Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, vi alguns circuito antigos que usam um 555 para clock.

Tenho alguns aparelhos que usam cristal, mas as vezes é difícil achar frequência igual em sucatas...

por isso minha pergunta:

É possível fazer um oscilador ou algo do tipo com um 555 (regulável via trimpot) que possa ir gerando os clocks de acordo com a regulagem, e com isso substituir o cristal?

Sei que o preço n"ao deve ser atrativo, mas tenho uma porrada de 555 aqui, e comprar um cristal da internet custa pelo menos 20 de frete+preço da peça.

Obrigado pelas dicas.

• Curtir 1
Postado

O 555 é um timer RC, não chega nem perto da precisão de um timer a cristal, logo pra maioria dos casos não daria certo, dependendo do circuito um desvio de frequência da ordem dos partes por milhares já seria inaceitável, e causaria todo tipo de erro, um oscilador a cristal trabalha com precisão de partes por milhões ou ate partes por bilhão

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado

A maioria dos cristais trabalham com frequência acima de 1MHz, o 555 não chega nem perto disso. 

Raramente um cristal da problema, não vejo necessidade em fazer substituição. 

Porém uma situação curiosa é o uso de divisores de frequência, pode usar um cristal maior e o divisor pode ser programável e chegar na frequência que quiser. 

Exemplo, precisamos de um cristal de 2 MHz, mas só tem de 8, então usamos um divisor por 4.

• Curtir 2
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Incomplementativo...😁... cadê o d.s.? Rise & fall é tempo de subida e descida da saída. Penso não ter relação direta com a freq máxima de operação do bixo. xeu ver... 15 + 15 = 30nS ... 33MHz bem instáveis... sei não.

E 0.1V?!!  😲 Puts! agora me me bateu a curiosidade mesmo!! cadê o d.s.? ! 🤪

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Boa... Dados quase relacionados a nossa coisa local:

• Industry's Fastest Astable Frequencyof 3 MHz
  • 1.5 V Supply Operating Voltage Ensured
  • 😁

Pra concluir... nada a ver fazer de um 555 um "personalizador de cristal"... fechou?

🙃

• Curtir 2
  • Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!