Ir ao conteúdo

É possível rodar jogo de MS-DOS em Windows 10 pelo cmd?

Ir à solução Resolvido por Joao531,

Posts recomendados

Postado

Gente, estou com um jogo de ms dos original (mídia física) e gostaria de fazê-lo rodar no Windows 10. Me falaram q seria possível rodar através do prompt de comando sem ter que instalar nenhum programa, como um emulador de DOS por exemplo. Sempre rodei com emulador de DOS e o jogo pirata,

mas achei o CD em casa e quero fazê-lo rodar assim. É possível? 
Tentei rodar em modo de compatibilidade e o Windows não aceita, a versão mais antiga que aparece é XP service pack 3, mas não acontece nada quando seleciono. O jogo está sendo lido como CD de Áudio. 

Postado

@rodrigo.dcvieira obrigada Rodrigo! Poderia me orientar quanto à execução do jogo no DOSBOX? Tb sempre usei ele. Se baixar e arrastar o executável do jogo em cima do atalho do DOSBOX roda?  Não estou no PC agora mas assim que voltar pra ele vou tentar, n quero gastar tempo testando kk se você souber me ajudaria muito! Valeu 

• Solução
Postado

Não tem como rodar no CMD, pois a compatibilidade do DOS foi excluída no Vista e posterior, só no XP e anterior. Tem que rodar através do DOSBox ou máquina virtual (como VirtualBox) que rode Windows 98 ou Windows XP.

Para colocar o CD para rodar no DOSBox, digite o comando "mount D D:\ (ou outra letra associada à drive de CD/DVD) -t cdrom", e tente rodar.

Qual é o nome do jogo que você encontrou?

• Curtir 1
Postado

não tem um modo certo e na epoca q eu usava ele juntamente com um complemento grafico para facilitar o uso chamado d-fend reloaded..

no mais, faz alguns anos q não uso entao não vou lembrar aqui como é o passo a passo.. mas o programa em si é fácil

Postado

@Joao531 valeu! Vou tentar assim.

Os jogos são little big adventure 1 e 2 (relentless e twinsen’s odyssey). Quase ninguém conhece, mas é um dos melhores jogos que já joguei na vida. Bem antigos, são  de 94 e 97. Tenho os 2 CD’s aqui. 

recomendo pra quem nunca jogou! 

• 3 anos depois...
Postado

Vou usar o jogo Fatty Bear's Birthday Surprise como exemplo de como eu executo jogos de DOS no Windows 10 com DOSBox:

Dentro da pasta do jogo eu criei um arquivo chamado "Abrir o jogo.bat" (sem as aspas) com o seguinte conteúdo (codificação UTF-8):

start "" "C:\Program Files (x86)\DOSBox-0.74-3\DOSBox.exe" "FBEAR.EXE"

Substitua FBEAR.EXE pelo nome do arquivo executável que abre o jogo que você quer jogar e se precisar ajuste o caminho do arquivo executável do DOSBox.
Execute o arquivo com extensão .bat pra abrir o jogo.
Como fechar o jogo: segure Ctrl e aperte F9.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...