Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria do carro dando 5V


Posts recomendados

Boa tarde a todos!

 

Esse tópico é mais uma dúvida do que um problema.. O carro do meu tio é um Virtus e estava descarregado, pois eu não conseguia abrir pelo controle. Então abri o capo e fui medir a bateria com um multímetro. Estava dando 4.8V. Imaginei então que a bateria tinha ido pra vala, mas mesmo assim resolvi pegar uma fonte de 12V pra tentar carregar a bateria, mas na hora de ligar a fonte na bateria eu escutei um pequeno tec no carro, então resolvi tirar rapidamente. Repeti o processo novamente de tentar ligar a fonte no carro e ouvi o mesmo tec então desisti. No final chamei um mecânico e o cara disse que não tinha problema e bastava fazer a chupeta normalmente que o carro ligaria, e de fato o carro ligou mas eu não entendi nada do que foi feito, até porque eu não estava próximo na hora.

 

Minha dúvida é: A bateria apresentar uma tensão de 4.8V no multímetro não significava nada ? E esse possível tec que eu estava ouvindo ao ligar uma fonte na bateria do carro, o que poderia ser ? (A chave não estava no carro nesse momento)

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

A bateria apresentar uma tensão de 4.8V no multímetro não significava nada ?

Significa que está fraca. 

27 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

E esse possível tec que eu estava ouvindo ao ligar uma fonte na bateria do carro, o que poderia ser ?

Nada de mais.... Provavelmente era o relé do alarme que aciona as lâmpadas internas quando a porta está aberta ou o sistema é reiniciado. 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Significa que está fraca. 

Nada de mais.... Provavelmente era o relé do alarme que aciona as lâmpadas internas quando a porta está aberta ou o sistema é reiniciado. 

 

Grato pela resposta!

 

Realmente aquele tec com certeza era um relê mesmo, na hora nem pensei nessa hipótese. Como não manjo nada de carro fiquei bem preocupado na hora de tentar carregar a bateria.

 

E sobre os 4.8V eu pensei que a bateria tinha ido pro saco, porque pelo o que encontrei na net, quando uma bateria de 12v fica abaixo de 10 ela praticamente já era.

 

Valeu novamente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

A depender do tempo de uso da bateria, pode ser que o carro tenha alguma "fuga" de corrente extra (quero dizer: indesejável).

Entendi. Então isso explicaria a baixa tensão né? De repente um cabo tocando a lataria ou algo do tipo.. Amanhã eu vou ver se consigo achar algum cabo solto e tentar apertar mais os contatos dos cabos na bateria. 

 

Aproveitando.. Saberia me indicar um teste interessante que eu poderia fazer com o multímetro pra olhar isso melhor? 

 

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Aks Jacoves disse:

Então isso explicaria a baixa tensão né?

Acho difícil que se tenha uma fuga de corrente em um veículo tão novo. 

2 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

De repente um cabo tocando a lataria ou algo do tipo..

Se fosse isso não iria conseguir recarregar a bateria ou então deveria pelo menos apresentar defeito em alguma coisa. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Acho difícil que se tenha uma fuga de corrente em um veículo tão novo. 

Se fosse isso não iria conseguir recarregar a bateria ou então deveria pelo menos apresentar defeito em alguma coisa. 

 

Entendi.

 

Acho que o carro tem uns 2 anos. Meu tio trabalha com o carro, então o carro praticamente nunca passou de 2 dias parados. Quando o mecânico ligou o carro foi sem o uso de chupeta, ele fez alguma coisa e depois girou a chave e então pediu pra deixar o carro ligado por uns 30 minutos pra bateria carregar pelo alternador. Como o cara não explicou sobre a baixa tensão da bateria e nem o que foi feito, fiquei extremamente curioso.

 

Grato pela resposta @Renato.88 !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
26 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Então isso explicaria a baixa tensão né?

 

Um descarregamento também durante o suposto "ócio" do automóvel.

