Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de configuração até R$ 5.000,00


Posts recomendados

@Inácio Pinheiro 1050 TI é melhor que a GPU do 5600G. Pouca coisa, mas é. Eu pegaria Ryzen 5600X sem piscar. 

 

@Marcelo_gs Toda hora tem promoção dessas CPUs na Terabyte ou outra loja. Tem que ficar de olho. Estavam vendendo por 1700 outro dia, rapidinho mudaram o preço por que a demanda subiu ou mudaram o estoque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Inácio Pinheiro disse:

@Marcelo_gs na terabyte tá por 1800 agora. Tô até achando estranho ele o mesmo preço do x.

nunca consigo pegar essas promoções, sempre que chego ja esta R$2.099,00 de novo kkkk.

Normal ele ficar com o mesmo preço do x até porque o processador embora da mesma geração é um pouco pior, a vantagem é a vega 7 mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Inácio Pinheiro disse:

@WOZ Dods então pegando o Ryzen 5 5600x qual placa de entrada você sugere ? E qual placa-mãe ? Precisa de water cooler?

Que não vai ser um roubo? Que não vai ser porcaria? Esta: Placa de Vídeo Power Color Radeon RX 550 - 2GB GDDR5 128 bits Red Dragon - R$899,10

Está uns 300 a 400 reais acima do preço normal pré-pandemia. Esse seria seu real prejuízo quando fosse vender depois que os preços voltarem ao normal. A RX 560 está custando 150 reais a mais na terabyteshop, mas não vale essa diferença. Não vi nenhuma outra opção razoável.

16 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

nunca consigo pegar essas promoções, sempre que chego ja esta R$2.099,00 de novo kkkk.

Normal ele ficar com o mesmo preço do x até porque o processador embora da mesma geração é um pouco pior, a vantagem é a vega 7 mesmo

Pois é, mas eu ainda acho que eles cobrarem 300 na Vega enquanto em outros modelos está bem bacana. Basicamente você adquire uma RX 550 (até melhor em alguns jogos) por 300 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Inácio Pinheiro Em outros vários tópicos de sua criação você citou um limite de orçamento de 5k para uma configuração de gabinete apenas. O i3 10100F + GTX 1660 recomendado em um desse tópicos foi de minha autoria e sim, a placa de vídeo hoje qualquer uma vai estar cara se comparada aos preços que já custaram no passado, porém para jogos, o componente mais importante sempre vai ser a GPU, a CPU apenas acompanha o desempenho dela para não correr o risco de limitá-la e se você viu um dos vídeos que eu postei junto com a recomendação que fiz, deu de ver claramente que o i3 mal chegou aos 50% de uso de CPU enquanto a GPU da 1660 já estava em 98%~100% de uso, portanto, ficou mais da metade de sua capacidade "descansando" e com muita lenha pra queimar ainda até ter um possível gargalo, afinal, um i3 dessa geração se equipara a um i7 de sétima geração, logo, gargalo com esse processador não é um problema e creio que até com uma RTX 2060 não seria se o foco for jogar em 1080p @60hz.

 

Se pretendes usar o computador para outras coisas além de jogar (como streaming por exemplo) um Ryzen vai te dar um desempenho melhor se comparado a um processador equivalente Intel mas hoje um Ryzen tem um preço mais elevado. (as vezes bem mais)

 

Para sua necessidade atual de jogar apenas LOL e RAG, até o i3 10105 (sem F) já serviria com folga e lhe custaria algo próximo a R$: 900

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz pois eh, não pretendendo fazer lives, as vezes usar Discord, com alguns amigos, escutar umas músicas em quanto jogos, ND demais creio eu. E no momento de crise desse querer fazer um PC apenas por luxo é loucura kk, afinal todos nós temos conta a pagar, mas irei de i5 10400 , e em dez posso tá comprando uma 1660 porque ficaria mais folgado para mim, ou até mesmo um 2060 se tivesse em um preço bom.  O que acha ? Só queria saber agora qual placa-mãe seria melhor em custo benefício que não fosse 800 conto, mas q desse para fazer um upgrade de mais 2 pente de memória .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 17/08/2021 às 15:36, WOZ Dods disse:

