Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador morreu pela segunda vez.


Posts recomendados

Atualização: chegou o desumidificador. Em aproximadamente 12 horas, ele retirou 2.6 litros de água do ar(não choveu e estou regulando ele para 50%u.r). O ar fica completamente diferente, bem mais fresco e "leve". Também limpei o PC com álcool isopropílico. Por enquanto, tudo está funcionando normalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Lei de Barbie @WOZ Dods Desculpar reviver a conversa, mas eu gostaria de ter certeza sobre um produto que desejo comprar, nunca tive problemas com a minha placa-mãe, mas ela tambem não tem 1 mes de uso, mas ja procuro me prevenir (melhor prevenir que remediar)

eu vivo em uma cidade serrana com bastante nevoa e umida, é menos pior que uma cidade costeira logico mas ainda sim, é mata atlantica

minha duvida senhoras e senhores é se vocês acham minha ideia legal de comprar um desumidificador como este mais baratinho: https://www.americanas.com.br/produto/2271247769?opn=YSMESP&sellerid=33300082000000&tamanho=Eu Plug

 

ou esse por que é mais bonitinho e compacto

 

https://www.banggood.com/pt/110V-240V-Household-Mini-Dehumidifier-500ml-Water-Capacity-Low-Noise-Air-Dryer-One-Button-Control-Automatic-Power-Off-p-1561456.html?utm_source=googleshopping&utm_medium=cpc_organic&gmcCountry=BR&utm_content=minha&utm_campaign=minha-br-pt-PC&currency=BRL&cur_warehouse=CN&createTmp=1

 

e posicionar ele bem na frente do gabinete (tambem irei deixar um termometro com hidrometro dentro do gabinete para saber bem os niveis.)

tambem posso dar uma gambiarrada e colocar o aparelho dentro de uma caixa de papelao logo na frente de onde entra o ar no gabinete, assim todo ar que entra, passa pelo desumidificador.

outra duvida é se esses desumidificadores soltam ar mais quente que o ambiente ou não muda a temperatura.

ele gasta pouca eletricidade a ponto de poder deixar umas 16 horas com ele ligado e não fazer muita diferença na conta da luz ? desde ja, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rau Joselito Estou há apenas duas semanas com o meu desumidificador, então não posso dizer que todos os meus problemas estão resolvidos. No entanto, posso afirmar que a umidade não é mais um problema para mim.

Sobre os desumidificadores: esses modelos "mini" baratos servem para desumidificar armários e guarda-roupas. Eles provavelmente não farão diferença em um quarto ou em uma sala. A não ser que o seu ambiente seja completamente vedado, sempre vai entrar um pouco de ar úmido. Mesmo se for completamente vedado, vai demorar dias ou semanas para reduzir a água do ambiente com um desumidificador desses(o que não é viável, já que é ideal deixar o ambiente ventilar diariamente para restaurar os níveis de O2). 

Para você ter uma comparação, esse desumidificador que eu comprei tem a capacidade de tirar até 12 litros de água por dia, enquanto esses modelos "mini" tem capacidade apenas de retirar uns 300ml por dia em média. Eles são projetados para ambientes com volumes diferentes.

Eu não sei qual é a U.R média no seu ambiente, mas acho que não vai servir. Aqui tem, em média, uns 75% de U.R. Em dias chuvosos, passa de 80~85% facilmente. O ideal, como a @Lei de Barbie também disse, é algo em torno de 50%. É bom ressaltar que o problema está na condensação dessa umidade.

Sobre a temperatura: o desumidificador ventila um ar mais quente que o ar ambiente, mas que também é mais "fresco" que o ar muito úmido. A água carrega muita energia, e se você mora em uma região quente, ter menos água no ar ajuda a diminuir a sensação térmica. No geral, eu diria que não tenho nenhum problema em ficar trancado no quarto com esse desumidificador com apenas um ventilador ligado.

