Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador I3 -2100 para um melhor.


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá prezados e prezadas!

 

Quero fazer um upgrate na minha CPU, que atualmente é um I3 de segunda geração ainda (I3 - 2100) 😢 .

Utilizo uma GPU GTX 1660 6Gb OC, e o gargaaaaaaaalo é imenso.

 

Por exemplo, em Horizon Zero Dawn usando o MSI Afterburner, verifico que minha GPU está trabalhando a cerca de 60%, enquanto meu CPU mais 90%.

 

Ainda uso a placa-mãe MSI H61M-P21 (b3) DDR3. 

 

Gostaria de conselhos para comprar um processador da Intel compatível com esta minha placa-mãe, e que não gargalhasse minha GTX 1660 Oc.

 

Conselhos: Devo comprar nova ou usada? Qual o modelo da linha Intel?

 

Obs I.: antes que falem nos comentários, já sabia que seria uma junção de GPU e CPU problemática, mas estava planejando trocar meu CPU logo logo, até que veio a pandemia e perdi minha bolsa de estudos e pesquisa na faculdade. Resultado? Adiado. No entanto, tive a oportunidade de obter uma nova bolsa remota neste recentemente.

 

Obs II .: Poderia ter comprado uma GPU mais modesta e barata e uma CPU nova melhor que minha atual? Poderia, porém, na blackfriday

de 2019 na Kabum a GTX 1660 Oc da Galax estava saindo por R$ R$ 1.294,00 e achei que o investimento valeria à pena, e de fato valeu, pois hoje a mesma placa de vídeo está saindo na Kabum por nada menos que R$ R$ 5.176,35... :o WFT! ( podem conferir ;) !) Tudo por causa da desvalorização do Real frente ao Dólar.

 

May the Force be with you!

 

____________________

Assinatura de um PC atual.

MSI H61M-P21 (b3) DDR3 

CPU I3 - 2100 3.10 Ghz

GPU GTX 1660 Oc

12 GB de RAM DDR3 1333 Mhz Kingston 

1 Tb de HD da Samsung.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Felassis89 disse:

Olá prezados e prezadas!

 

Quero fazer um upgrate na minha CPU, que atualmente é um I3 de segunda geração ainda (I3 - 2100) 😢 .

Utilizo uma GPU GTX 1660 6Gb OC, e o gargaaaaaaaalo é imenso.

 

Por exemplo, em Horizon Zero Dawn usando o MSI Afterburner, verifico que minha GPU está trabalhando a cerca de 60%, enquanto meu CPU mais 90%.

 

Ainda uso a placa-mãe MSI H61M-P21 (b3) DDR3. 

 

Gostaria de conselhos para comprar um processador da Intel compatível com esta minha placa-mãe, e que não gargalhasse minha GTX 1660 Oc.

 

Conselhos: Devo comprar nova ou usada? Qual o modelo da linha Intel?

 

Obs I.: antes que falem nos comentários, já sabia que seria uma junção de GPU e CPU problemática, mas estava planejando trocar meu CPU logo logo, até que veio a pandemia e perdi minha bolsa de estudos e pesquisa na faculdade. Resultado? Adiado. No entanto, tive a oportunidade de obter uma nova bolsa remota neste recentemente.

 

Obs II .: Poderia ter comprado uma GPU mais modesta e barata e uma CPU nova melhor que minha atual? Poderia, porém, na blackfriday

de 2019 na Kabum a GTX 1660 Oc da Galax estava saindo por R$ R$ 1.294,00 e achei que o investimento valeria à pena, e de fato valeu, pois hoje a mesma placa de vídeo está saindo na Kabum por nada menos que R$ R$ 5.176,35... :o WFT! ( podem conferir ;) !) Tudo por causa da desvalorização do Real frente ao Dólar.

 

May the Force be with you!

 

____________________

Assinatura de um PC atual.

MSI H61M-P21 (b3) DDR3 

CPU I3 - 2100 3.10 Ghz

GPU GTX 1660 Oc

12 GB de RAM DDR3 1333 Mhz Kingston 

1 Tb de HD da Samsung.

i7-3770, pra não gastar muito

pera pera pera pera, um 3770 esta sendo ventido por 800 reais ou mais, não pegue não, pior que um i3 de decima geração, é mais VANTAJOSO, trocar o setup, vai ser mais caro mas é melhor, porque porr@, 800 pila num 3770, sai fora

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felassis89 Eu venderia a placa de video e compraria um pc já montado. É a melhor escolha...

