Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal

 

Vim pedir ajuda aos universitários, até comentei em pvt com a Sra @.if   que tava com vergonha de perguntar, mas após umas horas fritando neurônios tenho que jogar a toalha.

 

Estou com o circuito abaixo,  tem um DS1804 alimentando diretamente um dimmer digital através dos push-button.

Acontece que o dito 1804 é não volátil , e quando desligado da tomada ( SW1 ) sem que a velocidade esteja em zero ele retorna na posicão memorizada e dá um ***** tranco no motor.

Então coloquei um comparador ali na saida dele, para que quando a maquina for ligada na rede seja feito um teste no potenciometro, e estando acima de 0.5V ele acende um alerta pedindo para o usuario 'baixar o volume'  através do respectivo push, e só então vai dar passagem na saida do LM358.  

 

Até aí funciona....

mas o que preciso é DESATIVAR esse comparador após o primeiro uso, havendo ele dado o alerta de tensão no dimmer ou mesmo que o potenciometro esteja na posição zero.

 

O algoritmo é fácil, só não estou encontrando um jeito de migrar a lógica para ativar/desativar os componentes eletronicos .

 

 

teste-1x.jpg

Postado
59 minutos atrás, Tito Fisher disse:

O algoritmo é fácil, só não estou encontrando um jeito de migrar a lógica para ativar/desativar os componentes eletronicos .

 


Confesso que está acima do meu nível atual. Mas pelo que entendi tem um Ci c/ código aí.
Esse teste é via software? Caso for, faz o teste c/ loop no void setup (ou similar na linguagem que você está trabalhando) e depois disso ele nem aparece no loop principal.

 

Caso precise "eliminar" algo do circuito após o teste, acho que um relé resolveria.

  • Curtir 1
Postado

Será que dá para dar uma "metralhada", uma saraivada de pulsos "abaixando o volume" a cada ligada, talvez com um 555 com algum tipo de inversor, pull-up, pull-down se necessário, e só depois disso começar a trabalho?

 

Quem sabe usar o NF do relé para isso? Se o relé estiver com o pino COM fechado com o NF, o 555 manda tantos pulsos quantos necessários para "abaixar o volume" até o zero... ou o 555 fica "segurando" o botão abaixar por um tempo... Depois disso, o 555 para e o trabalho começa. E quando COM for fechado com o NA, abrindo o NF, o 555 ficaria desativado...

 

527712-11-84IST1.png.3c3880450fcd230ac514f2e55aa2cbaf.png

 

Digital potentiometer pulse-train problem

 

  • Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Tito Fisher disse:

mas o que preciso é DESATIVAR esse comparador após o primeiro uso, havendo ele dado o alerta de tensão no dimmer ou mesmo que o potenciometro esteja na posição zero.

Use a outra metade do LM358 e faça um temporizador pra desligar o seu alerta. 

Um temporizador com um amplificador operacional é simples:

É na verdade um comparador, de um lado um divisor resistivo, do outro um circuito RC. 

  • Curtir 1
Postado

Ola pessoal.

 

Grato pelas colaborações .

 

@Thiago Miotto , o 1804 não é programável via software, ele apenas tem memória não volátil que armazena a ultima posição do potenciometro quando desligado .  Para fazer o incremento ou decremento dessa posição é necessário a interação do usuário ou de um outro componente eletrônico .

 

@rmlazzari58, a ideia de usar o 555 para metralhar pulsos até zerar o pot seria de fato viável, mas a intenção do fabricante da maquina a ser controlada é justamente disciplinar o usuário para zerar a rotação antes de desligar o aparelho.  Algo do tipo 'apague a luz ante de fechar a porta ' .

 

Quanto aos pinos NA/NF do relê que estão ali no desenho é justamente o caminho pretendido, que essa comutação ocorra após o usuario zerar ( se necessário ) o botão de volume.

 

Só não estou achando uma maneira de fazer o comparador executar seu trabalho uma unica vez no power-up e depois disso sair de cena.

 

@Renato.88 , eu pensei algo do tipo, mas o temporizador só poderia entrar em cena depois que o usuario faça a correção requerida para o startup, que é V   <=   0.5 Volts .

Se a rede for ligada e o temporizador iniciado com ela apenas dar um delay antes da partida sem que o usuario faça a correção  o motor vai ter um arranque com carga desconhecida.

