Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estava atendendo um lugar com reclamação constante de desligamento de um PC, sem ter reclamações de surtos elétricos ou quedas, luzes piscando, eu já estava sepultando a placa-mãe pois normalmente é e sem reparo.

Pra minha surpresa no meu teste de mesa, o PC ficou mais de 24 horas ligado, sem trocar se quer nenhum componente.

Fui na unidade medir as tensões e está dando em 220v: 212v à 217v alternando constantemente (0.5s acho), e 110v: 123v à 124v alternando constantemente

Aqui na minha sala não atinge o pico de 220v mas não fica alternando, se mantem em 216v cravado, o caso acima o que me dizem, a rede elétrica está comprometida?

Postado
1 hora atrás, SimPos disse:

falaram que não pode ter essa alternância

Mentiram pro tio! Isso não existe amigo. Toda rede elétrica tem perdas, oscilações e quedas, pelos mais variados motivos. A estabilidade elétrica do sistema é sonho, quase impossível de se fazer. O custo para chegar lá é proibitivo e nós teríamos uma conta gigantesca para arcar com isso. Se oscila no cliente e cai, ele deve estar usando estabilizador. As fontes, mesmo as mais chubregas, dificilmente desligam por tão pouco, a não ser que estejam com defeito. 

• Membro VIP
Postado

O outro forum não tem toda a sabedoria que o amigo @albert_emule possui. Além do+ todo equipamento eletrônico monovolt deve trabalhar com +-10%, as vezes até +, de variação da rede. Se preferir não sepultar o pc, procure outra causa/solução e não culpe aquela "instabilidade" da rede ac.

Postado
10 horas atrás, SimPos disse:

Pra minha surpresa no meu teste de mesa, o PC ficou mais de 24 horas ligado

O seu teste envolveu uso de componentes?
Tipo, daqui a pouco um hd que esteja c/ algum problema, quando exigido gera um curto e desliga o pc.
Ou um processamento maior, exigindo mais energia da fonte

Postado

Ola,

Como já disseram acima, essa oscilação na tensão de entrada é plenamente suportada pelos equipamentos elétricos/eletrônicos , voce não detectou picos ou subtensão nas medições.

Falaste em crucificar a motherboard, mas já vi casos assemelhados onde o problema era apenas a FONTE do Pc que já estava meio surradinha e não tolerava rede instável, então no seu caso ao invés de fritar a motherboard tente primeiro uma reposição da fonte do PC.

Outro detalhe é o aterramento da tomada, quase ninguem usa, mas vem escrito na 'bula' dos equipamentos que é recomendável.

'_'

• Curtir 3
Postado

Eu vou efetuar algumas tentativas ainda, talvez com um nobreak, eu estou garimpando primeiro se devo me preocupar com a rede elétrica, mas como vocês informaram que está regular, então vou analisar.

Mas omiti um dado para não influenciar no feedback, esta é uma unidade nova, que até segue padrões, mas é uma rede bem sensível qualquer coisa ele desarma, e o ano passado já deu curto num switch gerenciável (portas queimadas firmware brickado sem reparo).

@Thiago Miotto Em minha sala eu testei, ele operou perfeitamente, não troquei nenhum componente pra não influenciar na análise.

Postado
1 minuto atrás, SimPos disse:

Thiago Miotto Em minha sala eu testei, ele operou perfeitamente, não troquei nenhum componente pra não influenciar na análise

Mas você consegue entender o que falei?

O computador teve o mesmo uso?

Caso não, execute uns beachmarks enquanto deixa ele ligado. você vai descobrir se algum esforço causa o desligamento.

Eu sigo apostando na fonte.

Postado

Eu tenho um nobreak, dos mais fracos. Com apenas 600VA e recentemente tive que trocar a bateria de 9AH.

Não medi a tensão da rede aqui em casa, mas sempre que venta um pouco mais forte, a rede "pisca". Uma, duas ou três vezes antes de, ou voltar ao normal, ou acabar de vez.

Aliás, foi por este motivo que comprei o nobreak. Desde então, quando ocorre este problema, eu até espero cerca de 20 segundos. Se a rede cai, eu desligo o PC.

Sugestões:

1 - Se você tiver uma fonte de PC mais potente, experimente ela no PC com problema e no local do problema.

2 - Como só acontece na localidade do cliente, talvez tenha a ver com picos rápidos esporádicos da rede no local, que não são observados no multímetro. Neste caso, um bom filtro de linha poderá resolver.

3 - Se tiver um nobreak, experimente na localidade do cliente.

É muito provável, que seja algum destes 3 itens que esteja causando o problema.

Se resolver, poste aqui para aumentarmos nosso conhecimento.

Em tempo:

1 - Verifique a qualidade da rede. Observe se tem muita coisa "pendurada" no trafo de 10kV para 117 ou 220Vca. Veja se o tamanho do trafo é compatível com as cargas (trafo pequeno alimentando muitas cargas).

