Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro na unidade (SSD)


Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Olá, fui verificar se meu SSD está com problema e aparece a mensagem "foram encontrados erros nesta unidade. Para evitar à perda de dados, repare a unidade agora."
Eu reinicio o PC, aparece que está reparando a unidade. Mas quando volto e verifico o SSD novamente aparece a mesma mensagem.

 

Alias, meu PC está muito lento e trava quando abro algum arquivo! Será que esse é o causador do problema, se sim, o que eu faço para arrumar?

 

Agradeço a ajuda de todos!!!

IMG-20210818-WA0012.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bruno1205 Certo. Aparentemente o SSD está saudável. Abra o menu Iniciar, digite cmd, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e vá em Executar como Administrador. Nele, digite chkdsk /r. Ele perguntará se você deseja agendar a verificação do CHKDSK na próxima inicialização. Confirme.

 

Agora reinicie o computador e aguarde. Essa verificação pode demorar várias horas, e você não deve interrompê-la de modo algum. Recomendo deixar o computador rodando esse teste enquanto você dorme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Bruno1205 Tente o seguinte: aperte a combinação de teclas Windows + R, digite msconfig e pressione a tecla Enter. Na janela que abriu, clique na aba Inicialização do Sistema. Em Opções de inicialização, marque a caixa Inicialização segura, com a opção "Mínima" marcada. Dê OK e faça os procedimentos da minha resposta acima para agendar o CHKDSK. Agora, reinicie o Windows e veja se a verificação não dura meros segundos.

 

Se tudo der certo, quando ele terminar, ele ligará o computador no Modo de Segurança. Ali, basta repetir essas etapas e desmarcar a opção Inicialização segura, dando OK e reiniciando o computador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud

Opa, terminou aq! Deu certo, acabei de verificar o status do SSD e não apareceu erro nenhum. Obrigado dms, agora só preciso resolver o problema de lentidão! Você conhece algum app que possa verificar o tempo de resposta do Windows?

Aliás, tem como eu te dar uma nota aq?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bruno1205 A forma mais comum de deixar um SSD lento é tendo pouco espaço livre disponível. SSDs precisam de no mínimo 20 a 40% do espaço total dele livres para poderem trabalhar normalmente. Ele pode ficar lento também caso a taxa de fragmentação for extrema, sendo o único caso onde desfragmentação é útil em SSDs. Mas é bem difícil disso acontecer.

 

E sobre notas, a única forma é dando curtidas nas postagens e marcando a resposta que solucionou o problema como Solução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ryo Sakazaki A tecnologia do SSD faz a desfragmentação do disco ser tecnicamente desnecessária. Porém, quando há uma quantidade absurda de arquivos fragmentados, a controladora dele não dá conta e se torna um gargalo. Já houveram vários casos de lentidão no SSD aqui no fórum graças a uma taxa extrema de fragmentação, onde a desfragmentação dele corrigiu o problema, como este tópico.

 

Porém, só há necessidade de desfragmentação nesses casos, visto que em outros a desfragmentação não trará melhorias de performance. Desfragmentar um SSD mensalmente da mesma forma que você faz com um HD comum não trará nenhum benefício. Para mais informações, veja este vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@Bruno1205 Olá, boa noite.

Estou tendo o mesmo problema, mas a unidade SSD é externa e tem 16TB de armazenamento. Me adiantei e tirei  o print do CrystalDiskInfo e não consegui utilizar o Sea Tools, porque não detectou nem o HD interno SATA 3 500GB, onde instalado o Windows 10 Pro 22H22. Então anexei o print do sistema que utilizo.

De resto, o meu notebook é velhinho, mas trabalha bem e estáatualizado.

Agradeço se a comunidade puder me ajudar.

CrystaDiskInfo.png

system.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, AntonioSBS disse:

@Bruno1205 Olá, boa noite.

Estou tendo o mesmo problema, mas a unidade SSD é externa e tem 16TB de armazenamento. Me adiantei e tirei  o print do CrystalDiskInfo e não consegui utilizar o Sea Tools, porque não detectou nem o HD interno SATA 3 500GB, onde instalado o Windows 10 Pro 22H22. Então anexei o print do sistema que utilizo.

De resto, o meu notebook é velhinho, mas trabalha bem e estáatualizado.

Agradeço se a comunidade puder me ajudar.

CrystaDiskInfo.png

system.png

 

Esse SSD de 16TB deve ser falso, use o ValiDrive ou o H2testw para confirmar a capacidade real desse SSD.

 

E esse HD está começando a apresentar problemas, pode até durar mais alguns anos, mas é melhor começar a fazer backups e pensar numa substituição logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!