Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom Dia.

Pela madrugada, por volta de 2 da manhã estava a utilizar o computador pois trabalho com Edição de Vídeo, e estava chovendo muito. Houve uma trovoada bem forte e eu me assustei com o curto que deu dentro do gabinete, porém a imagem sumiu e o computador continuou ligado, rapidamente o desliguei.

Retirando peça por peça identifiquei o problema: LANGuard da Placa torrou!73252985-C038-4A10-8420-E40C60160080.thumb.jpeg.455847393184040b739677b004e68b54.jpeg

Meu questionamento é: Em casos como esse, há a possibilidade dessa proteção atingir somente essa proteção e as outras peças continuarem a funcionar normalmente? 
Como somente essa região ser atingida e a fonte estar ligando normal?

Cabe processo junto a companhia de rede elétrica?

Obrigado desde já.

Postado

É muito comum queimar o controlador de rede quando cai um raio, por sorte na grande maioria das vezes só o chip queima. Não sei se você tem ferramentas e habilidade para isso mas se tiver pode remover o ci LanGuard e tentar ligar a placa sem ele

• Curtir 1
Postado
  Em 15/03/2021 às 13:10, RawMaster disse:

Em casos como esse, há a possibilidade dessa proteção atingir somente essa proteção e as outras peças continuarem a funcionar normalmente? 
Como somente essa região ser atingida e a fonte estar ligando normal?

Expandir  

Sim, e nesse caso você ficaria somente sem a interface de rede da placa.

Cabe processo junto a companhia de rede elétrica?

Expandir  

Nesse caso não, pois não veio pela rede elétrica, mas sim pela rede lógica de dados (internet). Agora, se cabe processo junto à operadora de internet, já não sei. 

• Curtir 1
Postado
  • Membro VIP
Postado

processo junto a companhia de rede elétrica

Expandir  

Talvez. Por cá é relativamente simples e quase sempre aceitável por ela (acompanhei 2 casos de sucesso... raio mesmo).

Se o pc ainda funcionar, conecte-o via wifi com adaptador usb p.ex. O argumento que a conexão vai ser mais lenta não cola muito.

e estava chovendo muito. Houve uma trovoada bem forte e eu me assustei com o curto que deu dentro do gabinete

Expandir  

A lição tirável disso é óbvia: nunca jamais trabalhe com eletrônicos sob trovoada.

• Curtir 1
Postado
  Em 15/03/2021 às 14:08, .if disse:

A lição tirável disso é óbvia: nunca jamais trabalhe com eletrônicos sob trovoada.

Expandir  

Ou use esse cara: https://www.clamper.com.br/product/clamper-energia-ethernet/

porém a imagem sumiu e o computador continuou ligado,

Expandir  

Já chegou a ligar o computador de novo? Deu imagem?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pra...

Em 15/03/2021 às 14:12, Thiago Miotto disse:

esse cara

Expandir  

... cumprir bem sua missão o aterramento tem que ser muito bem feito e o raio tem que ser de tamanho pequeno e cair bem longe. O médio ou grande caindo perto detona ele e o que tiver na reta.

• Curtir 1
Postado

Cabe processo junto a

Expandir  

companhia elétrica, fornecedora de sinal de Internet... nesse momento, as agências reguladoras estão meio que sucateadas, vale a palavra da firma da iniciativa privada.

Teve um problema aqui, o neutro da rua começou a trazer 110v, queimou um monte de aparelho antigo de vários vizinhos - geladeira, respirador de uma senhora que usa direto, etc. Fomos, eu e vizinhos, acompanhar os trabalhos dos caras do caminhão que tinha uma grua. Um deles nos disse que um cabo tinha escapado do terra ou algo assim.

Bom... todas as reclamações que fizemos, foram respondida com "não consta que sua rede elétrica teve algum problema nem que nossa equipe de manutenção tenha sido acionada nesse dia para essa localidade". Isso com vídeo mostrando multímetro, foto do caminhão parado e tudo...