O meu desumidificador é bem potente e, mesmo assim, tem uma potência(literal) de apenas uns 170W. Isso é menos que a maior parte dos computadores "gamers", por exemplo. Eu uso ele ligado 24h/dia. Quando a umidade bate 50%(ou o que você definir), ele desliga.

Se um desumidificador desse calibre(como um Desidrat New Plus 150) está fora do seu orçamento, acredito que seria uma boa estudar uma forma de colocar o seu computador em um pequeno ambiente isolado, como um armário ou uma caixa de madeira, e colocar esse desumidificador para tirar a umidade apenas desse pequeno ambiente. No entanto, lembre-se que a umidade não pode apenas afetar o seu computador, mas todos os seus eletrônicos. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2021 às 18:27, WOZ Dods disse:

pode ser o caso.

Sim, mas tem que ter ventoinhas suficientes, de preferência com bom fluxo de ar, aspirando ar frio e dispensando ar quente.

Algumas das proteções de fontes de qualidade são as de subcorrente e subtensão. Se for seu caso, as fontes simplesmente vão se recusar a ligar. Faça testes.

Tem desmudificadores baratos e deixá-los perto da entrada de ar do PC (painel frontal UNICAMENTE) pode ser produtivo. Não posso atestar para a qualidade e eficiência de tais aparelhos, mas pelo custo reduzido (pode-se comprar um à partir de 100 reais) eu pelo menos testaria.

PÉSSIMO. Entenda que quanto mais conexões entre filtros e outros aparelhos maior é a dificuldade do seu PC de funcionar corretamente. Se vai testá-lo para saber se está funcionando corretamente, teste direto na tomada. Se vai instala-lo de forma definitiva, destine uma tomada exclusiva a ele com no máximo monitor e impressora jato de tinta junto. Jamais faça "daisy chain" ao ponto de saturar sua conexão com a tomada. Entenda que tomada não faz mágica e a menos que você entenda muito mais de elétrica do que eu, contenha-se exclusivamente a um aparelho "gastão" por tomada. No geral o PC é o mais gastão que você pode destinar a uma tomada abaixo de uma máquina de lavar, geladeira, impressora laser ou aspirador de pó.

Se todos forem "comuns", ótimo, baixa carga, mas fazer daisy chain com isso, ligar um filtro no outro, no outro, é insensato. Use apenas um filtro, extensões para aparelhos menores. Se precisa de muitas tomadas tem filtro da Clamper de 8 tomadas, mas não use T's, não use adaptadores. Isso é um vício comum e extremamente equivocado.

Entendo. Talvez seja por que o dano já estava concretizado, mas talvez seja simplesmente por que o problema era externo (vide meus últimos posts). 

Sem testes e sem entender o escopo da sua situação é difícil de te apoiar ou questionar. Sério, você precisa ter consciência do circuito completo, não só da (conveniente) ponta.

Isso até você ver que um laptop é bem mais delicado e sensível a qualquer variação elétrica do que um PC com uma fonte tier B, 80+ gold. Efetivamente eu vejo você gastando com um carregador de laptop novo a cada 2 meses nessa condição. Tenho PCs de clientes que duram por 8 anos sem perda de componentes com fontes TIER C! Enfim, há algo de errado, sim, há algo a ser diagnosticado, sim, mas não vai ter solução mágica a menos que você tenha muita sorte. O que recomendo é completar as lacunas de conhecimento que lhe faltam sobre a operação elétrica de seus equipamentos (recomendo muito o setor de fontes e energia aqui do fórum), bem como adequar suas instalações às suas necessidades. 

