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Olá, sou novo no grupo então desculpa se esse tema não pertence aqui.

Estou querendo projetar uma bicicleta elétrica mas não entendo muito de elétrica, tenho esse motor trifásico disponível e queria a opinião de vocês pra saber se compensaria fazer com ele o projeto, obrigado!

OBS: quaisquer opções são válidas: rebobinar, comprar inversor pra diminuir a tensão.

Screenshot_6.png

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Rebobinar não vale a pena, é complicado fazer e sai caro pagar a alguém que saiba fazer. 

 

Quanto aos inversores vai precisar de dois tipos. 

Um inversor de tensão para 220V. 

E um inversor de frequência, para converter monofásico a trifásico. 

Os dois aparelhos saem caros. 

 

Além disso vai precisar de um sistema de redução pra acoplar a roda, do jeito que está não funciona pois o toque desses motores é muito baixo. 

 

Resumindo, com esse tipo de motor não compensa fazer. 

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  • Obrigado 1
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Esse tipo de motor não é para isso não, 1700 rpm, haja caixa de redução, e você vai querer um circuito trifásico em 220 embaixo das suas pernas?? Isso é o capeta te chamando...

  • Haha 4
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17 horas atrás, Denis Bopp disse:

Esse tipo de motor não é para isso não, 1700 rpm, haja caixa de redução, e você vai querer um circuito trifásico em 220 embaixo das suas pernas?? Isso é o capeta te chamando...

 

 

Um amigo rebobinou um de máquina de lavar para trifásico em 6Vac. De indução mesmo. 

Daí projetou o inversor o inversor.

Colocou redução de 10000 RPM  para 1 

 

Colocou baterias de lítio 

A bicicleta anda a 60Km por hora.

 

Acho que é a única bicicleta que usa motor de indução do Brasil.

Usa as mesmas técnicas de controle adotadas lá por aquela fábrica de carros elétricos da Tesla que usa motores de indução. 

 

E deve ser uma das poucas bicicletas de indução  do mundo.

Pois a  maioria usa BLDC que é motor síncrono.

 

A de indução é assíncrono, não usa imãs.  

 

 

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1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Para 1000 RPM, você quis dizer?

 

 

10 mil RPM 

 

É que o motor de indução daquelas  máquinas de lavar em 60Hz dá somente 1/4 CV em monofásico. 

Em trifásico já aumentou um pouco a potência. 

 

Mas só foi suficiente, quando aumentou a frequência para rodar 10 mil RPM  

 

O  que acontece com aquele motor é que o rotor tem um limite de torque por área. 

Girando a 1000 RPM, com aquele torque que é possível naquele tamanho de rotor, jamais seria possível fazer a bicicleta rodar a 60Km hora.

 

Mas o motor permite aumentar a velocidade mantendo o mesmo torque. 

Esse é o truque. 

Quando você taca 10 mil RPM com o mesmo torque, aquele motor vira uma Ferrari 😅

 

Depois que reduz, fica potente demais   

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13 horas atrás, Denis Bopp disse:

Haja balanceamento para aguentar isso..

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=s55AskbsvT0

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=YjvuQ4Elzlk&t

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=oWYpRDCl0b0&t

 

Os imãs  que ele colocou alí, são encoder  para controlar a velocidade.

O motor  funciona sem imãs. É  de indução igual aos industriais:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bUImJXoG64M

 

 

Vejam que atingiu 60Km por hora 

  • 2 semanas depois...
Postado

Esse projeto vai ficar meio caro, por que você vai precisar de um inversor de tensão, exemplo este abaixo:

https://proesi.com.br/inversor-de-potencia-1-000w-entrada-12vdc-saida-127vac.html

 

Porém, vais precisar de um com senoidal pura, que é muito salgado.

 

Está mais valendo a pena você comprar o kit de adaptação no aliexpress ou tentar achar no ML

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A redutora é interessante: 17:1. Isso resulta em 100rpm com 35Nm de torque. É um motoredutor. O desafio será aumentar a tensão de bateria para os 300Vdc que alimentarão o inversor trifásico.. Será um boster e tanto.

Pelos dados de placa essa tensão de 300Vdc vai necessitar de 3,32A, isso dá 1kW de fonte para extrair a potência máxima.

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Isso tá uma viagem sem tamanho, motor de lavadora rodando a 10.000 rpm, bateria com 300V, vai ficar faltando um sistema de guia por satélite e visão noturna, sem contar uns capacitores pra corrigir o fator de potência...

  • Amei 1
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26 minutos atrás, Denis Bopp disse:

Isso tá uma viagem sem tamanho, motor de lavadora rodando a 10.000 rpm, bateria com 300V, vai ficar faltando um sistema de guia por satélite e visão noturna, sem contar uns capacitores pra corrigir o fator de potência...