 

22 minutos atrás, Renato.88 disse:

Acho difícil que se tenha uma fuga de corrente em um veículo tão novo. 

 

Qualquer instalação extra pode ter adicionado o vício.

 

Defeitos eletrônicos também podem criar correntes.

 

E existe vício vindo de fábrica...

 

22 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se fosse isso não iria conseguir recarregar a bateria ou então deveria pelo menos apresentar defeito em alguma coisa.

 

Curtos (contatos físicos) "imperfeitos" e intermitentes não deixam de ser plausíveis.

 

Quase tudo que é metal está com o negativo da bateria; imaginar isso corrói o juízo.

 

13 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Quando o mecânico ligou o carro foi sem o uso de chupeta, ele fez alguma coisa e depois girou a chave e então pediu pra deixar o carro ligado por uns 30 minutos pra bateria carregar pelo alternador.

 

Possibilidade: limpeza e aperto dos contatos.

 

Como tinha sido feita a medição da tensão?

 

13 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Meu tio trabalha com o carro, então o carro praticamente nunca passou de 2 dias parados.

 

Significa que a bateria estava sempre sendo carregada. "Fuga" no "ócio" ainda não está descartada.

 

Basta uma instalação de extra fora do padrão de pós-chave...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/06/2021 às 18:35, Aks Jacoves disse:

o carro estava a mais de 3 semanas parado

 

1 hora atrás, Ricardov disse:

Três semanas parado descarrega.

 

Dia desses eu vi alguém no fórum mencionando que o guia de usuário do automóvel traz a informação da corrente parasita na configuração de fábrica.

 

É coisa muito baixa. Podemos supor uns 50 mA e ensaiar alguns cálculos.

 

@Aks Jacoves, busque a tal informação, ou pelo menos a "capacidade" da bateria (em Ah) que está no Virtus.

 

Update

 

Membros do autoforum.com.br compilaram um texto excelente sobre baterias automotivas.

 

Indo aos 5V, a bateria em questão no tópico sofreu uma descarga severa e provavelmente perdeu tempo de vida útil.

 

Interessante saber: aquela "capacidade" (ampère-hora) da rotulagem  é calculada para uma profundidade de descarga sadia, de apenas 20%. Ou seja, uma descarga até por volta dos 10,5V.

 

Notem que o gráfico de descarga (leia-se aqui: perda de tensão) de uma bateria não é linear em circuito fechado.

 

Update 2

 

O seguinte são curvas de descarga para baterias de chumbo-ácido:

 

Screenshot_2021-06-14-15-04-04.jpg.790ae670bf83163bc806ff01e3707d4d.jpg

 

Esse gráfico nos diz que no finalzinho da descarga a tensão despenca.

 

Mas essas aferições são em circuito fechado (bateria conectada), assim como pode ter sido a aferição dos 5V.

 

Fonte:

 

MODELO MATEMÁTICO PARA BATERIAS AUTOMOTIVAS OPERANDO 
EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS AUTÔNOMOS. Revista Brasileira de Energia Solar — vol. 1, n. 2, p.161-171. Setembdeterminada:

 

Update 3

 

O mesmo artigo, logo em seu início, dá conta de que em circuito aberto a tensão aferida é diretamente proporcional à quantidade de carga, numa escala de profundidade de descarga determinada:

 

Screenshot_2021-06-14-15-26-01.jpg.6168f6b72bed4cf5de5ba3089d2baf10.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardov , eu sei...

 

Com minha "investigação" eu gostaria de ter uma noção da velocidade das coisas.

 

PS.: acrescentei dois gráficos à minha mensagem 14.

 

Update

 

São Google nos diz que algumas baterias para Virtus, no mercado, são de aproximadamente 50 Ah.

 

Vamos mudar a apresentação desse número: 50.000 mAh.

 

Então, "supondo" uma corrente parasita de 50 mA, isso dá 1000 horas — cerca de 42 dias ou 6 semanas.

 

Se foi instalada uma coisinha a mais...