Cara, quando me mudei para meu atual apartamento eu antes mesmo de fechar o contrato já tinha orçado todas as mudanças na rede que eu considerava essenciais. Por fim consegui fazê-las, mas levou meses para finalizar, isso com ajuda da esposa que é mais empolgada com elétrica do que eu. Se não tivéssemos feito isso de cara poderíamos ter passado raiva com geladeira, máquina de lavar, computador e tantos outros eletrodomésticos e eletrônicos novinhos. Não relego isso ao destino, tento entender e adequar antes de colocar para funcionar. Enfiar conectores com adaptadores (você não citou até agora se usa essas porcarias) e Ts é basicamente viver com risco constande de tanos aos seus equipamentos e à sua rede elétrica, sem falar em incêncios.

REVISE TUDO!

Eles tem um buffer no caminho que é o carregador. Se alguma coisa for dar errado, será com ele. Você tem uma fonte mediana (apesar de ser gold) que talvez não tenha filtragem adequada (a marca em si é medíocre para fontes). Isso sem mencionar o fato de que o gabinete em si expõe muito mais os componentes do que um laptop, a menos que seja um gabinete muitíssimo bem escolhido para sua condição específica. Talvez um gabinete com melhor filtragem teria te poupado de boa parte dessa dor de cabeça, mas isso é conjectura. Quer resolver agora? Então comece a investigar, testar e fazer mudanças conscientes dentro do seu novo cenário. Gabinetes que escolho para clientes geralmente tem filtragem de qualidade suficiente para evitar boa parte da umidade e salinidade do ambiente, mas não fazem mágica. Se seu caso é tão específico (viver à beira mar tem um custo elevado em TODOS os aspectos, venhamos e convenhamos), então convém rever toda a montagem, todo o planejamento e toda a execução. A menos, claro, que tenha grana para trocar de sistema regularmente.

Entendo da parte elétrica, sou eletricista residencial, parece que o rapaz tem que chamar alguém para ver a instalação da casa dele urgente. Caso queira continuar com o PC acho que seria interessante a compra de um Nobreak, comprar um Nobreak não dispensa a revisão da parte elétrica da casa, fica a seu critério qual fará primeiro, boa sorte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, nycc disse:

Se um desumidificador desse calibre(como um Desidrat New Plus 150) está fora do seu orçamento, acredito que seria uma boa estudar uma forma de colocar o seu computador em um pequeno ambiente isolado, como um armário ou uma caixa de madeira, e colocar esse desumidificador para tirar a umidade apenas desse pequeno ambiente. No entanto, lembre-se que a umidade não pode apenas afetar o seu computador, mas todos os seus eletrônicos. 

O problema dessa solução é que todo computador gera muito ar quente e precisa de ar frio constantemente. Se ficar em um ambiente fechado demais (caixa ou armário) ele vai eventualmente cozinhar. Computadores para jogos vão cozinhar em poucos minutos de jogatina por sinal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim, isso é verdade. Eu pensei nisso, mas esqueci de escrever. Como você acabou de dizer, essa solução só funcionaria para computadores simples(GPU integrada e TDP baixo) e mesmo assim não seria ideal. Se essa caixa fosse de metal, poderia ajudar a esfriar o ar quente, mas aí já complica muito a situação. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, zsoldier1 disse:

Entendo da parte elétrica, sou eletricista residencial, parece que o rapaz tem que chamar alguém para ver a instalação da casa dele urgente. Caso queira continuar com o PC acho que seria interessante a compra de um Nobreak, comprar um Nobreak não dispensa a revisão da parte elétrica da casa, fica a seu critério qual fará primeiro, boa sorte.

Hoje em dia não recomendamos mais o uso de estabilizadores de nenhum tipo. Os únicos que não reduzem a vida útil do PC são tão caros que não justifica sua aquisição a menos que o computador precise ficar 24 horas ligado, como em um servidor ou mining rig. Para computadores domésticos equipados com fontes de qualidade (ou mesmo de baixa qualidade) o uso de estabilizadores é nocivo. Recomendo a leitura dos tópicos sobre fontes e estabilizadores no setor de fontes e energia desse fórum para entender melhor.

