Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer OC no Processador R5 2600 faz dar alguma diferença em games?


Ludson Pereira

Posts recomendados


Bom dia, pessoal.

Recentemente adquirir uma RX 5700XT e vendo alguns video vi que o Ryzen5 3600 consegue empurrar melhor a placa de video (dando uma diferença de FPS).

Eu possuo um Ryzen 5 2600 gostaria de saber se eu fizer OC nele eu irei conseguir mais FPS ou não faz tanta diferença assim.
Pensando em colocar 4.2 GHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, dá uma diferença. Fique atento que você precisará de um cooler melhor que o original e que 4.2 é um OC bem alto, apenas os melhores chips alcançam. Dependendo do cooler que pegar, eu começaria fixando a tensão entre 1.33 e 1.35 e veria até onde o clock vai. Uns 15 min de OCCT pra testar a estabilidade e umas 6 horas no final pra garantir que tá totalmente estável (a versão grátis só roda por 1 hora ininterrupta, você vai ter que reiniciar o teste manualmente). Se tiver um cooler bem parrudo (WC de 240~360 mm) e conseguir manter a temperatura em estresse abaixo de 65, pode subir até 1.38 V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ludson Pereira Primeiro, para fazer OC, é necessário saber o que está fazendo. Estude bastante antes, não é só aumentar a frequência e BUM! Seu processador vira um 5950X disfarçado. E OC não melhora o desempenho significativamente em jogos, isso depende muito. Mas se você acha que ~2-10 FPS é muito, então será muito ganho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Hardwarering disse:

E OC não melhora o desempenho significativamente em jogos, isso depende muito. Mas se você acha que ~2-10 FPS é muito, então será muito ganho.

Não é bem assim... Dependendo do cenário, o OC pode fazer uma diferença gigantesca. No caso do 2600, aumentar dos 3.75 GHz pra 4.2 GHz com uma placa de vídeo topo de linha pode mudar da água pro vinho. Eu uso uma RX 580 e faço OC a 4.0 GHz e mesmo assim já vejo uma diferença grande em jogos CPU bound. No CS, por exemplo, meus 1% e 0,1% lows mais que dobram, melhora muito a experiência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sinceramente não vejo muitos ganhos evidentes com overclock para games, eu recomendaria apenas habilitar o PBO (precision boost overdrive) e deixar que, quando o processador precise chegar a 4.1Ghz ele chegue, não acho que um overclock manual setando todos os núcleos a 4.2Ghz seja um bom "custo benefício", pois necessitaria, em alguns casos, o investimento em um air cooler melhor como uma GAMMAXX 400 ou um Hyper 212, isso tudo para ganhar 10% de FPS? Não sei se vale a pena, mas sim, é um ganho de FPS "grátis", mas acho que há mais contras do que prós.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o@Ornitotheus .

É necessário um nivel de experiência além do básico pra fazer um OC bem feito sem interferir tanto na durabilidade das peças.

Claramente o@Shaman93 já tem um conhecimento bem amplo e sabe deixar o setup equilibrado pra suportar as exigências maiores.

Caso nao saiba o que está fazendo ou acha que seu processador vai virar um Ryzen 7 3700x recomendo que não mexa em nada relacionado a OC. Principalmente se sua placa de video passar a ser o gargalo.

Inclusive, qual sua placa de video? @Ludson Pereira

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Ornitotheus disse:

Sinceramente não vejo muitos ganhos evidentes com overclock para games, eu recomendaria apenas habilitar o PBO (precision boost overdrive) e deixar que, quando o processador precise chegar a 4.1Ghz ele chegue, não acho que um overclock manual setando todos os núcleos a 4.2Ghz seja um bom "custo benefício", pois necessitaria, em alguns casos, o investimento em um air cooler melhor como uma GAMMAXX 400 ou um Hyper 212, isso tudo para ganhar 10% de FPS? Não sei se vale a pena, mas sim, é um ganho de FPS "grátis", mas acho que há mais contras do que prós.

Pelo menos nos Zen+, só as versões "x" (por exemplo 2600x) tem PBO. O maior ganho não é nem FPS bruto, mas sim os mínimos, 1% e 0,1% lows. Melhora bastante principalmente em cenários competitivos. Concordo que se fosse o 2600x seria mais interessante só ligar o PBO e ser feliz, mas, como não é, o caminho é "transformar" ele num 2600x na marra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Então eu possuo um Air Cooler da Cooler Master. Recomendaria um OC pra 4.0 Ghz então ? 

