Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de qual a melhor lâmpada para circuito com ponte de Wien


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Bom pessoal,eu gostaria de criar um ''mini gerador de ondas senoidais para teste de áudio'', e eu achei alguns esquemas, percebi que os circuitos que usam a lâmpada tem um sinal limpo e bonito dentro do possível,o problema é achar uma lâmpada que encaixe no esquema, eu gostaria de saber se as especificações da lâmpada precisam ser extremamente críticas ou se eu consigo compensar alguma coisa com o resistor de feedback? e outra dúvida, eu encontrei uma lâmpada de 12v e 0.5w será que fica bom nesse circuito?

geradoraudio.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Segundo o autor ''Na década de 1930, dois engenheiros decidiram constituir uma empresa para fabricar instrumentos eletrônicos e tiveram como encomenda dos estúdios Disney, a fabricação de geradores de áudio. A HP começou assim, fabricando geradores de áudio. E os dois fundadores (Will Hewlett e David Packard) criaram um oscilador que era baseado em uma ponte de Wien, onde a malha de realimentação positiva era formada por capacitores e resistores, que criava a defasagem necessária para um circuito amplificador começar a oscilar. Como essa malha atenuava o sinal para 1/3, a malha de realimentação negativa precisava compensar essa atenuação e dar um ganho de 3. Ocorre que para dar início a oscilação, inicialmente o ganho total precisava ser um pouco maior do que 1, assim a malha de realimentação negativa precisa ter um ganho inicial maior do que 3 e depois quando estiver estabilizado, ser de 3. Para isso eles bolaram um circuito simples e funcional. Aproveitaram que uma lâmpada incandescente possui uma resistência baixa quando fria e uma resistência crescente com o aumento da temperatura do filamento. Obviamente naquela época os amplificadores eram construídos com válvulas e não com transistores ou circuitos integrados. Mas pode-se montar um oscilador com ponte de Wien e um amplificador operacional com o mesmo princípio de operação e sem precisar de altas tensões, podendo ser alimentado por uma pilha de 9V.''

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

eu encontrei uma lâmpada de 12v e 0.5w será que fica bom nesse circuito?

A lâmpada que pede no circuito é de 12V com corrente de 50mA, portanto ela deve ter 600mW.

A sua tem 500mW, é bem próximo. Então poderá fazer o ajuste no potenciômetro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok. Se seu objetivo é reviver a história, tudo bem. Me permita opinar que se for pra uso prático, continuo achando que...

11 horas atrás, .if disse:

lhe traria mais benefícios.

Mas nada nem ninguém te impede de fazer uso do curioso circuito que se propôs.

Dica: pra agregar valores ao forum e a si próprio e ganhar uma (01) curtida, peço que depois de pronto publique os resultados e sua satisfação sob a forma de fotos, videos e sons.😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Alves 2207

 

Parece que você tem quase todo conhecimento para resolver o seu problema, conforme sua postagem #3.

Apenas alguns detalhes:

1 - Esta malha de realimentação não tem ganho e sim atenuação. O ganho é provido pela malha direta, com o componente ativo.

2 - Como você mencionou, o ganho do loop tem que ser 1 (3 do ganho * 1/3 da malha de realimentação).

3 - A função da lâmpada é fornecer uma resistência variável. É o componente não linear. Mais especificamente é alterar a atenuação no entorno de 1/3. Um pouco para mais e um pouco para menos. Caso seja fixa em 1/3 mais um pouquinho, o sinal realimentado vai diminuindo até deixar de oscilar.

Caso seja um pouco menor que 1/3, o sinal realimentado vai aumentando até o infinito, PORÉM, como os componentes ativos são alimentados por Vcc, eles começam a não se comportarem como foram designados. Entram na região não linear e a tensão de oscilação se torna quadrada, com o delta normalmente perto de 50%, mas isso não é a regra. O delta pode não ser de 50%.

 

É trabalhoso levantar a curva da resistência da lâmpada em função de sua corrente, mas este seria o caminho para equacionar e resolver o seu problema.

Você vai precisar de uma fonte de corrente controlada por um potenciômetro. Algo como alterar a tensão de base de um transistor e colher a corrente no coletor.

Melhor usar um transistor PNP, para que sua lâmpada tenha referência no terra, o que facilita a medição da tensão na lâmpada.

Varie o potenciômetro de base para medir a tensão e a corrente na lâmpada para diversos valores de corrente.

Faça uma tabela com as seguintes colunas: VL(v), IL(mA) e R(Ohms)

Depois faça um gráfico da Resistência em função da Corrente R = f(I).

Mais detalhes:

1 - Para funcionar, a lâmpada terá que trabalhar com as tensões obtidas na sua tabela, ou seja, seu circuito deve considerar a tensão de trabalho da lâmpada.

2 - Imagine que você tenha escolhido uma lâmpada de 60W. Você vai precisar de muita tensão e corrente para fazer o seu oscilador. Então, para consumir o mínimo de energia em seu oscilador, é ideal que a lâmpada consuma o mínimo de energia. Em outras palavras, tente usar as menores lâmpadas que você encontrar. Procure por lâmpadas usadas em lanternas alimentadas com uma pilha de 1,5V. Já são bem difíceis de encontrar. Aliás, isso vai facilitar no seu circuito de geração de fonte de corrente.

 

Se você fizer este seu intento, poste aqui os seus resultados, pois gostamos de ter realimentação, quando nos pedem algum auxílio.

Aliás, seu título não especifica se você está pedindo auxílio ou se está fornecendo alguma dica. Apenas na sua primeira postagem é que há algum esclarecimento.

Sugeriria o seguinte título:

"Como implementar um circuito oscilador senoidal com o auxílio de uma lâmpada incandescente?"

Bons projetos.

 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!