14 minutos atrás, nycc disse:

@WOZ Dods Sim, isso é verdade. Eu pensei nisso, mas esqueci de escrever. Como você acabou de dizer, essa solução só funcionaria para computadores simples(GPU integrada e TDP baixo) e mesmo assim não seria ideal. Se essa caixa fosse de metal, poderia ajudar a esfriar o ar quente, mas aí já complica muito a situação. 

Mesmo PCs compactos, AIOs e similares, é necessário ar fresco. A única forma de evitar isso seria com um dissipador massivo, mas não conheço nenhum produto do tipo no mercado, feito para essa situação específica. O que eu faria nesse tipo de situação seria filtrar o ar que entra e o ar que sai com telas micro perfuradas. Tem telas que são usadas no deserto para extração de água do ar e eu tentaria encontrar algo do tipo. Talvez até tenha um produto específico para esse tipo de situação. Resta pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nycc

mas foi justamento o que eu quis dizer, colocar o desumidificador dentro de uma caxinha com abertura a ventilação do computador (que é uma area bem pequena, todo ar que for para o PC, ira seco), o unico problema é se a temperatura que sai do desumidificador é realmente quente ou não, acho que um pouco mais quente não fará diferença, não sei.

e a respeito de outros eletronicos aqui em casa, nunca tiveram esse problema, eu só estou tentando previnir de que algo ruim ocorra com meu novo computador

tambem irei comprar um higrometro para saber quais são os niveis de umidade em casa , e tambem deixar um dentro do gabinete para sempre saber os nveis adequados de umidade dentro dele.

neste desumidificador que eu citei: https://www.americanas.com.br/produto/2271247769?opn=YSMESP&sellerid=33300082000000&tamanho=Eu Plug

 

grifei algo que pode dizer a temperatura no qual sai o ar, mas não tenho certeza, poderia confirmar comigo ?

( ah, e esta escrito tambem que ele abrange 20 metros quadrados, muitos mais que o suficiente para um gabinete né)
 

image.thumb.png.a99a4abe984fcba991c7ff677db420b9.png

2 horas atrás, nycc disse:

@Rau Joselito Estou há apenas duas semanas com o meu desumidificador, então não posso dizer que todos os meus problemas estão resolvidos. No entanto, posso afirmar que a umidade não é mais um problema para mim.

Sobre os desumidificadores: esses modelos "mini" baratos servem para desumidificar armários e guarda-roupas. Eles provavelmente não farão diferença em um quarto ou em uma sala. A não ser que o seu ambiente seja completamente vedado, sempre vai entrar um pouco de ar úmido. Mesmo se for completamente vedado, vai demorar dias ou semanas para reduzir a água do ambiente com um desumidificador desses(o que não é viável, já que é ideal deixar o ambiente ventilar diariamente para restaurar os níveis de O2). 

Para você ter uma comparação, esse desumidificador que eu comprei tem a capacidade de tirar até 12 litros de água por dia, enquanto esses modelos "mini" tem capacidade apenas de retirar uns 300ml por dia em média. Eles são projetados para ambientes com volumes diferentes.

Eu não sei qual é a U.R média no seu ambiente, mas acho que não vai servir. Aqui tem, em média, uns 75% de U.R. Em dias chuvosos, passa de 80~85% facilmente. O ideal, como a @Lei de Barbie também disse, é algo em torno de 50%. É bom ressaltar que o problema está na condensação dessa umidade.

Sobre a temperatura: o desumidificador ventila um ar mais quente que o ar ambiente, mas que também é mais "fresco" que o ar muito úmido. A água carrega muita energia, e se você mora em uma região quente, ter menos água no ar ajuda a diminuir a sensação térmica. No geral, eu diria que não tenho nenhum problema em ficar trancado no quarto com esse desumidificador com apenas um ventilador ligado.

O meu desumidificador é bem potente e, mesmo assim, tem uma potência(literal) de apenas uns 170W. Isso é menos que a maior parte dos computadores "gamers", por exemplo. Eu uso ele ligado 24h/dia. Quando a umidade bate 50%(ou o que você definir), ele desliga.

