Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite meus caros.

Depois que minha placa de vídeo voltou de um Reballing, as fans ficam sempre travadas em 100% de uso, o que gera um ruído consideravelmente chato, depois de quase 1 ano resolvi correr atrás de resolver esse

problema.
Pois bem, notei que isso só acontece após o driver de vídeo ser iniciado pelo S.O, na BIOS ou com o Sistema em modo seguro elas ficam em baixa rotação. Se desinstalar o drive, as fans entram quase que em estado de repouso, basta iniciar a instalação, elas sobem pra 100%, logo descartei a possibilidade de um problema de hardware.
Testei diversas versões do drive (417.71, 442.19, 456.38, 461.72 também a versão original de lançamento da placa 382.05) usando apenas o driver de vídeo (Sem PhysX ou Drive de audio) todos removidos através do DDU.

Já pesquisei por formas de editar a BIOS da placa afim de setar a tensão, porém não encontrei nada sobre a arquitetura pascal. Procurei também informações no registro referente ao drive e no painel de controle da Nvidia, mas não encontrei nada.

Lembrando que métodos tradicionais de alteração de rotação através de programas como MSI Afterburner, ASUS GPU Tweak ou EVGA Precision não tem qualquer efeito.

PS: Como faço uso de um Cooler Personalizado (Arctic Twin Turbo II), as temperaturas estão sempre na casa dos 30ºC em Idle e 52ºC em Full Stress, mesmo em dias quentes elas nunca passam de 56ºC, logo nem no pior cenário seria necessário 100% das fans em atividade.

Grato a quem puder contribuir.

@WOZ Dods ?

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Lembrando que métodos tradicionais de alteração de rotação através de programas como MSI Afterburner, ASUS GPU Tweak ou EVGA Precision não tem qualquer efeito.

Neste tópico da Steam alguns tiveram sintomas similares e ao menos um deles conseguiu resolver em questão destes programas citados. (comentário #12 ao #15)

https://steamcommunity.com/discussions/forum/11/143388132204748396/

Postado

@NIGHT FALL Você já explorou as mesmas opções que eu exploraria, exceto uma. Como a GPU está saudável, o que eu faria em seguida seria algo que muitos consideram feio e até inadequado, mas que funcionou perfeitamente em casos similares. Sua GPU tem o cooler conectado diretamente na placa, presumo, e trocar essa ventoinha poderia ser uma opção viável. Na ausência de uma ventoinha idêntica, eu removeria a original e colocaria uma ou duas de 120 mm em baixa rotação (50% a 70%), conectada diretamente à placa-mãe e configurada pela BIOS. 

Sempre cito como aprendi a fazer isso no Tom's Hardware e recomendo a leitura do artigo: https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

Resultado:

UykMSmChXDP4uZ8SkUhVnn-970-80.jpg

Já fiz o procedimento com várias GPUs cujas ventoinhas tinham morrido (e em algumas sem sequer tirar o cooler original, só porque estavam superaquecendo). Em todos os casos o ganho em relação às ventoinhas originais foram substanciais. No meu caso usei ventoinhas de 120 mm sem ser slim como as da foto, prendi com abraçadeiras plásticas antes de inserir no slot, com folga porque o slot as empurra para cima, e então inseri no slot. Mesmo com velocidades baixas o desempenho de arrefecimento fica muito superior ao original. Recomendo muitíssimo que teste.

Postado
6 horas atrás, Lost Byte disse:

Neste tópico da Steam alguns tiveram sintomas similares e ao menos um deles conseguiu resolver em questão destes programas citados. (comentário #12 ao #15)

https://steamcommunity.com/discussions/forum/11/143388132204748396/

@Lost Byte Já tinha feito todos os procedimentos citados nesse link. O que me deixa intrigado é que ao alterar a rotação da fan por um desses aplicativos, a porcentagem de rotação cai (40% pore exempo), mas a velocidade se mantem a mesma (2300rpm), em alguns momentos se ficar subindo e descendo a rotação, ela responde, mas o leitor de rotação apresenta problemas (Mostrando milhões de RPM) ela reduz a rotação por 1 segundo mas em seguida volta aos 2300 novamente.

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@NIGHT FALL Você já explorou as mesmas opções que eu exploraria, exceto uma. Como a GPU está saudável, o que eu faria em seguida seria algo que muitos consideram feio e até inadequado, mas que funcionou perfeitamente em casos similares. Sua GPU tem o cooler conectado diretamente na placa, presumo, e trocar essa ventoinha poderia ser uma opção viável. Na ausência de uma ventoinha idêntica, eu removeria a original e colocaria uma ou duas de 120 mm em baixa rotação (50% a 70%), conectada diretamente à placa-mãe e configurada pela BIOS. 

