Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Já faz mais de 1 ano que venho enfrentando tela azul (BSOD) no meu computador, já realizei todos os procedimentos ao meu alcance, tal como:

- Testar as memórias rams com memtest e o teste do windows, não constou nenhuma anormalidade.

- Troquei as memórias e coloquei outra de um amigo e não resolveu.

- Placa de vídeo foi pra garantia e voltou outro modelo, não faz nem 01 ano e ainda assim não resolveu.

- Reinstalei várias versões do Windows 10 e não resolveu.

- Já realizei o SFC e DISM e nada.

Teve mais alguns procedimentos que não lembro, mas já fiz muita coisa e nada resolveu. O engraçado é que eu estava no Windows 1809 e quando tentava atualizar para o 1909, dava tela azul no meio da atualização, isso foi várias e várias vezes, até que desisti de atualizar. Posso estar engano, mas acredito que o problema tenha acontecido apoia alguns dias de eu ter ativado o XMP da memória RAM em 2666mhz, as memórias são de 2400mhz, mas não tenho certeza, porém já utilizo elas em 2400mhz a bastante tempo de novo.

Nunca realizei overclock na placa de vídeo por MSI ou algum outro programa de terceiros a não ser o da própria AMD dos drivers comuns dela, mas nunca tive problema com isso e era somente quando jogava, depois já desligava, porém o overclock é bem básico.

Realizo a limpeza constante do meu computador, hoje mesmo limpei ele por completo, retirei a bateria da placa-mãe para dar um clear CMOS, retirei o cooler do processador e troquei pasta térmica, troquei as memórias de lugar, passei borracha branca nas trilhas da placa de vídeo e memória RAM, realizei a limpeza completa no PC e mesmo assim não resolve.

Estou desconfiando que seja a placa-mãe ou o processador, mas é possível o processador causar tela azul? E quais seriam os sintomas?

Por obséquio, teve um dia que passei o HDD Regenerator e o HD Tube (não me recordo), e constou 1 bad block no meu SSD, achei esquisito, tem como dar bad block em SSD?

Dei boot no Sergei Strelec por um pendrive pra tentar remover esse bad blo k no SSD porém não constou nada, também achei esquisito.

Pode ser o SSD causando as telas azuis? Sempre utilizei o sistema instalado nele.

Config do meu PC:

Atualmente utilizo o Windows 10 x64 versão 21H1.

HD: 256GB de notebook, não lembro o modelo exato, depois mando aqui caso seja necessário.

SSD: 256GB LEXAR

CPU: Ryzen 5 3600

GPU: Radeon RX 5500XT OC 4GB

Ram: 2x8 Team Group T-Force Delta RGB de 2400mhz

Moba: Biostar B350GT3 RACING

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, peedropaes disse:

Estou desconfiando que seja a placa-mãe ou o processador, mas é possível o processador causar tela azul?

Qualquer peça que tenha um defeito pode ser a responsável pelo erro da tela azul.

E quais seriam os sintomas?

A própria tela azul é um sintoma. E outros sintomas irão depender exatamente de qual é a peça com defeito, e se for o processador, qual parte específica do processador está com defeito.

Tem como dar bad block em SSD?

Sim. Os dados nos SSDs são salvos em setores, assim como nos HDs.

Prezado usuário,

De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

• Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

----

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Postado

@GabrielLV Obrigado pelo retorno Gabriel, no momento estou no trabalho, assim que possível faço os procedimentos e te envio, provavelmente lá pra terça feira mais ou menos, mas pra responder algumas perguntas.

Fonte: CX550 da Corsair

Problema ocorre do nada, as vezes ao ligar o PC ou as vezes ele fica em idle por horas e não dá nada, as vezes jogando, as vezes navegando, é bem aleatório.

Uma vez ativei o XMP da memória RAM em 2666mhz, mas depois desativei e acredito que tenha começado após essas alteração, mas não tenho certeza.

Uso o PC com a fonte ligada num filtro de linha, onde divido uma única tomada com um T/benjamin ligando modem e roteador.

Utilizo um dispositivo bluetooth na entrada frontal USB pra ligar meu controle do Xbox one.

Não realizei overclock a não ser o que tem no driver do adrenalin da AMD pra placa de video, mas mesmo desativado ou ativado ocorre o BSOD.

Os outros procedimentos irei realizar assim que possível e atualizo aqui.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

image.png

Seis mindumps, e os seis apontando para códigos de erro e drivers totalmente diferentes um do outro.

No visualizador de eventos, apontando para os mais variados tipos de erros, incluindo erros de ativação:

image.png

---

A print que você me enviou do Speccy, o processador está a 58ºC. O que exatamente você estava fazendo no PC quando me enviou a print? Pois a temperatura está bem elevada para um computador somente com o navegador aberto...

