Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador morreu pela segunda vez.


Posts recomendados

Olá, boa tarde. 

Comprei esse computador (AMD Ryzen 5 2600x, RTX 2060, 2x8GB HyperX Fury 2400mhz, EVGA 650GQ 80+Gold, Asus Prime B450M Gaming/BR) no começo de 2019. Em julho de 2020, me mudei para uma casa que fica à 100 metros da praia. Já tive diversos problemas de energia por aqui. Em outubro de 2020, após uma noite chuvosa, o computador não ligava mais. Nenhuma ventoinha girava, nem a da CPU. Nada acontecia. A única coisa ligada era o led da placa-mãe que indicava que estava recebendo energia. Fiz um jump start para testar a fonte e ela ligava. Tentei ligar o PC com a chave de fenda, mas nada acontecia. Após levar o computador para uma assistência técnica em outro bairro mais distante, o computador eventualmente ligou como se nada tivesse acontecido e tentaram me cobrar uns R$800 para consertar uma "intermitência" na placa de vídeo(ela sempre funcionou normalmente, exceto umas 2x que liguei o PC e não deu vídeo e resolvi o problema reiniciando o PC). Neguei o reparo e trouxe o PC de volta para casa. Ele funcionou por 1 dia e, no dia seguinte, quando fui tentar ligar ele, o mesmo problema voltou a acontecer. Ele não ligava.

Em dezembro, decidi comprar uma placa-mãe nova. Comprei uma ASRock B450M Steel Legend. O computador voltou a funcionar sem nenhum problema até o dia 8/9 de fevereiro. Após outra noite chuvosa, o computador não ligou mais. Dessa vez, eu nem compliquei o processo e pouco tempo depois acionei a garantia da placa-mãe. A loja confirmou o problema e está me enviando uma reposição. Testei as voltagens do cabo de 24 pinos da fonte e está tudo normal. É bom ressaltar que eu uso o meu computador com um filtro de linha "Force Line".

Eu suspeito que isso pode ser umidade(condensação) ou energia ruim. No começo eu pensava que poderia ser maresia, já que tudo aqui enferruja e é corroído. No entanto, a segunda placa-mãe não parecia apresentar grandes sinais de corrosão. Apenas alguns parafusos estão enferrujados. Além disso, acho difícil a maresia ter sido um fator com apenas 3 meses usando essa placa. Já vi outras pessoas no reddit que me disseram que viveram perto da praia por 8 anos e nunca tiveram problemas com isso.

Atualmente tudo está caro. Um nobreak online é completamente fora do meu orçamento e até um desumidificador decente para o meu ambiente é uns R$2400. Eu não tenho um condicionador de ar. Pensei em comprar um filtro de linha melhor da marca "Clamper". Todos os itens do meu computador estão na garantia. Gostaria de saber o que vocês acham que pode resolver esse meu problema. 

 

20210524_130738.jpg

trasplaca.jpg

frenteplaca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nycc Vamos lá. Primeiramente espero que não utilize estabilizador. O filtro forceline deve ser substituído por um clamper o mais breve possível. Outra coisa a observar é se a energia que está chegando à sua casa está com a tensão correta. É bem comum em lugares onde há tanta anomalia que a alimentação da tomada fique abaixo do normal (use um multímetro ou chave de teste digital). Esse teste deve ser feito no momento que o PC "se recusar" a ligar como você citou. Se a tensão estiver lá pelos 80V não tente ligar o PC novamente, espere normalizar. Poderá contatar sua companhia de energia elétrica para solicitar correção disso.

 

Sobre maresia e umidade, a menos que o PC esteja dentro de uma sauna ele não vai apresentar defeito com pouco tempo de exposição. Parafusos internos oxidados são um péssimo sinal, pois é indicativo de que há uma exposição excessiva à umidade. Você pode mudar o PC de local, pode usar um ar condicionado para desumidificar ou até um desumidificador próprio, pode filtrar as entradas de ar do PC com espuma para evitar que a umidade entre em excesso, etc.

 

À parte disso, foi bom ter recusado o reparo. Esses "tecos" são complicados. Para ele estar querendo dar PT na sua placa e vendê-la não custava, afinal GPU hoje vale mais que ouro.

 

No break não aconselho. Sua fonte é tier B, mas boa. Outros fatores variados podem estar colaborando para seu problema. Cabos inadequados ou danificados, uso de adaptadores nas tomadas, maquinário pesado ligado na mesma rede ou até impressora laser conectada à mesma tomada dentre tantos outros pequenos problemas. Revisar suas instalações seria algo interessante de se fazer de imediato. Devo salientar a importância de não utilizar-se adaptadores de nenhum tipo e de não utilizar tomadas incompatíveis (padrão antigo e padrão novo).

 

Sua troca de placa-mãe foi meio triste, pois asrock não é das marcas exatamente mais duráveis, mas mesmo assim não deveria apresentar problemas tão prematuramente. Revisar essa instalação toda no interior de seu PC é imprescindível também.

Comprar um frasco de um litro de isopropanol e lavar tudo que for metálico ou circuito dentro do PC para retirar quaisquer vestígios de salinidade pode ser uma boa ideia também. O que estraga o PC não é a água, mas sim os sais que são condutivos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Olá. Agradeço pela resposta. Eu não uso estabilizador, pois sei que é péssimo para qualquer eletrônico atual. Eu já testei as tomadas com um multímetro e a tensão estava correta em 127V, mas não testei nos momentos que tive problemas com o PC. Eu tentei ligar ele em diversos momentos aqui e ele não ligava nunca. Posso tentar ver se eu filtro o ar do PC com uma espuma, já que um ar condicionado/desumidificador é muito caro para mim. 

