Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar esquema de circuito para button box


Posts recomendados

Olá a todos. Nunca pedi ajuda sobre este assunto aqui no Clube do Hardware, se alguém puder ajudar ficarei extremamente grato. Gostaria de saber se vocês podem me ajudar com um esquema. Estou montando um painel button box com peças reais de carro. Comprei uma frente de rádio bem simples (Frente de rádio ford original anos 90) para colocar no painel e estou com dificuldade com o circuito.

Já encontrei os contatos para ligar cada botão, porém analisando o esquema do rádio, os botões não tem apenas um contato comum e sim vários contatos em comum. Eu tentei ligar em uma placa de teclado más deu conflitos. Tentei ligar também em uma placa zero daley más esta só tem 1 fio comum e 16 fios referentes a botões e não deu para ligar.

 

Foto dos contatos encontrados:

 

758496477_Esquemardio.thumb.jpg.cd2ff0e20ed15f219eb0cbefa52f73c2.jpg

Reparando os contatos encontrados, eu tentei ligar por exemplo os botões que usam o contato 8 com os contatos 9, 10, 11 e 12 para formar os botões 4, seek, select e volume +, respectivamente. Porém, quando vou utilizar o contato comum no pino 6, os contatos de botões 9, 11 e 12, se repetem e ai aciona 2 botões ao mesmo tempo apertando apenas 1.

 

Tentei usar diodo para que o contato fosse só para um lado más não deu certo.

 

O que eu gostaria de saber é se existe algum componente ou placa que eu conseguisse ligar este esquema sem dar conflito. Lembrando que se o windows reconhecer como joystick está ótimo pois os botões eu confiruro pelo xpadder depois.

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fui saber o que seria exatamente uma "caixa de botões", e para isso dei uma olhadela no Google Imagens. Encontrei ser coisa para simulação, tipo para quem quer ter cockpit (simulador de voo ou F1).

 

Desculpe-me a ignorância. Ela ainda não significa que não possamos nos ajudar. O tópico segue, agora com mais informação.

 

Mesma coisa eu fiz para saber da tal "placa zero delay".

 

É bom saber que isso existe!

 

Pelo que estou entendendo, essas placas codificam botões para USB. São como teclados de poucos botões. Sendo assim, para usufruí-las, o comportamento de cada entrada tem que ser como o comportamento de um botão (componente) isolado, fora da matriz de contatos. Ou então a placa deveria vir com instruções para configuração em matriz, mediante jumpers (ou resistores) a incluir, ligar (fechar) ou abrir.

 

Dois produtos parecem ser mais comuns na Internet: uma PCB amarela e outra azul. Documentação técnica é escassa. Os primeiros resultados no YouTube limitam-se a ser " manual de usuário", ensinando apenas wiring.

 

O produto amarelo traz chip onboard. O conteúdo mais animador que encontrei sobre ele é este vídeo:

 

 

Quanto aos irmãos azuis, a figura mais simpática é esta:

 

D_NQ_NP_2X_734151-MLB31122948172_062019-F_1.jpg.f62469df2cd09dc4951eed7f72a62d7d.jpg

 

Falta achar documentação, software. Espero que seja open sourcePegasus Games está localizada em São Paulo. É uma fabricação nacional. O produto acima, que carrega a marca em sua serigrafia e custa R$ 75, foi desenvolvida por alguém chamado AleXtec (ou Alex Tec).

 

Uma curiosidade: com a frente de rádio você pretende simular... um rádio?!

 

Você tentou usar uma placa de teclado USB para PC, ou foi de outro tipo de teclado?

 

Talvez valha à pena você detalhar todas as suas  tentativas. Para termos a certeza da comunicação suficiente de ideias.

 

Por exemplo, você fala que comprou uma frente de rádio, e que fez tentativas de ligação eletrônica, e que há um "comum" no pino 6. Bom... eu acho que seria interessante termos as fotos que realizam o esquema. Pois você nos deu apenas uma "tabela"; isso ainda me parece pouco.

 

Se você tem o "schematic" do rádio, melhor ainda! Mas fotos da eletrônica, do real, já seriam muito interessantes. Quando se quer entender, ver o interior é sempre melhor do que ter apenas uma "caixa preta".

 

Update

 

Talvez você tenha chegado à tabela assumindo ser uma matriz de contatos simples, apenas testando as continuidades com um multímetro. OK, é razoável!

 

Mas, enfim, mesmo assim, de que interface você precisa?