13 minutos atrás, GuilhermeGr disse:

i7-3770, pra não gastar muito

pera pera pera pera, um 3770 esta sendo ventido por 800 reais ou mais, não pegue não, pior que um i3 de decima geração, é mais VANTAJOSO, trocar o setup, vai ser mais caro mas é melhor, porque porr@, 800 pila num 3770, sai fora

 Em condições normais também faria a mesma recomendação. Mas o mercado brasileiro atualmente não faz o menor sentido.

 

Dê uma olhada nessa opção, parece muito mais razoável e atual que trocar apenas o processador usando essa plataforma antiga:

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-amd-ryzen-5-2400g-16gb-ddr4-ssd-256gb-400w-lark

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Silas Neto disse:

@Felassis89 Eu venderia a placa de video e compraria um pc já montado. É a melhor escolha...

 Em condições normais também faria a mesma recomendação. Mas o mercado brasileiro atualmente não faz o menor sentido.

 

Dê uma olhada nessa opção, parece muito mais razoável e atual que trocar apenas o processador usando essa plataforma antiga:

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-amd-ryzen-5-2400g-16gb-ddr4-ssd-256gb-400w-lark

a queda de desempenho vai ser absurda, eu definitivamente, não venderia e pegaria um lixo desse(1660vs2400g), sabe o que ce faz, se contente com isso, ou suba a resolução do game e passe o trabalho pra GPU, em jogos que o CPU der conta, guarde seu dinheiro, junte, e quando melhorar volte aqui e peça sugestão de setup, você já tem um pronto, muita gente inclusive eu esta na luta pra ter um pc com GPU, acredite, cobrar um preço absurdo nesta placa não é justo/correto acho que é se aproveitar da situação horrivel que estamos vivendo e ainda mais com a condição financeira dos brasileiros que geralmente não é das melhores

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGr Na verdade a limitação explicitamente encontra-se na CPU, um i3 de 2ª Gen. Por óbvio que uma 1660 é melhor que a iGPU do 2400G. Entretanto, a margem para upgrades a longo prazo é infinitamente melhor. Considerando o desempenho de ambas as maquinas, estes são equivalentes: muda-se apenas o gargalo do processador antigo para a razoável iGPU do 2400G, que eventualmente poderia ser melhorado por uma GPU dedicada.

 

É o que eu faria.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Segundo a MSI, essa placa aceita Xeon - https://br.msi.com/Motherboard/support/H61MP21_B3#support-cpu

 

Sugestão mais barata e interessante, seria o Xeon E3 1230 V2.. 4 núcleos / 8 threads.. Uns 250 reais no Ali Express.. Vai aliviar MUITO o gargalo.. NÃO vai eliminar..

 

 

58 minutos atrás, Felassis89 disse:

pois hoje a mesma placa de vídeo está saindo na Kabum por nada menos que R$ R$ 5.176,35...  Tudo por causa da desvalorização do Real frente ao Dólar.

Esse problema é global.. Dólar afeta? Sim, mas nesse caso, é só a ponta do iceberg..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Silas Neto disse:

@GuilhermeGr Na verdade a limitação explicitamente encontra-se na CPU, um i3 de 2ª Gen. Por óbvio que uma 1660 é melhor que a iGPU do 2400G. Entretanto, a margem para upgrades a longo prazo é infinitamente melhor. Considerando o desempenho de ambas as maquinas, estes são equivalentes: muda-se apenas o gargalo do processador antigo para a razoável iGPU do 2400G, que eventualmente poderia ser melhorado por uma GPU dedicada.

 

É o que eu faria.

 

 

2400g vai ter melhoras, pequenas, falei pra pr em resolução maior nos jogos em que CPU da conta, por exemplo em warzone as diferenças seriam minimas, em CS, por exemplo ja ficaria menor esse gargalo, se o CPU da conta do jogo pode minimizar o trabalho nele, solução provisoria de graça, melhor que descer pra um 2400g, eu acho né kkk

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGr Os preços de hardware no mercado estão absurdos. Inclusive, os usados e já sem garantia! 

 

Investi numa peça de hardware, sem querer. Nunca pensei que tais peças se inflacionarião tanto! Ainda mais, usada e de segunda mão.

 

Tô boquiaberto... se bobiar vendo minha GPU, e o setup separados e compro, com um certo desconto um PS5. O problema é que perderia minha ferramenta de trabalho. Mas...

 

Obrigado pela a ideia. Vender a minha GTX, mesmo q usada, pelo valor e a busca no mercado, está tentadora!

No caso de MGSV Phantom Pain, o gargalo diminui aumentando resolução 

para além de full HD 1920x1080p. (O Jogo otmizado da p⁰rra! Sapve K9jime e sua ex equipe!), porém em Horizon, o desempenho cai dramaticamente. 

 

No Nvidia Otmzation aconselha-se jogar na resolução de 1300 e tudo no "low". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!