Eu uso os cabos originais que vieram com a fonte e eu uso um filtro de linha ligado no outro pois tenho vários cabos diferentes. Para conectar um filtro no outro, uso um adaptador. Nesses filtros eu tenho o meu monitor, carregador de celular e umas lâmpadas ligadas. 

Na primeira vez que eu tive um problema com o PC eu limpei a minha placa-mãe com álcool isopropilico e limpei o resto do PC com um pincel. Não funcionou. 

Sinceramente, eu estou com medo de continuar tentando reviver esse PC pois se ele queimar mais uma vez posso perder outro componente além da placa-mãe. 

Eu tinha pensado em comprar um laptop, já que pelo o que eu conheço eles tem menos riscos de serem danificados por problemas de rede elétrica e por puxarem menos ar devem sofrer menos com maresia/umidade. Os laptops da minha família(um Asus e um Samsung) estão funcionando perfeitamente. No entanto eu prefiro manter o meu PC, que é muito mais potente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, nycc disse:

mas não testei nos momentos que tive problemas com o PC

pode ser o caso.

2 horas atrás, nycc disse:

Posso tentar ver se eu filtro o ar do PC com uma espuma

Sim, mas tem que ter ventoinhas suficientes, de preferência com bom fluxo de ar, aspirando ar frio e dispensando ar quente.

2 horas atrás, nycc disse:

Eu tentei ligar ele em diversos momentos aqui e ele não ligava nunca

Algumas das proteções de fontes de qualidade são as de subcorrente e subtensão. Se for seu caso, as fontes simplesmente vão se recusar a ligar. Faça testes.

2 horas atrás, nycc disse:

Posso tentar ver se eu filtro o ar do PC com uma espuma, já que um ar condicionado/desumidificador é muito caro para mim. 

Tem desmudificadores baratos e deixá-los perto da entrada de ar do PC (painel frontal UNICAMENTE) pode ser produtivo. Não posso atestar para a qualidade e eficiência de tais aparelhos, mas pelo custo reduzido (pode-se comprar um à partir de 100 reais) eu pelo menos testaria.

2 horas atrás, nycc disse:

Eu uso os cabos originais que vieram com a fonte e eu uso um filtro de linha ligado no outro pois tenho vários cabos diferentes.

PÉSSIMO. Entenda que quanto mais conexões entre filtros e outros aparelhos maior é a dificuldade do seu PC de funcionar corretamente. Se vai testá-lo para saber se está funcionando corretamente, teste direto na tomada. Se vai instala-lo de forma definitiva, destine uma tomada exclusiva a ele com no máximo monitor e impressora jato de tinta junto. Jamais faça "daisy chain" ao ponto de saturar sua conexão com a tomada. Entenda que tomada não faz mágica e a menos que você entenda muito mais de elétrica do que eu, contenha-se exclusivamente a um aparelho "gastão" por tomada. No geral o PC é o mais gastão que você pode destinar a uma tomada abaixo de uma máquina de lavar, geladeira, impressora laser ou aspirador de pó.

2 horas atrás, nycc disse:

Nesses filtros eu tenho o meu monitor, carregador de celular e umas lâmpadas ligadas. 

Se todos forem "comuns", ótimo, baixa carga, mas fazer daisy chain com isso, ligar um filtro no outro, no outro, é insensato. Use apenas um filtro, extensões para aparelhos menores. Se precisa de muitas tomadas tem filtro da Clamper de 8 tomadas, mas não use T's, não use adaptadores. Isso é um vício comum e extremamente equivocado.

2 horas atrás, nycc disse:

Na primeira vez que eu tive um problema com o PC eu limpei a minha placa-mãe com álcool isopropilico e limpei o resto do PC com um pincel. Não funcionou. 

Entendo. Talvez seja por que o dano já estava concretizado, mas talvez seja simplesmente por que o problema era externo (vide meus últimos posts). 

2 horas atrás, nycc disse:

Sinceramente, eu estou com medo de continuar tentando reviver esse PC pois se ele queimar mais uma vez posso perder outro componente além da placa-mãe. 

Sem testes e sem entender o escopo da sua situação é difícil de te apoiar ou questionar. Sério, você precisa ter consciência do circuito completo, não só da (conveniente) ponta.

2 horas atrás, nycc disse:

Eu tinha pensado em comprar um laptop, já que pelo o que eu conheço eles tem menos riscos de serem danificados por problemas de rede elétrica e por puxarem menos ar devem sofrer menos com maresia/umidade. Os laptops da minha família(um Asus e um Samsung) estão funcionando perfeitamente. No entanto eu prefiro manter o meu PC, que é muito mais potente. 

Isso até você ver que um laptop é bem mais delicado e sensível a qualquer variação elétrica do que um PC com uma fonte tier B, 80+ gold. Efetivamente eu vejo você gastando com um carregador de laptop novo a cada 2 meses nessa condição. Tenho PCs de clientes que duram por 8 anos sem perda de componentes com fontes TIER C! Enfim, há algo de errado, sim, há algo a ser diagnosticado, sim, mas não vai ter solução mágica a menos que você tenha muita sorte. O que recomendo é completar as lacunas de conhecimento que lhe faltam sobre a operação elétrica de seus equipamentos (recomendo muito o setor de fontes e energia aqui do fórum), bem como adequar suas instalações às suas necessidades. 