Se um desumidificador desse calibre(como um Desidrat New Plus 150) está fora do seu orçamento, acredito que seria uma boa estudar uma forma de colocar o seu computador em um pequeno ambiente isolado, como um armário ou uma caixa de madeira, e colocar esse desumidificador para tirar a umidade apenas desse pequeno ambiente. No entanto, lembre-se que a umidade não pode apenas afetar o seu computador, mas todos os seus eletrônicos. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

O que eu faria nesse tipo de situação seria filtrar o ar que entra e o ar que sai com telas micro perfuradas. Tem telas que são usadas no deserto para extração de água do ar e eu tentaria encontrar algo do tipo. Talvez até tenha um produto específico para esse tipo de situação. Resta pesquisar.

 

@WOZ DodsEu coloquei um filtro no meu PC e o resultado foi a foto que eu enviei aqui. Dependendo da umidade do local, não vai mudar nada. Dos litros de água excedentes no ar, esses filtros não vão reter quase nada. No entanto, será útil para impedir que entre poeira no PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, nycc disse:

 

@WOZ DodsEu coloquei um filtro no meu PC e o resultado foi a foto que eu enviei aqui. Dependendo da umidade do local, não vai mudar nada. Dos litros de água excedentes no ar, esses filtros não vão reter quase nada. No entanto, será útil para impedir que entre poeira no PC.

Tem filtros específicos. Não os tradicionais que tem orifícios grandes demais para segurar a água. Para você ter ideia, esses filtros que mencionei escorrem água de tanta que removem do ar. Procure sobre isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rau Joselito Esses 30 graus/80% U.R são as referências de teste da fabricante. Nessas condições, o aparelho que você está citando consegue retirar até 200~300ml/dia. 

Se o seu plano é botar o desumidificador como um filtro de umidade para o "intake" do PC, provavelmente não vai dar certo. O computador provavelmente vai puxar mais ar do que esse desumidificador consegue desumidificar. 

Se o plano for lacrar o PC, eu e o @WOZ Dodsconcluímos de que não é viável devido ao sobreaquecimento. 

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Tem filtros específicos. Não os tradicionais que tem orifícios grandes demais para segurar a água. Para você ter ideia, esses filtros que mencionei escorrem água de tanta que removem do ar. Procure sobre isso. 

 

@WOZ Dods Realmente pode ajudar. Não posso falar se isso funcionaria para o @Rau Joselito, mas aqui eu tenho quase certeza que não. No meu caso, eu retiro pelo menos 2.6L de água por dia do ar. Esses filtros vão reter alguns ml no máximo e mesmo assim é melhor que essa umidade esteja no tanque do desumidificador do que no PC(no caso, em um filtro no gabinete).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rau Joselito disse:

mas ainda sim, é um projeto melhor que colocar silica ou potinho secar dentro do PC né ?

@Rau Joselito Comparando estritamente entre essas opções, sim. No entanto, é necessário saber a umidade relativa de onde você mora. Dá para ter uma ideia pelo Google, onde é possível encontrar a umidade relativa da sua área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nycc  estes aqui são os niveis de umidade da minha cidade, eu moro em uma cidade serrana com bastante nevoa

vou comprar um higrometro para ter certezas...

image.thumb.png.de41f6f02154c6d614de7714bb7705a2.png

 

 

 

e esta aqui é a previsao dos proximos 15 dias , da pra ver que vai ter um dia que vai exceder os 90%...

 

 

image.thumb.png.d67744b432ec0a5a51e34cea5efab858.png

 

conforme o calor aumenta, as chuvas aumentam e consequentemente a umidade aumenta, então podemos dizer que os niveis medios de umidade da minha cidade no verão são de la de 60% a até 90%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rau Joselito Esses níveis são preocupantes. Se essa água condensar, o bicho pega. Percebi que a sua região não tem uma umidade estável. Tem dias secos e dias extremamente úmidos.