 

Algumas portas lógicas não resolveriam? Ou talvez você esteja precisando criar seu teclado USB HID usando um microcontrolador arduino-like... isso é o quê o hardware de AleXtec faz, mas não para uma matriz de contatos, apenas para chaves isoladas. Na verdade, para o aproveitamento do seu painel cai melhor um Arduino padrão. Pois você não precisa do formato físico de conexão de uma placa zero delay.

 

@ronaldomaugusto

 

Vamos começar do começo:

 

O que significam as anotações que você fez, na tabela, para "NF" e "power"?

 

Ah! "Power" seria como uma chave de duas posições...

 

Mas e esse "NF", o que é?

 

Ah! Talvez um "normalmente fechado" para sinalizar quando o frontal está encaixado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ronaldomaugusto ao que indica nas suas anotações o tipo de ligação do painel do rádio é matricial. 

Algo semelhante à maneira que são ligados os teclados de telefone, veja:

images?q=tbn:ANd9GcSqmDLx1-MFFboaPCpyYI2

Calculadoras, controles remotos e vários aparelhos de som como este seu usa o sistema. Os teclados de computador também são assim, mas com algumas diferenças. 

 

Existem muitos programas prontos para o Arduíno, onde você pode colocar os botões diretamente a ele e usar as saídas pra acionar a interface do button box. Porém acho meio redundante, visto que a interface original é descendente do próprio Arduíno. 

 

Outra maneira é desfazer as ligações originais de maneira a ligar do jeito que você precisa. Isso dá um pouco de trabalho, mas não vai precisar gastar com circuitos adicionais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
44 minutos atrás, Renato.88 disse:

Outra maneira é desfazer as ligações originais de maneira a ligar do jeito que você precisa. Isso dá um pouco de trabalho, mas não vai precisar gastar com circuitos adicionais. 

 

Se as vias condutoras estiverem "impressas" numa folha flexível, quero dizer, se o painel estiver construído como um teclado de membrana, não vejo como fazer a alteração.

 

teclado_de_membrana.jpg.55fb9956eccb7303518c39738b52b57f.jpg

 

Mas essas coisas mais antigas geralmente usam PCB e push buttons. Então se pode romper trilhas e usar (soldar) fios jumper; com muito cuidado, para não se colocar tudo a perder.

 

158408833_2013-02-1615_38.51_340x177.jpg.86c44db3116f28fa9211700b8e68ef10.jpg

 

Esta é a "placa de contatos" do teclado de um Commodore 64. Com extrema cautela é possível alterá-la fazendo-se raspagem, rompimentos de trilhas, e solda (de fios jumper). Eu não recomendo. No se caso é melhor — mais seguro e ainda barato — fazer um circuito intermediário usando portas AND.

 

Update

 

1152067152_FICCS1100.thumb.jpg.f9de236df11ac8bf12a9918ac0e90a3b.jpg

FIC CS1100

 

1390310726_FICRD1000.thumb.jpg.dbc0130d39ad67e19a5d1dd27b579dc8.jpg

FIC RD1000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já desmontei um desses rádios originais da Ford e era circuito impresso mesmo, por isso mandei a sugestão. 

 

Algumas placas de button box não permitem a ligação de circuitos externos como as portas And. Só os botões mesmo, algumas trabalham com matriz de divisor de tensão. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Renato.88 , como seriam esses projetos com divisor de tensão que rejeitariam saídas de portas AND?

 

Uma placa como a Stargate-NX suporta rotary encoders, botões simples, e chaves em modo pulsante (para função toggle), além de eixos analógicos. Mas olhando o frontal do rádio objeto deste tópico eu só vejo botões simples.

 

Eu já ia perguntar aqui, novamente, qual seria a placa de 

@ronaldomaugusto. Só que isso nem importa! Porque o circuito lógico a implementar apenas iria intermediar botões simples. Push buttons. Todos os botões em questão, esses do rádio, são de toque, simples; à exceção do "power".

 

Update

 

Segue a ideia básica:

 

IMG-20210501-WA0017.thumb.jpg.0c6f9976de89b6e60308f0f6c5556d66.jpg

 

O resultado (acima) são 15 saídas individuais para serem a "entrada" de uma placa zero delay.

 

sn74hc08pinout.jpg.5fc9dc7fa6e6c0aba531abecb7b4bce3.jpg

74HC08

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

como seriam esses projetos com divisor de tensão que rejeitariam saídas de portas AND?

Assim:

images?q=tbn:ANd9GcSLw9x6SEd79akcVaoeYTA

Programa-se o micro pra fazer determinada função com uma faixa de tensão aplicada na entrada analógica. 

Esse sistema não é novidade nenhuma, vídeo k7 e televisores lá da década de 80 usavam isso em micro controladores da época. Vão apenas 2 fios para o painel, mas usa uma meia dúzia de botões. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito oportuno vermos o esquema com clareza. Eu já conhecia tal prática com botões. Mas ainda acho que as placas mais comuns vão pela entrada digital mesmo.

