Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,bom venho tratar de um assunto que eu quero que me entendam antes de mais nada! Todos nós que temos o mínimo de conhecimento na aréa da eletrica já ouvimos falar sobre os tão ditos e essenciais EPIs,pois bem minha dúvida é no EPI que é considerado o mais importante,a luva!
Sabemos que a luva de raspa de vaqueta não é utilizada como uma luva isolante para manutenção em circuitos energizados correto ? Pois ela é uma luva que não é submetida a testes nem nada parecido.

A luva de raspa de vaqueta pelo que eu pesquisei geralmente utiliza-se junto a aquelas luvas de borrachas que realmente são para circuitos energizados,pois o intuito dela é proteger contra furos e cortes na luva de borracha.

Mas surgiu uma dúvida,pelo material que essas luvas de raspas de vaqueta são fabricados,essas luvas oferecem algum isolamento ? Por exemplo suponhamos que vou utiliza-la  para fazer uma manutenção na rede da minha residência de 220v

Será que ela funciona como uma luva isolante ? 

Postado

Já usei luvas de raspa pra mexer com maquinas de solda, e ate conectar maquinas de solda em disjuntores que não podiam ser desligados e a luva evita sim choque, o couro é um isolante natural contanto que não esteja encharcado, só não é muito pratica pra esse fim pois a luva restringe o tato...

• Curtir 2
Postado

@F4b10 Eu tenho a troca de um disjuntor para fazer,mas antes de fazer essa troca,vou precisar tirar uma capa de metal que está presa no quadro onde era fixado o antigo disjuntor,essa capa está apresentando riscos de encostar no fio e dar fuga,e como o circuito está energizado tem que ser com todo o cuidado e segurança possível,e como eu não tenho as luvas de borracha isolantes próprias pra esse tipo de serviço,iria utilizar essas de raspa de vaqueta, será que serve pra um quebra galho hasuhaus ?

Postado

Na troca desses disjuntores que não da pra desligar a rede, eu costumo isolar o fio temporariamente. 

Na ponta dele espeto um pedaço de mangueira e dou um jeito de amarrar pro lado. 

Já fiz várias vezes e sem luvas, nunca tomei choque. 

• Curtir 1
Postado

@F4b10 Sim claro,eu já havia feito a troca do disjuntor desse padrão já.

@Renato.88 Sim,eu vejo que com todos os cuidados não é nem necessário o uso de luvas,mas é que aquele pedacinho de fio que sai do relógio e vem até o disjuntor,ele passa por um pedaço de eletroduto e na ponta desse eletroduto tem uma especie de porca de metal que fixa um suporte de metal que era do antigo disjuntor.

E esse fio que sai do relógio e vem para o disjuntor ficou curto por conta de uma vez eles terem cortado um pedaço,e por isso esse fio ta quase encostando nessa porca metalica,o que ocasionaria um grande curto circuito.

Mas dai consegui puxar ele um pouco pra afasta-lo dessas partes metalicas,já planejei certinho como vou fazer,vou tirar o disjuntor e isolar a ponta do fio energizado conforme você disse.

E dai vou retirar essa lata com cuidado,assim não terei mais esse problema de dar um curto circuito.

Eu comprei as luvas só por uma questão de segurança,pois eu mesmo já levei choque nesse disjuntor klkk mas acontece né.

Postado
11 minutos atrás, Willian_Souza disse:

Sim,eu vejo que com todos os cuidados não é nem necessário o uso de luvas

Segurança nunca é demais.

Eu é que sou relaxado com isso mesmo. :lol:

Porém essas luvas que você mencionou em alguns casos mais atrapalham do que ajudam, pois são muito grossas, só que pelo menos serve para o propósito de não tomar choque.

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 Exatamente,eu comprei elas hoje e elas são bem grossas e rigidas,dependendo do serviço nem da mesmo..

Outra coisa são as ferramentas,vejo o pessoal usando chave de fenda sem isolamento,ainda mexem nas caixas de aluminio klkk se encostar na caixa e fechar um terra,já eras kkkkkk

Postado
2 minutos atrás, Willian_Souza disse:

Outra coisa são as ferramentas,vejo o pessoal usando chave de fenda sem isolamento,ainda mexem nas caixas de aluminio klkk se encostar na caixa e fechar um terra,já eras kkkkkk

Me lembrei de quando eu tava construindo, no terreno só tinha o padrão com o relógio e esses disjuntores aí (colocados pela cia de energia elétrica). O pedreiro foi lá puxar um fio pra ligar a serra e o fio soltou do disjuntor e bateu na carcaça da caixa. Mesmo sendo só 110V foi suficiente pra derreter a ponta do fio 16mm e o ferro da caixa! kkkkk

• Haha 1
Postado

@Renato.88 kkkkkk é uma situação engraçada mas imagina o cara ficar em potencial com um fio desses ? Ou a chave de fenda encostar na caixa ? kkkkk

Muitos profissionais menosprezam os EPIs

Eu particularmente vejo algumas coisas como desnecessárias,mas como você disse segurança nunca é demais.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 29/12/2020 às 21:04, Willian_Souza disse:

vejo o pessoal usando chave de fenda sem isolamento, ainda mexem nas caixas de aluminio klkk se encostar na caixa e fechar um terra, já eras kkkkkk

Sim.

Em 29/12/2020 às 21:10, Renato.88 disse:

O pedreiro foi lá puxar um fio pra ligar a serra e o fio soltou do disjuntor e bateu na carcaça da caixa. Mesmo sendo só 110V foi suficiente pra derreter a ponta do fio 16mm e o ferro da caixa! kkkkk

Nesse caso será que não fechou com neutro?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!