2 - Pesquise se tem mais PCs com este problema nas redondezas.

3 _ Verifique se tem cargas com motores ou chaveamentos com alta corrente.

Qualquer que seja o caso, os itens das sugestões podem resolver o problema.

[]'s

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

O computador teve o mesmo uso ou menos, porque aqui deixei rodando youtube por quase 24h, e a unidade só utiliza pra pequenas produções textuais.

Bom, o eletricista da construtora foi lá, mas não acompanhei, ele deu um migué na coordenadora que não entende nada, e segundo ele estava tudo ok, passou pra ela que estava 220v cravado.. impossível ter tido essa perfeição.

Então se está tudo ok, exigi um laudo técnico da empresa pra acionar a empresa de energia da minha cidade, e vamos ver se o que ele está falando bate.

Sobre a sugestão de equipamentos, infelizmente não tenho fontes de qualidades perfeitas, são todas baratas, mas barato por barato não tenho esse problema em outras localidades, o mesmo se aplica a estabilizadores, agindo pelo certo eu teria que ter um nobreak senoidal, e não dando testar uma fonte com watts real, filtro de linha não temos também, mas seria tempo perdido só existe um filtro que confio e minha cidade não vende, 90% desses filtros são tão prejudiciais quanto estabilizador.

Houve uma queda elétrica ontem, aí sim desligou tudo, aqui não é normal ter surto elétrico, então estou atribuindo a culpa ao mau projeto elétrico da construtora ou algo deficiente do poste, mas apesar de tudo ainda não há registro de piscadelas na unidade, e eu não posso por o PC direto na tomada porque já queimou um switch no local.

Postado
48 minutos atrás, SimPos disse:

exigi um laudo técnico da empresa pra acionar a empresa de energia

Só um engenheiro elétrico ou um eletrotécnico pode fazer, depois de usar um analisador de rede elétrica por um período de tempo, uma semana no mínimo. Aí sim terá um parâmetro para laudo. Você pode pedir para a própria concessionária uma análise. Se for encontrada diferenças ou problemas e se a culpa for deles, eles consertam e fica tudo bem. Se o problema for interno ou não tem nada errado, você arca com o custo do serviço. Entre no site da sua concessionária que deve ter os detalhes de como será esse procedimento. Sou eletricista e convivo com esses problemas com frequência. Seu primeiro relato sugere que não tem nada errado com a tensão. Somente uma análise mais detalhada e com mais tempo, poderá elucidar algum evento de rede. 

• Membro VIP
Postado

Baseado nos valores que você registrou aqui, de fato está...

1 hora atrás, SimPos disse:

tudo ok

11 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Se for encontrada diferenças ou problemas e se a culpa for deles, eles consertam e fica tudo bem. Se o problema for interno ou não tem nada errado, você arca com o custo do serviço

Situação perturbadora... coibível de suspeitas.

Postado
2 horas atrás, SimPos disse:

o mesmo se aplica a estabilizadores, agindo pelo certo eu teria que ter um nobreak senoidal, e não dando testar uma fonte com watts real, filtro de linha não temos também, mas seria tempo perdido só existe um filtro que confio e minha cidade não vende, 90% desses filtros são tão prejudiciais quanto estabilizador.

Atualmente existem uns estabilizadores no mercado que funcionam igual a um no-break senoidal dupla conversão. Mas não tem entrada para baterias. 

São top de linha. 

Mas como são dedicados a áreas industriais, o de menor potência é de 5Kva e custa uns 6 mil reais 

Postado

@albert_emule Aqui na minha empresa isso seria elo perdido, neste valor impossível, aqui ou funciona os APC e SMS ou tenho que colocar direto na tomada, as compras são por licitação então sempre virão os mais baratos, já alertei eles, não me responsabilizo por danos futuros.

Postado
1 minuto atrás, SimPos disse:

@albert_emule Aqui na minha empresa isso seria elo perdido, neste valor impossível, aqui ou funciona os APC e SMS ou tenho que colocar direto na tomada, as compras são por licitação então sempre virão os mais baratos, já alertei eles, não me responsabilizo por danos futuros.

Off Topic, mas nem tanto. Não sei a função do amigo e se teria a oportunidade de criar ou mudar essas licitações, mas poderia estabelecer isso como requisitos minimos. Estabilizador tem que ter onda senoidal. Fonte do PC tem que ter selo 80 plus.

Postado

@Thiago Miotto Amigo minha empresa é a prefeitura municipal, meu chefe é o prefeito, por eles pode explodir e voltar pra máquina de escrever, os caras colocam até pintor pra ser eletricista, meu laudo como técnico em TI está feito, as licitações estão fora do meu poder, só com intervenção da câmara dos vereadores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...