• Curtir 1
Postado
  Em 15/03/2021 às 14:53, rmlazzari58 disse:

Bom... todas as reclamações que fizemos, foram respondida com "não consta que sua rede elétrica teve algum problema nem que nossa equipe de manutenção tenha sido acionada nesse dia para essa localidade". Isso com vídeo mostrando multímetro, foto do caminhão parado e tudo...

Expandir  

Pelo que entendi esse resposta foi administrativa. Acho que caberia cobrança judicial. Mas resta saber se o valor das coisas queimadas vale a pena.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado

@Daniel Lee Entendi, isso explica o fato de não ter tido queda de energia no momento e tmb o pc permanecer ligado porém sem imagem, amanhã irei procurar alguém pra fazer esse teste e, quem sabe, colocar pra funcionar se as outras peças estiverem funcionando.

@Kleber Peters Então, espero que minhas outras peças estejam bem, porque atualmente montar pc não tá barato.

@Thiago Miotto Se Meu pc funcionar tranquilamente comprei um desses sem problemas!

@.if difícil entrar com processo então, só resta aceitar talvez, e sem duvida a lição aqui fica marcada com certeza!

@Thiago Miotto Sim, ainda agora a pouco religuei as peças, a placa passa corrente pois liga as outras peças, porém o bipador que tenho não bipa, é como se a placa não desse sinal. Talvez retirando o CI volte a funcionar, assim espero.

@.if Vou pensar nessa possibilidade com certeza!

@rmlazzari58 Complicado nesse caso mano.

Postado
  Em 15/03/2021 às 18:47, Thiago Miotto disse:

Pelo que entendi esse resposta foi administrativa. Acho que caberia cobrança judicial. Mas resta saber se o valor das coisas queimadas vale a pena.

Expandir  

Pensamos nisso e um advogado nos disse que, a rigor, todos os custos, inclusive os honorários dele, deveriam ser cobertos pela cia. de luz, Eletropaulo no nome fantasia mas, por trás, um consórcio de empresas estrangeiras, já que só moveríamos a ação por falha administrativa e/ou operacional da companhia.

Mas ele mesmo disse isso que eu falei, que nesse momento está em vigor o império da iniciativa privada. E quanto maior, mais poderosa for a empresa, menor a chance de cidadão comum, pessoa física, ganhar, por mais razão que tenha. Mesmo se for uma empresa local, como o escritório dele próprio ou uma pequena rede de postos de gasolina que ele atendeu numa outra causa, sendo a outra maior e/ou pior, estrangeira, as chances também não são boas. "Tente reclamar sobre seu celular", instigou ele.

Se, de uma lado, o governo, por exemplo, desobriga empresas de direitos trabalhistas, se sucateia procons, se deixa a descoberto os mais vulneráveis favorecendo os mais favorecidos, por outro lado... bem, ganha sempre o mais forte, não o que tem razão. Quem prefere liberdade sem lei ou seja, a lei do mais forte, da selva, quando perde não pode reclamar, né? Mas sempre pode "descontar" num outro, que seja mais vulnerável. "Me esmagam aqui, eu esmago o outro ali e, pronto! Ficamos todos esmagados."

Postado

bom Dia pessoal!

obtive minha resposta com um técnico local: A tensão foi grande, acabou dando curto em outros capacitores da placa, perto da VRAM, porém como tem proteção não chegou a atingir as memórias, nem a placa de vídeo e, provavelmente, o processador, ou seja, só outra mesmo.

A placa em questão era uma A320M, que usava com um R5 2600x.

Obrigado a todos!

Tenham todos um ótimo dia.

Postado
  Em 17/03/2021 às 12:35, RawMaster disse:

bom Dia pessoal!

obtive minha resposta com um técnico local: A tensão foi grande, acabou dando curto em outros capacitores da placa, perto da VRAM, porém como tem proteção não chegou a atingir as memórias, nem a placa de vídeo e, provavelmente, o processador, ou seja, só outra mesmo.

A placa em questão era uma A320M, que usava com um R5 2600x.

Obrigado a todos!

Tenham todos um ótimo dia.

Expandir  

Pelo visto vai ser o caso, preço de mão de obra não vale o conserto.
Pega uma a320M nova. Acho que está na casa de 500.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!