Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou com dificuldades a respeito de um drive de luz, eu vou relatar o problema e o que eu fiz para tentar resolver essa situação.

O driver luz está sendo colocado numa luminária de LED, quando você elimina uma fase (utilizando interrompido ou forçando eliminação de uma fase), o LED está iluminado, permanece acesa de modo bem fraco. E quando você toca com as mãos ou a terra na área estrutura da luminária (carcaça) a mesma aumenta um pouco sobre brilho.

Verificando a placa (drive de luz), quando elimina uma fase ainda ela consegue liberar uma pequena quantidade de tensão com flutuações (estranho e curioso).

Seguintes situações que tem que resolver: estudei o circuito, infelizmente é uma caixa preta, porque o integrado não tem o código que descreve o componente, então foi utilizado os seguintes métodos, filtro de T, utilizei bobina na entrada e saída de todas as pessoas e núcleos, capacitor entrada, utilizei um circuito que isole o positivo ou negativo da saída da drive.

Sem muito sucesso eu apelei para a criatividade. Eu comprei dois fotos acopladores MOC 3021 em cada saída isolei positivo e negativo, dessa forma eu consegui eliminar a luminosidade que não deveria haver na falta de uma fase, porém eu liguei diretamente o MOC e evidente que o próprio aqueceu muito. Então peguei um e na saída MOC, liguei 2 BT134 a mesmo forma do MOC anteriormente, pela minha surpresa em vez de resolver o problema voltou estado inicial do problema. Não a aquecimento, mas voltou o problema inicial.

Resumo: Funciona dois MOC ligado diretamente mais ocorre alto aquecimento. Um MOC outro método ocorre a iluminação.

Gostaria de uma ajuda referente ao assunto.

WhatsApp Image 2021-07-14 at 12.15.46.jpeg

WhatsApp Image 2021-07-14 at 12.16.22.jpeg

1.png

2.png

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Esses drivers de LED, na verdade, declaram uma faixa (ou aproximação) de tensão para a saída, pois são "fontes de corrente", e não fontes de tensão.

A carcaça plástica branca diz que a saída é 47-55 VDC em 280 mA, e que não é dimerizável.

A fita LED está corretamente dimensionada para ele?

Qual é o comportamento com duas fases?

Algo me diz, no seu enredo,  que seu driver está OK.

Update

Ei...

bat1.jpg.656b94358d91da50f55500a98502002c.jpg

O que raios é isso?!

Está parecendo que você está criando problemas que não existem.

Quais são as características tecnicas da luminária?

Postado

Os leds tem que ser alimentados por uma fonte de corrente, já que a partir de uma tensão do led (ou soma das tensões dos leds em série) a curva tensão (abscissa) x corrente (ordenada) possui um aumento brusco da derivada (inclinação). Então para polarizar corretamente os leds, é imperativo usar uma fonte de corrente (fonte de tensão com uma impedância de saída alta). 

Os drivers podem fornecer 80V ou mais, porém a potência transferida por eles é limitada, ou seja, a tensão cai para o ponto de operação Vleds e Ileds = Potência nos leds.

Com um drive como fonte de tensão, basta que a tensão da fonte varie muito pouco, que a corrente neles varie muito, variando a potência nos leds. O drive pode até não aguentar e queimar.

Seu drive já pode estar com problemas.

Se o drive for do tipo flyback, ele é inerentemente uma fonte de corrente. Ele vira fonte de tensão, caso seja monitorada a tensão na saída e uma amostra dela seja realimentada negativamente para a entrada.

Eu costumava curto circuitar minhas fontes flyback para provar que não queimavam.

Seu drive pode ter sobre aquecido e alterado suas características.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
29 minutos atrás, MOR disse:

Os drivers [fontes de corrente] podem fornecer 80V ou mais [em circuito aberto], porém a potência transferida por eles é limitada, ou seja, a tensão cai para o ponto de operação Vleds e Ileds = Potência nos leds.

@MOR, concorda com os colchetes negritados, interpretativos, que eu acrescentei a sua fala?

Seu drive já pode estar com problemas.

Sei não, viu...

Seu drive pode ter sobre aquecido e alterado suas características.

Essa informação é um verdadeiro "pulo-do-gato". Mas eu ainda suspeito que esse gato tá apressado demais...

Update

2 horas atrás, Luiz Fernando Vieira disse:

1.png

2.png

Aos que se interessarem nos componentes eletrônicos do novo circuito:

• Membro VIP
Postado

Todos?

Mais estranho ainda!

1 hora atrás, Luiz Fernando Vieira disse:

tem eletricistas relatando

Não significa muita coisa.

Entre nos detalhes técnicos. Já lhe deixei (acima) algumas perguntas norteadoras.

Talvez a questão, o detalhe, esteja no "casamento" driver/luminária.

Insisto: com as duas fases, o que se dá?

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Quais são as características tecnicas da luminária?

Eu vejo uma fita com 90 LEDs...

O que diz a etiqueta dela? Qual é a potência?

Como estão associados (esquematizados) esses LEDs?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Então esse driver já veio com a luminária, na mesma embalagem fechada em fábrica?

Minha contagem pode ter errado duas unidades, mas eu continuo vendo uma fita. Qual seria o desenho esquemático desta fita LED (que é uma peça da luminária)?

Postado

Quando se pensa numa ligação elétrica correta não há como a lâmpada se manter acesa ou semi acesa ao se interromper uma fase. A saída do driver é isolada, isto é, sem referência ao neutro. Dessa forma conclui-se que o acendimento ou não da lâmpada se dá exclusivamente pela manipulação da alimentação AC. Se a lâmpada se mantém semi acesa com o desligamento do interruptor então sua ligação elétrica está corrompida, mais precisamente na fiação entre o interruptor e o driver. Sobre o uso do MOC, este foi feito para acionar gates, não foi construído para suportar carga.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
23 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Os drivers [fontes de corrente] podem fornecer 80V ou mais [em circuito aberto], porém a potência transferida por eles é limitada, ou seja, a tensão cai para o ponto de operação Vleds e Ileds = Potência nos leds.

Ok!

É que os drivers, para alimentar cargas com curvas características, em que se aumentando a tensão a corrente aumenta muito (leds, zeners, baterias...), tem que ser inerentemente uma fonte de corrente. Assim sendo, uma fonte de corrente, teoricamente, pode fornecer qualquer tensão

Uma fonte de corrente prática fornece a corrente que foi projetada, dentro de limites de tensão.

Exemplo:

Fonte de 10mA, válida para tensões entre 2V e 10V. Significa que é válida para cargas entre 200 ohms (2V / 10mA) e 1000 ohms (10V / 10mA). Fora destes limites não se pode garantir seu funcionamento.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Se a lâmpada se mantém semi acesa com o desligamento do interruptor então sua ligação elétrica está corrompida, mais precisamente na fiação entre o interruptor e o driver.

O interruptor numa instalação bifásica deve ser bipolar.

1 hora atrás, Luiz Fernando Vieira disse:

O esquematico ligada em serie nada de novidade.  

Referi-me às associações dos LEDs. Suas potências podem simplesmente serem somadas, para o confronto de etiquetas, mas é o esquema interno da fita o quê vai definir corrente e tensão (totalmente compatíveis ou o não com o driver).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!