3 horas atrás, Hardwarering disse:

@Ludson Pereira Primeiro, para fazer OC, é necessário saber o que está fazendo. Estude bastante antes, não é só aumentar a frequência e BUM! Seu processador vira um 5950X disfarçado. E OC não melhora o desempenho significativamente em jogos, isso depende muito. Mas se você acha que ~2-10 FPS é muito, então será muito ganho.

@Hardwarering Sim. To pesquisando primeiro pra depois decidir se faço e ai eu vou começar a estudar. Mas primeiramente queria saber se vale o esforço ou não, sabe? Só pra evitar perder tempo de bobeira.

 

3 horas atrás, Ornitotheus disse:

Sinceramente não vejo muitos ganhos evidentes com overclock para games, eu recomendaria apenas habilitar o PBO (precision boost overdrive) e deixar que, quando o processador precise chegar a 4.1Ghz ele chegue, não acho que um overclock manual setando todos os núcleos a 4.2Ghz seja um bom "custo benefício", pois necessitaria, em alguns casos, o investimento em um air cooler melhor como uma GAMMAXX 400 ou um Hyper 212, isso tudo para ganhar 10% de FPS? Não sei se vale a pena, mas sim, é um ganho de FPS "grátis", mas acho que há mais contras do que prós.

@Ornitotheus Então, eu já possuo um Air Cooler que comprei recentemente

 

3 horas atrás, Silas Neto disse:

Concordo com o@Ornitotheus .

É necessário um nivel de experiência além do básico pra fazer um OC bem feito sem interferir tanto na durabilidade das peças.

Claramente o@Shaman93 já tem um conhecimento bem amplo e sabe deixar o setup equilibrado pra suportar as exigências maiores.

Caso nao saiba o que está fazendo ou acha que seu processador vai virar um Ryzen 7 3700x recomendo que não mexa em nada relacionado a OC. Principalmente se sua placa de video passar a ser o gargalo.

Inclusive, qual sua placa de video? @Ludson Pereira

@Silas Neto RX 5700 XT OC da Gigabyte 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ludson Pereira disse:

@Shaman93 Então eu possuo um Air Cooler da Cooler Master. Recomendaria um OC pra 4.0 Ghz então ? 

É uma meta mais realista, só tendo uma boa dose de azar pra não conseguir. OC é muito questão de sorte com o chip individual que você pegou. Alguns chips premiados podem chegar aos 4.2 (as vezes até um pouco mais que isso) com tensões abaixo de 1.3 V, enquanto outros peidam pra bater 4.0 GHz mesmo chegando perto do limite de 1.38 V. A maioria fica num meio termo, com clocks mais ou menos nesse intervalo e com tensão na casa dos 1.28 ~ 1.36 V.
Também não leve muito a sério comentários de gente anônima nos fóruns por aí alegando OCs milagrosos... Por exemplo, se o sujeito me falar que conseguiu 4.5 GHz com 1.35 V, já tenho quase certo pra mim que ou é pura e simplesmente mentira, ou então ele não soube verificar o overclock, não estressou pra testar estabilidade, etc... Pode até ser que o PC tenha dado boot e aparentemente funcionado, mas as telas azuis e pretas ao longo dos próximos dias serão quase certas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Shaman93 disse:

É uma meta mais realista, só tendo uma boa dose de azar pra não conseguir. OC é muito questão de sorte com o chip individual que você pegou. Alguns chips premiados podem chegar aos 4.2 (as vezes até um pouco mais que isso) com tensões abaixo de 1.3 V, enquanto outros peidam pra bater 4.0 GHz mesmo chegando perto do limite de 1.38 V. A maioria fica num meio termo, com clocks mais ou menos nesse intervalo e com tensão na casa dos 1.28 ~ 1.36 V.
Também não leve muito a sério comentários de gente anônima nos fóruns por aí alegando OCs milagrosos... Por exemplo, se o sujeito me falar que conseguiu 4.5 GHz com 1.35 V, já tenho quase certo pra mim que ou é pura e simplesmente mentira, ou então ele não soube verificar o overclock, não estressou pra testar estabilidade, etc... Pode até ser que o PC tenha dado boot e aparentemente funcionado, mas as telas azuis e pretas ao longo dos próximos dias serão quase certas.

@Hardwarering Entendi. Vou estudar sobre. Obrigado pela ajuda.

 

7 horas atrás, Hardwarering disse:

@Ludson Pereira Na minha opinião mesmo não pensando em desempenho puro a mais de graça, eu acho que overclock vale a pena por ser extremamente divertido e contagiante, mas vai de cada um...

@Hardwarering Divertido e contagiante? Ainda estamos falando de OC ? kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!