 

@ronaldomaugusto , é melhor checar...


E não olhe apenas para a placa que você tem hoje. Dê uma espiada nas "desejáveis" para curto e médio prazo. Assim você já se prepara.

 

(bobagem apagada; estou cansado)

 

Update

 

@Renato.88, e se a saída da porta fechasse chave digital (transistor)?

 

IMG-20210501-WA0025.thumb.jpg.405d9b6be7a71fc503ea8762b11abe0d.jpg

 

Eu penso que resolve...

 

Um esboço de BOM fica sendo mais ou menos o seguinte:

 

– 1 × PCB

– 4 × 74HC08

– 15 × resistor de base

– 15 × transistor

– 15 × conector

 

   + 

 

– 1 kit zero delay (placa e chicotes)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

 

@alexandre.mbm Meu projeto é para um Cockpit simulador de direção. A frente de rádio vai controlar o rádio do caminhão dentro do jogo e também a parte multimídia do pc como spotify e media player.

 

1611146494_Painelsimulador.thumb.jpg.f5149382711f7847c6a321856c8d9b8a.jpg

 

Esta placa zero delay funciona para ligar botões apenas, e quando conectada no pc, ela é reconhecida como uma placa de joystick genérico. O software que uso no pc é apenas para mapear o que cada tecla vai fazer de comando. Com este software (Xpadder), todas as teclas de qualquer joystick se tornam teclas macro (totalmente programáveis para fazer o que quiser. 

 

A outra placa que tentei usar é de teclado de computador seguindo as trilhas e ligando os pontos, más da conflito pois na placa do rádio os fio se unem para vários botões como o nosso amigo @Renato.88 mostrou na foto de teclado de telefone.

 

Cheguei na tabela conforme disseram, com um multímetro. Achei que daria certo pois fiz a mesma coisa para fazer funciona a chave de seta de um HB20 no pc e deu tudo maravilhosamente certo.

 

O que eu quis dizer com NF foi ''normalmente fechado'', acredito que eu não tenha usado o termo correto pois sou leigo em eletrônica.

 

A minha placa zero delay é esta:

1438994571_ZeroDelay.jpg.0c9a5cb505626ab4963f51d80b676fc7.jpg

 

Como podemos ver acima, esta placa zero delay tem o fio azul comum para todos os botões. E a placa do rádio é igual o esquema que o @Renato.88 passou de teclado de telefone:

image.png.1dc5632f09ec86afe20d7ee9b61d8fbe.png

 

Bom, o que eu fiz até agora foi isto:

Projeto.thumb.jpg.d78169e355fe5e660455ae0f06a90d22.jpg

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ronaldomaugusto disse:

A outra placa que tentei usar é de teclado de computador seguindo as trilhas e ligando os pontos, más da conflito pois na placa do rádio os fio se unem para vários botões como o nosso amigo @Renato.88 mostrou na foto de teclado de telefone.

Eu não entrei em detalhes acima, mas o teclado de computador trabalha com os dois exemplos que eu citei. 

Além da ligação matricial existem os divisores de tensão tudo junto. 

Aquele plástico com as trilhas tem um material condutor que apresenta resistência diferente em cada tecla apertada. 

 

1 hora atrás, ronaldomaugusto disse:

O que eu quis dizer com NF foi ''normalmente fechado'', acredito que eu não tenha usado o termo correto pois sou leigo em eletrônica.

Nesse caso o termo usado é o NA (normalmente aberto). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Projeto legal. Como o amigo Xandi eu também jamais ouvira falar de tal dispositivo.

Pelo jeito já  deu 1oo%  certo. Pelo jeito seu desafio/resumo da brincadeira foi converter teclado matricial em teclado com ponto comum. Algo como 4x4 em 16x1.. Parabéns 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Entendi como é a ligação matricial. A placa do rádio é assim mesmo. Agora o que eu precisaria era ligar em uma placa que suporte este tipo de ligação matricial.

Eu tenho um arduino UNO:

IMG_20210501_170109530.thumb.jpg.bcdecc22484a910561ef80106483b678.jpg

 

Nunca usei um arduino, más consegui inserir um código que funcionou com este módulo de teclado matricial. Então acredito que se eu ligar os botões do rádio da mesma forma, eles vão funcionar.

teclado.thumb.jpg.d534bb3307dc0a3e2aa8d2d374044396.jpg

Agora, o que eu não consegui é fazer as teclas funcionarem no windows. e também mapear para mudar as funções das mesmas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!