Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente montei um PC novo com um I7 1700K, percebi que ele tem uma função Boost para 5.1Ghz.
Gostaria de saber como faz pra aumentar o clock do processador, tendo em vista que ele fica fixado em 4.68Ghz e não passa disso em momento algum (seja em jogos ou em stress test).

Sou completamente leigo no assunto, e gostaria de aumentar tal frequência do processador ou fazer um possível overclock para melhorar meu desempenho em jogos.

PS: Tentei usar o programa 'intel extreme tuning', porém não dava pra aumentar o clock por lá.

Meu PC:
Placa de vídeo: RTX 3070 8GB
Processador: I7 1700K

placa-mãe: ROG Strix B460 Gaming

Postado

Habilitei tal função na BIOS (APE), porém ainda estou tendo o mesmo problema: O clock do processador fica fixado em 4.68Ghz e não sai disso em momento algum, seja em jogos mais pesados ou Stress test.
O que eu poderia fazer para pelo menos fazer o processador funcionar no modo turbo (que deveria atingir até 5.1Ghz) ou até mesmo aumentar mais ainda o clock acima de 5.1?

Postado

@Doguinha23

5.1GHz é o Turbo Boost em UM núcleo.. Em todos os núcleos, esse Boost será menor e 4.7GHz, parece bem plausível.. Cabe essa ressalva..

Agora, o clock fica fixo independente do que esteja fazendo?? Mesmo o PC sem fazer nada??

Postado

@RS Faria image.png.0e2a0466e0f964a81107dc5589aecd13.png Sim, os clocks ficam o mesmo sendo estressando a CPU ou com ela parada, sem usar nenhum programa ou jogo. Nessa imagem eu estava fazendo o Stress test pelo CPUZ, mas mesmo desligando o teste estes valores permanecem os mesmos.

Postado

@RS Faria Está em modo Desempenho máximo, mas mesmo alternando o plano de energia, a frequência não muda. Por via de dúvidas, vou resetar a BIOS e ver se resolve.

@RS Faria Resetei a BIOS e percebi uma mudança: o clock agora fica alternando entre 4.6 - 4.7 Ghz (já não está mais fixo). Porém quando habilito o modo stress pelo CPUZ, eles ficam fixos em 4.68Ghz como antes.