Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou encucado com uma situação:

Tenho uma tv philco ph24m, de vez em quando ela apaga a tela, fui na fonte e haviam alguns capacitores estufados, anotei os valores deles, comprei, troquei e beleza, mas na hora de ligar a tela ficou chuviscando, peguei os capacitores do cesto de lixo, montei os velhos de novo e funcionou, fui trocando um por um e testando até que cheguei nos maiores, 1500uf por 25 volts, não tenho capacimetro, mas testei no multiteste e deu ok( sei que não é o melhor teste)

Quando monto com esses dois a placa solta um chiado e a tela fica chuviscando, troquei outros 6 capacitores novos e estão ok.

O que será que aconteceu? será que os capacitores estão estragados mesmo? 

• Membro VIP
Postado

Chia com o velho ou com o novo? O velho: pode estar ressecado por dentro. O novo: pode ser que não seja de baixa esr: recomendado para fonte chaveada. Cogite um - menos inútil que capacímetro - medidor de esr (clique)

Postado

@BCP acho que não porque senão já teria estourado. A tv está dando imagem normal, estou testando como monitor.

descobri outro problema, o audio quando aumenta o volume começa a cortar e tela varia o brilho um pouquinho.

@.if chia com o novo, voltei o velho, os dois capacitores maiores de 1500uf x 25 volts são os velhos, os outros são novos e como sobrou dois novos de 480uf eu suponho que misturei, é fiz lambança,

25v 1500 x2
25v 470 x2
16v 1000 x2
25v 680 x2.

Mexo muito pouco com eletronica, só pra eu mesmo, mas gosto de ferramenta, vou comprar um.

E na trocação de capacitores eu acho que coloquei um com o uf maior, de 470uf para 680uf, mesma tensão, pode afetar alguma coisa?

O maior problema é que na cidade onde eu moro não vende componentes eletronicos, liguei em uma loja que vende peças de maquinas de lavar e o cara me recomendou uma outra loja, mas o cara só vende se estiver de bom humor. Palha assada né?

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, wagner2029 disse:

liguei em uma loja que vende peças de maquinas de lavar e o cara me recomendou uma outra loja

Lojas de venda estão com dias contados. Eu p.ex. só compro em lojas online. Mais cômodo, mais barato mesmo com frete mas as vezes nem frete tem, e o prazo de entrega está cada vez menor. P.ex. certa feita comprei à tarde e na manhã seguinte já estava entregue. Comprei até chocolate mais barato kk. Dica off topic: shopee tá mais barato que m.l. e dá frete grátis em quase tudo 😉

Um capacitor - fazendo parte do filtro da fonte - de maior valor no lugar de um de menor não tem problema . Só atenção à tensão 🙃. E sim, se você colocou um de muito menor valor no lugar de um de maior, há chance de insucesso. Prestenção!

Se achar que deve, publique fotos da sua tv (circuitos) e e esquemas que achar na net. tmj 🙂

58 minutos atrás, wagner2029 disse:

Mexo muito pouco com eletronica

• Curtir 1
Postado

@.if coloquei um maior no lugar de um menor, mesma tensão.

você compra capacitor online em que loja?

Postado
5 horas atrás, BCP disse:

@wagner2029 Já peguei capacitores que veio com a indicação do negativo invertida, pode ser seu caso ai.

Nossa! Isso é sério? Eu ainda corro esse tipo de risco?
Se der *****, se for possivel, tem como processar a empresa e ganhar?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, wagner2029 disse:

Perdão mas me referi a compras gerais. Peças eletrônicas não compro pois tropeço nelas todos os dias. Estes dias tinha um musquitinho na minha sopa.. fui ver e era um resistor smd 0402 kk.

Outro perdão que vos peço é que tenho mania de supor que todo mundo tem sucatinha eletrônica em casa ... só porque eu tenho milhares kk.

Mas sim, coisas que não tenho compro no m.l. mesmo mas como disse também na shopee = mais em conta.

3 horas atrás, wagner2029 disse:

o audio quando aumenta o volume começa a cortar e tela varia o brilho um pouquinho.

Isso é sintoma de problema na fonte mesmo.. típico de capacitor cansado ou maus contatos e solda fria. Também pode ser algum semicondutor regulador de tensão...

2 horas atrás, .if disse:

publique fotos da sua tv (circuitos) e e esquemas que achar na net. tmj

1 hora atrás, codigo rápido disse:

tem como processar a empresa e ganhar?

Processa essa daqui pra gente.. 😁

capacitor_falso.JPG

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, .if disse:

processa essa daqui pra gente.. 😁

capacitor_falso.JPG

É muito feira da fruta! Revoltante!
Mas onde você comprou isso?
Sugestão: Toda vez que alguém comprar algo assim, vir no forum e denunciar a empresa.

Postado

esse capacitor me lembra o HD externo com porca e pendrive dentro, esculacho mesmo.

Uma sucata sempre ajuda, ano passado consertei meu monitor com peças de um decodificador de antena parabólica.

Estou testando ele desde ontem e está funcionando normal, vou passar pra minha tia que só usa para tocar dvd e já tem caixas de som, quando eu for em alguma cidade que tenha loja de componentes eletrônicos vou comprar os capacitores e trocar de novo pra deixar ela 100%, ainda estou procurando o esquema, mas a philco faz uma lambança com os modelos e tem vários modelos diferentes com o mesmo nome.

