Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente montei um PC novo com um I7 1700K, percebi que ele tem uma função Boost para 5.1Ghz.
Gostaria de saber como faz pra aumentar o clock do processador, tendo em vista que ele fica fixado em 4.68Ghz e não passa disso em momento algum (seja em jogos ou em stress test).

Sou completamente leigo no assunto, e gostaria de aumentar tal frequência do processador ou fazer um possível overclock para melhorar meu desempenho em jogos.

PS: Tentei usar o programa 'intel extreme tuning', porém não dava pra aumentar o clock por lá.

Meu PC:
Placa de vídeo: RTX 3070 8GB
Processador: I7 1700K

placa-mãe: ROG Strix B460 Gaming

Postado

Habilitei tal função na BIOS (APE), porém ainda estou tendo o mesmo problema: O clock do processador fica fixado em 4.68Ghz e não sai disso em momento algum, seja em jogos mais pesados ou Stress test.
O que eu poderia fazer para pelo menos fazer o processador funcionar no modo turbo (que deveria atingir até 5.1Ghz) ou até mesmo aumentar mais ainda o clock acima de 5.1?

Postado

@Doguinha23

5.1GHz é o Turbo Boost em UM núcleo.. Em todos os núcleos, esse Boost será menor e 4.7GHz, parece bem plausível.. Cabe essa ressalva..

Agora, o clock fica fixo independente do que esteja fazendo?? Mesmo o PC sem fazer nada??

Postado

@RS Faria image.png.0e2a0466e0f964a81107dc5589aecd13.png Sim, os clocks ficam o mesmo sendo estressando a CPU ou com ela parada, sem usar nenhum programa ou jogo. Nessa imagem eu estava fazendo o Stress test pelo CPUZ, mas mesmo desligando o teste estes valores permanecem os mesmos.

Postado

@RS Faria Está em modo Desempenho máximo, mas mesmo alternando o plano de energia, a frequência não muda. Por via de dúvidas, vou resetar a BIOS e ver se resolve.

@RS Faria Resetei a BIOS e percebi uma mudança: o clock agora fica alternando entre 4.6 - 4.7 Ghz (já não está mais fixo). Porém quando habilito o modo stress pelo CPUZ, eles ficam fixos em 4.68Ghz como antes.
Estes valores agora estão normais ou ainda há algo de errado? 

Postado

@Doguinha23

Ele devia variar a frequência, conforme a exigência.. Se não tá fazendo nada, clock baixo.. Com algum teste de stress, sobe o clock.. Modo de Alto Desempenho força a CPU a ficar sempre no clock máximo dele..

No CPU-Z tem um teste, o "Bench CPU", que faz um teste em todos os núcleos e outro em um único núcleo.. Faça esse teste e monitore os clocks.. No primeiro, vai usar todos os núcleos e devem ficar mesmo nesse 4.7GHz.. No segundo, vai usar um único núcleo e esse núcleo vai pular pra 5.1GHz.. Pelo menos deveria.. Se acontecer isso, o Turbo tá funcionando certo..

Mas, ele deveria cair o clock quando acabasse o teste..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria Realizei tais testes, em um único clock/ em todos e notei que quando não estou fazendo nenhum teste, eles ficam entre 4.6-4.9Ghz. Ao realizar tais testes, eles ficam fixos em 4.68Ghz. Está ao contrário, pois quando estou forçando o processador ele fica mais lento.
Vou pesquisar a respeito sobre isso. De qualquer forma, agradeço pela ajuda!

• 2 semanas depois...
Postado

@Doguinha23 O clock oscilar entre 4.6-4.7 é algo normal. 5.1 só em 1 núcleo, como você disse q não ta atingindo isso mesmo sem fazer nada, deve ter alguma opção na bios relacionada ao turbo boost ou speedstep, se estiverem desativados, ativa e se o speedstep estiver ativo, desativa, o turbo boost não, pois vai ficar apenas no clock base

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!