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Notebook dando tela azul


PGuilherme
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

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Olá pessoal do CDH,

 

Estou com um notebook que está dando tela azul e queria saber o motivo. É um Acer Aspire one, processador Atom, 1GB de memória.

o SO de fabrica é o XP e nos últimos dias fiz um upgrade para o Windows 7, estou desconfiado que seja isso. Já fiz testes utilizando o Aida64 e não ocorreu erro algum.

Existe uma maneira que eu possa testar para ter certeza que a maquina não está aguentando o Windows 7? Pois utilizando o note está rodando liso, bem leve.

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Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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@GabrielLV  O Notebook é utilizado diretamente na tomada; não existe nenhum periférico avulso; não faço overclock no pc;  não utilizo nenhum atualizador de drivers.

 

Na execução do arquivo de Logs informou: "não foi possível encontrar o caminho".

Segue em anexo os arquivos...

conf.png

listappta.txt

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Em 22/03/2021 às 20:36, GabrielLV disse:

@PGuilherme Os logs foram coletados de maneira incorreta. Refaça o procedimento, atente-se as instruções no post acima.

não estou conseguindo enviar os LogsColetados, pois excedeu o tamanho total de 4MB, dando 7,48MB. Como podemos fazer?

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  • Membro VIP

@PGuilherme

image.png

 

image.png

 

Os logs apontam para um defeito no disco rígido.

 

1- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)
 
2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html
Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 
 
Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 
 
3- Ainda no HD Tune, vá na aba Error Scan > Desmarque a opção "Quick Test" > Clique em Start. Essa opção irá verificar seu HD em busca de badblocks e pode demorar algumas horas. Seja paciente e deixe o teste rodar até o final.
 
4- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 

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  • Membro VIP

@PGuilherme Existem defeitos no seu HD, porém preciso que você execute o teste número 3 (o teste que deu erro foi o 2).

 

12 horas atrás, GabrielLV disse:

2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html
Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 
 
Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 
 

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3- Ainda no HD Tune, vá na aba Error Scan > Desmarque a opção "Quick Test" > Clique em Start. Essa opção irá verificar seu HD em busca de badblocks e pode demorar algumas horas. Seja paciente e deixe o teste rodar até o final.

 

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  • Membro VIP
  • Solução

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).
 
"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.
 
"Reallocated Sectors Count" = Já existem badblocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).
 

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

Apesar da existência de badblocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

 

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).
 
PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)
 

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

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@GabrielLV Show, valeu pela ajuda e pelo aprendizado!!

@GabrielLV Apenas me tire a ultima duvida, o motivo de dar tela azul é porque o hd está com badblock certo? então na pratica quando a memoria tenta buscar algum dado no HD e esse dado se encontra no bloco defeituoso, ocorre a tela azul? 

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  • Membro VIP
Em 26/03/2021 às 10:57, PGuilherme disse:

 

@GabrielLV Apenas me tire a ultima duvida, o motivo de dar tela azul é porque o hd está com badblock certo? então na pratica quando a memoria tenta buscar algum dado no HD e esse dado se encontra no bloco defeituoso, ocorre a tela azul? 

Se as telas azuis pararam após o procedimento, então sim, a causa era exatamente essa.

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