Sempre cito como aprendi a fazer isso no Tom's Hardware e recomendo a leitura do artigo: https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

Resultado:

UykMSmChXDP4uZ8SkUhVnn-970-80.jpg

Já fiz o procedimento com várias GPUs cujas ventoinhas tinham morrido (e em algumas sem sequer tirar o cooler original, só porque estavam superaquecendo). Em todos os casos o ganho em relação às ventoinhas originais foram substanciais. No meu caso usei ventoinhas de 120 mm sem ser slim como as da foto, prendi com abraçadeiras plásticas antes de inserir no slot, com folga porque o slot as empurra para cima, e então inseri no slot. Mesmo com velocidades baixas o desempenho de arrefecimento fica muito superior ao original. Recomendo muitíssimo que teste.

@WOZ Dods

Hoje tentei remover alguns recursos do drive da NVidia (Como o serviço de telemetria por exemplo) mas também não resolveu.

Vou testar a placa em uma versão mais antiga do Windows 10, pra ver se existe incompatibilidade do drive com alguma atualização.

Se nenhuma dessas alternativas funcionarem, vou partir pra algo mais drástico, no caso regravar a BIOS da placa e rezar pra não falhar, pois minha placa-mãe só tem um slot pci-e x16 e eu não tenho conversor de x1 pra x16.

Sobre a modificação proposta, você acabou me dando uma ideia, é mais fácil adaptar apenas um conector de 4 pinos no conector das fans pra ligar direto na placa-mãe do que colocar outras fans (Que eu teria que comprar).
De tudo se nenhuma das ideias der certo, vou fazer essa adaptação, no fim acaba sendo a saída menos drástica e menos arriscada também.

Agradeço aos colegas pelas dicas.

Postado

@NIGHT FALL Sabe o que eu penso? Que um dos fios da sua ventoinha não está fazendo contato ou que a controladora de velocidade dela não está fazendo contato com a placa. Ele ler o percentual sem corresponder com a velocidade é indicativo de que a tensão não está sendo controlada.

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Se nenhuma dessas alternativas funcionarem, vou partir pra algo mais drástico, no caso regravar a BIOS da placa e rezar pra não falhar, pois minha placa-mãe só tem um slot pci-e x16 e eu não tenho conversor de x1 pra x16.

Cara, eu não arriscaria... uma GTX 1060 hoje vale ouro! O esquema de ventoinhas vai te custar o quê? 40 reais? Isso para extender a vida útil garantidamente de uma GPU que vale muito a pena.

Tinha uma GTX 460 (aquela série da propaganda que dava para ver a temperatura da casa do gamer pela câmera do helicóptero) que estava com superaquecimento (como se não saíssem de fábrica com esse problema). Arranquei fora o cooler original, coloquei um de 80 mm. Isso faz facilmente uns 4 anos. O PC ainda está rodando a pino com uma cliente que gosta de jogos leves, sem nunca mais ter passado de 60°.

Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NIGHT FALL Sabe o que eu penso? Que um dos fios da sua ventoinha não está fazendo contato ou que a controladora de velocidade dela não está fazendo contato com a placa. Ele ler o percentual sem corresponder com a velocidade é indicativo de que a tensão não está sendo controlada.

Essa foi minha primeira hipótese, mas como existem situações onde ela controla a rotação baixando a velocidade das fans pra 800rpm (Como quando sistema é iniciado em modo seguro) eu descartei essa ideia.

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cara, eu não arriscaria... uma GTX 1060 hoje vale ouro! O esquema de ventoinhas vai te custar o quê? 40 reais? Isso para extender a vida útil garantidamente de uma GPU que vale muito a pena.

Pois é, esse o meu receio, até porque no momento atual estou completamente impossibilitado de comprar outra Vga, e mesmo se tivesse condições não pagaria, 3.5k em um Gtx 1660 que chegou a custar 1k é um roubo, então se der problema me sobra uma Gt 710 pra usar (Puro desgosto).

Ainda não decidi, vou fazer alguns testes até o fim do dia e ver os resultados, como tenho vários conectores de 4 pinos a disposição, talvez eu faça uma pequena gambiarra pra ligar as fans do Twin mesmo na placa-mãe.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!