Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
4 horas atrás, .if disse:

Pior que vi isso numa reportagem do natgeo/discover/h2 tanto faz há pouco tempo. O mundo invisível ou algo assim. Acho que o cara fala geosmina mesmo...

Ahhahah vi o mesmo programa  kkk

1 hora atrás, MOR disse:

projeto do nível d'água na caixa, Cheguei a fazer (ou cogitar a fazer) 6 deles. Vide figura.

Clipboard.jpg.1437f4429c2b07658101a86bc4bc2167.jpg

Caracaaaaa você é um mestre!!! 

Ah ontem pensei em usar aqueles sensores de passagem de água igual ao da imagem. Ele sempre teria um sinal que poderia ser ligado a um transistor para ampliar o sinal já que no meu caso a água vem fraca da nascente... mas com pressão pra subir ao telhado de boa. Ai se eu abrir uma torneira seria esperado ver um sinal antes da cx. Qur acham? É viável?

download (1).jpeg

4 horas atrás, MOR disse:

tem pitú, aranhas, sirí, até pequenos peixes (1cm).

Hahaha mas esses aí te darão corpos (anticorpos) kk e não há perigo. Disso eu afirmo rs. Não manjo eletrônica mas bio sei um pouco... rs

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Sandro3636 disse:

sensores de passagem de água igual ao da imagem

Esse daí é mais pra medir vazão e não nível. Também tenho 1 mas comprei há alguns anos pra fazer gerador. Ele alega gerar 10W...nunca testei.. ainda tá no plástico 😁

Postado

@.if eu também queria fazer um gerador. Soprando dentro consegui acender um led vermelho kkk

Mas veja se você gera uma tensão ela não pode ser usada pra dizer se a água está vindo da rua?

Em 30/01/2021 às 18:55, .if disse:

, é melhor colocar o led no coletor pois pode acender melhor. Do

Fiz assim. Veja se fiz certo, por favor. Mas a luz pareceu igual. 

20210131_181856.jpg

Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Não conheço esses sensores, fiquei pensando se eles apontam gradações ou se apenas apontam, por exemplo, 8kg ou nada, 20kg ou nada...

Não sei os modernos como esses da foto, mas os que conheço são aqueles das máquinas de lavar antigas, é tudo ou nada mesmo. 

Já abri um e é apenas um diagrama de borracha, a água que entra pela mangueira força o ar contra a borracha, do outro lado dela tem um interruptor comum, sem água o interruptor volta pra onde estava. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Bom... aí era só por uma bóia e uma chavinha, dessas com mola, né? rs.

Foi o que eu fiz e comentei acima, peguei a bóia comum e prendi uma chave de porta de micro-ondas naquela parte onde rosquea o cano. 

Postado
39 minutos atrás, Renato.88 disse:

Já abri um e é apenas um diagrama de borracha, a água que entra pela mangueira força o ar contra a borracha, do outro lado dela

Não seria uma válvula solenoide?

Postado
42 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Não seria uma válvula solenoide?

Tem a válvula solenoide também, mas serve pra interromper o fluxo de água:

images?q=tbn:ANd9GcSP3GgbfX3KMWMSP96Co2R

A peça que me refiro é esta:

images?q=tbn:ANd9GcTvwnXFbX_jVlLmgQRhkAQ

Funciona como uma bóia desligando a válvula solenoide. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Amigo, o amigo @MOR se referiu à minha inquietação apenas ok?

12 horas atrás, Sandro3636 disse:

Fiz assim. Veja se fiz certo, por favor. Mas a luz pareceu igual. 

Com relação a tua, apesar da foto embaçada, penso que ainda não está como sugerimos. Seria algo como...

img004__Componente_Ativo_Transistor_Jun%

12 horas atrás, Sandro3636 disse:

gera uma tensão ela não pode ser usada pra dizer se a água está vindo da rua?

Sim, basta colocar no encanamento que vem da rua. Quanto maior a tensão, mais rápido está girando e portanto mais vazão... V/ (m3/h) p.ex.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Sandro3636 perdão esqueci de dizer: o botão é representação das suas varetas na sua água. Não precisa dele ok? Também o 5V bat é sua fonte que pode ser 12V os R e transistor e etc .. já sabe.

abç

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Não conheço esses sensores, fiquei pensando se eles apontam gradações ou se apenas apontam, por exemplo, 8kg ou nada, 20kg ou nada...

E mesmo correndo risco de falar "groselha", e se esse sensor ficasse de cabeça prá baixo, fixado na tampa e com uma bóia a empurrar seu sensor de peso prá cima? Bom... aí era só por uma bóia e uma chavinha, dessas com mola, né? rs...

Os que apontam tudo ou nada são os pressostatos. Existem os que apontam um sinal proporcional à pressão. Na Mouser você encontra vários modelos. O ruim é que o sinal é delicado. Terá que fazer um reforço de amplificação local com todos os problemas de umidade ou fazer um bom investimento em cabos blindados / trançados.

• Curtir 2
Postado
Em 30/01/2021 às 19:36, Sandro3636 disse:

Fala amigos, beleza?

Então, vi esse esquema para fazer um sensor de nível de água: http://thalesnicoleti.blogspot.com/2012/02/nivel-para-caixas-dagua.html mas eu não tenho o bc548 que ele usa. Posso usar outro transístor? 

Obrigado

Opa, eu sem querer liguei o polo positivo diretamente na base, sem o resistor, ele passou a ficar ligado direto, queimei o bc547? Eu o reaproveitei de uma sucata, e antes ele estava funcionando como uma chave perfeita.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, Sandro3636 disse:

liguei o polo positivo diretamente na base, sem o resistor, ele passou a ficar ligado direto, queimei o bc547?

sim

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...