 

Lembrando, por exemplo, que um som extra mantendo alguns LEDs acesos não consome apenas a corrente para tais componentes luminosos. Podem existir as (in)eficiências de conversão de tensão, além de circuitos em stand by.
 

@Aks Jacoves, a explicação para os baixíssimos 5V seria o "penhasco" na curva (cf. primeiro gráfico na postagem 14).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardov disse:

O manual do carro orienta que se for ficar muito tempo parado tem que desconectar a bateria para que não sofra danos e tem que fazer uma recarga periodicamente..

Manual de qual carro? Acho difícil que seja de algum carro produzido neste século. Num carro como um Virtus, desconectar a bateria e religar é brincar com o azar, correndo o risco de levar um prejuízo na casa de milhares de reais se um módulo resolver pirar. Carros modernos não se pode desligar a bateria. Uma casa de baterias responsável, antes de trocar a bateria, faz uma ponte com uma 2º bateria para o sistema do carro não desligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas!!

 

 

 

Em 12/06/2021 às 19:56, alexandre.mbm disse:

Como tinha sido feita a medição da tensão?

 

Eu simplesmente abri o capo e fiz o teste com o multímetro, não cheguei a tirar nenhum cabo. No momento a bateria estava conectada no veículo normalmente.

 

8 horas atrás, Ricardov disse:

Carro parado tem que ligar e deixar funcionar um pouco umas duas vezes por semana, para recarregar a bateria e movimentar os componentes mecânicos.

A bateria sofre um processo de auto-descarga, que é normal, além do consumo do alarme e outros dispositivos.

 

Obrigado pela informação! Vou ligar pelo menos umas 4 vezes por semana pra garantir.

 

 

7 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Acho mais provável o descarregamento ser devido alguma lâmpada ligada direta em um local não visível. Tipo luz do porta-malas. Luz do porta-luvas. Um rádio que fica c/ leds direto.

 

Vou aproveitar pra informar alguns dos componentes que ele tem: Rádio, taxímetro, placa de taxi, e alarme. Sobre luz ligada, eu tenho quase certeza que não. O último ao usar o veículo foi a filha dele e ela não é de ligar nem o rádio, além de sempre olhar bem o carro antes de fechar.

 

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

@Aks Jacoves, busque a tal informação, ou pelo menos a "capacidade" da bateria (em Ah) que está no Virtus.

 

Caramba, quanta informação interessante!  Eu não estou com ele aqui pra ver a marca da bateria, mas eu sei que a capacidade é de 50Ah.

 

  

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Manual de qual carro? Acho difícil que seja de algum carro produzido neste século. Num carro como um Virtus, desconectar a bateria e religar é brincar com o azar, correndo o risco de levar um prejuízo na casa de milhares de reais se um módulo resolver pirar. Carros modernos não se pode desligar a bateria. Uma casa de baterias responsável, antes de trocar a bateria, faz uma ponte com uma 2º bateria para o sistema do carro não desligar.

 

 

Na dúvida vou ficar ligando ele frequentemente pra evitar qualquer coisa.

 

Esse "mecânico" que ligou o carro, ele é um vizinho do meu tio e frequentemente mexia no carro. Ele trabalha praticamente em casa, em uma oficina na garagem. Quando meu tio tinha algum problema com o veículo geralmente passava pra esse cara pra não gastar caro com mecânico. Ele comentou até que tinha mexido na parte hidráulica do carro. Como o cara deu uma resposta muito atravessada pra mim sobre a bateria, onde ele não me respondeu nada e simplesmente disse que era só fazer uma chupeta, na hora eu vi uma arrogância no cara, porque ele viu que eu fiquei realmente preocupado com a tensão da bateria e sabe que não entendo muito de carro, porque se eu soubesse não tinha chamado ele. Então não sei se ele realmente entende o porque da tensão estar tão baixa ou se ele não quis dizer porque prefere guardar essa informação pra ele..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

não cheguei a tirar nenhum cabo

 

Nem tire!

