Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal!

Precisava aquecer um filme plástico e fiz este circuito.

Parte do circuito foi retirado da sugestão do Sérgio Lembo.

Caso alguém se interesse pelo circuito e pelo layout, segue um vídeo que fiz no YouTube.

Reportem aqui caso identifiquem algum erro no diagrama esquemático.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Amei 1
  • 3 meses depois...
Postado
15 horas atrás, Venancio Miranda disse:

Não sei se vale a pena o trabalho de montar, tem uns dimmer pronto que suporta o que você precisa.

https://proesi.com.br/dimmer-220v-4000w-gabinete-metalico.html

https://proesi.com.br/dimmer-aberto-4000w-220v.html

Olá, @Venancio Miranda!

O meu dimer é para 127V.

Calculei o dissipador térmico, mas usei um com dimensões maiores. Era o que eu tinha na minha sucata. 

Dei uma olhada nas dimensões do dissipador dos sugeridos por você.

Eu realmente não acredito que sua durabilidade seja longa, também não compraria este produto sem ter que aumentar o tamanho do dissipador.

O meu dimer possui comutação apenas no zero de tensão, portanto não há consumo de potência apreciável devido a comutação, apenas devido a condução.

Em termos práticos, é mais fácil comprar produtos, que projetar e montar, mas sempre teremos que considerar a procedência do produto.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Moris me fez lembrar... permiti-me...

Há muitos (mesmo) anos atrás precisei controlar velocidade de uma furadeira. Na época não existiam destas de controle. De cara pensei num dimmer e montei 1. O problema foi que a baixa rotação caía o torque. Um colega (que não vejo há muito tempo mesmo e que mal entendia de eletrônica) me trouxe uma revista Saber Eletrônica (acho) que tinha um circuito que compensava o torque. Montei.. e num que deu bem certo mesmo? Apesar de não ter entendido direito, levantei hipóteses sobre como a mágica do torque acontecia e vendo o artigo agora acho que acertei.

Num ganhei nem tapinha nas costas e nem aperto de mão do patrão. Mas algo me diz que foi uma (01) das coisas que me mantiveram o emprego no mesmo lugar até hoje no qual já estou fazendo não horas mas anos extras kk.

Ei-lo (algo como):

col0128_0001.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/robotica/9732-regulador-de-velocidade-para-motores-universais-col128

Neste (meu) caso não sei se acha pra vender (não pesquisei) no presente. Assim sendo caso surja o desafio, tem que por a mão na massa mesmo.

• Amei 1
  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, .if disse:

tinha um circuito que compensava o torque

Existe um CI muito usado em cassetes, para fazer o motorzinho ter rotação constante, lenta e alto torque.

9 horas atrás, .if disse:

não sei se acha pra vender (não pesquisei)

Alguns lojistas para o público maker tem dele. Trata-se do BA6220.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Existe um CI muito usado em cassetes, para fazer o motorzinho ter rotação constante, lenta e alto torque

Mas nesses equipamentos também tem sensores junto ao motor. Pois a rotação é muito precisa. 

Geralmente usavam sensor hall. 

• Membro VIP
Postado

Na verdade, depois vi, minha observação ficou a mais off-topic de todas. Desculpem-me, pessoal.

Os mais atentos por certo perceberam minha falha: o "motorzinho" que faz girar um cassete, em geral é um DC de 3 ou 6 volts. Ou seja, a coisa tem nada a ver com dimmer AC.

(É... mas a culpa é da @.if!)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!