Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal meu gabinete tá dando choque quando plugo o cabo de força nele, mesmo com a fonte desligada ele tá dando choques e não são tão fraquinhos (aqueles quando a tomada não é aterrada) e minha tomada é de 3 pinos tem aterramento começou a acontecer de ontem pra hoje única coisa que fiz foi colocar um SSD, já remontei ele conferi tudo e tá tudo certinho. Me disseram que pode ser gabinete energizado, já comprei um filtro de linha que chega hoje, alguém sabe o que pode ser?

Postado

choque em gabinete é falta de aterramento, entao pode ser q você antes nao sentia e agora por algum motivo, sente

9 minutos atrás, Nathan48 disse:

minha tomada é de 3 pinos tem aterramento

você tem certeza q é aterrada ou tá so levando em consideracao porque a tomada tem 3 pinos?

• Curtir 3
Postado

@rodrigo.dcvieira Não, na verdade a casa aqui é aterrada e é certeza absoluta de que a tomada é aterrada, fiquei pensando se poderia ser erro de montagem mas tá tudo certo. O que estranho é ele dar choque mais forte do que aqueles que dá sem aterramento e mesmo com a fonte desligada

• Membro VIP
Postado

A parte que nos cabe é simples medir: obviamente estará desconectado da tomada... com um multímetro na escala beep, meça entre um parafuso qualquer do gabinete até o pino do meio do seu plug principal que vai à tomada: deves ouvir o beep. Da tomada pra terra adentro .. não consigo alcançar

• Membro VIP
Postado

Ok... essencialmente o terra da tomada, se é que tem mesmo afinal ...

1 minuto atrás, Nathan48 disse:

na verdade eu não entendo nada disso

... , está sendo interrompido no seu trajeto... na régua, na tomada, no nobreak, no estabilizador, ou etc ou um dos cabos deste. Sugiro ligar o pc direto na tomada pra excluir outras partes e ver se o problema resolve. Depois ligar uma a uma.

• Curtir 1
Postado

Se antes estava bom e agora não está mais... 

O problema é mal contato, em algum lugar essa ligação do terra à tomada se interrompeu. 

E tanto faz se a fonte está ou não ligada, pois as ligações para o terra estão antes do interruptor mesmo. 

• Curtir 1
Postado

@.if então mesmo ligando direto na tomada ele da muito choque, liguei em uma tomada de outro cômodo e não aparentou dar choques. Mas liguei só CPU sem monitor nem nada, ela ligou e ficou tranquilo então acredito que seja problema na tomada

@Renato.88 vou chamar alguém pra dar uma olhada, só as tomadas desse quarto tá acontecendo esse problema, e tem uma tomada fora do quarto que também tá dando mas lembro que as de dentro foram "puxadas" dela

Postado

Tá maluco o post. Não é para o aparelho dar choque. Tem que investigar onde está vazando a energia. Mesmo que não houvesse o aterramento não é para o aparelho dar choque. Pegue sua chave de fenda ou phillips e abra o aparelho. Se não tem multímetro vá seguindo o caminho da energia até a entrada da placa. Com certeza encontrará um fio descascado encostando onde não deve. Existem aparelhos onde o cabo de força é macho - fêmea e outros onde o cabo entra dentro do aparelho. No ponto onde entra pode ocorrer da lata cortar a isolação do cabo e causar esse problema.

2 horas atrás, Nathan48 disse:

vou chamar alguém pra dar uma olhada, só as tomadas desse quarto tá acontecendo esse problema, e tem uma tomada fora do quarto que também tá dando mas lembro que as de dentro foram "puxadas" dela

Olhando para esse comentário ficou evidente que quem fez a ligação trocou os fios e colocou uma fase no pino central da tomada. O que deveria ser sua proteção se transformou em armadilha. Para evitar esse tipo de confusão a recomendação é usar fio de capa verde para identificar o terra.

Postado
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Não é para o aparelho dar choque. Tem que investigar onde está vazando a energia. Mesmo que não houvesse o aterramento não é para o aparelho dar choque

Fonte de computador da choque sem o terra sim, já tomei vários nas minhas e aqui no fórum sempre aparece alguém com o mesmo problema. 

• Curtir 1
Postado

nem sempre o fato de ter uma barra de cobre na frente da casa ou próximo ao poste significa que o eletricista fez uso dela em todas as tomadas...

algum dos aparelhos/cabos (incluindo a própria fonte), podem estar com o TERRA rompido dentro (se é que existe) muitos fabricantes chingling nem tem fio dentro do cabo...

em resumo, tem que estudar o caso "de perto".

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, Renato.88 disse:

Fonte de computador da choque sem o terra sim, já tomei vários nas minhas e aqui no fórum sempre aparece alguém com o mesmo problema. 

Nunca tive esse problema, não tenho o terra na minha residência, é antiga. Vejo em muitos projetos capacitores de baixo valor entre a tensão retificada e o terra. Um vazamento nesse ponto ajuda a explicar a questão. Com a indústria de componentes chineses fazendo brava guerra de preços com a ocidental fica difícil saber se conseguem entregar a confiabilidade a custo tão baixo.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

capacitores de baixo valor entre a tensão retificada e o terra

Isso daria uma tese de mestrado. Você (ou você que é phd em fontes e tal) poderia informar qual a real utilidade prática de tal prática que sempre vejo em projetos. Quero explicação em termos de fluxo de elétrons e não teoria ok?  Minha suposição é que serve apenas pra atender alguma norma emi/emc quasi sem sentido e claro me irritar

Postado
3 horas atrás, .if disse:

Minha suposição é que serve apenas pra atender alguma norma emi/emc quasi sem sentido e claro me irritar

Vi outro dia um vídeo sobre como ganhar um selo da Anvisa para um projeto de IoT. O próprio apresentador da Anvisa recomendava que a fonte fosse externa para não ser objeto da análise da Anvisa para redução de custos. Com essa redução a análise custa entre 30mil e 50 mil reais. Os níveis máximos de EMC e EMI é que levam a tais capacitores. Isso nos leva a trade off: mais componentes = mais refinamento de projeto = mais pontos de falha possível.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!