Ir ao conteúdo

Erro na unidade (SSD)

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Olá, fui verificar se meu SSD está com problema e aparece a mensagem "foram encontrados erros nesta unidade. Para evitar à perda de dados, repare a unidade agora."
Eu reinicio o PC, aparece que está reparando a unidade. Mas quando volto e verifico o SSD novamente aparece a mesma mensagem.

Alias, meu PC está muito lento e trava quando abro algum arquivo! Será que esse é o causador do problema, se sim, o que eu faço para arrumar?

Agradeço a ajuda de todos!!!

IMG-20210818-WA0012.jpg

• Membro VIP
Postado

@Bruno1205 Certo. Aparentemente o SSD está saudável. Abra o menu Iniciar, digite cmd, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e vá em Executar como Administrador. Nele, digite chkdsk /r. Ele perguntará se você deseja agendar a verificação do CHKDSK na próxima inicialização. Confirme.

Agora reinicie o computador e aguarde. Essa verificação pode demorar várias horas, e você não deve interrompê-la de modo algum. Recomendo deixar o computador rodando esse teste enquanto você dorme.

• Curtir 1
Postado

@Rio McCloud Eu já tentei realizar esse teste, reinicio o PC, aparece a mensagem informando da verificação, mas em menos de 10 segundos já aparece a tela de colocar a senha.

Mas se você achar melhor eu tento novamente?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Bruno1205 Tente o seguinte: aperte a combinação de teclas Windows + R, digite msconfig e pressione a tecla Enter. Na janela que abriu, clique na aba Inicialização do Sistema. Em Opções de inicialização, marque a caixa Inicialização segura, com a opção "Mínima" marcada. Dê OK e faça os procedimentos da minha resposta acima para agendar o CHKDSK. Agora, reinicie o Windows e veja se a verificação não dura meros segundos.

Se tudo der certo, quando ele terminar, ele ligará o computador no Modo de Segurança. Ali, basta repetir essas etapas e desmarcar a opção Inicialização segura, dando OK e reiniciando o computador.

• Curtir 1
Postado

@Rio McCloud

Opa, terminou aq! Deu certo, acabei de verificar o status do SSD e não apareceu erro nenhum. Obrigado dms, agora só preciso resolver o problema de lentidão! Você conhece algum app que possa verificar o tempo de resposta do Windows?

Aliás, tem como eu te dar uma nota aq?

• Membro VIP
Postado

@Bruno1205 A forma mais comum de deixar um SSD lento é tendo pouco espaço livre disponível. SSDs precisam de no mínimo 20 a 40% do espaço total dele livres para poderem trabalhar normalmente. Ele pode ficar lento também caso a taxa de fragmentação for extrema, sendo o único caso onde desfragmentação é útil em SSDs. Mas é bem difícil disso acontecer.

E sobre notas, a única forma é dando curtidas nas postagens e marcando a resposta que solucionou o problema como Solução.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Ryo Sakazaki A tecnologia do SSD faz a desfragmentação do disco ser tecnicamente desnecessária. Porém, quando há uma quantidade absurda de arquivos fragmentados, a controladora dele não dá conta e se torna um gargalo. Já houveram vários casos de lentidão no SSD aqui no fórum graças a uma taxa extrema de fragmentação, onde a desfragmentação dele corrigiu o problema, como este tópico.

Porém, só há necessidade de desfragmentação nesses casos, visto que em outros a desfragmentação não trará melhorias de performance. Desfragmentar um SSD mensalmente da mesma forma que você faz com um HD comum não trará nenhum benefício. Para mais informações, veja este vídeo.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

@Bruno1205 Olá, boa noite.

Estou tendo o mesmo problema, mas a unidade SSD é externa e tem 16TB de armazenamento. Me adiantei e tirei  o print do CrystalDiskInfo e não consegui utilizar o Sea Tools, porque não detectou nem o HD interno SATA 3 500GB, onde instalado o Windows 10 Pro 22H22. Então anexei o print do sistema que utilizo.

De resto, o meu notebook é velhinho, mas trabalha bem e estáatualizado.

Agradeço se a comunidade puder me ajudar.

CrystaDiskInfo.png

system.png

Postado
17 horas atrás, AntonioSBS disse:

@Bruno1205 Olá, boa noite.

Estou tendo o mesmo problema, mas a unidade SSD é externa e tem 16TB de armazenamento. Me adiantei e tirei  o print do CrystalDiskInfo e não consegui utilizar o Sea Tools, porque não detectou nem o HD interno SATA 3 500GB, onde instalado o Windows 10 Pro 22H22. Então anexei o print do sistema que utilizo.

De resto, o meu notebook é velhinho, mas trabalha bem e estáatualizado.

Agradeço se a comunidade puder me ajudar.

CrystaDiskInfo.png

system.png

Esse SSD de 16TB deve ser falso, use o ValiDrive ou o H2testw para confirmar a capacidade real desse SSD.

E esse HD está começando a apresentar problemas, pode até durar mais alguns anos, mas é melhor começar a fazer backups e pensar numa substituição logo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!