Cara, quando me mudei para meu atual apartamento eu antes mesmo de fechar o contrato já tinha orçado todas as mudanças na rede que eu considerava essenciais. Por fim consegui fazê-las, mas levou meses para finalizar, isso com ajuda da esposa que é mais empolgada com elétrica do que eu. Se não tivéssemos feito isso de cara poderíamos ter passado raiva com geladeira, máquina de lavar, computador e tantos outros eletrodomésticos e eletrônicos novinhos. Não relego isso ao destino, tento entender e adequar antes de colocar para funcionar. Enfiar conectores com adaptadores (você não citou até agora se usa essas porcarias) e Ts é basicamente viver com risco constande de tanos aos seus equipamentos e à sua rede elétrica, sem falar em incêncios.

REVISE TUDO!

2 horas atrás, nycc disse:

Os laptops da minha família(um Asus e um Samsung) estão funcionando perfeitamente. No entanto eu prefiro manter o meu PC, que é muito mais potente. 

Eles tem um buffer no caminho que é o carregador. Se alguma coisa for dar errado, será com ele. Você tem uma fonte mediana (apesar de ser gold) que talvez não tenha filtragem adequada (a marca em si é medíocre para fontes). Isso sem mencionar o fato de que o gabinete em si expõe muito mais os componentes do que um laptop, a menos que seja um gabinete muitíssimo bem escolhido para sua condição específica. Talvez um gabinete com melhor filtragem teria te poupado de boa parte dessa dor de cabeça, mas isso é conjectura. Quer resolver agora? Então comece a investigar, testar e fazer mudanças conscientes dentro do seu novo cenário. Gabinetes que escolho para clientes geralmente tem filtragem de qualidade suficiente para evitar boa parte da umidade e salinidade do ambiente, mas não fazem mágica. Se seu caso é tão específico (viver à beira mar tem um custo elevado em TODOS os aspectos, venhamos e convenhamos), então convém rever toda a montagem, todo o planejamento e toda a execução. A menos, claro, que tenha grana para trocar de sistema regularmente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sim, mas tem que ter ventoinhas suficientes, de preferência com bom fluxo de ar, aspirando ar frio e dispensando ar quente.

Eu tenho 7 ventoinhas. 2x200mm na frente, 2x120mm no topo, 1x120mm atrás e 2x120mm na PSU cover.

18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Algumas das proteções de fontes de qualidade são as de subcorrente e subtensão. Se for seu caso, as fontes simplesmente vão se recusar a ligar. Faça testes.

Após uma das vezes que eu tentei ligar o PC e ele não ligou, eu dei um "jump start" na fonte e ela ligou normalmente. 

19 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Tem desmudificadores baratos e deixá-los perto da entrada de ar do PC (painel frontal UNICAMENTE) pode ser produtivo. Não posso atestar para a qualidade e eficiência de tais aparelhos, mas pelo custo reduzido (pode-se comprar um à partir de 100 reais) eu pelo menos testaria.

Não sei se vai ser eficiente já que esses desumidificadores não fazem quase nada (puxam menos de 250ml/dia) e o meu PC puxa muito ar. 

20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

PÉSSIMO. Entenda que quanto mais conexões entre filtros e outros aparelhos maior é a dificuldade do seu PC de funcionar corretamente. Se vai testá-lo para saber se está funcionando corretamente, teste direto na tomada. Se vai instala-lo de forma definitiva, destine uma tomada exclusiva a ele com no máximo monitor e impressora jato de tinta junto. Jamais faça "daisy chain" ao ponto de saturar sua conexão com a tomada. Entenda que tomada não faz mágica e a menos que você entenda muito mais de elétrica do que eu, contenha-se exclusivamente a um aparelho "gastão" por tomada. No geral o PC é o mais gastão que você pode destinar a uma tomada abaixo de uma máquina de lavar, geladeira, impressora laser ou aspirador de pó.

A tomada que eu uso é puxada de outra tomada do quarto ao lado. Isso é ruim? Além disso, vou resolver o problema dos filtros de linha e parar de utilizar adaptadores. Só uma dúvida: caso a tomada seja em um padrão diferente do meu filtro de linha, o que eu faço?

23 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sem testes e sem entender o escopo da sua situação é difícil de te apoiar ou questionar. Sério, você precisa ter consciência do circuito completo, não só da (conveniente) ponta.

Eu entendo pouco de elétrica. Buscarei mais informações. Aparentemente também não posso esperar que um laptop vá resolver a situação. Agradeço por compartilhar sua experiência com seus clientes e pelo seu aviso. 

32 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Eles tem um buffer no caminho que é o carregador. Se alguma coisa for dar errado, será com ele. Você tem uma fonte mediana (apesar de ser gold) que talvez não tenha filtragem adequada (a marca em si é medíocre para fontes). Isso sem mencionar o fato de que o gabinete em si expõe muito mais os componentes do que um laptop, a menos que seja um gabinete muitíssimo bem escolhido para sua condição específica. Talvez um gabinete com melhor filtragem teria te poupado de boa parte dessa dor de cabeça, mas isso é conjectura. Quer resolver agora? Então comece a investigar, testar e fazer mudanças conscientes dentro do seu novo cenário. Gabinetes que escolho para clientes geralmente tem filtragem de qualidade suficiente para evitar boa parte da umidade e salinidade do ambiente, mas não fazem mágica. Se seu caso é tão específico (viver à beira mar tem um custo elevado em TODOS os aspectos, venhamos e convenhamos), então convém rever toda a montagem, todo o planejamento e toda a execução. A menos, claro, que tenha grana para trocar de sistema regularmente.