Como eu disse, o maior problema é a condensação. Se essa água toda continuar no ar e não condensar, acho que não vai acontecer nada(não tenho certeza, já que 90% já está bem acima do recomendado para um computador). De qualquer forma, caso você precise realmente de um desumidificador, um simples como o que você enviou não dará conta. 

OBS: Ambientes muito úmidos, como as nossas regiões, não são recomendáveis nem para seres humanos. A OMS recomenda uma umidade entre 50~60%. Umidades altas também contribuem para a proliferação de micro-organismos. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nycc  os dias secos estão para acabar, agora a tendencia é a umidade aumentar gradualmente como ali em cima...

mas esses 80 ou 90% são de picos mesmo, ainda mais contando com a estrategia da caixa, iria criar um ´´espaço´´ de ar seco para o computador

ainda mais contando que o desumidificador que mostrei consegue secar 20 metros quadrados, isso ja é mais que o suficiente para secar uma area tão pequena.... e tambem terei ajuda do higrometro e fora que quando desligar o computador irei colocar dentro de uma sacola e a propria caixa dele.. mas ainda estou com pé atras

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nycc Cara, acabei de pensar na solução ideal... não é fácil nem barato, mas acaba permanentemente com o problema de oxidação de componentes. Já ouviu falar de PCs submersos em óleo mineral? O óleo não absorve água, isola completamente os componentes, ajuda no arrefecimento e de quebra dá um PC muito bonito de se ver. O único problema é que o óleo tem que ser substituído periodicamente e a manutenção/substituição de componentes se torna uma tarefa bem mais árdua. Enfim, para quem quer se divertir com o projeto, pois tem que ser projetado do zero (tem diagramas DIYs aos montes na internet), pode ser uma boa alternativa. Eu adoro casemod, mas raramente tenho tempo e interesse de fazer. Morar no litoral seria uma razão bem forte para eu querer executar um projeto desses, mas aí estuaria muito antes.

 

@Rau Joselito No começo do tópico sugeri para o colega que isolasse o ambiente onde o PC ficará. Com um desumidificador e um ambiente isolado, com pouca circulação de ar, acredito que você já terá resultados satisfatórios. A questão em si é evitar que a umidade se acumule no interior do PC, então um gabinete bem filtrado (ou onde você instale filtragens adicionais) sempre ajuda. O silica gel não creio ser a solução ideal a menos que você compre direto do fabricante. Os que vemos que acompanham produtos já estão usados, não tem mais capacidade de absorção suficiente para serem reutilizados com eficiência (ou ao menos foi o que um colega que entende disse). Eu procuraria alternativas de filtros. Ainda acho que deva ter algum específico para esta finalidade por aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@nycc Cara, acabei de pensar na solução ideal... não é fácil nem barato, mas acaba permanentemente com o problema de oxidação de componentes. Já ouviu falar de PCs submersos em óleo mineral? O óleo não absorve água, isola completamente os componentes, ajuda no arrefecimento e de quebra dá um PC muito bonito de se ver. O único problema é que o óleo tem que ser substituído periodicamente e a manutenção/substituição de componentes se torna uma tarefa bem mais árdua. Enfim, para quem quer se divertir com o projeto, pois tem que ser projetado do zero (tem diagramas DIYs aos montes na internet), pode ser uma boa alternativa. Eu adoro casemod, mas raramente tenho tempo e interesse de fazer. Morar no litoral seria uma razão bem forte para eu querer executar um projeto desses, mas aí estuaria muito antes.

@WOZ Dods É realmente uma boa solução. No entanto, a televisão daqui também tinha queimado. O bom do desumidificador é que ele resolve todos os problemas de uma vez só, mas com um custo bem elevado. Dessa forma, todos os eletrônicos do quarto ficam protegidos. 

Para o PC apenas, esse projeto do PC submerso em óleo é uma ótima ideia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!