• Membro VIP
Postado

🥲 Perdão amigo! Esta imagem corre a net há décadas. De fato nem sei se é fake. Não comprei aquilo ok? Foi só pra descontrair e 1 exemplo tolo do que pode acontecer. Compartilho ela há muito tempo neste forum como pôde ver. Depois de achar a solução e ficar satisfeito, se achar que deve desmonte com cuidado o capacitor problemático e nos mostre...😉

Mas o que vi com meus próprios olhos há décadas foi uma cara ponte de diodos com sk4fxxx resinado dentro. Não acho imagem pra te mostrar.

Este episódio me mostra que devo prestar atenção ao que digito kk... e passar dados completos ... como faço agora kk

Perdão de novo ok? 😉

Off semi on topic... tô vendo um cartão SD de 512GB por R$50,00... to quase sentindo vontade comprar só pra ver...

Postado
9 horas atrás, .if disse:

🥲 Perdão amigo! Esta imagem corre a net há décadas. De fato nem sei se é fake. Não comprei aquilo ok? Foi só pra descontrair e 1 exemplo tolo do que pode acontecer. Compartilho ela há muito tempo neste forum como pôde ver. Depois de achar a solução e ficar satisfeito, se achar que deve desmonte com cuidado o capacitor problemático e nos mostre...😉

Mas o que vi com meus próprios olhos há décadas foi uma cara ponte de diodos com sk4fxxx resinado dentro. Não acho imagem pra te mostrar.

Este episódio me mostra que devo prestar atenção ao que digito kk... e passar dados completos ... como faço agora kk

Perdão de novo ok? 😉

Off semi on topic... tô vendo um cartão SD de 512GB por R$50,00... to quase sentindo vontade comprar só pra ver...

tudo bem. valeu. Eu sei muito bem que é possivel. Então, no desespero, sei que tem ***** que tem coragem pra fazer isso.
A gente tá vivento uns tempos muito ruins.

Eu arrumei um motor velho de tanquinho pra fazer um torno de madeira e sei que um capacitor desses não sai por menos de 60 reais. esse tipo de capacitor, pra esse motor que tenho é importante para o arranque. percebi que não vale a pena porque não é desses motores embutidos, como maquinas de lavar. Eu posso dar a partida na mão mesmo.

• Membro VIP
Postado
20 horas atrás, codigo rápido disse:

Mas onde você comprou isso?

Sugestão: Toda vez que alguém comprar algo assim, vir no forum e denunciar a empresa.

Existe a possibilidade do próprio lojista ser inocente.

19 horas atrás, .if disse:

Perdão amigo! Esta imagem corre a net há décadas. De fato nem sei se é fake.

Realmente não é muito crível que exista um fabricante desse naipe. Ter toda uma estrutura para "fabricar" isso...

Postado
5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Realmente não é muito crível que exista um fabricante desse naipe. Ter toda uma estrutura para "fabricar" isso...

Conheço essa imagem há anos também. 

Pra mim isso é gambiarra de algum "técnico", esses capacitores azuis são antigos, do final dos anos 80. Ele devia ter sobrando e colocou no lugar do maior pra enganar o cliente. 

Postado
12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Existe a possibilidade do próprio lojista ser inocente.

Mas é ou não é. de qualuqer forma, eu não duvido de nada.
This is Brasil!

É a primeira vez que vi essa foto.

tem feira da fruta pra tudo:
https://veja.abril.com.br/mundo/nigeria-confisca-25-toneladas-de-arroz-de-plastico/

• Haha 1
Postado
8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

É só uma forma de "disfarçar"...

25 toneladas desse plástico seria mais caro do que 25 de toneladas de arroz

Nossa! Mas isso seria uma jogada genial. Tem lógica sim!
Eu tava imaginando que fosse alguém querendo lucrar, mesmo que fosse com a morte de alguém.

• Membro VIP
Postado
22 horas atrás, codigo rápido disse:

Nossa! Mas isso seria uma jogada genial.

Não vejo nada de genial aí. É só uma esperteza que nem requer inteligência diferenciada.

As pessoas veem mérito no possível, quando o mérito estaria no rejeitar fazer o que é possível e errado.

O verdadeiro conhecedor sabe fazer também o que é errado, e opta por não fazê-lo.

Postado

deu um pouquinho de trabalho pra baixar, vou deixar aqui para as futuras gerações.

Achei onde soldei o capacitor errado, coloquei um de mesma tensão, mas com capacitância maior.

335307083-PHILCO-PH24M3-pdf.pdf

Postado
Em 22/08/2021 às 19:46, alexandre.mbm disse:

Não vejo nada de genial aí. É só uma esperteza que nem requer inteligência diferenciada.

As pessoas veem mérito no possível, quando o mérito estaria no rejeitar fazer o que é possível e errado.

O verdadeiro conhecedor sabe fazer também o que é errado, e opta por não fazê-lo.

Não quis dizer que aprovo! Quis dizer que foi muito inteligente.
Achei algo bem elaborado e bem possivel de se passar pela fiscalização sem ser percebido.
Algo que pode até ser utilizado com outros produtos.
A receita e a policia rodoviária federal devem ter a mesma esperteza pra não deixar coisas semelhantes passarem despercebidas.

Postado
Em 19/08/2021 às 13:35, wagner2029 disse:

@.if coloquei um maior no lugar de um menor, mesma tensão.

Compro sempre nessa loja, até dei uma pesquisada pra você. 1.500uf por 25 não tem, vai ter 1.800uf por 35V da epcos, que tem tolerância de 10%

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!