Cara, a questão é que Intel é bom para single thread, unicamente para jogar sem mais nada aberto ou rodando no PC. Com isso você consegue se safar com um 10400 em jogos razoavelmente, mas qualquer coisa paralela vai impactar. Ryzen destrói no multi thread, é ótimo para produtividade, tem desempenho muito superior na mesma faixa de preço. Só para você entender, olha esse comparativo do 10400 e o 3600 que eu indiquei: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400-vs-AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-3-3300X/3737vs3481vs3715vs3716

Coloquei na comparação o 3100 e o 3300X que seriam os realmente similares a esse 10400...

O Core i5 10400 é um 6/12. O Ryzen 3 3100 e o Ryzen 3 3300X são 4/8.

 

Esse resultado do Passmark sinceramente não faz muito sentido. E por isso é importante não tomarmos apenas um teste como referência. Se formos pegar outros resultados baseados em estatísticas, o UserBenchmark mostra uma diferença de até 34% no multi-core a favor do Core i5 10400 quando comparado ao Ryzen 3 3300X: https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-10400-vs-AMD-Ryzen-3-3300X/4073vs4076. O que faz sentido, já que estamos comparando um 6/12 com um 4/8.

 

Se formos pegar testes reais em cenários multi-core, novamente fica evidenciada a grande distância entre esses processadores e o Core i5 10400: https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-11400f/6.html. São chips de patamares diferentes.

 

Comparando o Core i5 10400F com o Ryzen 5 3600 em testes multi-core reais, temos que o Core i5 é mais fraco, mas a diferença não é grande: https://adrenaline.com.br/analises/v/64828/analise-intel-core-i5-10400f-otimo-desempenho-em-games-e-evolucao-em-uso-profissional

 

Citação

"Isso fez com o que a Intel reduzisse a desvantagem, que podia ser de uns 30 a 40% inferior comparando um i5-9400F com um 5 3600, para algo na casa dos 10% ou menos, que é a vantagem do Ryzen 5 3600 para o Intel Core i5-10400F em nossos testes sintéticos e de aplicações profissionais." - Adrenaline.

 

Tomando um teste internacional como referência, o mesmo resultado se repete: https://www.techspot.com/review/2032-intel-core-i5-10400/

 

image.png

Exemplo: Blender. Fonte: TechSpot.

 

Se pegarmos o UserBenchmark como referência de testes baseados em estatísticas, a diferença parece ainda menor. O Ryzen 5 3600 aparece com apenas 8% de vantagem no multi-core frente ao i5 10400: https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600/4079vs4040

 

O Passmark parece favorecer muito a arquitetura utilizada no Ryzen 3 3100 e no Ryzen 3 3300X. Isso não reflete, portanto, a experiência na maioria das aplicações. Nesses cenários, a rigor, o Core i5 10400 tende a ser inferior ao Ryzen 5 3600 e bem superior ao Ryzen 3 3100 (ou mesmo Ryzen 3 3300X). Esses processadores estão mais próximos dos Core i3 atuais.

 

Em 17/08/2021 às 15:36, WOZ Dods disse:

Cara, a questão é que Intel é bom para single thread, unicamente para jogar sem mais nada aberto ou rodando no PC. Com isso você consegue se safar com um 10400 em jogos razoavelmente, mas qualquer coisa paralela vai impactar.

O Core i5 10400 é um 6/12 com fôlego de sobra para fazer outras coisas enquanto joga.

 

Talvez você tenha confundido com o Core i5 9400F, que é um 6/6.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Inácio Pinheiro

Sobre placa-mãe, eu vi uma H510 por 593 reais no Magalu. Ela é bem basica, mas serve tranquilamente para o seu i5 10400.

 

Em relação a placa de video, ao invés de gastar 900 reais numa RX550 voce pode pegar uma GT 1030 por 609 reais na Terabyte, o desempenho delas são semelhantes e futuramente quando for fazer upgrade de GPU voce ainda poderia vender ela por uns 400 reais...

