Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível otimizar modem da OI?


Rhaniery

Posts recomendados

Olá!

 

Tudo bem pessoal? Espero que sim. Eu tenho banda larga da Oi, pois é a que consigo pagar. Ela é de 15 megas. O modem é o Technicolor TD5137. Ele manda sinal para dois andares. O sinal fica fraco a uma distância de 5 ou 8 metros na horizontal. Quando está perto do modem a internet chega a 14 megas. Longe ele fica 1 ou 2 megas. Há alguma configuração que possa fazer para aumentar (não sei o termo certo) o sinal na casa? Eu comprei e deve chegar ano que vem um repetidor, mas enquanto isso, queria saber se há uma configuração do modem que possa mexer. Se alguém tiver conhecimento técnico. Caso eu queira mudar o modem + roteador, qual os Srs. sugerem que seja bom e barato, claro com longo alcance? Se puderem me dar uma dica e ajudar. Grato e bom fim de ano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhaniery Opa! Boa tarde! Cara, não há configuração que irá resolver plenamente esse tipo de problema. Um repetidor de sinal pode ajudar mas não vai resolver o problema também. O ideal é que você lance um cabo de rede e coloque outro roteador ou access point neste outro andar. Ou também utilizar o modem só para fazer a conexão ADSL mesmo e ligar outro roteador nele para fazer a distribuição via Wi-Fi.

A Tp-link possui um roteador muito bom para questão de alcance, que é o TL-WR841HP e o TL-WR941HP.

 

A minha sugestão é: compre um roteador desse ou equivalente e põe ao lado no modem e retire a função de Wi-Fi do modem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo.Loggin Olá! Obrigado por ter respondido. Entendi sua explicação. Posso ver se consigo comprar um roteador. Se tiver preço acessível. Terei que instalar tomada nova na cozinha e outras adaptações. O que está acontecendo também é a internet conectar e desconectar via wifi. Eu acho que o sinal está fraco. Já vieram dois técnicos a minha casa. Um deles mexeu na configuração do modem e a internet parou de cair com mais frequência. O técnico me disse que a medição de velocidade só é aceita via cabo. Não se aceita medição da velocidade da internet por wifi. No domingo a internet por wifi fica em 1 mega ou 500 kb. Isso quando uso wifi a uma distância de 4 ou 5 metros. A velocidade contratada é de 15 megas. Obrigado pela atenção e um abençoado 2021. 

@Gustavo.Loggin Olá! Meu amigo, beleza? O roteador que o Sr. indicou custa mais de 300 reais. Eu vi esse modelo: Roteador Wireless Tp-link Tl-wr840n 300 Mbps. Ele presta?  Se não terei que juntar dinheiro para comprar um bom. Grato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhaniery Então, cara... Queda do Wi-Fi acontece muito quando o sinal fica tão fraco ou com interferência que o dispositivo é desconectado para tentar reconectar e ver se o problema é resolvido. Esses modens são fracos de Wi-Fi mesmo, até porquê essa não é a principal função deles, sendo apenas um "bônus" digamos assim.

O que o técnico pode ter mexido é nas configurações de canal e largura de banda. Mas isso não resolve quase nada. Quanto a medição de velocidade ela realmente deve ser por cabo porquê você vai medir o que a empresa está entregando até o seu modem. Do modem pra frente cabe ao consumidor adequar a sua rede e seus dispositivos.

Compra o TL-WR849N que é mais atualizado que o TL-WR840N. São o mesmo preço e será muito melhor em cobertura de Wi-Fi do que o modem que você tem aí. (melhor benefício para sua situação com relação ao custo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/01/2021 às 17:14, Gustavo.Loggin disse:

@Rhaniery Então, cara... Queda do Wi-Fi acontece muito quando o sinal fica tão fraco ou com interferência que o dispositivo é desconectado para tentar reconectar e ver se o problema é resolvido. Esses modens são fracos de Wi-Fi mesmo, até porquê essa não é a principal função deles, sendo apenas um "bônus" digamos assim.

O que o técnico pode ter mexido é nas configurações de canal e largura de banda. Mas isso não resolve quase nada. Quanto a medição de velocidade ela realmente deve ser por cabo porquê você vai medir o que a empresa está entregando até o seu modem. Do modem pra frente cabe ao consumidor adequar a sua rede e seus dispositivos.

Compra o TL-WR849N que é mais atualizado que o TL-WR840N. São o mesmo preço e será muito melhor em cobertura de Wi-Fi do que o modem que você tem aí. (melhor benefício para sua situação com relação ao custo).

