Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo um PC com as seguintes configuraçoes : Pentium dual core e5800, 2gb de ram, 3,2ghz, 300gb de HD

estou usando atualmente o Windows 10, queria saber se vale a pena voltar para o Windows 7 se vou ter um melhor desempenho?

  • Moderador
Postado

O PC é bem básico. 2GB de RAM é pouco hoje em dia.

Se o computador está engasgando, botar mais 2GB de memória e um SSD iria fazer o Windows 10 rodar liso.

 

Se for para fazer downgrade, use o Windows 8.1 32-bits. Windows 7 não possui mais suporte e é inseguro.

Windows 8.1 tem suporte até 2023 e é mais rápido que o 7.

Postado
12 minutos atrás, Ananda Esquivel disse:

@Rio McCloud você sabe qual intel HD graphics pega nessa placa, se tem alguma maneira de botar um intel HD R para poder rodar jogos leves, andei pesquisando mas não achei nenhum, a placa q ele usa é um intel g33/g31 family

O Intel HD Graphics é o gráfico integrado da Intel. Nesta geração era fornecido pelo chipset da placa-mãe. À partir da Core passou a ser fornecido pelo próprio processador. Então você não poderá colocar uma Intel HD.

Mas poderá colocar uma GPU dedicada. No seu caso, não adianta nada muito poderoso, pois seu processador não daria conta de empurrar, e a pouca quantidade de RAM também limita o desempenho. Um GT210 ou HD5450 já estaria de bom tamanho. 

Quanto ao sistema operacional, recomendo colocar mais 2Gb de RAM e manter o Win10 mesmo. Voltar para o 7 somente se você não acessa internet com esse micro, ou se o faz apenas para coisas não críticas, não acessando nem e-mail nele. Ou então faz ou dual boot com Linux para acessar a internet e o Windows totalmente offline para jogar, que é a forma que eu estou usando em casa. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Ananda Esquivel Relembrando que esta é apenas minha opinião e que não acho produtivo criarmos um debate por isso, declaro:

 

Dada a falta de suporte para seu hardware, utilizar o Windows 10 ou 8 pode ser instável de disfuncional. A falta de suporte da Intel para o sistema defunto (w7) é algo que eu argumento como sendo desnecessariamente supervalorizada. Com dois GBs de RAM você não vai ter uma boa experiência nem com o W7, menos ainda com posteriores. Como não vale a pena gastar em plataforma antiga, pois se gasta mais do que se tem em retorno, minha recomendação sempre será de usar com o W7 até poder fazer um upgrade decente ou substituir o PC inteiro (e é bom já ir se programando por sinal). Claro que isso tem que ser com a consciência de que você estará em um sistema vulnerável, que não tem mais suporte da Micosoft. Se você trafega qualquer tipo de dado sigiloso ou guarda arquivos importantes sem backup, ou até se tem o hábito de sair baixando qualquer coisa na internet sem crivo, aí já recomendo o uso de uma boa distribuição de Linux.

 

Linux, por outro lado, tem o problema da dificuldade com o "diferente", mas é o único sistema que se encaixa perfeitamente na sua situação. É mais seguro que W7, provavelmente mais que o 10, é leve, não ocupa muito espaço e não apresenta tantos bugs e falhas. Se estiver disposta a reaprender um pouco sobre como usar seu PC (sim, será um reaprendizado), invista nele, pois vai valer a pena até poder melhorar seu PC de verdade.

  • Curtir 1
Postado

Não é recomendável utilizar um SO como W7 no dia a dia que não tem mais suporte nem atualização de segurança. A conf. é fraca para o W10, embora pareça estar dentro dos "requisitos mínimos", hj em dia usar um computador com 2 GiB de RAM é complicado, dado que até mesmo smartphones mesmo os mais básicos já possuem 3 ou 4 GiB de RAM. O Windows 10 ele não vai rodar bem em HDDs mecânicos. Em 2015/16 eu tinha um Core i7 3770x, 16 GiB RAM Hyper X 1833 DDR3, Radeon 7970 (depois foi substituída por uma 1060 de 6 GiB), uma ótima máquina, porém pecava por utilizar HDD mecânico para o SO e isso ancorava legal o PC todo, fora o problema do já conhecido e famigerado HD100. Não adianta! o W10 é um sistema que acessa constantemente o disco rígido e dado a época q ele foi lançado, foi feito pensando nos SSDs e nos M.2 que ainda estavam por vir.

 

Quando instalei um SSD, a máquina simplesmente deslanchou. Tudo isso para dizer que mesmo numa máquina BOA pra época, devido a utilizar um HDD convencional o desempenho ficava bem ruim e, para já matar logo a ideia no ninho: o ideal mesmo seria dar ai um upgrade pelo menos de RAM e colocar um SDD nem que fosse 128 GiB basicão. Não tem mt o que se possa, fazer nem milagres. Além do que devido ao hardware ser datado, se o Windows não reconhecer os drivers, esquece... Fuja que nem o diabo da Cruz dessas versões Frankstain de Windows que tem por ai, Tipo W10 Lite, W10 pra Gamers, pra PC fraco, pra isso, aquilo... tudo isso não passa de um câncer que só vai gerar dor de cabeça, além de ser versões ilegais do SO. Se não for possível, faça downgrade para pelo menos o W 8.1, mas tenha em mente q não deve demorar até a MS descontinuar ele tb. O ideal para esses tipos de PC, é utilizar com alguma distribuição Linux minimalista, com um XFCE como DE e programas e jogos super leves.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...