Meu gabinete é bem aberto (NOX Hummer Nova). O meu anterior era quase lacrado e também deu problema, então talvez o problema não seja esse. Por curiosidade, qual gabinete você recomendaria para a minha situação?

Não estou em condições de trocar esse sistema regularmente então resolver este problema é muito importante para mim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, nycc disse:

Eu tenho 7 ventoinhas. 2x200mm na frente, 2x120mm no topo, 1x120mm atrás e 2x120mm na PSU cover.

muito bom.

1 hora atrás, nycc disse:

Não sei se vai ser eficiente já que esses desumidificadores não fazem quase nada (puxam menos de 250ml/dia) e o meu PC puxa muito ar. 

sim, verdade, mas os filtros no gabinete podem pelo menos inibir o acúmulo de maresia.

1 hora atrás, nycc disse:

A tomada que eu uso é puxada de outra tomada do quarto ao lado. Isso é ruim? Além disso, vou resolver o problema dos filtros de linha e parar de utilizar adaptadores. Só uma dúvida: caso a tomada seja em um padrão diferente do meu filtro de linha, o que eu faço?

Substitui a tomada, simples assim. Entenda que se uma tomada tiver mal contato e ele atuar durante o uso do PC ele pode queimar qualquer componente sem aviso, sem qualquer sinal prévio. Tive que aprender isso a duras penas queimando o processador de uma TV cara há 20 anos atrás. Tudo por que o adaptador criava mal contato, o que pude atestar depois percebendo o número e intensidade de marcas nos conectores da tomada. Sério, evite adaptadores, eles custam o mesmo que a tomada novinha.

2 horas atrás, nycc disse:

Eu entendo pouco de elétrica. Buscarei mais informações. Aparentemente também não posso esperar que um laptop vá resolver a situação. Agradeço por compartilhar sua experiência com seus clientes e pelo seu aviso. 

Anomalias elétricas danificam qualquer equipamento. É bom ter consciência disso, especialmente com a falta de padronização que temos aqui nas terras tupiniquins. Minha esposa mesmo teve a experiência de readequar as instalações do AP e ver uma redução significativa nas contas. Agir preventivamente é sempre melhor.

2 horas atrás, nycc disse:

Meu gabinete é bem aberto (NOX Hummer Nova).

Bacana por ser mesh, mas NOX no geral tem pouca ou nenhuma filtragem. Bom rever e corrigir isso se possível.

2 horas atrás, nycc disse:

O meu anterior era quase lacrado e também deu problema, então talvez o problema não seja esse. Por curiosidade, qual gabinete você recomendaria para a minha situação?

Para a sua situação eu recomendaria algum que tivesse todas as entradas de ar filtradas, quanto mais fina a filtragem melhor. Temos muitos gabinetes que tem filtragem no painel frontal feita com espuma. Posso estar enganado, mas acho que seria o tipo de filtragem ideal para seu cenário. Claro que você tem um bom gabinete e custa muito menos tentar corrigí-lo do que comprar outro e acabar tendo que corrigir o novo. Então pelo menos tente filtrar o seu, seja com algumas camadas de tecido (tule rígido), meias calças ou espuma.

2 horas atrás, nycc disse:

Não estou em condições de trocar esse sistema regularmente então resolver este problema é muito importante para mim. 

Cara, super te entendo. Por isso é importante ser meticuloso no seu diagnóstico. Colocar na mão de técnicos que vão falar o que der na telha e presumirem é o pior que você faz. Observar seu cenário, ser o serlock holmes da sua situação, é o melhor que faz. Nada vai substituir sua capacidade de avaliar o cenário real que você tem em mãos diante de si. Tudo que eu falei aqui foi presunção, devo salientar. Eu avaliaria cada aspecto que visse, de qualidade de cabos a ventilação do ambiente. Cabe a você diagnosticar. Se tiver dúvidas nos mostre aqui e tentaremos ajudar dentro das perspectivas e experiências de cada um, isso é a maior vantagem de um ambiente de comunidade.

No mais, espero que encontre a razão de seu problema. Esse problema pode ser um simples componente, pode ser o ambiente, mas só vai saber se puder avaliar aí, presencialmente, com perspicácia, o que realmente está causando essas anomalias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se tiver dúvidas nos mostre aqui e tentaremos ajudar dentro das perspectivas e experiências de cada um, isso é a maior vantagem de um ambiente de comunidade.

Com certeza.

Comprarei os filtros de linha da Clamper e vou buscar uma forma de filtrar o ar que entra no gabinete com espuma e tecido. Além disso, gostaria de fazer uma pergunta a você. Existe algum outro componente além da fonte que pode matar um computador gradualmente? Pelo o meu entendimento atual, se tivesse algum problema como um curto na GPU/CPU/Memórias, causaria algum problema na hora da instalação/primeiro boot. Por isso desconfio principalmente da fonte dentre os componentes internos.

Outra dúvida que eu tenho: se o problema fosse elétrico, teria como os carregadores dos laptops da minha família não apresentarem nenhum problema enquanto o meu PC morre 2x? Eles estão conectados no quarto ao lado do meu. Meu monitor também não apresentou nenhum problema até agora. A televisão da sala parou de funcionar e trocamos a placa dela. O pessoal da assistência disse que não parecia ser problema de energia porque a parte de alimentação da TV estava normal. 

