Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Tenho uma fonte externa de 12Vcc e quero acender uma fita led com ela, mas controlada com arduino. Coloquei um BC337 e um resistor de 680Ohms na base.

A fita não acendeu, medi a tensão sobre ela e estava dando um pouco mais que 2V. Por que isso aconteceu? Desculpem, como devem perceber não entendo muito de transístores, vi no datasheet que esse suportava bem mais que 12V e a corrente emissor-coletor é até 800mA, a fita consome 570mA, achei que funcionaria.

Ah, a tensão da saída digital do meu arduino é 3,3V.

Postado

A resistência está muito alta. Abaixe para 130 Ohms. Acho estranho que o led não tenha sequer acendido um pouco. O transistor tem procedência ou é lixo chinês? Veja no datasheet se está ligando corretamente esse transistor. https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/156196/ONSEMI/BC337.html

Não publicaste o esquema que fez. Veja no datasheet a pinagem correta do transistor e revise a montagem. A saída do Arduíno vai ao resistor e este à base do otransistor. O Emissor vai ao GND e o coletor ao negativo da fita. O positivo da fita vai nos +12V. O GND do Arduíno tem que estar ligado no GND da fonte de 12V.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Vinicius0808 disse:

vi no datasheet que esse suportava bem mais que 12V e a corrente emissor-coletor é até 800mA, a fita consome 570mA

Sobre a corrente e tensão você está certo! 

Porém ultrapassou a potência do transistor que é de 1,5W. Seu circuito pode chegar a 6W.

Além disso não disse como ligou o transistor, o correto é emissor comum. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

potência do transistor que é de 1,5W. Seu circuito pode chegar a 6W.

... se transistor saturado ele sente muita vontade suportar pois Pnele=Vnele*Inele  = ~0.5*0.570 = ... to sem calculadora

Mas num é nada bom abusar. Use de BD135 pra cima

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!