 

Na verdade não sei se entendi sua ideia do temporizador, se ele seria ativado como um segundo comparador após o volume ser zerado  e testaria a correção ( V < 0.5V ) para então desligar o primeiro comparador ....

 

'_'

 

 

 

 

Postado
3 horas atrás, Tito Fisher disse:

fazer o comparador executar seu trabalho uma unica vez no power-up e depois disso sair de cena.

Que tal, então...No ligar, como o relé está com os terminais COM e NF fechados, o comparador fica ativo. A mudança de estado no relé tanto aciona o motor quanto desaciona o 358, dependendo só da tensão que há no COM. Se essa tensão for a mesma para ambos - motor e 358 - tudo bem. Se não for, e couber na placa, ou um segundo relé ou a troca do relé que já está lá por um outro, duplo, DPDT. O 358 só ficaria ativo novamente depois da máquina ser desligada e ligada de novo...

  • Curtir 1
Postado
5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Que tal, então...No ligar, como o relé está com os terminais COM e NF fechados, o comparador fica ativo. A mudança de estado no relé tanto aciona o motor quanto desaciona o 358, dependendo só da tensão que há no COM. Se essa tensão for a mesma para ambos - motor e 358 - tudo bem. Se não for, e couber na placa, ou um segundo relé ou a troca do relé que já está lá por um outro, duplo, DPDT. O 358 só ficaria ativo novamente depois da máquina ser desligada e ligada de novo...

 Faz o acionamento do relé por um por OR. Sendo A a liberação pós teste de volume e B um circuito que só é ativo sempre no NA.

Os transistores tem acionamento mais rápidos que os relés, então creio que essa velocidade fará o acionamento do relé por A continuar em B. Caso não ocorra, você precisa de algo que segure o acionamento de A por alguns milissegundos (talvez um capacitor resolva)

image.thumb.png.664f9f8814cf022a8dfecf526f89ae49.png

 

 

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

pulsos "abaixando o volume" a cada ligada

... era a ideia que ia dar depois de passar a noite em claro pensando numa solução pra você 😴...

 

9 horas atrás, Tito Fisher disse:

o usuario faça a correção requerida para o startup, que é V   <=   0.5 Volts .

Por curiosidade como o usuário vai saber que tal condição foi atendida?

 

13 horas atrás, Tito Fisher disse:

DESATIVAR esse comparador após o primeiro uso, havendo ele dado o alerta de tensão no dimmer ou mesmo que o potenciometro esteja na posição zero

A cada chegada no zero liga um gatilho, é isso? E só uma vez? Considere um flip flop cujo disparo é a aproximação do zero e reset é uma tensão mínima do vcc

  • Curtir 1
Postado
4 horas atrás, .if disse:

Por curiosidade como o usuário vai saber que tal condição foi atendida?


Se eu bem entendi, aciona um Led ou algo do gênero, que deve mostrar uma msg coloque o volume em 0. Eu chutaria que é uma msg em máscara (led apagado, tudo preto, led aceso aparece a msg)

  • Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Tito Fisher disse:

Na verdade não sei se entendi sua ideia do temporizador, se ele seria ativado como um segundo comparador após o volume ser zerado  e testaria a correção ( V < 0.5V ) para então desligar o primeiro comparador

Eu não entendi o que o relé faz. Ele desliga a máquina? 

 

 

Pelo que vi no esquema você só usou uma porta do 7414, com as outras 5 que sobram da pra fazer muita coisa, inclusive:

13 horas atrás, Tito Fisher disse:

metralhar pulsos até zerar o pot

 

Também dá pra eliminar os transistores (no esquema estão invertidos) que acionam o DS1804. 

 

 

  • Curtir 1
Postado

Ola pessoal

 

4 horas atrás, .if disse:

Por curiosidade como o usuário vai saber que tal condição foi atendida?

 

Por indicador luminoso .

 

Ao ser ligado manualmente o switch primário entra em cena um comparador para testar a posição do potenciometro, que não estando abaixo e 0,5V acende um alerta vermelho e mantêm 'alguma coisa" cortando a passagem da energia para o motor.

 

Então o usuário vai pressionar o botão de ' baixar o volume ' até que o alerta desligue, e nesse momento o 'alguma coisa'  abre passagem para funcionamento normal .