 

Obs: cuidado pra não pegar a GT 1030 GDDR4 que tem desempenho muito inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Inácio Pinheiro Seus tópicos foram unidos por se tratar de um mesmo assunto (montagem do mesmo computador). Favor não abrir múltiplos tópicos para discutir alterações na configuração, uma vez que você pode (e deve) usar o mesmo tópico, definindo apenas o orçamento. Dessa forma, o Fórum fica mais organizado e isso facilita o acompanhamento por parte daqueles que estão ajudando. ;)

 

Obrigado pela compreensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Inácio Pinheiro acho que a questão é que o processador 10400 com video integrado o próprio CPU perde poder de fogo por ter a GPU integrada, se você for pegar a GT1030 ai você escolhe o 10400f que é mais barato por não ter o video integrado e o desempenho do processador é melhor para no futuro vender a gt e pegar a 1660 ou qualquer outra de sua escolha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Inácio Pinheiro disse:

@Marcelo_gs ahh não sabia, era porque com vídeo integrado a diferença é de 100 reais só. Comparado com o f.

no caso a diferença é "pouca" por conta da diferença no desempenho do processador, mas se você for pegar uma gt1030 agora ou qualquer outra GPU off board com toda certeza escolha o 10400f

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gsate iria pegar eles mas se for para pegar uma placa de vídeo, quero pegar uma q eu n precise trocar tão cedo, então em vez de pagar 600-700 reais em uma de entrada, acho q seria melhor guardar está grana para pegar uma boa mesmo e com garantia, a vdd q eu quase comprei uma GTX 1050ti , mas vou esperar está Black chegar ver se realmente vai baixar um pouco o valor das placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, KairanD disse:

O Passmark parece favorecer muito a arquitetura utilizada no Ryzen 3 3100 e no Ryzen 3 3300X. Isso não reflete, portanto, a experiência na maioria das aplicações. Nesses cenários, a rigor, o Core i5 10400 tende a ser inferior ao Ryzen 5 3600 e bem superior ao Ryzen 3 3100 (ou mesmo Ryzen 3 3300X). Esses processadores estão mais próximos dos Core i3 atuais.

Para jogos os três ainda tem desempenho muito próximo, mas sem ter o 3100 ou 3300X no mercado a preços decentes a comparação acaba sendo inútil. A última vez que comprei o 3300X foi por 890 reais, se bem me lembro, e o 3100 foi por pouco mais de 700. Com boas MBs para ambos custando 500 a 600 reais, eles ainda seriam boas opções custo/benefício para jogos.

Mas só se eles voltassem ao mercado em seu preço normal, claro.

4 horas atrás, KairanD disse:

O Core i5 10400 é um 6/12 com fôlego de sobra para fazer outras coisas enquanto joga.

Talvez você tenha confundido com o Core i5 9400F, que é um 6/6.

Concordo que eu confundi, mas não com o 9400F e sim no sentido de que meu ponto de comparação é mais o preço total (MB+CPU), isso pelos normais dos Ryzen. As duas CPUs que sugeri são mais adequadas, inclusive isso é citado nos seus reviews, para cenários de baixo custo exclusivamente para jogos. Para outras atividades é o 3600 que é mais indicado, mas só vale a pena se o preço total, MB+CPU, for similar ou menor que o do 10400F.

52 minutos atrás, Inácio Pinheiro disse:

@Marcelo_gsate iria pegar eles mas se for para pegar uma placa de vídeo, quero pegar uma q eu n precise trocar tão cedo, então em vez de pagar 600-700 reais em uma de entrada, acho q seria melhor guardar está grana para pegar uma boa mesmo e com garantia, a vdd q eu quase comprei uma GTX 1050ti , mas vou esperar está Black chegar ver se realmente vai baixar um pouco o valor das placas.