Nos envie uma foto do seu gabinete, nos informe a marca e modelo do mesmo e nos mostre como exatamente está o arrefecimento do mesmo (a posição dos FANs).

---

Não sei qual a procedência do seu Windows. Caso você tenha utilizado programas ilegais para ativa-lo, abra um tópico no setor remoção de malware para que os analistas de segurança façam uma análise no seu PC: https://www.clubedohardware.com.br/forum/89-remoção-de-malware/

Siga os procedimentos deste manual para criar um tópico ali:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1468956-manual-de-uso-do-setor-remoção-de-malware/

Caso não tenha feito isso, então não precisa criar o tópico.

---

No aguardo.

Postado

@GabrielLV @GabrielLVBom dia Gabriel! Eu ativo o windows com o Re-Loader geralmente, porém ontem eu fui fazer um teste pra ver se o problema era com o SSD, eu tirei ele do gabinete e deixei somente 1 HD com Windows e mesmo assim deu tela azul, então acredito que não seja nem o SSD e nem o HD. As memórias também descarto porque já peguei uma de 8gb da HyperX de um amigo meu e também deu tela azul, alternei nos slots também.

O processador eu reparei que tava bem alta a temperatura, eu troquei a pasta térmica ante ontem, acredito que não espalhou corretamente, mas logo após eu olhei no Speccy de novo e a temperatura variava entre 40 e 50, não mais que isso, acho que deu um pico do nada, mas não sei o motivo.

Os coolers que refrigeram o gabinete estão nas posições corretas, conferi as setas de indicação antes de instalar.

Meu gabinete é um Bluecase BG-009.

Acredito que seja problema na placa-mãe. Minha GPU antes dessa e a atual, quando ligam faz um barulho, como se estivesse dando uma arrancada, antes nenhuma fazia isso, não sei se é normal, e o outro causador poderia ser o processador.

IMG_20210825_074425.jpg

IMG_20210825_074419.jpg

@GabrielLV Formatei o windows ontem novamente, não ativei e nem nada, tá cru e ainda assim da tela azul, no navegador Edge ele sempre da o erro Status Acesso Violation.

@GabrielLV @GabrielLV Agora mesmo está por volta de 38⁰C

IMG_20210825_075703.jpg

Postado

@GabrielLV Boa noite Gabriel! Ainda estou com problemas de tela azul. Realizei o procedimento CHKDSK /F /R e ainda assim não resolveu.

Atualizei os driver da placa-mãe direto pelo site da Biostar, principalmente do Chipset e não resolveu.

Estou recebendo com frequência os erros IRQL NOT LESS OR EQUAL E DRIVER IRQL NOT LESS OR EQUAL.

As vezes aparece um arquivo .sys se não me engano chamado amdppm.sys ou algo do tipo, mas quando aparecer de novo atualizado aqui.

Tem alguém a mais que consiga me dar uma luz? Desconfio bastante da placa-mãe ou o slot PCIe da GPU.

• Moderador
Postado

@peedropaes  Olá! O Gabriel pediu para eu analisar seus logs enquanto ele estiver ausente. Consegui encontrar algumas coisas interessantes:

• Um dos arquivos de minidump das telas azuis cita o arquivo amdppm.sys. Ele é um driver do processador responsável por gerenciar os estados de energia. Não tenho certeza se ele é exclusivo da AMD, mas tanto o nome como os lugares que ele é mencionado levam a crer ser um driver de terceiros da empresa, e não do Windows.
  • Um dos logs coletados possui várias entradas citando que drivers que possuem "AMD" e "ATI" no nome falharam ao carregar dispositivos conectados. Uma delas é esta:image.png

De início, esses itens me fazem pensar ser um problema no processador ou placa de vídeo, mas não posso afirmar certeza.

Primeiro, recomendo você remover o Driver Easy e qualquer outro programa "atualizador de driver", visto que são totalmente desnecessários e normalmente causam problemas. Segundo, verifique se há uma atualização da BIOS disponível e, caso afirmativo, instale-a. Verifique se, após a atualização da BIOS, os problemas são resolvidos.

Caso o problema persista, recomendaria você testar outro processador e placa de vídeo e ver se as telas azuis se encerram.

• Obrigado 1
Postado

@Rio McCloud Obrigado pelo retorno McCloud! Cara, vou fazer o seguinte, pra evitar dor de cabeça, vou tentar arrumar um processador Ryzen e um GPU com um amigo, se não me engano ele tem um Ryzen 5 2600, no caso minha moba aceitaria né? Ela aceita os Ryzen 3000.

A gpu dele é uma GTX 1650 se não me engano, caso resolver com alguma delas instaladas, vou acionar a garantia tanto da gpu que já iria acionar mesmo porque ela tá meio esquisita e, dependendo do resultado com o processador já mando também, tá na garantia de 3 anos com a Terabyte ainda.