Boster é um circuito elevador de tensão. Para essa potência fica menor que um maço de cigarros. Ao invés de uma bateria de 12V, 2 menores para ter 24V e destes a elevação para os 300V. Não é razão para ficar assustado, a tv de tubo colorida tinha mais de 20kV na camada grafitada das costas.

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21 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Boster é um circuito elevador de tensão. Para essa potência fica menor que um maço de cigarros. Ao invés de uma bateria de 12V, 2 menores para ter 24V e destes a elevação para os 300V. Não é razão para ficar assustado, a tv de tubo colorida tinha mais de 20kV na camada grafitada das costas.

Sim, mas a corrente lá é de miliamperes ou menos...

Postado
25 minutos atrás, Denis Bopp disse:

Sim, mas a corrente lá é de miliamperes ou menos...

Creio que deve estar confundindo o ladrão de pilhas que também é um boster para as crianças iniciarem em eletrônica. Como estamos falando de elevadas correntes, pense num IGBT no lugar do transistor TO92 acionado por um circuito regulador de tensão e terá o desenho.

Postado
6 horas atrás, Denis Bopp disse:

Isso tá uma viagem sem tamanho, motor de lavadora rodando a 10.000 rpm, bateria com 300V, vai ficar faltando um sistema de guia por satélite e visão noturna, sem contar uns capacitores pra corrigir o fator de potência...

Da bicicleta com motor de lavadora, eu postei os vídeos mostrando.

 

Mas o projeto é tão complexo que daria um TCC de doutorado em eletrônica 

 

Do motor convertido em trifásico de 6Vac até o inversor com controle próprio para veículos elétricos, da um TCC inteiro de doutorado 

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
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Dica off topic: eu também faço piadinhas (a maioria beeem sem graça) pra descontrair. Mas tento sempre acompanhá-las com algo não totalmente inútil e coerente com o tópico.

Obs: permito a deleção de meu post

  • Confuso 1
Postado
11 horas atrás, Denis Bopp disse:

Me enganei sobre o fator de potência, na verdade são capacitores de fluxo, os mesmo utilizados no Delorean, mas melhorados para aguentar os 10.000 rpm do motor....

 

Mas é pura engenharia que o rapaz lá usou.

 

Ele só tem 18 anos. Sou muito fã dele. 

O rapaz é muito inteligente. 

 

Tudo o que ele desenvolveu, dá um TCC de doutorado em eletrônica de potência. 

 

Eu participo de um grupo de Whatsapp que ele é dono, que era do Gregory do canal do youtube chamado de ALL eletronics.

Lá ele é professor. Ensina o pessoal lá universitários das faculdades de engenharia. 

O cara é bom nas matemáticas e fórmulas. 

Tem muita coisa por trás, que fez o mor de máquina de lavar desenvolver 10 mil RPM.

1- Passou de monofásico para trifásico

 

2- levando em conta freqüência de 60Hz, ele reduziu a tensão das bobinas para 6Vac. 

 

3- Desenvolveu inversor com controle vetorial e encoder para controle do eixo do motor.

 

 

 

 

1- Se você tem um motor que antes ele era monofásico e você muda para trifásico, o motor já aumenta a capacidade de potência, pois motores trifásicos são mais eficientes.

 

2- Se você tem um motor trifásico que em 6Vac por 60Hz ele dá 200W, se aplicar nele 120Hz em 12V, já dará 400W de potência.

 

Se nesse mesmo motor trifásico de 6Vac em 60Hz de 200W, você colocar 24Vac por 240Hz, esse motor desenvolverá 800W de potência no eixo. 

 

É o mesmo motivo pelo qual aqueles motores de aeromodelo de 300 gramas, rodam em 20 mil RPM e desenvolve 1000 watts 

 

Tem um gringo no YouTube que pegou um motor destes de aeromodelo, depois colocou numa redução planetária reduzindo de 8 para1. Depois montou numa bicicleta de marchas, na marcha mais reduzida. Deu uma redução de 60 para 1 e a bicicleta ainda andava 50Kmh.

 

Vou achar o projeto e posto aqui. 

 

  • Curtir 1
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Mas são coisas completamente diferentes, um motor de máquina de lavar nunca vai rodar a 10000 rpm, não tem estrutura para isto, os motores de aeromodelo são projetados para altas rotações, os rolamentos são especiais, tem engenharia para isso, pergunte para qualquer engenheiro o que aconteceria colocar um motor destes de máquina de lavar a rodar nesta velocidade, o balanceamento tem que ser preciso, em nenhum momento vemos no vídeo uma medição do rpm do motor, e isto por si só já é um motivo pra desconfiar, se você faz algo, tem que comprovar que faz o que você está dizendo que faz.

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