A de 600 a 800 reais você poderá repassar depois e resgatar boa parte do valor investido. Se comprar uma 1660 pelos preços atuais o valor que você "perderá" com a alta se comparado ao preço normal da placa é muito maior ao que perderia vendendo a de entrada usada. Fora que uma GPU que não seja de entrada está custando uma pequena fortuna que vai limitar seu orçamento inteiro. Comprar um PC fraco que você terá que fazer upgrade em poucos anos eu acho prejuízo. Um BOM PC você só troca a GPU uns anos depois e segue usando por muito tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods justamente, queria um PC q eu fosse só trocar vou, mas os Ryzen tá saindo muito mais caro que o combo i5, por isto tô querendo comprar este combo. Tava somando em média sai por 1700 processador e placa-mãe, daí a dúvida tá mais sobre se fico com vídeo integrado ou se vale a pena mesmo pegar está placa de vídeo q ele sugeriu gt. O que acha ?  @Marcelo_gsate iria pegar eles mas se for para pegar uma placa de vídeo, quero pegar uma q eu n precise trocar tão cedo, então em vez de pagar 600-700 reais em uma de entrada, acho q seria melhor guardar está grana para pegar uma boa mesmo e com garantia, a vdd q eu quase comprei uma GTX 1050ti , mas vou esperar está Black chegar ver se realmente vai baixar um pouco o valor das placas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Inácio Pinheiro disse:

@WOZ Dods justamente, queria um PC q eu fosse só trocar vou, mas os Ryzen tá saindo muito mais caro que o combo i5, por isto tô querendo comprar este combo. Tava somando em média sai por 1700 processador e placa-mãe, daí a dúvida tá mais sobre se fico com vídeo integrado ou se vale a pena mesmo pegar está placa de vídeo q ele sugeriu gt. O que acha ?  @Marcelo_gsate iria pegar eles mas se for para pegar uma placa de vídeo, quero pegar uma q eu n precise trocar tão cedo, então em vez de pagar 600-700 reais em uma de entrada, acho q seria melhor guardar está grana para pegar uma boa mesmo e com garantia, a vdd q eu quase comprei uma GTX 1050ti , mas vou esperar está Black chegar ver se realmente vai baixar um pouco o valor das placas.

Minha opinião é a mesma que a do @WOZ Dods , a placa de entrada com o 10400f, se você vender ela depois ainda da pra recuperar uma grana e ja comprar a GPU que você deseja, e ainda vai ter um bom processador já para acompanha-la, agora vai ficar mais caro mesmo o 10400f com a gt1030 mas é um investimento que terá ganhos no futuro ao meu ver, mas se você não puder gastar esse dinheiro a mais então fique com o 10400 mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Inácio Pinheiro disse:

justamente, queria um PC q eu fosse só trocar vou, mas os Ryzen tá saindo muito mais caro que o combo i5, por isto tô querendo comprar este combo. Tava somando em média sai por 1700 processador e placa-mãe, daí a dúvida tá mais sobre se fico com vídeo integrado ou se vale a pena mesmo pegar está placa de vídeo q ele sugeriu gt. O que acha ?

O desempenho da 1030 é muito parecido com o da RX 550. Eu raramente lembro que essa 1030 existe e devo concordar que com o preço praticado por ela hoje ela vale mais a pena do que a RX 550, sendo comercializada por menos de 650 reais. O valor desprendido poderá ser recuperado quando for comprar uma GPU melhor ano que vem.

 

Para garantir uma boa compra eu inclusive procuraria essa GPU na magazine luiza e compraria ela parcelado se fosse o caso para não te onerar mais no orçamento.

Nas casas bahia e no ponto frio ela sai por 620 reais  hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Nas casas bahia e no ponto frio ela sai por 620 reais  hoje.

A GT1030 que esta sendo vendida no Ponto Frio e Casas Bahia é o modelo da Colorful GDDR4. Ela é bem inferior ao modelo GDDR5 que é vendido nas outras lojas...

Na Terabyte tem uma GT 1030 GDDR5 da Afox por 609 reais.