Minha vontade era mandar direto sem testar outro processador ou gpu, seria mais prático?

• Moderador
Postado
15 minutos atrás, peedropaes disse:

se não me engano ele tem um Ryzen 5 2600, no caso minha moba aceitaria né? Ela aceita os Ryzen 3000.

@peedropaes Segundo o site da sua placa-mãe, sim. Está na lista de processadores compatíveis.

15 minutos atrás, peedropaes disse:

Minha vontade era mandar direto sem testar outro processador ou gpu, seria mais prático?

Poder você pode, mas nós não temos certeza se eles são os culpados.

• Curtir 1
Postado

@Rio McCloud A gpu eu tenho certeza que se eu mandar eu consigo outra gpu ou o dinheiro de volta, ela tá com uns barulhos estranhos quando liga, ela meio que vibra e depois para e quando tô jogando algum jogo pesado, ela começa a fazer barulho, como se o cooler estivesse pegando em alguma parte da carcaça.

Mas o processador não sei, eu posso mandar pra terabyte e ver o que eles fazem a respeito do erro de amdppm.sys.

Não sei se você sabe me dizer, minha moba tem 2 slot pcie, o x16 normal e em baixo tem uma escrito: pcie_16_sb_1 eu acho, eu poderia colocar a gpu nesse outro slot pra testar se o problema é no slot pcie?

• Moderador
Postado

Não sei se você sabe me dizer, minha moba tem 2 slot pcie, o x16 normal e em baixo tem uma escrito: pcie_16_sb_1 eu acho, eu poderia colocar a gpu nesse outro slot pra testar se o problema é no slot pcie?

Não sei te dizer, essa não é minha área.

• Moderador
Postado
20 minutos atrás, peedropaes disse:

@Rio McCloud A gpu eu tenho certeza que se eu mandar eu consigo outra gpu ou o dinheiro de volta, ela tá com uns barulhos estranhos quando liga, ela meio que vibra e depois para e quando tô jogando algum jogo pesado, ela começa a fazer barulho, como se o cooler estivesse pegando em alguma parte da carcaça.

Como foi dito, os LOGs estão apontando para drivers da AMD/ATI, e junto com o relato desses problemas na placa de vídeo, temos uma forte pista de que ela é a culpada pelas telas azuis.

Não seria adequado manda-la para a garantia sem antes ter certeza de que ela é a culpada, e para isso, eu recomendaria um teste de stress. Mas como ela já anda apresentando irregularidades, não vejo motivos para não troca-la.

20 minutos atrás, peedropaes disse:

É uma boa tentativa. Mas se o problema persistir, não indicaria necessariamente que o culpado é a placa de vídeo. Só teremos certeza ao testar outra.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV É que assim, eu tinha uma RX 580 4GB e eu NUNCA tinha notado ela vibrar aí ligar o PC, tanto que é um barulho bem perceptível, aí depois de um tempo ela começou a apresentar esse tal barulho e começou as telas azuis alguns meses depois, aí eu mandei pra garantia da gigabyte e me mandaram a 5500XT, e por curiosidade, ela apresentava o mesmo sistema de "vibrar" ao ligar, igual a RX 580, mas eu nunca tive uma gpu que vibrasss quando ligava o PC, pelo menos nunca percebi isso.

Por isso acho que pode ser problema no slot pcie, aí no caso eu poderia conectar a gpu nesse outro slot que tem o "sb" escrito pra testar?

Postado

@Rio McCloud @GabrielLV Bom dia!

Coloquei a gpu no slot PEX16_SB_1 e logo depois de ligar deu tela azul com o erro IRQL NOT LESS OR EQUAL, depois abri o GTA V e deu o erro que apareceu na imagem em anexo.

Ontem eu desabilitei a gpu no Gerenciador de Dispositivos e o PC aguentou um pouco mais de tempo em uso em tela azul, mas ainda assim deu tela azul umas 2x, isso relatado pela minha namorada que estava utilizando o computador.

Será que pode ser problema no processador então? Amanhã provavelmente vou pegar a GTX 1650 do meu amigo pra testar, caso der tela azul com a gpu dele posso descartar problema na gpu?

IMG_20210903_082015.jpg

• 2 meses depois...
Postado

@Rio McCloud @GabrielLV Boa tarde! Aparentemente resolvi o meu problema com relação a tela azul no meu PC. Era o processador mesmo, enviei para a AMD e me fizeram reembolso, adquiri um Ryzen 5 3600X e até o momento não tive mais problemas com tela azul, espero que se mantenha assim.

Caso queiram fechar o tópico pode fechar, meu problema foi resolvido.

Obrigado a todos que me ajudaram e me auxiliaram nesse tempo, sou grato a vocês!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!