terá que limpar com papel absorvente seco, o que vai te dar mais trabalho mas também funciona. Se tiver a pasta térmica, então remova o cooler da CPU, remova a CPU e verifique atenciosamente com lanterna e lupa se há algum pino amassado. Se houver você terá que usar uma lâmina ou pinça fina para tentar desentortar com EXTREMO cuidado, pois se quebrar o processador vai direto para o lixo. Se não tiver nenhum pino amassado ou se você conseguir desamassar, tome extremo cuidado ao reinserir a CPU de volta no socket e dessa vez, antes de baixar a alavanca, pressione o meio da CPU contra o socket para garantir que ela está 100% inserida enquanto baixa a alavanca. Agora é só reinstalar o cooler (observe atentamente sobre fazer pressão demasiada sobre o mesmo). Use a técnica da gota de pasta no meio, pois é a mais garantida. Por fim, lembre que alguns coolers tem sistema de fixação de má qualidade (sequer conheço esse modelo que comprou, então não posso afirmar), e que ao tentar encaixar coolers com sistemas do tipo é comum que se danifique a placa-mãe. Observe se não é seu caso. O cooler Gammaxx 400 antigo, por exemplo, já vi pessoas tentarem instalar usando chave de fenda para segurar a trava e a chave, ao escapulir, danificar a placa-mãe. Cuidado.
  3. Observe se conectou ambos os conectores de energia da placa de vídeo. A sua provavelmente usa dois conectores de 6+2 pinos. Ambos tem que ser instalados. Se sua fonte for modular, observe se todos os cabos estão bem conectados a ela.
  4. Remova qualquer estabilizador que estiver entre o PC e a parede (muito importante). Em seguida deposite o estabilizador cuidadosamente dentro de um cesto de lixo e o deixe lá por toda a eternidade (mentira, tem lugar certo para jogar eletrônicos, mas espero que tenha caído a ficha).
  5. Por fim, confira se ligou o cabo de energia de 8 pinos adicional do processador, se o cabo de 24 pinos da MB está conectado até o fim (muito comum que fique mal conectado quando não se tem costume) e se os elevadores da placa-mãe estão encaixados corretamente, correspondendo aos furos. Lembrando que é comum também que quem está montando pela primeira vez esqueça de remover os elevadores de placa-mãe desnecessários e isso acaba ocasionando curto. Para conferir, remova a placa-mãe, confira se todos os que estão no gabinete correspondem perfeitamente com os furos da placa-mãe e remova qualquer um que esteja sobrando. Lembre-se de firmá-los bem com a ferramenta que veio com a MB ou com um alicate na ausência da mesma.

Depois de tudo isso restará testar a memória e a placa de vídeo em outro computador. Se funcionarem normalmente, aí restará testar placa-mãe (com outra CPU) e CPU (com outra placa-mãe). 

Lembre-se de que Ryzen é uma série de CPUs que tem uma taxa de defeito um pouco maior do que o normal. Já tive dois casos de CPUs Ryzen que vieram mortas da fábrica, e até então nunca tinha visto caso de nenhuma outra CPU (fosse AMD ou Intel). Se sua CPU tiver vindo morta não se preocupe, a AMD é bem ligeira no processo de RMA. Eles pagam o valor corrigido, então geralmente dá para comprar uma CPU igual nova e ainda sobra um troco.

Esqueci de dizer algo muito importante. Durante esses testes o PC pode vir a funcionar bonitinho e depois de instalar ou corrigir alguma coisa ele parar de funcionar novamente. Não se apavore. Apenas desfaça a última mudança e reset a BIOS. Sempre use a ferramenta de reset de BIOS se alguma configuração der errado. Use o tempo estendido de 20 segundos de curto no jumper CLR_CMOS (sempre desligado da tomada!!!!) para garantir um reset completo.

Outra coisa! Teste apenas uma memória separada da outra e, se não funcionarem, procure uma memória emprestada. Memórias da Corsair também tem vindo com um índice maior de falhas do que antigamente. Hoje tenho preferido outras marcas justamente porque tive problemas com Corsair algumas vezes nos últimos dois anos.

Postado

sabes se a bios veio atualizada?

desmonte tudo, espalhe os componentes em cima da mesa e comece novamente (não precisa tirar o CPU do soquet (a não ser que esteja mal colocado, que também apresentaria os sintomas indicados).

use o manual da placa-mãe como auxílio para cada componente: https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/TUF_GAMING_X570-PLUS_BR/BP15928_TUF_GAMING_X570-PLUS_BR_UM_WEB.pdf

Postado

@Eder Neumann CPU é uma das 3 primeiras coisas que eu costumo testar. Primeiro memória e fonte (GPU se tiver) e fonte, logo depois CPU. No caso de quem não está acostumado a montar, é um erro bem comum. Já foram umas três vezes que sugeri isso aqui no fórum e a pessoa descobriu pino empenado. Quando a pessoa deixa a CPU cair ou esbarrar geralmente não enxerga a olho nu que houve dano no pino. 

Outra coisa é CPU morta mesmo, já tive duas esses últimos tempos, a primeira vez em todo meu tempo de profissão, sendo que foram as duas com a mesma linha de Ryzen.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!