 

Há muita verdade no alerta feito pelo colega @Thiago Miotto na mensagem 17. Quando se desliga a bateria num desses carros, no mínimo ele passa a requerer no recinto a presença de um técnico especializado, conhecedor de "segredinhos", capaz de fazer resets ou reprogramação de módulo.

 

27 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Vou ligar pelo menos umas 4 vezes por semana pra garantir.

 

A questão toda aqui passa pelo seguinte:

 

O pessoal na Internet usa indiscriminadamente o termo "fuga de corrente", quando na verdade quer-se falar da "corrente parasita" ou "corrente de repouso". Todo carro a tem! A montadora até declara seu valor.

 

Ocorre que quando se instala consumidores extras, acessórios sem esquema pós-chave, deve-se atualizar a bateria para uma com dimensionamento mais adequado.

 

27 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Rádio, taxímetro, placa de taxi, e alarme.

 

Descubra quanto cada um está consumindo fora do pós-chave.

 

27 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

Sobre luz ligada, eu tenho quase certeza que não. O último ao usar o veículo foi a filha dele e ela não é de ligar nem o rádio, além de sempre olhar bem o carro antes de fechar.

 

Em clubedoonix.com.br há relatos de falhas em sensores de pedal de freio e tampa de porta-malas. Mas eram defeitos que descarregavam a bateria dentro de 3 dias. Não é o seu caso.

 

Muito provavelmente está tudo normal com o Virtus. Deve ser só uma questão de corrente parasita aumentada. Então, ao invés de seis semanas foi para apenas três. Coisa do tipo.

 

É preciso ficar atento! Pois descargas severas diminuirão drasticamente a vida útil da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Acho mais provável o descarregamento ser devido alguma lâmpada ligada direta em um local não visível. Tipo luz do porta-malas. Luz do porta-luvas. Um rádio que fica c/ leds direto.

A única forma disso acontecer nesse modelo de carro é somente deixando a chave no contato virada e mesmo assim o rádio se desliga automaticamente depois de um tempo. 

O mesmo vale para as luzes de cortesia, se desligam depois de um tempo mesmo se largar as portas abertas. 

Falo com toda propriedade, pois tenho um Polo que é um modelo semelhante nesses quesitos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Renato.88 disse:

A única forma disso acontecer nesse modelo de carro é...

 

"Corrente de fuga" deveria ser sempre tido como sinônimo de corrente de defeito, corrente não-prevista, provocada por falha. "Corrente parasita" ou "corrente de repouso" são outra coisa, prevista.

 

 

Fora o que eu trouxe sobre aqueles Onix.

 

Em se tratando de acessórios e som, as correntes parasitas dependerão da "doutrina" do instalador.

 

O detalhe é que três semanas ainda está "razoável". Bateria de 50 Ah é bateria modesta. Tem ReclameAqui dizendo que são fracas e são empurradas mesmo assim, de fábrica, quando se opta por um conjunto de acessórios maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas lojas estão sempre movimentando. Os problemas principais são a descarga da bateria e a oxidação do combustível, o que propicia a formação de borra (depósitos) que entopem a tubulação e os injetores.

 

https://www.moura.com.br/blog/quanto-tempo-um-veiculo-pode-ficar-parado/

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/carro-parado-fique-atento-a-estes-10-itens-durante-e-apos-a-quarentena/

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, Ricardov disse:

oxidação do combustível, o que propicia a formação de borra (depósitos) que entopem a tubulação e os injetores

 

Já que você falou nisso... correlata a isso, uma prática condenável é trabalhar com o tanque na reserva. O fundo do tanque junta resíduos, e então a bomba de combustível tenderá a sugar mais desse material.

 

9 minutos atrás, Ricardov disse:

Nas lojas estão sempre movimentando.

 

Realmente, colecionadores fazem todo um ritual preparativo quando pretendem "virar o motor" de um ilustre que repousa há muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!