 

 

4 horas atrás, Marcelo_gs disse:

@Inácio Pinheiro acho que a questão é que o processador 10400 com video integrado o próprio CPU perde poder de fogo por ter a GPU integrada, se você for pegar a GT1030 ai você escolhe o 10400f que é mais barato por não ter o video integrado e o desempenho do processador é melhor para no futuro vender a gt e pegar a 1660 ou qualquer outra de sua escolha

Tem certeza disso?

Pelo que já li, a Intel fabrica o 10400F com video integrado mas ele é bloqueado por hardware. Ou seja, fisicamente ele é identico ao 10400 mas eles desativam a iGPU...

 

De qualquer forma se a diferença é de apenas 100 reais eu acho que vale a pena pegar o 10400. Vai que surja uma boa proposta de venda para a sua GT1030 e que voce fique uns 2 meses sem comprar a nova GPU? 

Até existe uma gambiarra para conseguir "dar video" num computador sem placa de video e usando um processador sem video integrado. Eu já fiz aqui, usei um app para poder transmitir o sinal de video por wifi até um monitor ou TV, mas é gambiarra né? rsrs

 

Mas independente disso ainda assim existem vantagens no 10400 mesmo para quem vai usar placa de video dedicada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, gutopereira disse:

Tem certeza disso?

Pelo que já li a Intel fabrica o 10400F com video integrado mas ele é bloqueado por hardware. Ou seja fisicamente ele é identico ao 10400 mas eles desativam a iGPU...

Sim isso é verdade, a arquitetura é a mesma e a iGPU é bloqueada por hardware mas mesmo assim afeta o desempenho, não consigo ver o video que você enviou agora, depois dou uma olhada nele.

https://technical.city/pt/cpu/Core-i5-10400-vs-Core-i5-10400F a diferença de desempenho é quase nada mas tem uma leve diferença, no caso dele ainda considero o fato de que uma GPU off board seria mais interessante do que pegar a iGPU do 10400. Mas vai de cada um

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira entao, como pretendo comprar ainda este ano uma placa de vídeo melhor, acredito q n valeria a pena pegar está gt1030, pois posso perder algum oportunidade na Black ou até fim do ano. Já o 10400 me servirá no começo, já q rodaria de boas rag e lol. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gutopereira disse:

A GT1030 que esta sendo vendida no Ponto Frio e Casas Bahia é o modelo da Colorful GDDR4. Ela é bem inferior ao modelo GDDR5 que é vendido nas outras lojas...

Na Terabyte tem uma GT 1030 GDDR5 da Afox por 609 reais.

Boa.

48 minutos atrás, Inácio Pinheiro disse:

@gutopereira entao, como pretendo comprar ainda este ano uma placa de vídeo melhor, acredito q n valeria a pena pegar está gt1030, pois posso perder algum oportunidade na Black ou até fim do ano. Já o 10400 me servirá no começo, já q rodaria de boas rag e lol. 

Eu estava defendendo aguardar por quedas de preços um mês atrás quando as notícias de queda das criptomoedas estavam em alta, bem como por ter havido uma melhora no fornecimento de semicondutores. Em outros países houve queda, mas aqui no Brasil foi muito pouco. Recomendo muito que se planeje para comprar essa GPU no meio do ano que vem, pois há uma grande chance de que você tenha que esperar até lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Inácio Pinheiro disse:

@WOZ Dods então, me mantenho no vídeo integrado ou recomenda uma placa de vídeo de entrada e tal ? 

Cara, tudo depende de quanto quer e pode gastar. O vídeo integrado dos Ryzen que recomendei vem com uma baita CPU por trás que será capaz de manter seu PC com GPUs potentes no futuro. Por outro lado as CPUs mais baratas vão cortar seu custo e permitir adquirir uma GPU à parte que poderá ser vendida depois para facilitar a aquisição de novas. Pessoalmente sou fã de Ryzen por causa do benefício geracional, como vimos as últimas 3 gerações, onde o preço de upgrade futuro é mais promissor do que com Intel. Enfim, o que importa é você suprir sua necessidade hoje e isso você só vai saber colocando tudo na ponta do lápis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!