Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa tarde???

Como realizar a medição de um capacitor dentro da placa-mãe ???

Qual escala?

qual melhor pasta de solda usar para retiradas de capacitores e soldagem que ajuda na oxidação

Postado
11 minutos atrás, BinhaoLinux disse:

Qual escala?

use escala de capacitância compativel com a capacitancia informada no capacitor.

o corret oé remover o capacitor da placa e medí-lo de maneira isolada (e não na placa) pois podem haver outros componetnes em paralelo que podem gerar alteração na medição.

eu não uso pasta para soldar e dessoldar, para tirar eu uso sugador e para soldar uso solda resinada (marca Best)

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Eder Neumann disse:

use escala de capacitância compativel com a capacitancia informada no capacitor.

o corret oé remover o capacitor da placa e medí-lo de maneira isolada (e não na placa) pois podem haver outros componetnes em paralelo que podem gerar alteração na medição.

eu não uso pasta para soldar e dessoldar, para tirar eu uso sugador e para soldar uso solda resinada (marca Best)

Ok vou dar uma pesquisada aqui no mercado  livre valeu

Postado

Dependendo do preço do capacímetro, talvez valha a pena dar um olhada num medidor esr lcr-t4, desses aqui

medidor-de-esr-testador-universal-de-componentes-eletronicos-lcr-t4-case-e-manual.thumb.jpg.1df2dedc2f3a9dd04f0fbe1d7d568fe2.jpg

Não tenho como aferir se a medida que ele faz da capacitância é exata mas o que consigo tirar a prova comparando com multímetros (medida de resistores, transistores, diodos etc.) esse aparelhinho é bem preciso. Ele mede indutância, também, mas só a partir de 100uH. E a medida capacitância parece fazer sentido, sempre se aproxima do valor de face do componente.

---

Lembrei agora: nos transistores, para testar mosfet ele funciona bem. Para bjt, só se o ganho for < 999. Medir darlington não funciona.

• Curtir 2
Postado

@BinhaoLinux Se você tá começando agora, é desnecessário um capacimetro.. você mal vai usar.Se for pra testar capacitores cerâmicos na placa-mãe, você tem que retirar um de cada pra ir testando com o capacimetro, não é muito conveniente.

Apenas faça o teste básico pra saber se eles estão em fuga mesmo. Pra saber se os capacitores estão em fuga com  o multímetro: Coloque na escala de diodo, ponteiras de prova nos 2 lados dos capacitores, se der beep, o capacitor está em curto.

Fácil, não precisa nem retirar da placa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
37 minutos atrás, Shanks. disse:

Coloque na escala de diodo, ponteiras de prova nos 2 lados dos capacitores, se der beep, o capacitor está em curto.

Fácil, não precisa nem retirar da placa.

Estando ele na placa infelizmente até neste teste simples a medição sofre sim influência das muitas coisas em paralelo.

O eletrolítico dá pra ver no visual estufado mesmo. Já o sólido/tântalo é quase bem muito difícil. E concordo com a não necessidade de capacímetro pra esta etapa e pra este ramo talvez nunca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...