 

Essa chegada da tensão em zero vai habilitar o acelerômetro para funcionamento, de forma permanente  até que a chave primaria seja desligada ou que arranquem o plug da tomada.  Só então em um segundo uso  do dispositivo seja feita a checagem e procedimentos já mencionados.

 

Está na bancada 2 versões do circuito,  uma com relês associados a comparadores , e outra  com transistores  associados a comparadores , como lembrou  o @Thiago Miotto os componentes não mecânicos tem melhor tempo de resposta e menos propensos a desgaste fisico ( penso eu ).

 

Ontem após ....

 

4 horas atrás, .if disse:

passar a noite em claro pensando numa solução

 

Eu lembrei de um componente que poderia atender com êxito,  é um tal de SCR :

 

Digamos que eu ligo o aparelho na tomada, o comparador avisa que o volume tá alto, então o usuario pressiona o botão de baixar volume até que atinja o adequado, e nesse ponto entra um SCR que abre a malha para o dimmer/motor  enquanto não for desligado o aparelho da tomada .

 

Só preciso pesquisar um um SCR que opere DC em baixa tensão .

 

Mais umas horas e postarei novo "relatorio de caso"  .

 

'_'

 

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Eu não entendi o que o relé faz. Ele desliga a máquina? 

 

 

Ola Sr. @Renato.88  , por enquanto aquele relê estava ali ( em teste )  para abrir passagem da tensão variável do 1804 para o dimmer que controla a velocidade do motor.

 

Mas ele era invertido  pelo comparador quanto fosse atingido  uns 10% da tensão  total e davam um arranque indesejado no motor caso o  o switch fosse ligado sem que zerassem o volume.

 

Foi essa a razão inicial do post, desligar esse comparador após o primeiro uso .

 

O novo algoritmo agora que pretendo aplicar é : Ligar o switch, testar se tensão no potenciometro  < 0.5V e quando positivo abrir um SCR que habilita de forma permanente a operação dentro em todas os rotações entre 0.5V e 4.95V  do DS1804 que controlando o dimmer me darão 12v ~ 80V  no motor DC.

 

Como falei acima, só me falta identificar um SCR com  'V forward' extremamemte baixo .

 

Vai dar certo ! Estou feliz com o apoio de vocês ! 

 

 

  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

abrir um SCR que habilita de forma permanente a operação

é quase a lesma lerda de um ...

5 horas atrás, .if disse:

flip flop cujo disparo é a aproximação do zero

Pois ambos têm "memória".

 

Ah... há a vantagem da lógica com ff pois não há a perda inerente do scr. No caso o ff (liberado pelo comparador) pode controlar o sinal CS do seu pot...

527712-11-84IST1.png

Pra esta façanha, uma leitura rápida (que não dei) no d.s. do bixo pode elucidar sua dúvida sobre o que faz o sinal CS.

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Como falei acima, só me falta identificar um SCR com  'V forward' extremamemte baixo .

Ah sim... não existe ou pelo menos não conheço e se existir é "mosca branca"... mais uma vantagem pro ff.

  • Curtir 1
Postado
23 horas atrás, Tito Fisher disse:

disciplinar o usuário para zerar a rotação antes de desligar o aparelho.

OFF TOPIC: Há anos... na verdade desde que comecei a querer mexer eletrônica, faz uns 15 anos, que toda vez que ligo o soldador prometo a mim mesmo que, antes de desligá-lo, limparei a ponta. Faz 15 anos que toda vez que ligo, preciso esperar esquentar, limpar a ponta e só então começar a soldar, rs...

 

Seja amigo do usuário, @Tito Fisher, zere o pot para ele antes do motor começar a girar, rs...

 

(Brincadeira, hein? Seu usuário é o fabricante.)

23 horas atrás, Tito Fisher disse:

Algo do tipo 'apague a luz ante de fechar a porta ' .

Algo do tipo colocar o radar escondido atrás da moita, rs...

  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

antes de desligá-lo, limparei a ponta

Penso que este procedimento deixa a ponta desprotegida, mais exposta e mais sujeita a oxidação o que pode reduzir sua vida útil.

Mas que essa ideia não te incentive a deixar de tomar banho ok? 😁

  • Haha 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...