De qualquer forma, agradeço pela sua paciência em me ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, nycc disse:

Existe algum outro componente além da fonte que pode matar um computador gradualmente?

Fora a fonte e a rede elétrica, apenas se houverem componentes de má qualidade ou o ambiente for extremamente inóspito (vide maresia). 

17 horas atrás, nycc disse:

Pelo o meu entendimento atual, se tivesse algum problema como um curto na GPU/CPU/Memórias, causaria algum problema na hora da instalação/primeiro boot.

Nada é exato como as pessoas presumem no ramo do hardware. Se te contasse que já tive experiências dignas do filme "o chamado" fazendo manutenção...

São tantos fatores, tantos subcomponentes e TANTAS conexões. Simplesmente não tem como fatorar tudo isso em uma equação eficiente e condizente com uma realidade onde não se sabe todos os fatores envolvidos. Nem o Sherlock Holmes conseguiria presumir tanto.

17 horas atrás, nycc disse:

Por isso desconfio principalmente da fonte dentre os componentes internos.

Então teste outra e pronto.

17 horas atrás, nycc disse:

Outra dúvida que eu tenho: se o problema fosse elétrico, teria como os carregadores dos laptops da minha família não apresentarem nenhum problema enquanto o meu PC morre 2x?

Nada a ver uma coisa com a outra. Os carregadores de laptops geralmente filtram todas as interferências e morrem antes deles. As fontes de má qualidade de PCs comumente deixam passar as interferências e morrem muito depois de terem deixado vários componentes morrerem. Se bobear ainda levam mais alguns quando morrem. Seu caso é de uma fonte razoável, muito melhor do que a maioria aqui no Brasil geralmente tem acesso. Ainda sim durou pouco mesmo dentro dessa perspectiva. 

Entenda, Desktops requerem mais atenção e diagnóstico do que laptops. Se seu notebook dá defeito, você vai lá e troca ele todo, pois é sua única alternativa. Um desktop com defeito significa, geralmente, que tem um componente probemático dentre tantos outros e descobrir qual é vai lhe poupar muita dor de cabeça e gastos desnecessários. O diagnóstico em si requer algum nível de expertise e extrema dedicação (com ou sem expertise). Se quiser fazer seu diagnóstico com eficácia terá que pesquisar (especialmente em inglês, onde há MUITO mais conteúdo) e testar, o que depende unicamente de sua disponibilidade e vontade. Para eu que trabalho com isso há anos e tenho todos os equipamentos auxiliares e acessórios necessários, é uma tarefa relativamente fácil, mas para quem não tem tudo isso pode bem ser um inferno. 

Seja como for, recomendo sempre paciência e parcimônia. Até a presente data nunca vi um cenário onde um Desktop durasse menos do que um laptop a menos que tivesse sido muitíssimo mal montado e muitíssimo mal cuidado. Se quiser ressuscitar seu sistema, ainda tem jeito. Basta dedicar-se à atividade ou a reavaliar o sistema como um todo. Parecem tarefas difíceis, mas eu pessoalmente acho mais interessante aprender como fazer do que gastar dinheiro para que seja feito. Cada um com seu cada qual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2021 às 14:28, WOZ Dods disse:

Sua troca de placa-mãe foi meio triste, pois asrock não é das marcas exatamente mais duráveis, mas mesmo assim não deveria apresentar problemas tão prematuramente. Revisar essa instalação toda no interior de seu PC é imprescindível também.

Qual placa-mãe você recomendaria para o meu sistema?

De preferência até R$800, limite máximo de R$1000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nycc Você não terá opção dos chipsets 5xx por que seu processador só é compatível com chipsets até 4xx. Então recomendo a B450M DS3H. Só que pelo que entendi você já acionou a garantia da loja e receberá outra Asrock, então use ela mesmo. Não é a melhor do mundo, mas não é ruim também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@WOZ Dods Um técnico conseguiu consertar a minha primeira placa-mãe, da Asus, que queimou. Dois capacitores eletrolíticos(imagem anexada) estavam superaquecendo, queimados. Após troca-los, o computador funciona normalmente. Fiz um filtro de ar improvisado para ele e a temperatura está razoável. Providenciarei o filtro de linha da Clamper e também vou chamar um eletricista ver se instalo um aterramento e se preciso trocar algum disjuntor. Em anexo também as voltagens com o PC ligado. 

 

 

 

 

20210619_113819.jpg

info1.png

info2.png

info3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2021 às 11:37, nycc disse:

Providenciarei o filtro de linha da Clamper e também vou chamar um eletricista ver se instalo um aterramento e se preciso trocar algum disjuntor.

Aterramento depois da casa construída é algo que considero complicado e raramente vale o investimento. Procure no youtube e verá como o processo de instalação de um bom aterramento é feito. A última vez que vi um eletricista tentar aterrar uma casa já construída ele fez um serviço maluco que não faz o menor sentido, acabou não tendo nenhum efeito para realmente aterrar a rede da casa. Aqui no fórum tem o setor de fontes e energia e recomendo que consulte o pessoal de lá também que é bem mais entendido sobre elétrica do que eu.

Em 19/06/2021 às 15:44, nycc disse:

O reparo custou R$100. 