Olá! Obrigado por ter respondido. Feliz ano novo. Bom, eu comprei o repetidor por 88 reais com frete. Deve chegar ainda. Esse mês está apertado.  Se não resolver, eu compro o roteador. O modelo TL-WR849N pode ser usado como repetidor? Meu Windows é 10 e versão Home, se não me engano.  O problema vai ser configurar o roteador. Espero que o YouTube ajude. Grato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo.Loggin Rapaz, beleza então. Bom, eu comprei um repetidor. Por enquanto funciona, mas está em inglês. Eu mandei essa mensagem para a loja: "eu comprei um produto com os Srs. pelo site da Americanas. É um repetidor de sinal "wireless-n wifi repeater".  Eu configurei e a internet funcionou. Eu alterei a senha de fábrica. O repetidor não entra após configuração do wifi no sistema dele.  Ele não entra mais no ip 192.168.10.1. Somente entra se resetar no aparelho. Bom, o produto funciona, mas há esse detalhe.  Se eu quiser acessar as configurações do repetidor, tenho que resetar. Eu também não recebi nota fiscal. Não foi enviada para o e-mail e no pacote veio somente  "declaração de conteúdo". O manual está em inglês.  Acredito que o produto tenha garantia de 90 dias.  Os Srs. sabem onde eu baixo o firmware para atualizar? Há pessoas na internet que atualizaram com um firmware de algum site e o aparelho parou de funcionar. São essas as dúvidas". 

 

Meu amigo, se tivesse consultado antes o Clube do Hardware teria investido no roteador que o Sr. mencionou. É marca conhecida pelo que parece e funciona. Tentei economizar, pois estou desempregado e uso a internet para estudar e procurar emprego. Não sei se fiz bom negócio. Devo ficar com o produto. Valeu. Abraços. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhaniery  O seu repetidor parou de ser acessado pois assim que conectou no roteador, os parelhos conectados nele recebem IP do roteador que possui a faixa diferente do repetidor. Da pra acessar sem ressetar, mas é um procedimento um pouco mais técnico. Por isso eu recomendo que ressete mesmo se necessário.

Não recomendo atualizar o firmware. Faça isso somente se o repetidor apresentar problemas.

Acontece. São tempos difíceis pra muita gente! Precisando de algo mais é só nos acionar. Boa sorte na procura por emprego!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo.Loggin Olá! Tudo bem? Eu chequei as configurações de rede e o ip de fábrica 192.168.10.1 mudou automaticamente para 192.168.1.1. Tentei acessar pelo novo ip, mas não deu certo. O repetidor funciona e tem sinal potente. Mas, se é melhor fazer do modo que o Sr. citou, tranquilo então. O nome dele é "Wireless-N Wifi Repeater". Há vídeos no Youtube que ensinam a configurar, mas não achei nenhum com o problema que tenho de acesso. O manual está em inglês. Obrigado pela sua atenção. Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhaniery Tudo bem?

 

Quanto tem de banda contratada (só pra ter parâmetro)?

Sugiro que, se conseguir, conecte esse repetidor por cabo. Ajuda muuuuito a melhorar a qualidade da conexão.

Repetindo pelo Wireless, consigo no máximo uns 20mb (se for essa a tua banda, tá tooop!).

Por cabo, consigo até 98mbps/90mbps, estando limitado pela velocidade da porta de rede do repetidor.

 

Como vi que resolveu parcialmente teu problema, vamos ao que interessa atualmente.

Pode tentar descobrir o IP do teu repetidor pela página de configuração do roteador da Oi ou por tentativa e erro.

É muito provável que o repetidor buscou IP da rede, não o da configuração padrão.

Pra descobrir pelo roteador: acessa o ip do roteador (192.168.1.1, geralmente) e procura nas informações do DHCP os IP atribuídos na rede. Coloca um por um no navegador que um deve funcionar asuhdfihasdf.

Pra descobrir por tentativa e erro: encontra o IP do teu PC (win + R > cmd > ipconfig) e vai mudando alguns IP pra cima ou pra baixo. Se o IP do teu PC é 192.168.1.100, tenta 192.168.1.101, 102, 103...

 

Abraços!

 

Considera sempre usar o cabo.

Ah, às vezes, o Wifi desses repetidores é ainda melhor do que do Roteador. Se for, deixa o Repetidor fazendo teu wifi (usando um cabinho de rede) e desativa o WiFi do roteador (como faço há muitos anos) :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@msoardi Olá! Tudo  bem?  Espero que sim. Bom, eu tenho 15 megas de velocidade contratada.  No repetidor, a velocidade fica em 10 megas. Depende do horário, pois a internet da Oi é instável. Eu vi vários vídeos no Youtube e um deles chamou a atenção que uma pessoa disse que esse repetidor de wifi tem problema ao se usar com modem de operadoras Vivo e outras. Ele funciona melhor com modem D-link e TP-link, bom, acho que é isso. Eu tentei achar um modem para comprar mais adiante, mas não encontrei nada na internet, mas somente roteadores. Tentei usar os métodos que o Sr. disse para encontrar o Ip do repetidor, mas sem sucesso. Meu modem + roteador é Sagemcom. O repetidor não aparece na tela do DHCP. Estranho. Obrigado por sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao problema com uma ou outra operadora, acho estranho. Não teria razão p'ra tanto.

Tenta manter funcionando com criptografia (WPA ou WPA2) e bola pra frente. Quando quiser mudar algo, reseta mesmo que é mais fácil do que tentar descobrir esse IP aí XD

Acho que não vai ter muuuuuita melhoria na tua conexão só com repetidor.


Permaneço à disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!