Tomara que dure, mas pessoalmente eu costumo trocar a MB inteira nesse tipo de situação. Uma B450M DS3H V2 hoje, por exemplo, custa 500 reais, sendo superior à Steel Legend na minha opinião tanto em qualidade quanto em durabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uns conselhos aqui com base na minha experiência:

1) Nunca subestime a umidade do ar. Acima de 60% já é prejudicial para o PC e pela sua localização, imagino que essa umidade deve ficar em torno de 75% na maior parte do tempo dentro de casa, e isso é suficiente para começar a causar problemas em poucos meses.  Os seus problemas coincidentemente aconteceram depois de uma chuva, você não tem como comprovar se isso foi devido ao aumento da umidade ou alguma descarga elétrica. Sugiro que tire o PC da tomada quando não estiver em uso, assim fica mais fácil você saber por que ele não liga.

 

A única solução nesse caso é ter um desumidificador de ar (não desses pequenos para closet, mas aqueles de uso profissional, que custam a partir de 2 mil) e manter o ambiente com umidade de até 50-55%. Esqueça sílica gel ou qualquer outro absorvente de umidade: isso só funciona em recipientes fechados. Colocar sílica gel no gabinete não resolve nada, porque há contato constante com o ar ambiente, que é úmido. Alternativamente, pode usar um ar condicionado, mas ele gasta mais energia elétrica e é menos eficiente, principalmente no inverno.

2) Considere ter um nobreak com proteção elétrica contra sub tensão e sobre tensão. Além da proteção elétrica, o nobreak previne eventuais danos ao HD e outras partes em caso de queda de energia.

 

Infelizmente esses problemas são comuns em várias regiões e a solução tem um custo. Aí cabe a você avaliar o quanto gosta/precisa da sua máquina e investir na adequação do ambiente. Ou então se preparar para trocar peças com frequência.

 

Na questão do aterramento, vou discordar do colega aí em cima. Eu já fiz em duas tomadas é relativamente simples, custou R$ 180 já com a barra de ferro. Em último caso, a fiação pode passar por fora da parede mesmo, um eletricista bom vai dar um jeitinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2021 às 20:27, silvie disse:

Colocar sílica gel no gabinete não resolve nada, porque há contato constante com o ar ambiente, que é úmido. Alternativamente, pode usar um ar condicionado, mas ele gasta mais energia elétrica e é menos eficiente, principalmente no inverno.

Silica gel, reaproveitada de objetos comprados que vem com os saquinhos, é inútil. Ela já absorveu toda ou a maior parte da sua capacidade e com isso não tem qualquer utilidade. Quando adquirida virgem é outra história.

 

Em 24/06/2021 às 20:27, silvie disse:

2) Considere ter um nobreak com proteção elétrica contra sub tensão e sobre tensão. Além da proteção elétrica, o nobreak previne eventuais danos ao HD e outras partes em caso de queda de energia.

Discordo, referenciando o tópico fixo sobre estabilizadores e fontes desse fórum. Uma fonte de qualidade, sem qualquer tipo de estabilizador, será muito mais segura e produtiva para qualquer sistema do que qualquer estabilizador/nobreak de 3x ou mais o seu valor.

 

Em 24/06/2021 às 20:27, silvie disse:

Na questão do aterramento, vou discordar do colega aí em cima. Eu já fiz em duas tomadas é relativamente simples, custou R$ 180 já com a barra de ferro. Em último caso, a fiação pode passar por fora da parede mesmo, um eletricista bom vai dar um jeitinho.

Recomendo vídeos no youtube, de todos os lugares, de profissionais que são referência em rede elétrica sobre o assunto. Depois de ler e estudar um pouco vi que aterramento mal feito geralmente é pior do que nenhum. Daí minha afirmação e recomendo mais uma vez os tópicos fixos do fórum para elucidar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, WOZ Dods said:

Silica gel, reaproveitada de objetos comprados que vem com os saquinhos, é inútil. Ela já absorveu toda ou a maior parte da sua capacidade e com isso não tem qualquer utilidade. Quando adquirida virgem é outra história.

De jeito nenhum, pode ser sílica gel virgem, pode ser um pacote de 1 kg que não vai resolver nada no computador. O gabinete é todo aberto, por mais que a sílica gel absorva umidade do ar, não vai impedir que as peças continuem recebendo umidade, a não ser que o gabinete fosse totalmente fechado, como uma gaveta ou caixa organizadora. Eu já pesquisei muito mesmo, não há sílica gel que amenize o problema se o PC estiver em um ambiente úmido. Para tirar a prova, sugiro colocar sílica gel dentro do gabinete juntamente com um higrômetro e veja você mesmo se a sílica gel influencia alguma coisa na umidade dentro do gabinete, que vai ser igual a umidade do ambiente. Garanto que você pode encher o PC de sílica gel que não vai mudar nada.

 

Concordo que uma fonte boa faz toda a diferença, já usar estabilizador está fora de questão, pois além de não trazer benefícios, ele é prejudicial. Mas não podemos negar que um bom nobreak ajuda muito, especialmente onde há quedas de energia com frequência, pois reduz o risco de danificar um HD ou alguma coisa, não é só a questão do picos de energia.

 

Quanto ao aterramento, depende do que se considera bem feito ou mal feito. O que fiz aqui foi testado e está bastante aceitável, digamos que está suficiente. Lógico que se você for contratar uma empresa especializada para fazer aterramento, até o PH do solo eles verificam, a quantidade de barras varia se o solo for mais arenoso, tem várias normas técnicas a serem seguidas e claro, isso tem um custo bem mais alto, por isso optei pelo aterramento mais simples, que no meu caso, está melhor do que nada. Mas vou me informar como é um aterramento mal feito.

 

Todas essas adequações são opcionais, depende do uso que você faz do computador. No meu caso, é uma ferramenta de trabalho, então, fui obrigada a fazer todos esses gastos para adequar meu ambiente da melhor forma possível, porque para mim compensa tentar evitar ao máximo os problemas que podem ocorrer por problemas elétricos e de umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, silvie disse:

De jeito nenhum, pode ser sílica gel virgem, pode ser um pacote de 1 kg que não vai resolver nada no computador. O gabinete é todo aberto, por mais que a sílica gel absorva umidade do ar, não vai impedir que as peças continuem recebendo umidade, a não ser que o gabinete fosse totalmente fechado, como uma gaveta ou caixa organizadora. Eu já pesquisei muito mesmo, não há sílica gel que amenize o problema se o PC estiver em um ambiente úmido. Para tirar a prova, sugiro colocar sílica gel dentro do gabinete juntamente com um higrômetro e veja você mesmo se a sílica gel influencia alguma coisa na umidade dentro do gabinete, que vai ser igual a umidade do ambiente. Garanto que você pode encher o PC de sílica gel que não vai mudar nada.

Concordo. Silica gel não resolve nada.

 

2 horas atrás, silvie disse:

Concordo que uma fonte boa faz toda a diferença, já usar estabilizador está fora de questão, pois além de não trazer benefícios, ele é prejudicial. Mas não podemos negar que um bom nobreak ajuda muito, especialmente onde há quedas de energia com frequência, pois reduz o risco de danificar um HD ou alguma coisa, não é só a questão do picos de energia.

Nobreak online sim, nobreak de supermercado/americanas comum não resolve nada também, pois o impacto vai todo para a fonte e é repassado para os componentes do mesmo jeito. Sugiro a leitura do tópico fixo sobre fontes e estabilizadores do fórum.

 

2 horas atrás, silvie disse:

Quanto ao aterramento, depende do que se considera bem feito ou mal feito. O que fiz aqui foi testado e está bastante aceitável, digamos que está suficiente. Lógico que se você for contratar uma empresa especializada para fazer aterramento, até o PH do solo eles verificam, a quantidade de barras varia se o solo for mais arenoso, tem várias normas técnicas a serem seguidas e claro, isso tem um custo bem mais alto, por isso optei pelo aterramento mais simples, que no meu caso, está melhor do que nada. Mas vou me informar como é um aterramento mal feito.

Custo/benefício de aterramento é algo que deve ser analisado pela aplicação. Não presumo saber que todas as aplicações serão adequadas ou inadequadas, mas no geral, pela minha experiência, raramente são tão funcionais. No geral eu recomendo aterramento sim. 
Já vi muitas aplicações de aterramento que para o eletricista em questão estavam ótimas, mas não compensaram o investimento por não protegerem efetivamente como deveriam. É bom sim ter mais um dispositivo de segurança, sempre. Só queria que todos os profissionais atendessem as normas corretas, o que infelizmente não é tão comum. 
 

2 horas atrás, silvie disse:

Todas essas adequações são opcionais, depende do uso que você faz do computador. No meu caso, é uma ferramenta de trabalho, então, fui obrigada a fazer todos esses gastos para adequar meu ambiente da melhor forma possível, porque para mim compensa tentar evitar ao máximo os problemas que podem ocorrer por problemas elétricos e de umidade.

Não sei sobre o município ou região de cada pessoa, mas defendo também que a instalação do computador seja feita levando todos os fatores possíveis em consideração. Ter algum tipo de proteção contra variações e anomalias elétricas é sempre bem vindo, daí meu favorecimento por fontes que tenham boa filtragem e componentes de classe elevada, bem como isolamento do equipamento de ambientes sujeitos a maior umidade. Isso pode ser feito a extremos ou apenas para adequar a aplicação. Pessoalmente prefiro um meio termo, com isolamento do equipamento de correntes de ar marítimas (no caso específico) e se necessário o uso de desumidificador (como citei previamente). Ambiente aberto com desumidificador, claramente, é ineficaz, daí minhas observações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @silvie O computador morreu novamente. Dessa vez foi de uma forma interessante. Após funcionar o dia inteiro normalmente, desliguei ele, a fonte e desconectei ele da tomada. Na manhã seguinte, quando fui ligar o computador, ele não ligava mais.

Corrijam-me se eu estiver errado: acho que é umidade ou algum componente em curto/com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom @nycc há uma boa chance do problema ser umidade mesmo, os ryzen são especialmente sensíveis a isso. Componente em curto eu acho mais difícil porque se fosse o caso, ocorreriam episódios de desligamento do nada durante o uso, me corrijam se isso não é certo. Acho que antes de pensar nos defeitos do hardware, primeiro temos que descartar a questão da umidade. Quanto está marcando no higrômetro? Você precisa comprar um para ontem. Enquanto o higrômetro não chega, sugiro o seguinte:

1) Confira na sua tomada se o neutro e o fase não estão invertidos, é um erro muito comum. Conferindo isso a gente já consegue descartar que a causa do problema seja elétrica, ter deixado o PC fora da tomada já foi meio caminho andado

2) Localize o cabo sata do HD/SSD que contém o OS/boot, e troca ele de porta, só para testar mesmo. E tente ligar novamente

 

Muita calma para você não danificar algum componente ao tentar buscar o problema neles. Ratificando, o primeiro passo é descartar completamente a questão da umidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@silvie Você falou muitas coisas que não fizeram muito sentido. Não consigo sequer imaginar como começar a destrinchar tudo isso, mas vamos lá tentar...

 

Não existe nenhuma correlação entre a marca do processador e a sensibilidade à umidade. Eletrônicos são sensíveis à umidade independente de quem fabricou um único componente. A qualidade de fabricação e sua resistência a diversos fatores externos será determinado pelo fabricante do referido componente e quais medidas de proteção que ele utiliza. Os mesmos fabricantes que fabricam produtos para a plataforma AMD também fabricam para Intel e com as mesmas tecnologias e componentes.

Qualquer afirmação que você ouvir/ler na internet de que AMD ou Intel tem alguma diferença em durabilidade, aquecimento ou qualquer outra coisa física, pode presumir que a pessoa que o disse não sabe o que está falando e não tem experiência na área.

 

47 minutos atrás, silvie disse:

1) Confira na sua tomada se o neutro e o fase não estão invertidos, é um erro muito comum. Conferindo isso a gente já consegue descartar que a causa do problema seja elétrica, ter deixado o PC fora da tomada já foi meio caminho andado

2) Localize o cabo sata do HD/SSD que contém o OS/boot, e troca ele de porta, só para testar mesmo. E tente ligar novamente

  1. Concordo que talvez tenha algum problema operacional gerado pela posição dos fios no interior da tomada (apesar de as fontes de PCs funcionarem normalmente mesmo com o fio invertido). Para testar basta usar uma chave de testes, ou até simplesmente usar um TV e virá-lo, mas já adianto que não vai alterar a operação do PC nesse caso específico.
  2. Boa ideia, mas não vai adiantar nada se o PC não está sequer ligando.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods O que mencionei dos ryzen pode não fazer sentido mas é um fato, não estou dizendo que o fabricante A ou B é melhor, tive ótimas experiências tanto com AMD como com Intel, mas isso não vem ao caso. Nunca ouviu falar do pessoal que usa secador de cabelo para ligar o ryzen? Basta pesquisar a quantidade de usuários com problemas semelhantes, tudo indica que por causa da umidade e é possível sim que ele seja mais sensível. Mas são só especulações, não existe ainda um "trabalho científico" que explique isso. Mas não acho que seja coincidência vários ryzen terem problemas semelhantes. E afinal, computadores não foram feitos para ambientes úmidos nem muito quentes, isso é fato também e não quer dizer que tenha algo errado com o fabricante se o PC dá problema nessas condições.

 

A minha segunda sugestão para ele foi só por uma experiência própria minha, por isso, embora pareça não ter nada a ver, acho que é algo tão simples que não custa tentar. E a questão do fase x neutro também pode não estar influenciando, mas é bom chegar. Troubleshooting é por eliminação. Parte elétrica praticamente descartada. Agora é preciso descartar a umidade do ar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nycc Não necessariamente matando, mas se ele estiver com defeito vai certamente impedir o funcionamento. Já encomendou um clamper?

12 minutos atrás, Lei de Barbie disse:

que mencionei dos ryzen pode não fazer sentido mas é um fato, não estou dizendo que o fabricante A ou B é melhor, tive ótimas experiências tanto com AMD como com Intel, mas isso não vem ao caso. Nunca ouviu falar do pessoal que usa secador de cabelo para ligar o ryzen?

Nada a ver uma coisa com a outra. Isso do secador de cabelos é uma viagem e uma bobagem, mito de internet. Se há algum problema de BGA em um computador o correto é fazer reballing. Se o PC só liga com secador de cabelos tem algum defeito e precisa ser diagnosticado. Trabalho com manutenção de PCs há bastante tempo e posso lhe dizer, o que você afirmou não é condizente com nenhum conhecimento da comunidade internacional, pelo menos não por parte das pessoas que tem expertise e seriedade como das revistas que consumol.

12 minutos atrás, Lei de Barbie disse:

Basta pesquisar a quantidade de usuários com problemas semelhantes, tudo indica que por causa da umidade e é possível sim que ele seja mais sensível. Mas são só especulações, não existe ainda um "trabalho científico" que explique isso. Mas não acho que seja coincidência vários ryzen terem problemas semelhantes. E afinal, computadores não foram feitos para ambientes úmidos nem muito quentes, isso é fato também e não quer dizer que tenha algo errado com o fabricante se o PC dá problema nessas condições.

Em fórum de Reddit você vai encontrar todo tipo de maluquice do tipo, especialmente com invenções de "razões" para o suposto defeito. Recomendo que frequente fóruns do Tom's Hardware, GN, Guru3D, LTT, Anandtech, dentre outros.

 

12 minutos atrás, Lei de Barbie disse:

A minha segunda sugestão para ele foi só por uma experiência própria minha, por isso, embora pareça não ter nada a ver, acho que é algo tão simples que não custa tentar. E a questão do fase x neutro também pode não estar influenciando, mas é bom chegar. Troubleshooting é por eliminação. Parte elétrica praticamente descartada. Agora é preciso descartar a umidade do ar. 

Recomendo a leitura das matérias dos sites acima e de outros tão sérios quanto. Aqui no CDH tem uma infinidade de matérias por sinal, além das contribuições de pessoas com ampla experiência em tópicos como este.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!